Investigação: Marielle foi morta porque assassinos tinham ‘repulsa à esquerda’

De acordo com o Ministério Público, a causa mais provável para o assassinato da vereadora Marielle Franco foi sua atuação política em defesa de causas voltadas para as minorias. Os acusados pela polícia de serem os assassinos, o PM reformado Ronnie Lessa e o ex-PM Elcio Queiroz, teriam repulsa à esquerda. “Todos os autos de investigação nos autorizam a hoje a imputar aos dois denunciados a motivação torpe”, disse a promotora Simone Sibílio. Numa coletiva anterior, o governador fluminense Wilson Witzel procurou transformar a prisão numa vitória de seu governo. “É uma resposta importante que nós estamos dando para a sociedade: a elucidação de um crime bárbaro cometido contra uma parlamentar, uma mulher, no exercício de sua atividade democrática.”

Não é uma história que esteja convencendo a todos. O ex-ministro Raul Jungmann se posicionou de forma crítica — não vê a investigação como encerrada. “Os indícios são suficientes para pedir a prisão dos dois”, ele afirmou. Mas, segundo Jungmann, não basta. É preciso de uma causa clara. “Imaginar que dois milicianos resolveram matar Marielle por causa da agenda que ela defendia? Tudo bem, pode ser possível, mas tem de ser provado.” (Estadão)

Merval Pereira: “A tese improvável de a execução da vereadora Marielle Franco e de seu motorista Anderson Gomes não ter tido motivação política nem mandante, apenas pelo ódio de um miliciano à atuação da vereadora, faz a apresentação de novos dois suspeitos parecer uma peça de ficção. Uma versão difícil de engolir.” (Globo)

O delegado Giniton Lages não deu detalhes das técnicas utilizadas na investigação, mas disse que polícia recorreu a um volume grande de informações fornecidas por empresas de telefonia móvel; quase 700 GB de dados a partir do mapeamento de aparelhos que estavam ativos na região do crime.Para chegar ao celular usado pelo PM no local do crime, os investigadores tiveram que fazer o que eles chamam de triangulação de antenas. Sobre interceptação telefônica, o delegado cobrou publicamente o governador Wilson Witzel pela incorporação de novas técnicas que consigam analisar um volume maior de dados de celulares.

O delegado, porém, será afastado, segundo Lauro Jardim. O motivo oficial é de que já cumpriu a missão. (Globo)

Os PMs presos são também suspeitos de integrar milícias e de estarem envolvidos com o jogo do bicho. Lessa, que pertenceu ao Bope e teria atirado, foi também do Escritório do Crime, equipe de assassinos profissionais, de acordo com a investigação. Na casa de um seu amigo, a polícia encontrou 117 fuzis M-16 desmontados. (Piauí)

PUBLICIDADE

O ministro da Educação, Ricardo Vélez, foi parar novamente no gabinete do presidente Jair Bolsonaro, no fim da tarde de ontem. Desde cedo, o escritor Olavo de Carvalho vinha pedindo nas redes sociais a cabeça de seu número dois, o secretário-executivo Luiz Antonio Tozi. Bolsonaro reafirmou o pedido e, quando saiu da sala o ministro, Tozi estava demitido. Assume a posição Rubens Barreto da Silva, que trabalhava com seu antecessor. (Estadão)

Segundo o Painel, a demissão de Tozi foi a condição imposta por Olavo para cessar-fogo. (Folha)

Pois é… O escritor voltou suas armas agora para o Itamaraty. Quer definir, agora, o futuro embaixador nos EUA. “Murilo Aragão, alegre membro do Conselhão do Lula, é o preferido do Mourão. Esse general está se revelando cada vez mais um petista como qualquer outro”, afirmou num tuíte. “Colocar petistas em tudo quanto é cargo, sob o pretexto de qualificações técnicas apolíticas, é fazer o povo de TROUXA.”

Além de Aragão, que é cientista político, há outro candidato ao posto, o diplomata Nestor Forster Junior. O primeiro seria, segundo avaliações, mais capaz de explicar medidas econômicas do governo e, o segundo, teria um perfil mais ideológico. (Globo)

O Parlamento britânico rejeitou ontem o acordo do Brexit pela segunda vez. Entre hoje e amanhã, possivelmente, os deputados votarão se o Reino Unido deixa o bloco sem acordo, ou se adiam sua saída, que está marcada para o dia 29 de março. No final da tarde de ontem, o Brexit foi o assunto mais comentado do Twitter Mundial.

Viver

Um dos dirigentes mais impactantes do futebol brasileiro, Eurico Miranda morreu ontem, em um hospital na Barra, Rio de Janeiro. Icônico na história do Vasco da Gama, tinha 74 anos e lutava contra um câncer no cérebro. PalmeirasFlamengo e figuras do esporte, como os ex-jogadores Juninho PernambucanoRomário, prestaram condolências à família.

Em busca de um balanço sobre as marcas de Eurico na história do futebol, O Globo relembra uma reportagem produzida em janeiro de 2018, época em que o dirigente deixava o seu último mandato como presidente do Vasco.

Parte da cidade de São Paulo voltou a entrar em estado de atenção para alagamentos no final da tarde de ontem. Tempestades atingiram as zonas Norte e Leste da capital, além de municípios como Guarulhos e Ferraz de Vasconcelos.

Em Guaianases, na Zona Leste, ruas ficaram completamente alagadas, e moradores ficaram ilhados nos telhados; uma mulher está desaprecida.

O prefeito de São Paulo Bruno Covas, de volta ao cargo após interromper recesso, disse que vai declarar situação de emergência nas regiões mais atingidas pelas chuvas dos últimos dias na cidade.

O presidente da República assinou decreto que estabelece a substituição dos demais dados pelo número de inscrição no CPF para acessar informações do governo federal. É o caso dos programas de Integração Social (PIS) ou de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep); bem como da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) e da Carteira Nacional de Habilitação. Os órgãos e as entidades da administração pública federal terão três meses para adequar os sistemas e procedimentos de atendimento ao cidadão às mudanças e um ano para consolidar os cadastros e as bases de dados a partir do número do (CPF).

Nas pesquisas em alta no Google, durante a terça-feira, os destaques foram a ex-vereadora Marielle Franco e o ex-presidente do Vasco, Eurico Miranda. Os dois também figuraram durante todo o dia de ontem na lista de tópicos mais comentados do Twitter Mundial.

A prisão de suspeitos no caso Marielle fez com que muita gente usasse as redes sociais para cobrar explicações sobre outro casos já resolvidos pela polícia. Entre eles estão Adélio Bispo, preso por esfaquear Jair Bolsonaro, e Celso Daniel, morto em 2002.

Entrevista com a química brasileira Joana d' Arc Félix de Sousa está entre os conteúdos mais compartilhados da Chemical & Engineering. ‘Após um pós-doutorado em Harvard e 15 patentes, Joana retornou ao Brasil para educar jovens com menos recursos’, destaca a versão digital da revista, uma das mais respeitadas do ramo.

Cultura

A Disney liberou ontem o trailer de Aladdin e além da impressionante caracterização do Gênio (Will Smith), uma música movimentou o público nas redes sociais. O vídeo traz cenas clássicas da animação, agora no formato live-action, e uma prévia de uma das canções mais históricas da Disney.

Um mundo ideal, é um privilégio ver daqui… Dia 23 de maio nos cinemas!

PUBLICIDADE

O Reina Sofía, em Madri, na Espanha, vai receber em breve 20 obras de arte de artistas brasileiros. O lote integra um conjunto de 45 obras de 33 artistas a serem doadas pela Coleção Patricia Phelps de Cisneros - uma das mais relevantes coleções privadas do mundo, com sedes em Caracas, na Venezuela, e em Nova York, nos Estados Unidos.

Entre os brasileiros que passarão a ter obras suas expostas num dos mais prestigiados museus de arte moderna do mundo estão Rubens Gerchman, Ester Grinspum, Nuno Ramos, Rosângela Rennó e Iran do Espírito Santo.

A fotografia aérea é um verdadeiro desafio para qualquer fotógrafo pois as composições ganham velocidade. Parece fácil para quem vê o trabalho do fotógrafo de paisagens Albert Dros: o holandês passou recentemente um tempo na Islândia, onde capturou imagens aéreas de tirar o fôlego.

Intitulada ‘Paintings from the Sky’, a série é uma mistura exuberante de paisagem abstrata com luzes do ambiente islandês. Uma obra de arte no final das contas!

Vinicius, de 9 anos, explica buracos negros e viralizou no Youtube no último domingo. Seu maior ídolo é o físico britânico Stephen Hawking e ele diz ‘não entender o movimento terraplanista’.

O YouTube tirou o canal do ar, mas ‘Vinicius Schvartz o canal das ciências’ - sem vírgula, mesmo - já está de volta. Com aulas entusiasmadas sobre terremotos, placas tectônicas e quatro dimensões espaciais, o garoto abriu um novo canal: 16 mil inscritos até a última atualização.

Taxa de conveniência na venda de ingressos pela internet é considerada ilegal em todo o território nacional. Ainda cabe recurso da decisão à própria turma e ao Supremo Tribunal Federal.

Cotidiano Digital

A deputada Alexandria Ocasio-Cortez, a jovem parlamentar que se tornou estrela da esquerda americana, surpreendeu o público da South by Southwest, ontem. “Nós não deveríamos nos atormentar pelo espectro da automação do trabalho”, ela disse, respondendo a uma pergunta do público. A tirada de AOC vai na contramão do discurso da esquerda europeia, que tem manifestado enorme preocupação. “Deveríamos estar felizes com automação. O motivo de não estarmos felizes é que em nossa sociedade, quando você não tem trabalho, termina largado. Este é o real problema.” A deputada endossou a proposta mais popular no Vale do Silício, que é sobretaxar indústrias com ganhos por automação para financiar um programa de renda mínima universal.

Mas... Nem tudo é namoro entre a esquerda e o Vale. AOC também tuitou: “Cada vez mais fica claro que nossa sociedade (nossa democracia) tem um problema no Facebook.” A rede social já tinha o flanco mais à direita do Partido Republicano a acusando de ser de esquerda. Agora tem o flanco à esquerda dos Democratas incomodado com o monopólio. O coro engrossa: vai ser tema da campanha presidencial.

Aliás... Houve um tempo em que os grandes lançamentos da tecnologia ocorriam na SXSW. Foi assim com o Twitter, como foi, há dez anos, com o Foursquare. O app social, popular em seu tempo, inaugurou o hábito de fazer check-ins nos lugares em que se chega. Agora, a empresa mãe do Foursquare aproveita a conferência que ocorre em Austin para testar a tecnologia Hypertrending. Pode ser incluída em inúmeros apps e, em essência, quem a tem instalada no celular manda um sinal anônimo sobre onde está. Permite, assim, a qualquer um que veja quais bares ou restaurantes estão lotados de gente conhecida, mesmo que não se saiba quem é. “Se incomodar as pessoas”, afirmou o CEO Dennis Crowley, “não vamos investir nesta tecnologia.” Em Austin, não se fala doutro assunto.

A PayPal vai comprar US$ 750 milhões em ações ordinárias do Mercado Livre. O movimento ocorrerá no momento em que a empresa brasileira fizer uma já planejada oferta pública de ações de cerca de US$ 1 bilhão. Não foi divulgado quantos por cento da companhia os americanos terão.

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.