Jungmann evitou soltura de Lula

Nos bastidores daquele domingo tumultuado em que Lula quase foi liberto, partiu do ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, a orientação que impediu a soltura. Responsável pela Polícia Federal, o ministro conversou com o presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, Thompson Flores, que lhe recomendou que não libertasse Lula. Como sabia que uma ordem judicial para derrubar o habeas corpus do plantonista estava a caminho, Jungmann repassou à Superintendência de Curitiba o comando. (Valor)

O deputado petista Paulo Pimenta confirmou que decidiu submeter o habeas corpus de Lula ao TRF-4 quando foi informado, no início da semana passada, de que teria um ex-companheiro de partido no comando do tribunal no fim de semana. (Folha)

Bruno Boghossian: “Enquanto magistrados guerreavam em praça pública, a chefe do Judiciário se limitou a agitar, de longe, uma tímida bandeira branca. Cármen Lúcia se esquivou do papel de comandante no momento em que o país exigia disciplina de seus juízes para contornar uma sucessão de decisões desajuizadas. Afinal, quem tinha razão na história? O desembargador que aproveitou um plantão para mandar soltar o ex-presidente Lula, o juiz de primeira instância que se negou a cumprir esta ordem ou o relator que retomou a relatoria do caso, atropelando o primeiro personagem? Não pergunte à presidente do STF. Cármen levou sete horas para emitir uma nota que nada dizia. A chefe do Judiciário viu o plenário do tribunal se deteriorar sob seus pés e contribuiu para seu colapso.” (Folha)

Conrado Hübner Mendes: “Não sabemos exatamente quando entramos na era da politização judicial com esteróides, mas sabemos de onde vem sua autoria intelectual e institucional. O STF normalizou condutas individuais e chicanas procedimentais que se espraiam por outras instâncias. O desgoverno judicial, o bate-cabeça interindividual, a busca por um ‘super-trunfo’ procedimental que permita a um juiz, sozinho, produzir efeitos concretos, ainda que apenas por algumas horas ou alguns dias, estão escancarados demais. Algumas horas ou dias, em casos de aguda reverberação política, são suficientes. O judiciário renunciou ao manto da imparcialidade que ainda conseguia se insinuar com alguma eficácia nas causas mais visíveis do país. Ainda não sabemos que força política se beneficiará dessa renúncia, se à esquerda ou à direita. Mas podemos dizer que, mergulhado no seu projeto de desinstitucionalizar-se por autoimolação, sob a liderança de um STF conflagrado, o judiciário avista o precipício: aquele limiar em que suas decisões em casos explosivos já não conseguem ser lidas senão pela lente política, pouco importa se consistentes do ponto de vista técnico. Ultrapassado o limiar, vale a lei do mais forte, a política em estado bruto e visceral.” (Época)

PUBLICIDADE

E nesta toada... O novo ministro do Trabalho, Caio Luiz de Almeida Vieira de Mello, é sócio da mulher do ministro do STF, Gilmar Mendes. Desembargador aposentado especializado em Justiça trabalhista, é um dos 23 sócios do escritório Sergio Bermudes Advogados Associados.

O MDB de Sérgio Cabral vai retornar ao poder no Rio de Janeiro. Na semana passada, O Globo conseguiu infiltrar dentro de uma reunião fora de agenda do prefeito Marcelo Crivella, um repórter. Ele gravou quando o político, bispo ‘licenciado’ da Igreja Universal, ofereceu a pastores isenção de IPTU e um atalho para que seus fiéis burlem filas para cirurgias nos hospitais públicos. Já há três pedidos de impeachment protocolados e o MDB tem maioria na Câmara. Um caminho é Crivella permitir ao partido que assuma parte do governo. O outro é perder o mandato — e o vice-prefeito, Fernando Mac Dowell, morreu em maio. Se o impeachment ocorrer este ano, há eleição especial. A partir de janeiro, assume o presidente da Câmara. Do MDB. (Globo)

O apresentador do Brasil Urgente José Luiz Datena, que se afastou da TV para anunciar a candidatura ao Senado pelo DEM, pulou fora. Ele já aparecia no Ibope com 23%, segundo lugar perante Eduardo Suplicy, com 29%. São duas vagas. (Estadão)

Segundo um amigo do apresentador ouvido por José Fucs, Datena está acostumado a ser estrela e ter a última palavra. Engolir sapos, como é típico da política, não o agradou.

Donald Trump vai indicar o juiz conservador Brett Kavanaugh para o lugar de Anthony Kennedy, na Suprema Corte. Kennedy, um liberal, costumava votar com a esquerda nas questões de comportamento. Não parece ser o caso de Kavanaugh, e isto é importante: há nove supremes, quatro de cada lado, e Kennedy se punha firme no meio entre esquerda e direita. A mudança, se confirmada, altera o balanço ideológico de quem interpreta a Constituição. Kavanaugh chegou à proeminência trabalhando com o procurador Kenneth Starr no caso que levou Bill Clinton ao impeachment e foi assessor direto de George W. Bush. O Senado, que precisa aprovar seu nome, está dividido em 50 votos contra 50. Alguns democratas que enfrentam reeleição este ano em estados onde Trump foi bem podem se sentir pressionados a aprová-lo. Mas também há republicanos moderados e aqueles que temem por suas eleições dada a impopularidade do presidente noutros cantos. A torcida do Partido Democrata é que consiga empurrar pelo menos até novembro o voto, quando ocorre a eleição e saberá se há perspectiva de ter maioria na Casa. A batalha política começou. (New York Times)

Mais dois garotos foram retirados da caverna alagada na Tailândia. Os mergulhadores retomaram a operação hoje, depois de salvarem quatro garotos ontem. Agora, já são dez meninos resgatados. Devem sair ainda a qualquer momento os outros dois meninos restantes e o técnico, que passaram a última noite no local. A missão pode levar mais tempo que as dos dias anteriores. Isso porque, além de uma pessoa a mais a ser resgatada — nos outros dias foram grupos de quatro garotos —, chove forte na região.

dasa_2

HealthTech

Eric Horvitz, um cientista da Microsoft que além de especialista em inteligência artificial também é médico, foi atrás de quem fez buscas do tipo ‘Tenho câncer no pâncreas, e agora?’ usando a plataforma da empresa, Bing. Depois voltou no tempo para descobrir que buscas estas mesmas pessoas estavam fazendo meses antes do diagnóstico. Com este material, elaborou um sistema que permite à Microsoft saber quem tem câncer antes mesmo de a pessoa desconfiar. Mais recentemente, suas pesquisas começaram a levar em conta não apenas as buscas, mas também a velocidade com que digita no teclado e a firmeza com que conduz o mouse. Horvitz tem indícios de ser capaz de diagnosticar o Mal de Parkinson chegando, bem antes dos primeiros tremores. E, agora, ele enfrenta um dilema cada vez mais comum à medicina do futuro. É para avisar o possível paciente? Se sim, como? Estas regras da ética médica ainda não foram escritas.

A Faculdade de Saúde Pública da USP pôs no ar 11 aulas, de 10 a 20 minutos cada, sobre o uso de inteligência artificial em saúde. Os vídeos estão no YouTube.

Uma startup israelense chamada Bonus Biogroup acha que resolveu o problema de como consertar ossos. Eles desenvolveram uma tecnologia através da qual retiram gordura de um paciente, separam as células certas, criam uma cultura e produzem enxerto ósseo. Conseguiram preencher 5 centímetros de osso da perna de um rapaz de 28 anos que sofrera um acidente de automóvel. O enxerto, uma vez posto, demora umas duas semanas para ganhar força. Mas não tem rejeição — o DNA é o mesmo do paciente — e fica tão forte quanto o osso original. A técnica ainda está em análise, mas pode se tornar fundamental para dois usos. A cirurgia de crianças, que precisam ser reoperadas várias vezes para encaixe de novos pinos conforme crescem. E a de pessoas que, por algum problema de parto ou congênito, têm pernas de tamanhos distintos.

Viver

França e Bélgica fazem hoje, às 15h, a primeira semifinal da Copa do Mundo 2018. O raio-x do Globo mostra o duelo de uma só geração: ambas têm atletas nascidos na década de 90, vários filhos de imigrantes. Unidos pela cultura de jogo, idade e futuro promissor, não poderão se consagrar juntos. É matar ou morrer.

Aliás... O cartunista suíço-libanês Patrick Chappatte mostra que há confronto bem maior entre os dois países.

Por falar... O técnico da equipe belga, Roberto Martínez, dedicou o resultado do jogo contra o Brasil ao seu antecessor, Marc Wilmots. Segundo ele, foi uma vingança. Isso porque no embate entre os dois times nas oitavas de final da Copa de 2002, o então atacante Wilmots chegou a marcar de cabeça e abrir o placar, mas o lance acabou mal anulado pelo árbitro. O Brasil acabou marcando duas vezes e eliminando a Bélgica da disputa. (Estadão)

PUBLICIDADE

A misteriosa fonte de emissões ilegais de CFC na atmosfera foi revelada: a indústria de espuma plástica da China. Em meados deste ano, cientistas haviam detectado um aumento significativo na emissão do gás, mas não conseguiram identificar sua origem. Segundo a Environmental Investigation Agency (EIA), há evidências de 18 empresas em dez províncias chinesas que estão usando o CFC, um dos gases mais nocivos à camada de ozônio, para produção de materiais de isolamento térmico. Os motivos: qualidade e custo. O uso, no entanto, viola o Protocolo de Montreal, um acordo internacional assinado em 1987 em que cerca de 150 países se comprometeram a eliminar as emissões da substância.

Em 2016, a Starbucks começou a desenvolver uma nova bebida, o Nitro Cold Brew, um café gelado com infusão de nitrogênio. Mas havia uma questão: a maior atração era o topo de espuma cremosa, como na cerveja Guinness. Não fazia sentido, portanto, usar copos com canudos típicos da rede. Ao criar um novo copo, a empresa percebeu que esta poderia ser também uma solução para diminuir o uso de canudos de plástico. Ontem, anunciou que vai eliminá-los de suas lojas no mundo todo até 2020. Todas as bebidas frias serão servidas em copos sem canudo ou, no caso de bebidas mais espessas, com canudos recicláveis.

Vale lembrar que no mês passado foi o McDonald’s que anunciou a substituição dos canudos de plástico pelos de papel em seus restaurantes de Reino Unido e Irlanda a partir de setembro. (Globo)

Cultura

A atriz Robin Wright, que interpreta Claire Underwood em House of Cards, falou pela primeira vez de seu ex-companheiro de trabalho, Kevin Spacey, que interpretava Frank Underwood. O ator deixou a série após acusações de assédio sexual. Ela afirmou que os dois não eram próximos e que ele nunca a desrespeitou. “Kevin e eu nos conhecíamos entre o grito de ação e o de corta, além dos intervalos de filmagens, quando falávamos coisas triviais engraçadas. Não conhecia o homem. Conheci o incrível artista que ele é.”

A Netflix divulgou o primeiro trailer da sexta temporada de Orange is the New Black. Os novos episódios chegam à plataforma em 27 de julho.

Mais uma atriz de Game of Thrones se despediu das gravações da série. Maisie Williams, que interpreta a personagem Arya Stark, utilizou seu Instagram para confirmar o término do trabalho. “Adeus, Belfast. Adeus, Arya. Adeus, Game of Thrones. Que alegria eu tive”, afirmou. O que chamou a atenção, no entanto, além do sangue em seus sapatos, foi a hasthtag #lastwomanstanding, ou ‘última mulher de pé’. A temporada final estreia no ano que vem.

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.