Dodge quer aposentar juiz que tentou soltar Lula

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, entrou duro, ontem, contra o desembargador Rogério Favreto, do TRF-4, que no domingo tentou libertar Lula. No STJ, Dodge pediu abertura de inquérito por prevaricação. Ela acusa o juiz de ter usado seu poder para satisfazer a um interesse pessoal. No Conselho Nacional de Justiça, foi além. Acusa Favreto de ter violado as normas do plantão e pede sua aposentadoria compulsória. Na análise do Ministério Público, o desembargador agiu de forma orquestrada com os três deputados do PT que pediram o habeas corpus. Não é à toa, a procuradora-geral afirma, que se deu entrada no HC na noite de sexta, horário ideal para que a decisão caísse no colo justamente do único juiz que passara 20 anos no PT, exercendo inúmeros cargos. “Este histórico revela o estreito e longevo vínculo com o partido do réu e teve efeito na quebra da impessoalidade da conduta do magistrado”, afirma o documento. “A conduta não favoreceu um desconhecido, mas alguém que manteve longo histórico de serviço e que pretendeu favorecer.” (Globo)

PUBLICIDADE

Michel Temer e o PT estão, lado a lado, em campanha para evitar que PP, DEM, PRO, PSB ou PR façam uma aliança com Ciro Gomes. O PT não quer concorrente à esquerda. E, Temer, avisa: “Qualquer um menos Ciro.” (Folha)

Aliás... Magno Malta, do PR, pulou fora e não quer mais a vice de Bolsonaro. (Globo)

Sob pressão dos caminhoneiros, Câmara e Senado votaram e aprovaram, no mesmo dia, com diferença de horas, a medida provisória que permite o estabelecimento de preços mínimos para os fretes rodoviários. O texto determina que o piso deve refletir os custos operacionais do transporte e que será divulgado a partir de regulamentação da Agência Nacional de Transportes Terrestres, incluindo custos referentes ao óleo diesel e aos pedágios. Também serão levadas em consideração as distâncias e especificidades de algumas cargas. Foi incluído ainda a anistia às multas de trânsito e sanções judiciais aplicadas aos caminhoneiros entre os dias 21 de maio e 4 de junho, durante a paralisação da categoria. O texto segue agora para sanção presidencial. (Estadão)

Secretária de Estado no governo Clinton, Madeleine Albright está circulando a Europa para falar de seu novo livro, Fascism: A Warning (Amazon). Nascida na Tchecoslováquia, sua família fugiu primeiro do nazismo e depois do comunismo. Daí seu paralelo entre aquele tempo e o atual. “Não acho que fascismo seja uma ideologia”, disse ao Guardian. “Eu o vejo como um método, um sistema.” E, para ela, as condições para que um novo fascismo surja estão dadas.

Madeleine Albright: “Só porque vejo sinais de fascismo, não quer dizer que aquele fenômeno do século 20 reaparecerá. Não haverá um novo Terceiro Reich. Mas o contrato social que mantinha nossas sociedades unidas quebrou. As pessoas abrem mão de certos direitos individuais para que o Estado preste certos serviços. Nos últimos anos, nenhum dos lados cumpriu sua parte. O Estado negligenciou os cidadãos e os cidadãos passaram a sonegar impostos e a serem seduzidos por populistas. Precisamos de um novo contrato. No momento, estamos num período em que extrema-esquerda e extrema-direita estão tirando vantagem das divisões e incertezas que existem para exacerbá-las.” (Der Spiegel)

Viver

Foram três prorrogações seguidas no caminho, mas a Croácia não precisou decidir nos pênaltis ontem quem será o rival da França no domingo. A seleção dos Balcãs venceu a Inglaterra de virada por 2 a 1 e estará na final da Copa do Mundo pela primeira vez. A seleção inglesa abriu o placar logo aos quatro minutos do primeiro tempo, num lance de falta bem cobrado por Trippier. A Croácia empatou no segundo tempo, com um gol de Perišic. Mas foi no segundo tempo da prorrogação que Mandžukic fez o segundo, levando seu país para a final. (Melhores momentos.)

A comemoração foi, é claro, emocionada. Sobrou até para o fotógrafo salvadorenho Yuri Cortez, da agência francesa AFP, que foi atropelado pelos atletas na beira do gramado. No fim, ele conseguiu fazer imagens da comemoração de um ângulo bem particular.

Mas quem tem chamado a atenção nas comemorações da Croácia é uma mulher — a única em meio aos jogadores e a comissão técnica. É Iva Olivari, a coordenadora da delegação da seleção croata, a primeira mulher a ocupar um assento num banco de reservas em uma Copa do Mundo de futebol masculino, com um cargo de chefia. (Globo)

Por um lado simpática e heroica, a seleção croata também celebra com símbolos nacionalistas que trazem em si tradição mas, também, uma ambiguidade por remeterem ao passado fascista do país.

Isto posto... O futebol não está voltando para casa. A torcida inglesa passou o campeonato todo cantando It’s coming home pelas ruas de Moscou. A música, irônica e autodepreciativa, foi criada em 1996, trinta anos depois do título mundial da Inglaterra e no ano em que o país sediou a Eurocopa. Era uma piada, já que os ingleses nunca botaram lá muita fé no futebol de sua seleção. À época, os versos referiam-se à ideia de que o torneiro europeu viria a ser disputado na terra onde o jogo nasceu. Em 2018, quem voltaria à casa seria a taça da Copa do Mundo. Mas não foi dessa vez.

Aliás... Sabe quem estava na Rússia torcendo pelo English TeamMick Jagger.

Agora, França e Croácia se enfrentam no domingo, ao meio-dia, para a grande final. Antes disso, no sábado, às 11h, Bélgica e Inglaterra fazem um novo confronto para disputar o terceiro lugar do torneio.

O FiveThirtyEight relembra, em um gráfico, o caminho que as seleções finalistas fizeram até aqui.

Galeria: o mestre editor e fotógrafo Antonio Ribeiro vem selecionando as melhores imagens da Copa em seu Facebook. Seu olhar vai dos melhores profissionais aos amadores do Instagram e, a cada dia, entram mais algumas.

Um escritório de arquitetura chinês projetou uma casa em Beijing pensando em todas as necessidades do cachorro dos proprietários. O espaço, quase 400m2, foi dividido: o primeiro e o segundo andares, com cores mais frias, dedicados aos humanos, enquanto o vasto e colorido porão foi projetado para o bicho. Todos os materiais foram escolhidos para reduzir os danos causados pelo atrito, uma vez que o animal tem articulações extremamente sensíveis. O filhote também tem à sua disposição não apenas um, mas dois banheiros dentro de casa. Veja as imagens.

Para ler com calma. O ano é 2018. O planeta é quente. As cidades também. Em Nova York, o calor extremo mata anualmente mais de cem americanos. E a mudança climática está apenas aquecendo mais as coisas. Por isso, a cidade está tomando medidas para conter as ameaças à saúde pública que vêm junto com o intenso calor. Os planos passam por usar fontes de energia mais limpas, repintar telhados — para que eles comecem a refletir a radiação solar em vez de permitir que o edifício a absorva —, adicionar mais vegetação à cidade — plantando mais árvores e criando telhados-verdes —, e disponibilizar e tornar mais convidativos os centros de resfriamento — bibliotecas de bairros, centros recreativos e espaços de idosos que são reaproveitados durante as ondas de calor para oferecer acesso ao ar condicionado para todos.

Cultura

Uma pequena tábula de argila datada do século 3 e encontrada em Olímpia, no Peloponeso, traz a inscrição mais antiga de Homero já vista. Estão lá treze versos da Odisséia, trechos do canto 14, na qual o herói Odisseu se encontra com o amigo Eumeu, que cuida de porcos.

PUBLICIDADE

O rapper Drake e seu novo álbum, Scorpion (Spotify), estão quebrando recorde atrás de recorde. Com o sucesso do disco, o cantor ultrapassou marcos de ícones da música como os Beatles e Michael Jackson nas paradas musicais da Billboard. O álbum rendeu a Drake a primeira posição no ranking Hot 100 com a faixa Nice for What (Spotify). Outras sete canções estão no top 10 da parada. Isso fez o rapper superar um recorde que os Beatles mantinham desde 1964, quando o quarteto ocupou os cinco primeiros lugares do ranking. Além disso, o rapper chegou a ter 31 faixas entre as dez mais tocadas, tornando-se o homem com maior presença nas paradas — o rei do pop Michael Jackson teve 30. Como se tudo isso não bastasse, Drake ainda bateu o próprio recorde ao chegar ao marco de 27 músicas simultaneamente no Hot 100 — 25 delas são faixas de Scorpion.

Mas a Rolling Stone questiona: se o objetivo de um ranking é estritamente refletir o que é popular, o fato de um único artista representar metade do top 40 faz sentido. Mas se ele tem outras funções, como impulsionar jovens artistas e promover diversidade nos hábitos de escuta, simplesmente contar e anunciar o sucesso de Scorpion pode impedir que esses objetivos sejam alcançados?

Esta é para geeks — aqueles com uma queda pela DC. Saiu nos EUA o livro Anatomy of a Metahuman (Amazon). Escrito por um certo Bruce Wayne, explora os detalhes anatômicos daqueles que parecem, mas não são humanos. O Super-Homem, o Monstro do Pântano e personagens similares.

Cotidiano Digital

Começa a aparecer, no mercado, um número de profissões híbridas. Alguém que, por exemplo, saiba programar, seja designer e conheça marketing. Não há um curso universitário que ensine as três, mas uma análise feita ao longo de doze meses em anúncios de emprego dos EUA revelou 250 mil vagas para cargos que juntam profissões tradicionalmente distintas. Joe Greenwood, um consultor canadense, sugere que RHs, empresas de recolocação e headhunters deveriam começar a usar sistema de inteligência artificial. Muita gente vai passar por transições de carreira nos próximos anos e, para cada um, de acordo com o que conhece, o novo caminho será distinto. Descobrir que tipo de treinamento é mais adequado a uma pessoa, ou que profissões por vezes inusitadas podem estar no futuro de outra, possivelmente exigirá a ajuda de um software capaz de mapear padrões não necessariamente conhecidos, às vezes em indústrias surpreendentes. Exatamente o tipo de aplicação para big data e inteligência artificial.

Um grupo de 65 mil russos estava classificado como ‘interessado em traição nacional’ pelo sistema de publicidade do Facebook. Este sistema permite que anunciantes busquem pessoas com interesses específicos. As categorias são, em grande parte, criadas automaticamente pela inteligência artificial e a empresa não revela quem está em qualquer uma das listas. Apenas exibe a publicidade para eles. Um analista atento e a serviço do governo, porém, poderia criar um anúncio falso para este público, esperar para ver quem clica e descobrir sua identidade a partir do endereço IP de origem dos cliques.

O Twitter vai começar a expurgar, das listas de seguidores, as contas trancadas. São contas que, repentinamente, mudaram de comportamento. Começaram a seguir gente em quantidade, dar muitos retweets ou likes, etc. São suspeitas, para a rede social, de terem sido sequestradas por hackers. Como todos na internet, a empresa está tentando limpar o ambiente, excluindo tudo aquilo que possa estar sendo usado para manipular as conversas públicas.

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.