Nuzman, o homem dos 16 quilos de ouro

Carlos Arthur Nuzman, há 22 anos presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, foi preso ontem pela manhã porque ocultava patrimônio. Depois do cumprimento de um mandado de busca em sua casa, no mês passado, o dirigente retificou sua declaração de Imposto de Renda para incluir bens como 16 barras de um quilo de ouro cada, provavelmente guardadas em um banco suíço. Mesmo com a retificação, que não menciona a origem, nada justifica Nuzman ter ampliado seu patrimônio em 457% nos últimos dez anos. Foi preso também Leonardo Gryner, seu braço direito.

Emails descobertos pela Polícia Federal na casa de Nuzman durante a busca realizada em setembro mostram cobranças de depósitos atrasados. Segundo o Ministério Público Federal, são indícios da compra em bloco dos votos de dirigentes africanos para a escolha do Rio como sede dos Jogos de 2016.

O Comitê Olímpico Internacional ameaça suspender Nuzman. O Conselho de Ética, que funciona de forma independente, é presidido pelo ex-secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-Moon.

PUBLICIDADE

Um dispositivo perdido no meio da reforma política aprovada obriga a retirada compulsória de textos da internet, em menos de 24 horas, sempre que um candidato ou partido o considerar ofensivo à sua honra. A ideia de instituir censura geral à rede foi do deputado Aureo, do Solidariedade do Rio.

O deputado Rodrigo Maia pedirá ao presidente que vete este trecho da nova lei. (Globo)

E... O Senado vacilou. Sua intenção era retirar do texto aprovado pela Câmara limite para que candidatos ponham dinheiro próprio em suas campanhas. Na trapalhada que se tornou a reforma feita às pressas, os senadores mantiveram outro trecho, que citava a manutenção duma lei de 1997. Não checaram do que se tratava. Assim, terminaram por manter o limite anterior: ninguém poderá investir mais do que dez salários mínimos na própria candidatura. (Folha)

O comando do PSDB tentou. Na manhã de ontem, decidiu destituir o deputado Bonifácio de Andrada de sua vaga na Comissão de Constituição e Justiça. A indicação pertence ao partido. E, assim, ele não poderia atuar como um relator favorável ao presidente Michel Temer na denúncia feita pela Procuradoria-Geral da República. Bonifácio foi salvo, porém, pelo PSC, que retirou da comissão o pastor Marco Feliciano e indicou o tucano. Nada obriga um partido a indicar membros apenas de seu colegiado. (Estadão)

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, foi autorizada pelo STF a ouvir Temer no inquérito sobre irregularidades nos portos. (Globo)

Uma história inacreditável: Quando está quase no fim do banho de sol, no Presídio da Papuda, o doleiro Lúcio Funaro grita: “Saud, vou te matar!” O destinatário é Ricardo Saud, executivo da JBS, delatado por Funaro. Ele não responde. Do outro lado, o ex-ministro Geddel Vieira Lima grita em sequência. “Saud, também vou te matar!” Desta vez, o executivo responde. “Cala boca, seu gordo!” Eles nunca se encontram de fato, nem no banho de sol, nem nas celas, tampouco no parlatório quando conversam com os advogados. Vai quê. (Estadão)

Aliás... Um pouco de humor: o Porta dos Fundos explica a etiqueta grã-fina pós-Lava Jato.

A ICAN, Campanha Internacional Para Abolição das Armas Nucleares, uma coalizão de 468 ONGs com origem em 101 países diferentes, venceu o Prêmio Nobel da Paz. Fundada em 2006, é o principal agente da sociedade civil a trabalhar na questão. (New York Times)

Donald Trump planeja deixar o acordo firmado com o Irã para conter o desenvolvimento nuclear do país. Nenhum dos outros signatários do tratado — Reino Unido, França e Alemanha — concordam que o Irã esteja violando o que foi firmado. (Washington Post)

Barack Obama, em discurso na cidade de São Paulo: “Ficamos mais presos do que nunca a nossa própria bolha, não desafiamos as nossas próprias premissas. Tudo o que gente vê e lê é aquilo que o algoritmo diz que deveríamos ler. Ficamos seguros em nossas crenças e filtramos as informações que não estão de acordo com a nossa opinião. Temos que ouvir aqueles com quem não concordamos. Toda vez que uma nova tecnologia de informação surge, leva um certo tempo para que a sociedade possa extrair seus benefícios. Isso cria alguns perigos.” (Valor)

Para ler com calma: “Se pensarmos as três importantes tradições políticas no ocidente como sendo o liberalismo, o conservadorismo e o socialismo, todas elas possuem versões que se encaixam dentro da lógica democrática moderna. As variações extremistas dessas tradições tendem a se afastar das regras democráticas que conhecemos. No caso da extrema direita, na forma como é usada no vocabulário político atual, podemos entender como uma versão extremada do conservadorismo, que pode ser mais bem classificada como reacionária. Os grupos que aderem à essa perspectiva demonstram um desconforto extremo com a modernidade.” No Nexo, o professor Carlos Gustavo Poggio, da PUC-SP, tenta explicar o crescimento da extrema direita no mundo. via Pioneiros

Nuzman dá assalto ornamental e ganha medalha de barras de ouro

Tony de Marco

Assalto-ornamental

Cultura

O Nobel de Literatura premiou o romancista britânico Kazuo Ishiguro, autor de O Gigante Enterrado e Não me Abandone Jamais. “Se você misturar Jane Austen e Franz Kafka, tem a síntese de Kazuo Ishiguro. Mas é preciso adicionar um pouco de Marcel Proust. E então misturar, mas não muito, e eis seus escritos”, afirmou Sara Danius secretária-permanente da Academia Sueca. O Nexo apresenta ao leitor quem é o escritor com trechos de seus textos. 

Em reunião com a bancada evangélica, o ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, afirmou que a performance do artista nu no MAM de São Paulo “apresenta claro descumprimento do que determina o Estatuto da Criança e do Adolescente”. Também disse que não deixaria seus filhos irem à mostra Queermuseu, cancelada pelo Santander Cultural de Porto Alegre. Lauro Jardim mostra o vídeo em que o ministro diz ter dado “opiniões pessoais” sobre os assuntos.

Enquanto isso…. o deputado Marco Feliciano apresentou projeto de lei para proibir a “profanação de símbolos sagrados” em manifestações artísticas, inclusive filmes, shows e jogos. “O que for sagrado para uma pessoa, será contemplado”, disse. O projeto tramita na Câmara em regime de prioridade. (Globo)

Morreu ontem, aos 82 anos, a atriz, produtora e ativista Ruth Escobar. Sobre ela, escreve o jornalista e dramaturgo Sérgio Roveri: “Ao longo dos anos 1970, Ruth Escobar colocou o Brasil no mapa da vanguarda teatral mundial com a criação do Festival Internacional de Teatro, que, ao longo de oito edições (a primeira se deu em 1974), permitiu ao público nacional tomar contato com a obra de encenadores do porte de Bob Wilson, Andrei Serban e Jerzy Grotowski.” (Folha)

Em São Paulo, além das ótimas exposições de foto do novo IMS, o Centro Cultural Fiesp abriga mostra com 70 imagens de Steve McCurry, Phillippe Halsman, Martins Parr, Bruce Gilden, Elliott Erwitt e Paolo Pellegrini. E o  CCBB paulista recebe obras de Amélia Toledo, grande artista da contracultura brasileira, a partir de 12 de outubro.

No Rio, Conceição Evaristo é tema de mostra em cartaz no Centro de Artes da Maré, com fac-símiles de manuscritos, fotos, vídeos e outros materiais ligados à trajetória da escritora, que vive na cidades desde os anos 1970. Na segunda-feira, a angolana Aline Frazão faz show no Audio Rebel. A programação segue intensa por lá, com shows de Bruno Cosentino na quarta e de Domenico Lancelotti na quinta.

Para mais indicações culturais, assine a newsletter semanal da Bravo!

Nos cinemas, estreiam o aguardado Blade Runner 2049 (trailer), com Ryan Gosling, Harrison Ford e Jared Leto, e Na Praia à Noite Sozinha (trailer), de Hong Sang-soo. Confira mais lançamentos deste fim de semana.

Saiu o novo trailer da segunda temporada de Stranger Things. Chega à Netflix no dia 27. via Pioneiros

E... Já tem game da série para iPhone e Android. Gratuito e sem compras por dentro.

Viver

A seleção Argentina vive um drama. Ao empatar numa Bombonera lotada em 0 a 0 contra o Peru, ontem, caiu para sexto lugar nas Eliminatórias. Finalista da última Copa do Mundo, no momento, está fora do torneio de 2020. Só há mais uma rodada. Precisa vencer o já eliminado Equador, na próxima terça-feira, para disputar a repescagem. Veja os melhores momentos.

Apesar do empate, também em 0 a 0 contra a Bolívia, ontem, o Brasil permanece num distante primeiro lugar, com a classificação há muito garantida. Veja os melhores momentos.

PUBLICIDADE

Apenas uma hora de exercícios por semana. Não mais. Os 60 minutos já são suficientes para manter em ordem a saúde mental e até prevenir a depressão. Segundo novo estudo, feito com 30 mil noruegueses, dois terços dos ‘pesquisados’ tiveram melhora da saúde mental em apenas seis semanas, exercitando-se por módicos 60 minutos ou no máximo por duas horas a cada sete dias. Como afirma o Guardian, se exercício fosse um comprimido, seria o maior blockbuster da história da medicina. 

Um ex-agente do FBI vai reabrir o caso de Annie Frank, para descobrir quem entregou a jovem e sua família judia a Gestapo na Segunda Guerra. A equipe de investigação tem 20 profissionais, entre criminologistas, detetives, psicólogos, analistas de dados, desenvolvedores de software e policiais. Diz o ex-agente do FBI: “O que levou a família à prisão permanece obscuro até hoje. A traição parece ser a única conclusão lógica, mas quem faria isso. E por quê? A maior parte das pesquisas sobre esse caso foi feita por escritores, jornalistas ou historiadores, mas nunca por investigadores forenses capazes de usar técnicas específicas e inteligência artificial”. (Estadão)

Cotidiano Digital

IBM vs Digital. Apple vs IBM. Mac vs Windows. iPhone vs Android. Se cada era do Vale é marcada por uma grande rivalidade, segundo a trupe do Business Insider há uma nova guerra na praça. Google vs. Amazon. Já competem nos serviços de nuvem. Mas no centro desta batalha estão mesmo Alexa e Google Assistant, os ajudantes digitais de cada uma. Ambas estão na batalha por colocar inteligência artificial em nossos cotidianos com aparelhos os mais diversos. Pode ser a briga dos próximos dez anos. via Pioneiros

Enquanto isso... Por algum motivo, Siri acha que o Hino da Bulgária é Despacito.

Ranking: os 70 maiores e-commerces do Brasil por faturamento. A lista é encabeçada por um distante primeiro, a B2W (Americanas e Submarino), seguido por Via Varejo (Casas Bahia e Ponto Frio), Magazine Luiza, Privalia, Ricardo Eletro e Netshoes. (Gazeta do Povo)

A Western Digital está para lançar uma nova série de cartões de memória SD e micros. A linha Industrial, sob a marca SanDisk, aguentará temperaturas que vão de -40°C a 85°C.

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.