Chile decreta Estado de Emergência pela primeira vez desde Pinochet

Diversas regiões do Chile, entre elas a capital Santiago, passaram esta última noite sob toque de recolher e sob comando das Forças Armadas. Foi a segunda noite seguida em que foi proibida a circulação de pessoas nas ruas, uma imposição usada pela última vez em 1987, quando o ditador Augusto Pinochet ainda estava no comando. O Estado de Emergência decretado pelo governo do presidente Sebastián Piñera é uma tentativa de controlar os violentos protestos que tomaram conta do país desde que foi anunciado um aumento das passagens do metrô. Na quinta-feira, 40 pessoas foram detidas ao longo da linha dos trens subterrâneos por atos de vandalismo. Na sexta e sábado, o número de detidos já havia passado de 716 — destas, 241 por violação do toque de recolher. É mais grave: já são pelo menos dez os mortos em incêndios provocados pelos protestos. A movimentação popular, descentralizada e envolvendo principalmente jovens, começou com atos de recusa de pagar a passagem com milhares pulando as roletas. Desde então, há depredação do metrô, saques a supermercados, e na cidade de Valparaíso a sede do jornal El Mercurio de Valparaiso, o mais antigo em circulação na América Latina, lambeu em chamas. Ontem, a Câmara dos Deputados se reuniu em sessão de emergência e suspendeu a alta do valor da passagem, que havia ido de 800 para 830 pesos — uma diferença equivalente a 16 centavos de real. O aumento, argumentam as autoridades, foi causado pela subida internacional do preço do petróleo e pela disputa comercial entre Estados Unidos e China. (El País)

Ontem à tarde, Piñera reuniu no Palacio de La Moneda os presidentes do Senado, Jaime Quintana, da Câmara, Iván Flores, e da Corte Suprema, Haroldo Brito. Queria demonstrar unidade dos Três Poderes perante a repentina onda de protestos. “Faço um clamor por unidade nestes momentos difíceis”, afirmou. “Unidade contra a violência, contra o vandalismo e a delinquência, unidade pela democracia e pelo Estado de Direito.” Quintana, que é da oposição e membro do Partido pela Democracia, de centro-esquerda, evitou os floreios políticos. “Não há dúvida de que esta é a mais complexa crise envolvendo protestos sociais que nossa democracia já enfrentou”, disse. “Frente a uma situação desta magnitude, não cabe outro caminho que não colaborar com o governo, deixando de lado nossas diferenças.” Agora de manhã, foram postos para circular mais 425 ônibus num plano de contingência para servir à capital. Os pontos estavam cheios, mas tranquilos. (El Mercúrio)

Veja fotos dos protestos em Santiago do Chile. (G1)

Marcada para 23 de novembro, a Conmebol anunciou que, ao menos por enquanto, manterá no Estádio Nacional de Santiago a final da Taça Libertadores da América. (El Mercúrio)

PUBLICIDADE

O premiê britânico Boris Johnson tentou forçar no sábado que a Câmara dos Comuns desse sim ou não a seu acordo com a União Europeia para execução do Brexit. Os parlamentares o driblaram, impondo por 322 a 306 uma emenda que obriga o primeiro-ministro a, antes, votar a legislação completa que regulamenta a saída da União. Mesmo alguns dos deputados favoráveis ao Brexit desconfiam que Johnson poderia usar um voto pelo sim para executar a saída no próximo 31 de outubro sem regulamentar e, portanto, disparando um Brexit duro sem qualquer medida para arrefecer o impacto econômico. A não ser que BoJo encontre uma filigrana jurídica, a emenda aprovada no sábado o obriga a requisitar de Bruxelas que se postergue mais uma vez a saída do Reino Unido do mercado comum. Ao invés deste 31, passaria a 31 de janeiro do ano que vem. Seria romper com sua principal promessa aos eleitores. Ele enviou, pois, uma carta ao presidente do conselho europeu, Donald Tusk. Uma carta pedindo a postergação, porém sem sua assinatura. Numa segunda carta, esta devidamente assinada, Johnson afirma para Tusk considerar ruim mexer na data e que pretende correr com a Legislação cobrada pelos deputados esta semana. Nesta segunda, ele pretende repetir o mesmo voto feito no sábado. Ainda não está claro se poder fazê-lo. Os britânicos seguem com o Parlamento rachado e sem condições de prever o que ocorrerá. Ao menos por enquanto, a União Europeia esperará para ver o que ocorre hoje antes de tomar qualquer decisão. (Guardian)

O presidente boliviano Evo Morales deverá enfrentar pela primeira vez um segundo turno, dados os resultados das eleições de ontem. Em sua disputa pelo quarto mandato, Morales recebeu 45,3% dos votos e o ex-presidente Carlos Mesa, 38,2% — com 84% das urnas apuradas. Filho de intelectuais respeitados, presidente do Congresso, historiador, cientista político e cineasta, Mesa é candidato de uma coalizão de centro-esquerda que questiona o direito a um quarto mandato para Morales. (G1)

Patina, no Congresso, e enfrenta dificuldades para ser aprovada em comissão, a proposta de reforma da Previdência dos militares. Atrelada pelo presidente Jair Bolsonaro a uma reestruturação de carreira que ao fim aumenta a remuneração e não elimina privilégios na hora da aposentadoria, está difícil defende-la perante a reforma feita na Previdência dos outros funcionários públicos federais. Esta, aliás, pode ser aprovada enfim esta semana, no Senado. (BBC)

Comece o dia com todo gás

Comece o dia com todo gás

Muito repetida no mundo corporativo, a expressão “inteligência emocional” se refere a um grupo de competências ligadas a autoconsciência, empatia, calma, autocontrole. É uma espécie de contraponto às capacidades cognitivas. Já que tarefas dependentes de capacidades cognitivas logo serão feitas por computador —e bem-feitas—, é bom treinar para manter a calma no ambiente profissional. Segundo estudos e especialistas, sua aplicação no ambiente de trabalho melhora mesmo o desempenho. Para David Baker, um dos fundadores da The School Of Life Brasil, instituição de ensino voltada ao desenvolvimento de inteligência emocional, essa habilidade é uma grande aliada da inovação. Mais relaxados, funcionários conseguem ser mais criativos e pensar em novas ideias, defende ele. Uma empresa que aposta em práticas do tipo é a rede de hotéis Four Seasons. A cada 15 dias, seus funcionários participam de treinamento cujo objetivo é reduzir a ansiedade e elevar a autoconfiança. A empresa patrocinou uma pesquisa feita pela Harvard Business Review que mapeou a aplicação da inteligência emocional no ambiente corporativo. Segundo o estudo, que entrevistou 599 pessoas, só 18% dos empregados reconhecem que o conceito está incorporado à cultura do lugar onde trabalham. Os resultados também mostraram uma percepção de consumidores mais satisfeitos e de clientes mais fieis entre funcionários de companhias que estimulam a inteligência emocional. Isso reafirma a avaliação de especialistas segundo a qual a empresa que trabalha esse conceito tem melhor desempenho.

O mau humor geralmente se forma e/ou se sustenta diante de um começo desfocado e contraproducente do dia. Clareza e foco requerem energia mental. A melhor maneira de evitá-lo nas manhãs e manter seu dia produtivo? Scott Mautz, autor de Find the Fire' and 'Make It Matter, dá a dica de um exercício. "Comecei a fazer isso enquanto preparava meu café (que é uma das primeiras coisas que faço para começar o dia). Em silêncio, faço três perguntas consecutivas. Por que estou agradecido hoje? A quem devo agradecer hoje? Em que coisa devo pensar hoje?". Ele explica que quando você pergunta algo que deveria estar pensando, o cérebro instantaneamente reorienta a maneira como o resto do dia será encarado.

A adrenalina pode inspirar. Uma playlist de TEDs com histórias surpreendentes, como a da marinheira Ellen MacArthur, que circulou o mundo - carregando tudo o que precisava em um barco - e voltou com uma nova visão da maneira como suas decisões afetam outras vidas.

Cultura

O segundo episódio de Watchmen, Martial Feats of Comanche Horsemanship, teve um novo teaser divulgado que mostra o início da guerra dos policiais contra a Sétima Kavalaria. A série estreou ontem na HBO e ainda é um dos principais assuntos no Twitter.

PUBLICIDADE

Banksy, o grafiteiro que se tornou o mais conhecido artista de rua da Grã-Bretanha, lançou sua própria loja online com produtos originais. Os trabalhos são oferecidos na loja online “Produto Interno Bruto” , com preços que vão de 10 libras por uma lata de tinta da marca Banksy a 850 libras pela faca usada por Stormzy no Festival de Glastonbury, em junho. Os clientes podem comprar no máximo um item e para ter certeza que receberão o pedido, e provar que não são robôs, precisam responder a pergunta “Por que a arte importa?” (no site, o “por que” aparece riscado, em mais um ironia do artista). As respostas serão avaliadas por um juiz imparcial e independente, a saber, um comediante profissional de stand-up, segundo o site.

Viver

O Bahia enfrenta hoje o Ceará pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro. A partida, no estádio do Pituaçu, em Salvador, vai ser palco de protesto do time baiano: jogadores vestirão camisa "manchada de óleo". O protesto contra o vazamento de óleo que toma conta das praias nordestinas vem acompanhado de um manifesto, divulgado ontem no site do clube. "Quem derramou esse óleo? Quem será punido por tamanha irresponsabilidade? Será que esse assunto vai ficar esquecido?", indaga a postagem. Camisas da ação serão leiloadas com renda revertida ao trabalho de limpeza das praias com manchas de óleo na Bahia.

A Marinha do Brasil informou ontem, em nota, que as operações para retirada das novas manchas de óleo na costa recolheram 525 toneladas do material nos estados de Alagoas, Bahia e Pernambuco. Participaram da ação, além de militares da Marinha, agentes do Ibama, ICMBio, Petrobras, estados, municípios e voluntários.

A primeira cerimônia de homenagem a Santa Dulce dos Pobres no Brasil foi realizada ontem, com a presença de 49 mil pessoas, na Arena Fonte Nova, em Salvador. A programação contou com missa, espetáculo teatral sobre a vida da santa e atrações musicais. Irmã Dulce foi canonizada no último domingo (13), no Vaticano.

Cotidiano Digital

Algumas empresas americanas estão em negociação com a Huawei. O objetivo: licenciar a tecnologia 5G desenvolvida pela chinesa. Só há dois concorrentes no mundo — as nórdicas Ericsson e Nokia —, mas seus produtos para infraestrutura de redes de celulares são mais caros e com tecnologia inferior. Por um valor ainda não calculado, empresas poderiam ter acesso às patentes da Huawei, licença de sua tecnologia, os códigos dos softwares envolvidos e apoio de engenheiros para produzir o maquinário. Seria uma forma de contornar as resistências da Casa Branca à empresa.

A Wing, subsidiária do Google dedicada a entregas via drones, começou a operar este fim de semana em Christianburg, uma pequena cidade da Virgínia. Aqueles que vivem em regiões especialmente designadas da cidadezinha poderão receber entregas da rede de farmácias Walgreens e encomendas que cheguem via FedEx pelos drones da empresa. Mas é preciso, antes, se inscrever numa lista de quem está disposto a participar do experimento. Assista a um vídeo com as primeiras entregas.

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.