Algoritmos do TikTok e X favorecem extrema-direita na Alemanha, aponta estudo
Um estudo da ONG Global Witness revelou que os algoritmos do TikTok e do X amplificam de maneira desproporcional conteúdo favorável ao partido de extrema-direita AfD na Alemanha, pouco antes das eleições que ocorrem no próximo domingo. A análise mostrou que 78% do conteúdo político recomendado pelo TikTok para contas de teste favorecia o AfD, muito acima dos 20% de intenção de voto que o partido tem nas pesquisas. No X, esse número foi de 64%. O Instagram, da Meta, também apresentou viés para a direita, mas em menor escala, com 59% do conteúdo político pendendo para essa posição. A pesquisa testou contas apartidárias, seguindo os quatro principais partidos alemães e seus líderes. Mesmo sem inclinação política declarada, os algoritmos entregaram mais do que o dobro de conteúdos de direita em comparação aos de centro ou esquerda. A falta de transparência das plataformas preocupa especialistas. “Sabemos que eles usam muitos sinais diferentes, mas exatamente como esses sinais são ponderados e como são avaliados para verificar se podem estar aumentando certos riscos ou aumentando o viés não é muito transparente”, disse Ellen Judson, da Global Witness. A ONG compartilhou as descobertas com autoridades da União Europeia, que podem abrir investigações. O TikTok questionou a metodologia da pesquisa, argumentando que os testes não refletem a experiência dos usuários comuns. O X não comentou os achados, mas Elon Musk, dono da plataforma, promoveu o AfD em postagens e entrevistas recentes. (TechCrunch)