Temer perde o advogado com chegada da nova denúncia

A Câmara dos Deputados recebeu, ontem, a denúncia contra o presidente Michel Temer. O Supremo votou por 10 votos a 1 pelo encaminhamento. Caso a denúncia seja aceita por dois terços dos deputados — 342 votos em plenário —, o presidente será afastado do mandato por até 180 dias enquanto o STF o julga. Assumiria interinamente em seu lugar Rodrigo Maia, presidente da Câmara. A partir de agora, a Defesa de Temer tem até dez dias com sessões para enviar seus argumentos e, aí, a Comissão de Constituição de Justiça fará uma recomendação ao plenário.

Maia jantou, quarta, na casa da senadora Kátia Abreu, suspensa do PMDB. Estavam lá outros dois senadores do PMDB críticos a Temer, Renan Calheiros e Eduardo Braga, além do presidente do Senado, Eunício Oliveira — fiel ao presidente. Discutiram o cenário político e não entraram em detalhes sobre suas conclusões. O presidente da Câmara está irritado com o governo, por conta da entrada do Palácio na disputa do passe de parlamentares do PSB que estão deixando a sigla. Mas garante que isso não influenciará na maneira como conduz o recebimento da denúncia. (Estadão)

Talvez... Enquanto isso, porém, o presidente da CCJ da Câmara, que receberá primeiro a denúncia, é do PMDB. E tem um convite sedutor de Rodrigo Maia nas mãos. Caso se transfira para o DEM, poderá concorrer ao governo de Minas no ano que vem.

Temer terá outro revés — este mais sério. Antonio Cláudio Mariz de Oliveira, seu advogado desde a primeira denúncia de Janot, responsável pela estratégia jurídica, deixará sua defesa. A acusação usa muitos trechos da delação do doleiro Lúcio Funaro, e Mariz foi também seu advogado. (Folha)

PUBLICIDADE

A vida não é fácil. Rodrigo Janot e Gilmar Mendes foram parar na mesma fila do mesmo avião, num voo para a Europa. Não se falaram. Ao entrar, Gilmar descobriu que Janot estava na fileira à sua frente da Executiva. A ironia de ver os dois, os inimigos públicos mais assumidos da República, não escapou aos outros passageiros que se puseram a registrar o encontro nas redes sociais. (Estadão)

Antes de voltar de Nova York, o ministro Moreira Franco citou a possibilidade de incluir os Correios na lista de estatais a serem privatizadas. “A situação financeira é muito difícil”, ele disse. “As pessoas perderam o hábito do uso da carta.” De Brasília, o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, sugeriu que abrir o capital da empresa na Bolsa talvez seja a melhor saída. (Estadão)

A Alemanha vai às urnas no domingo. Os 60 milhões de eleitores escolherão os novos deputados — e são estes parlamentares que decidirão se a chanceler Angela Merkel segue no cargo, ou não. A CDU, partido da democracia-cristã de Merkel, sugere estabelecer um limite para o número de refugiados no país. O SPD social-democrata e os Verdes querem um modelo canadense: quem quiser se candidatar a imigrante pode, e recebe pontos de acordo com qualificação, idade e domínio da língua. A direita radical representada pela AfD defende uma cota anual de deportações e fechamento de fronteiras. A coligação de Merkel é favorita, com mais de dez pontos de vantagem contra a esquerda pró-UE de Martin Schulz.

A polícia espanhola passou a quarta-feira batendo de porta em porta de 41 escritórios do governo da Catalunha com mandados de busca e apreensão. 14 pessoas foram presas e 10 milhões de cédulas eleitorais, apreendidas. A região planeja, no próximo dia 1º, um plebiscito unilateral para que a população possa dizer se deseja ou não independência da Espanha. É uma situação inédita para a União Europeia. Um movimento independentista pacífico, democrático e unilateral. No entanto, a expectativa dos eleitores em Barcelona e cidades vizinhas é de que um novo país voltaria rápido à UE. E isso não é certo.

Nova denúncia treme Temer

Tony de Marco

Aliados buscam apoio nos escombros do governo
 
Treme-Temer

Cultura

Na semana que vem, em São Paulo, ocorre a apresentação da polêmica peça O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu, que promete narrar a vida de Jesus como transexual. O monólogo será encenado na terça e na quarta, no Sesc Santo Amaro. Nas artes visuais, o destaque é a abertura do 35º Panorama da Arte Brasileira, com curadoria de Luiz Camillo Osorio, no MAM paulistano.

No Rio, a música segue em destaque no mês do Rock in Rio. Amanhã, o Afrojazz recebe Black Alien no Circo Voador. Durante a semana, na terça, a cena de rock independente tem sua vez com show de Ventre e Vulgue Tolstoi, no Teatro Ipanema.

Para mais dicas culturais, assine a newsletter semanal da Bravo!.

Nos cinemas, chegam às telas, entre outros, a comédia romântica Divórcio (trailer), de Pedro Amorim, cujo roteiro, diz crítica da Folha, “olha com ironia esperta o universo breganejo, quase virgem no cinema nacional”, e Mãe! (trailer), de Darren Aronofsky, com Jennifer Lawrence e Javier Bardem, de “matar de tédio”, segundo avaliação do mesmo jornal. Confira mais estreias deste fim de semana.

Lobão está gravando seu primeiro disco como intérprete — Antologia Politicamente Incorreta dos Anos 80 pelo Rock. Seu critério, disse em entrevista a Jamari França, é sentir que as músicas poderiam ter sido dele. “Procuro atualizar coisas que acho datadas”, explica. No clássico O tempo não para, de Cazuza, o verso “museu de grandes novidades” foi substituído por “velhas novidades”. Em uma, isso deu problema. A música Surfista calhorda, da banda punk Os Replicantes, teve outro verso substituído. O filho de pais bem de vida que, na versão original, “vai pra Nova York estudar advocacia”, na de Lobão “vai se matricular na UFRGS pra estudar sociologia”. Os autores lhe vetaram o direito de regravar. “Não vamos dar luz para golpista brilhar”, disse Heron Heinz. O disco incluirá músicas dos Paralamas do Sucesso, Legião Urbana, Lulu Santos, Capital Inicial, RPM, entre outras. Em seu Facebook, Lobão tem comentado faixas.

Game of Thrones terá mais um spin-off, este assinado por Bryan Cogman, produtor da série e que também já assinou os roteiros de dois de seus episódios em temporadas anteriores. Trata-se do quinto programa derivado de GoT. E, neste caso, segundo o autor dos livros que inspiram a série, George R. R. Martin, o spin-off vai se passar num “período interessante da história de Westeros”. A que período ele se refere? Ninguém sabe. (Globo)

Wes Anderson antecipou o trailer de seu novo filme, Isle of Dogs. Desta vez, o diretor de O Grande Hotel Budapeste, entre outros sucessos, criou um stop-motion que se passa no Japão, seguindo um garoto em busca de seu cão. A estreia está longe: 23 de março de 2018.

Galeria: Stephen King faz 70 anos, e o Estadão lista os que considera os 10 melhores livros do mestre do horror, um dos escritores mais bem pagos do mundo. 

Viver

O horário de verão subiu no telhado. O governo não decidiu ainda se os brasileiros vão ou não adiantar em uma hora seus relógios neste ano. É que a medida de economia de energia, estabelecida por decreto desde 2008, não vem surtindo tanto efeito quanto se esperava nos anos recentes. Segundo a Folha, no último horário de verão (de 16 de outubro de 2016 a 19 de fevereiro de 2017), a economia foi de R$ 159,5 milhões, abaixo do que foi poupado no período anterior (2015/2016), R$ 162 milhões.

A internet, então, fez seu trabalho: produziu memes sobre o assunto. E a julgar por eles, o horário de verão fica. (Globo)

PUBLICIDADE

Para ler com calma: A cada tempo coube sua forma de energia. Durante boa parte da história, lenha. No início do século 20, as indústrias foram movidas a carvão e, na segunda metade, o petróleo assumiu predominância. A cada fase houve ganho de eficiência, mas também aumentou a poluição atmosférica e as emissões de carbono, escreve Gao Jifan, presidente da China Photovoltaic Industry Association. Entramos, agora, na fase da energia limpa, e uma das características deste período será de que a fonte de energia ideal vai variar de região para região. Eólica num canto, solar noutro, por aí vai. A energia solar traz uma vantagem particular: toda fábrica, todo prédio comercial ou toda casa será tanto consumidora quanto produtora de energia, pegando e fornecendo para a rede. O custo de produção de energia solar foi reduzido a um sexto entre 2005 para 2015. O ritmo da queda de preço persiste. Para Gao, o momento de virar está mais próximo do que a maioria pensa.

“Em nenhum momento este magistrado considerou ser a homossexualidade uma doença ou qualquer tipo de transtorno psíquico passível de tratamento.” Assim escreveu em nota o juiz Waldemar Cláudio de Carvalho, que, na segunda-feira, determinou que o Conselho Federal de Psicologia não pode impedir psicólogos de “promoverem estudos ou atendimento profissional” voltados para a “(re)orientação sexual”. Na nota, o juiz afirmou ainda que “houve interpretação e propagação equivocadas acerca da decisão” e que, por isso, não concederia entrevistas. (Estadão)

Jesus vai ficar pequeno. Nossa Senhora Aparecida terá 50 metros de altura, 12 a mais que o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro. A estátua da santa será instalada em Aparecida, no interior de São Paulo, num parque temático dedicado só a ela. A ideia é celebrar os 300 anos do encontro da imagem da padroeira ao Brasil. (Folha)

Cotidiano Digital

Mark Zuckerberg anunciou uma série de mudanças no sistema de publicidade do Facebook para evitar manipulação eleitoral. Quem comprar anúncios políticos, na rede, terá de divulgar o link para sua página e, lá, estará a lista das outras propagandas compradas pelo mesmo grupo. A empresa começará a fazer parcerias com as entidades de gestão eleitoral em vários países — não disse quais. Os sistemas anti-bulying que já existem serão usados para proteger quem é atacado por suas crenças políticas.

Aliás... Esta última, num Brasil tão radicalmente dividido e com grupos organizados para calar o outro lado, tanto à esquerda quanto à direita, vai ser interessante ver posta em prática.

E por falar... Um número selecionado de usuários, na Dinamarca, está vendo um atalho para o WhatsApp de dentro do app do Facebook para Android.

A nova versão do Instagram, já disponível para atualização, permite o uso de filtros de realidade aumentada — óculos e tudo — em vídeos para o Live.

Bill Gates informa: foi um erro usar a combinação control, alt, del para entrar no ambiente Windows. Ele culpa o engenheiro da IBM que desenhou o teclado do PC original. E que não quis encaixar um único botão para login.

Não é a primeira vez que Gates faz esse comentário — em 2013, já havia manifestado desconforto. Em vídeo.

Houve uma queda generalizada de velocidade da internet fornecida por algumas das empresas de telecomunicações no Brasil, ontem. Algumas estações de trabalho que estão no caminho entre EUA e aqui tiveram a operação reduzida, em Porto Rico, por conta do furacão Maria. (Folha) via Pioneiros

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.