Foro privilegiado a um Gilmar do fim

Só falta Gilmar Mendes. Que pode pedir vistas e interromper a decisão final. Até agora, dez dos onze ministros já votaram. Deles, seis acompanharam a proposta de Luís Roberto Barroso: políticos acusados de crimes cometidos antes do mandato, ou que não tenham a ver com o exercício da função, não têm direito ao foro privilegiado. Vão para a primeira instância. Barroso foi além. O truque do ex-governador mineiro Eduardo Azeredo, que renunciou ao mandato de deputado quando seu processo estava próximo do fim no Supremo, forçando o caso a começar do zero na primeira instância, também deixa de funcionar. Se o processo começar no Supremo, lá terminará. Os outros três votos — Alexandre de Moraes, Dias Toffoli e Ricardo Lewandowski —, também diminuem o foro privilegiado. Mas não tanto. Quaisquer crimes cometidos durante o mandato valeriam para o tratamento especial. A proposta de Barroso já é vencedora. Só vale, porém, quando o último ministro votar. Gilmar Mendes, na sessão de hoje, dará sua opinião. Que não afetará o resultado final. Mas pode impedi-la de ser executada.

PUBLICIDADE

A ideia de Ciro Gomes ter um vice petista na disputa pela presidência já não é mero balão de ensaio. O ex-prefeito Fernando Haddad havia levantado a bola em reunião com o pedetista. Na terça, o ex-governador Jaques Wagner, como Haddad citado para substituir de Lula na corrida, bateu na mesma tecla. “Após 16 anos, estava na hora de ceder a precedência”, afirmou. Ciro está esperando. “Temos de aceitar, compreender e respeitar o tempo do PT, para o que quer que seja”, disse ontem. (Folha)

Tem gente no PT que acha que Wagner errou na dose. A presidente, Gleisi Hoffmann, se surpreendeu: “Mas ele não sabe que o Ciro não passa no PT nem com reza brava?” Pelo sim, pelo não, autorizada a visitar Lula hoje, Gleisi quer levar o ex-governador baiano junto. (Folha)

Aliás... Ciro já tem site oficial para a campanha.

É oficial. A Polícia Civil do Paraná confirmou que os tiros que atingiram um ônibus da caravana do ex-presidente Lula, em 27 de março, foram disparados intencionalmente. (Globo)

Filha do presidente, Maristela Temer prestará depoimento, hoje, à Polícia Federal. Um dos responsáveis pela reforma de sua casa afirmou ter sido pago pelo coronel João Baptista de Lima em dinheiro vivo e a polícia desconfia que o presidente usava reformas e aquisições de imóveis para lavagem de propinas.

A Polícia Federal amanheceu, hoje, nas ruas com ordens para 45 prisões de doleiros envolvidos na lavagem de US$ 1,625 bilhão. Bi, não mi. Eles estavam envolvidos no esquema a serviço do ex-governador do Rio, Sérgio Cabral. (Globo)

O técnico de vôlei Bernardinho, uma das esperanças como puxador de votos do Partido Novo, não será candidato ao governo do Rio. Segundo o anúncio oficial, ele correrá o Brasil em prol de candidatos do partido.

Os bombeiros começaram a usar, durante a madrugada, máquinas pesadas para tirar os escombros do edifício Wilton Paes de Almeida, no centro de São Paulo. Faz parte do protocolo, após 48 horas, para agilizar as buscas por sobreviventes. De acordo com as contas dos moradores, há quatro desaparecidos que podem estar ali. Os desabrigados seguem acampados nas proximidades. A prefeitura tenta negociar sua remoção, mas eles temem ser esquecidos caso deixem o local. (Estadão)

A Cambridge Analytica fechou as portas. Em um comunicado feito ontem aos funcionários, o novo CEO, Julian Wheatland, explicou que, após muita análise, o conselho chegou à conclusão de que mudar nome, ou marca, seria inútil. Não há como recuperar a imagem da empresa de consultoria política, envolvida num escândalo de manipulação de eleitores utilizando-se de dados conseguidos via Facebook.

O ETA, grupo terrorista que luta desde 1959 pela independência do País Basco na Espanha e França, dissolveu de vez sua estrutura, dando por fim “seu ciclo histórico e sua função”. (Folha)

Cotidiano Digital

No segundo dia da conferência F8, o Facebook apresentou seus avanços em realidade virtual. Para a empresa, é a tecnologia que juntará pessoas no futuro. Num ambiente virtual, avós e netos poderão se encontrar e interagir a continentes de distância, amigos assistirão juntos a uma partida de futebol. Ainda não é possível reproduzir, num ambiente de VR, pessoas realistas. Mas os engenheiros da empresa estão trabalhando em avatares, bonecos que possam nos representar, capazes de nos lembrar em rosto e gestos. O mais impressionante, porém, é a capacidade que o Facebook desenvolveu de reconstruir um ambiente em 3D a partir de fotografias do local. Em vídeo.

Quem busca por um podcast no Google, hoje, encontra não apenas o link geral como também uma lista dos episódios mais recentes com botão de play ao lado. É só o início de uma estratégia para dobrar mundialmente o número de ouvintes dos programas de áudio da rede. Aos poucos, podcasts vão sendo inseridos também na assistente. O comando ‘Okay, Google, play Mamilos podcast’ já funciona. Nas contas da empresa, para cada programa ouvido num aparelho Android, dez são ouvidos em iPhones. Daí o potencial de crescer.

A estratégia envolve mais que um aplicativo. Um algoritmo fará sugestões de programas baseados não só nos hábitos do usuário mas também no contexto — conexão WiFi ou celular? No carro? Numa caixa de som inteligente? Dependendo da qualidade do áudio ou da atenção dedicada, o programa pode ter mais música, ou exigir mais concentração. Inteligência artificial permitirá ir além: buscar conteúdo em áudio no meio de um programa, por exemplo. Ou, até, fazer tradução em tempo real.

Antes de haver caixas de som inteligentes, havia a Sonos. Suas excelentes caixas podiam ser compradas de uma em uma, falavam entre si por WiFi e vinham em modelos vários, das pequenas a barras de som e subwoofers. Podiam ser espalhadas pela casa, tocar músicas distintas em cada ambiente — ou integrar tudo numa só trilha. Pois agora ela submeteu seu novo produto à FCC, equivalente à Anatel. Os detalhes não permitem compreender de todo o que faz. Ao que parece é uma barra com entrada HDMI. Foi descrita como ‘smart speaker’, embora ainda não esteja claro no que é inteligente. Um dos modelos da empresa já vem com a assistente da Amazon, Alexa. Há alguma expectativa, no mercado, sobre como uma empresa que nasceu muito original pretende se reinventar perante concorrentes como Amazon, Google e Apple.

Vai sair um grande update para o Fifa 18, que atualiza as seleções para a Copa da Rússia. Os novos uniformes e jogadores confirmados estão lá. Entraram, também, os estádios onde acontecerá o torneio. E quem brinca poderá disputar sua própria Copa do Mundo com amigos. O download, gratuito para quem possui o game, estará disponível em 29 de maio. Assista ao trailer. (Que, incrivelmente, não mostra a Seleção brasileira. É a atual número dois no ranking Fifa.)

Aliás... Vazaram informações dobre a edição 2019 do PES, principal concorrente do Fifa. Há mais ligas e, portanto, mais times no jogo deste ano. Assim como, ao longo da partida, será possível perceber a fadiga física dos jogadores em campo.

Viver

Onze anos se passaram e o Liverpool está de volta a uma final da Liga dos Campeões. O time inglês, pentacampeão do torneio, perdeu ontem por 4 a 2 para a Roma, na Itália, mas garantiu a vaga na decisão — na semana passada, a equipe venceu o jogo de ida por 5 a 2. Agora, o Liverpool vai enfrentar o Real Madrid, que venceu o Bayern na outra semifinal, em 26 de maio, na Ucrânia.

E por falar... Os torcedores ingleses têm pela primeira vez como ídolo alguém nascido no mundo islâmico. É o egípcio Mohamed Salah. Maior artilheiro da Europa, já comparado ao argentino Messi e ao português Cristiano Ronaldo, o jogador do Liverpool tem batido todos os recordes de gols do time. Ele não é o primeiro craque muçulmano da História — há Zidane, Benzema, Özil, Ibrahimovic e Ribéry —, mas é um símbolo para os egípcios, uma seleção geralmente tratada como menor e sem tradição em Copas do Mundo. (Globo)

Mas nem tudo são flores. O jogador, que teve sua foto estampada na aeronave da Federação Egípcia de Futebol, não gostou da exposição. Reclamou que não houve pedido de autorização de uso de sua imagem. Além disso, há um entrave com patrocinadores: o jogador é apoiado por uma empresa de telefonia e a seleção egípcia por outra, concorrente.

PUBLICIDADE

Galeria: Os desenhos comoventes de crianças afetadas pela guerra na Síria.

Foi publicado ontem o último artigo do físico Stephen Hawking — sua explicação final sobre a origem do universo, na qual trabalhou em colaboração com o professor Thomas Hertog. O trabalho se baseia na teoria das cordas e prevê que o universo, na verdade, é finito e muito mais simples do que dizem as várias teorias modernas sobre o Big Bang. (Globo)

Cultura

No início deste ano, um grupo de 45 festivais de música de diversos países comprometeu-se a aumentar a igualdade de gênero em sua programação antes de 2022, reservando 50% das atrações, júris e comissões para mulheres. O site americano Pichfork resolveu analisar em que pé estamos hoje. Eles registraram quase 1.000 artistas contratados em quase 20 dos maiores festivais de música deste ano — principalmente os americanos — e os classificaram de acordo com a colocação deles em cada pôster. Descobriram que de 2017 para 2018 houve melhora, mas que o caminho ainda é longo. Nos 19 festivais acompanhados, a representação feminina aumentou de 14 para 19% nos lineups e a porcentagem de grupos com pelo menos um membro feminino ou não-binário manteve-se estável em 11% — o que significa que sete entre 10 artistas que se apresentam nos palcos ainda são homens ou bandas masculinas. Mas, enquanto em 2017 nenhum festival conseguiu atingir a divisão 50/50 em sua programação, este ano são três os que tiveram êxito: FYF, Pitchfork e Panorama, todos nos EUA.

Aliás... Conforme adiantado por Lauro Jardim no fim de semana, a gigante do entretenimento Live Nation anunciou ontem a aquisição de uma fatia majoritária do festival Rock in Rio. Segundo a empresa, o fundador Roberto Medina vai manter um papel crucial na organização dos eventos. (Globo)

Galeria: Os personagens ‘doentios’ que abalaram a saúde mental de seus intérpretes.

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.