Brasil tem apenas duas marcas entre as 500 mais valiosas do mundo
O Itaú e o Banco do Brasil são as únicas marcas brasileiras entre as 500 mais valiosas do mundo, segundo o relatório da Brand Finance, consultoria especializada em avaliação de marcas. Enquanto o Itaú ocupa a 274ª posição, com valor estimado em US$ 8,6 bilhões, o Banco do Brasil aparece em 467º lugar, avaliado em US$ 5,2 bilhões. Apesar do aumento de 3% no valor de sua marca, o Itaú caiu 11 posições no ranking. A instituição, no entanto, registrou alta no Índice de Força da Marca, alcançando 78,1 pontos. Segundo a Brand Finance, o Itaú é altamente reconhecido no Brasil, com um portfólio diversificado que reforça sua estabilidade financeira. Já o Banco do Brasil teve uma queda de 4% no valor de sua marca, recuando 36 posições no ranking. Apesar disso, a pesquisa destaca o patrimônio histórico e a credibilidade do banco, reforçada por seu status estatal. A liderança global do ranking é dominada por marcas dos Estados Unidos, com Apple (US$ 574,5 bilhões), Microsoft (US$ 461,1 bilhões) e Google (US$ 413 bilhões) ocupando os primeiros lugares. As empresas americanas respondem por 52,9% do valor total das marcas na lista, seguidas por companhias chinesas (15%) e alemãs (5,8%). (Valor)