TSE começa julgamento que pode cassar Temer

Começa hoje, às 9h, o julgamento que pode terminar com a cassação do mandato do presidente Michel Temer ao anular a eleição da chapa encabeçada por Dilma Rousseff. O ministro Herman Benjamin abre a sessão com a leitura de um resumo de seu relatório, em que estão detalhadas as delações que confirmam o abuso de poder econômico por parte da aliança entre PT e PMDB. Na sequência, falam advogados de acusação e defesa, além do Ministério Público Eleitoral. Cada qual terá 15 minutos. É após este rito inicial que aparecerá ou não o primeiro sinal de que a avaliação dos ministros pode ser retardada. Eles encaram os pleitos da defesa, dentre os quais está um pedido de mais dias para apresentação de seus argumentos por escrito. Um cronômetro gira rápido nos bastidores. Afinal, o ministro Henrique Neves, cujo voto deve ser pró-cassação, fica no cargo até o dia 16. Quanto mais se adia o momento de seu voto, maiores as chances de que sequer vote. Se os ministros decidirem que o julgamento segue, Benjamin, na condição de relator, apresentará sua opinião. Ele deve defender a cassação da chapa, mas a manutenção dos direitos políticos de Temer e Dilma. Seu argumento é que as provas de dinheiro ilegal na campanha são contundentes, mas não é possível garantir que os candidatos soubessem disso. O segundo a expressar sua opinião é Napoleão Nunes que deve pedir vistas do processo. Se ocorrer, é mais um sinal de adiamento do prazo. Em verdade, qualquer ministro pode pedir vistas a qualquer momento. A praxe é de que o façam na sua vez de votar. Neves é o terceiro que vota. O trâmite é lento e certamente não se encerrará nesta manhã. Uma segunda sessão ocorrerá, logo mais, às 19h. Depois, mais duas sessões, às 9h de quarta e quinta-feira.

As apostas: Merval Pereira, Lydia Medeiros (Globo) e Daniela Lima (Painel, Folha) acreditam que o julgamento será longo. Muito longo.

Em uma longa entrevista, a ex-presidente Dilma Rousseff se defende das acusações. “Tenho a impressão de que o senhor Marcelo Odebrecht sofreu muitos tipos de pressão. Por isso, não venham com delaçãozinha de uma pessoa que foi submetida a uma variante de tortura, minha filha. Ou melhor, de coação. Ele nunca teve essa proximidade comigo. Da minha parte sempre houve uma imensa desconfiança dele.” (Folha)

Noutra longa entrevista concedida ao âncora Mílton Jung, da CBN, o também ex-presidente Fernando Henrique Cardoso afirmou que uma eleição indireta para presidente atrapalharia o país. “A percepção das pessoas, especialmente dos investidores é: vamos ter outro problema no Brasil? Eles se retraem.”

Kennedy Alencar: “Temer tem as suas armas. O presidente do TSE, Gilmar Mendes, é um aliado dele. O governo possui maioria no Congresso. Mas o início do julgamento com um voto duro do relator Herman Benjamin provavelmente enfraquecerá Temer e exigirá mais concessões do governo para aprovar a reforma da Previdência.”

PUBLICIDADE

Marcada às pressas na sexta-feira para ontem, a audiência pública para avaliar o projeto de lei sobre abuso de autoridades teve a presença de 7 dos 81 senadores. Nem Renan, que apresentou o projeto, nem Roberto Requião, seu relator, apareceram. O objetivo dos parlamentares é acelerar o trâmite para aprovar rápido o recurso, visto como uma lei contra juízes e procuradores.

O relator de propostas da reforma política na Câmara, Vicente Cândido, apresentará hoje projeto que tipifica o crime de caixa dois. É um truque: abre para a interpretação de que não era crime antes. (Estadão)

Em dezembro último, Renan Calheiros foi salvo pelo STF. Embora réu, lhe permitiram uma exceção e o mantiveram na presidência do Senado. O motivo: todos garantiam que dependia dele a aprovação de medidas para resguardar a economia brasileira.  Três meses depois, lembra Josias de Souza, é Renan o primeiro governista a torpedear o mesmo pacote de reformas.

O governador fluminense Luiz Fernando Pezão teve despesas pessoais no valor de R$ 900 mil pagas com dinheiro de corrupção. A denúncia faz parte da delação premiada de Jonas Lopes Neto, filho do ex-presidente do TCE-RJ Jonas Lopes. (Globo)

Uma violenta explosão no metrô de São Petersburgo, na Rússia, causou a morte de 11 pessoas e a hospitalização de 45. A carga explosiva, detonada às 14h30 (8h30 em Brasília) no terceiro vagão de um trem entre estações, estava entulhada de objetos cortantes para aumentar a gravidade dos ferimentos. O maquinista ainda conseguiu levar a condução à estação seguinte para facilitar a operação de resgate. Uma segunda bomba foi localizada em outro trem, mas foi desarmada a tempo. O presidente Vladimir Putin se encontrava na cidade na hora do atentado e seu governo desconfia de um ato terrorista islâmico. Está em busca de dois suspeitos

A OEA decidiu aplicar pela primeira vez a Carta Democrática Interamericana e acusou formalmente o governo venezuelano de “alteração inconstitucional da ordem”. A organização insta o país a garantir a separação dos três Poderes, restaurando a “plena autoridade” da Assembleia Nacional. (Globo)

Moisés Naim lista as três grandes brigas simultâneas compradas por Donald Trump.

Cultura

Em algumas semanas, num ritmo de criação febril, Pablo Picasso fez sua maior obra, 80 anos atrás. Guernica nasceu sob a égide da Guerra Civil espanhola. Um instrumento político, que, levado ao MoMA de Nova York em 1939, foi convertido em obra-prima mundial. O El País criou um especial para recontar a história da mítica obra. Há fotos de Dora Maar, que descrevia e registrava o tal ritmo febril de Picasso no ateliê. Há textos de nove artistas sobre a obra, um mapa de suas viagens pelo mundo e a história da própria Guernica, a vila brutalmente bombardeada — que Picasso jamais visitou.

Enquanto isso, na arte contemporânea… Uma obra de Yoko Ono, composta tão somente de um telefone fixo com o bilhete “Quando tocar, saiba que sou eu”, tocou. Os atônitos montadores da exposição da artista no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo, olharam-se aturdidos. Até que alguém decidiu atender. Era a NET. (Folha)

O Rock in Rio começa a vender ingressos nesta semana, a partir de quinta-feira. As entradas saem por R$ 455, via ingresso.com, que, diante da crise, reforça no anúncio que se pode parcelar tudo em até seis vezes. (Globo)

Aliás... o Globo traz a lista completa de shows do Rock in Rio 2017.

Louis C.K., mestre do stand-up nos Estados Unidos, lança hoje 2017, seu novo show no Netflix. O New York Times faz crítica da apresentação. Diz que o (delicioso) pessimismo de Louie segue intacto, bem como sua crença na vida como um prelúdio para o suicídio. Avalia, porém, que não se trata de seu show mais original. Ah, sim, estranhamente, Louie não fala de Donald Trump.

Estranhamente porque o presidente americano se tornou a principal piada dos comediantes locais. O Comedy Central, por exemplo, anunciou que terá um programa semanal dedicado apenas a imitar Trump. Anthony Atamanuik, que segundo a revista Rolling Stone é o melhor imitador do presidente, vai comandar The President Show. A estreia, nos EUA, será em 27 de abril. (Estadão)

Viver

O Palácio do Planalto só faz confirmar sua posição contrária à descriminalização do aborto. Ontem, enviou nota técnica à ministra Grace Mendonça (AGU). O tom é conservador, salpicado com a palavra “moral”. Um trecho, por exemplo: “Entre o sacrifício da existência de um nascituro e o sacrifício dos desejos (ou interesses ou vontades) da gestante, a opção que melhor atende à moralidade social e a ética política, é aquela que preserva a expectativa de nascer do feto (ou de existir do nascituro) em desfavor dos interesses da mulher”. (Estadão)

Na nota, o governo também informa que pretende levar a questão da liberação do aborto para o Congresso Nacional — e tirá-la do STF. A ação chegou ao Supremo em março e tem como relatora a ministra Rosa Weber, nome que, a julgar por posicionamentos anteriores, seria favorável a descriminalização. (Globo)

PUBLICIDADE

Mais recente descoberta da astronomia no Brasil foi feita por amadores. Eles registraram duas chuvas de meteoros — até então, nenhum brasileiro havia conseguido catalogar o fenômeno na União Astronômica Internacional. O feito, relevante, é fruto da Rede Brasileira de Observação de Meteoros, que tem apenas três anos e 54 membros. O Estadão conta sua história.

Cotidiano Digital

Os apps Uber e 99 Táxi iniciaram campanha contra projeto que entra hoje na pauta da Câmara dos Deputados. Entre as propostas está a da imposição de limite para o número de motoristas autorizados a circular. Os parlamentares receberam uma carta com a sugestão de que tomem um Uber, hoje, e a empresa americana propõe que usuários mandem mensagens com a hashtag #direitodeescolha ao longo do dia. Já a 99, que enviou email para todos seus usuários cadastrados, sugere a #direitodeirevir.

Certos marcos definem mudanças dos ciclos de cada tecnologia. Em março, o Android ultrapassou o Windows como sistema operacional mais utilizado do mundo. A era dos PCs já ficou para trás e os smartphones acabam de chegar a seu auge.

Enquanto isso, a Tesla ultrapassou a Ford em valor de mercado. Suas ações subiram por conta dos recordes de carros entregues, enquanto as da tradicional montadora de Detroit caíram em conjunto com as vendas. A Tesla vende muito menos carro do que a Ford, e ainda dá prejuízo, mas o mercado está apostando na transição rápida para carros elétricos... e autômatos.

O boicote de anunciantes ao YouTube começou no Reino Unido e, em seguida, se espalhou mundo afora. Mas o Brasil segue relutante. Banco Itaú e a Johnson & Johnson local estão entre as empresas que não aderiram ao boicote. O protesto foi motivado pelo fato de os anúncios poderem ser veiculados junto a vídeos com discursos de ódio ou até mesmo de terrorismo. (Folha) 

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.