MP investiga governo por superfaturamento de vacina indiana

O Ministério Público Federal pediu uma investigação criminal sobre a compra de 20 milhões de doses da vacina indiana Covaxin pelo Ministério da Saúde, intermediado pela empresa Precisa Medicamentos. Segundo a procuradora Luciana Loureiro, a falta de correções no contrato, o alto preço das vacinas e o fato de sócios da Precisa estarem envolvidos em outras investigações na Saúde são indícios de crime. O governo aceitou pagar R$ 80,7 por dose, enquanto a vacina da AstraZeneca custa, em média, R$ 19,87. A importação do imunizante foi possibilitada por emenda do líder do governo na Câmara, Ricardo Barros (PP-PR). Ele é investigado por irregularidades quando foi ministro da Saúde, no governo Temer, envolvendo a Global, empresa que tem sócios em comum com a Precisa. (Globo)

Francisco Emerson Maximiano, sócio-administrador da Precisa recorreu ao STF contra a quebra de seus sigilos, determinada pela CPI da Pandemia. Ele quer ingressar numa ação já julgada pelo ministro Nunes Marques mantendo os sigilos do ex-secretário-executivo do Ministério da Saúde Elcio Franco. Maximiano deveria prestar depoimento à CPI hoje, mas alegou estar em quarentena após uma viagem à Índia. (CNN Brasil)

Documentos em poder da CPI mostram que o preço cobrado pela Precisa por dose era 1.000% maior que o anunciado seis meses antes pelo fabricante indiano. Os senadores questionam também o aumento de 20% no preço das vacinas da Pfizer entre a negociação no ano passado e a assinatura do contrato. (Estadão)

Mas o foco da CPI ontem foi o depoimento do deputado Osmar Terra (MDB-RS), suposto integrante do “gabinete paralelo”. Ele admitiu aconselhar o presidente Jair Bolsonaro, insistiu no discurso negacionista e, claro, mentiu. (UOL)

Confira as 11 falsidades ditas por Terra à comissão. (G1)

Enquanto isso... Apesar das recentes declarações de mágoa por ser excluído das reuniões ministeriais, o vice-presidente Hamilton Mourão poupou Bolsonaro de críticas mais duras durante entrevista a Roberto D’Ávilla, na GloboNews. O general, por exemplo, afirmou que o maior erro do governo durante a pandemia foi não ter feito “uma campanha de esclarecimento firme”, mas disse que não coloca “nas costas do presidente” tudo o que tem acontecido durante a pandemia. (G1)

PUBLICIDADE

Há pouco mais de um mês, por ordem do ministro do STF Alexandre Moraes, o delegado da Polícia Federal Franco Perazzoni comandou a operação Akuanduba, que teve como alvo principal o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles. Ontem, Perazzoni foi afastado da chefia da Delegacia de Repressão a Corrupção e Crimes Financeiros da PF. É o segundo delegado federal a cair após uma ação contra o ministro. Em abril, o então superintendente da PF no Amazonas, delegado Alexandre Saraiva, perdeu o cargo depois de enviar ao STF uma notícia-crime contra Salles por interceder em favor de madeireiros. (UOL)

Aliás... Salles recebeu ontem um afago público do chefe. Durante cerimônia no Palácio do Planalto, Bolsonaro deu parabéns ao ministro e lamentou a forma como ele é tratado “por alguns poucos desse outro Poder”. (Globo)

Meio em vídeo. No Conversas com o Meio desta semana, a antropóloga Isabela Kalil, professora da Escola de Sociologia e Política de São Paulo, explica como são usadas teorias conspiratórias para manipulação. Como as realidades paralelas guiam o governo de Jair Bolsonaro e influenciam políticas públicas? Como elas são criadas? Quais as consequências que podem gerar para a democracia? Confira no YouTube.

O governador do Maranhão, Flávio Dino, e o deputado federal Marcelo Freixo (RJ) assinaram ontem as fichas de filiação ao PSB, pelo qual devem concorrer no ano que vem, respectivamente, ao Senado e ao governo do Estado do Rio. Dino deixou o PCdoB e Freixo saiu do PSOL, mas a separação foi amigável, pois o partido o liberou para se desfiliar sem perder o mandato. (Poder360)

Apesar da filiação de dois aliados próximos de Lula, o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, disse à Coluna do Estadão que o PSB não pode descartar conversas “com o PDT, com Ciro Gomes”. (Estadão)

O deputado Alexandre Leite (DEM-SP) recomendou ao Conselho de Ética da Câmara que o também deputado Daniel Silveira (PSL-RJ) tenha o mandato suspenso por quatro meses. Leite é relator no caso em que Silveira gravou e divulgou uma reunião privada da liderança de seu partido. Em outro caso, o do vídeo com ataques ao STF e defesa do AI-5, o relator, Fernando Rodolfo (PL-PE), pediu a suspensão do mandato de Silveira por seis meses. (CNN Brasil)

Finanças em Dia

Finanças em Dia

Traçar metas é o primeiro e um dos passos mais importantes para começar a desenhar uma gestão financeira pessoal mais sustentável. É a partir de objetivos que fica mais simples escolher o melhor caminho e principalmente, para no final, realizar o sonho de uma tão esperada viagem, compra de um apartamento ou de uma grande festa. O que a pandemia mostrou é que não dá mais para deixar para depois a gestão financeira e é preciso estabelecer prioridades nos gastos. Isso não necessariamente significará gastar menos, mas é aprender a gastar de forma inteligente. Há diversos métodos para ajudar a definir e alcançar a sua meta financeira. Conheça alguns deles.

Cerca de 500 mil professores da rede pública vão receber qualificação para ensinar educação financeira. Em parceria com a Comissão de Valores Imobiliários (CVM), os cursos do MEC começarão em julho e farão parte do currículo continuado de formação de professores da rede básica, tanto em escolas públicas quanto particulares. A ideia é que os educadores incentivem práticas de saúde financeira e empreendedorismo em jovens. (Agência Brasil)

Pois é… Em 2018, o Conselho Nacional da Educação (CNE) aprovou a inclusão da educação financeira na Base Nacional Comum Curricular. Só que essas aulas estão disponíveis, por enquanto, apenas em escolas particulares para alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Conheça algumas escolas que já adotam a disciplina. (Forbes Brasil)

O Messenger agora suporta QR Codes para o envio de dinheiro entre pessoas — mesmo entre aqueles que não são amigos na rede social. Também tornou possível mandar um link personalizado para pagamento, o que deve ajudar a manter a transação dentro do app para quem vende produtos no marketplace da big tech. As novidades, porém, só estão disponíveis nos EUA, mas devem se expandir para outros países em breve.

Viver

A prefeitura de São Paulo admitiu ontem ter usado no fim de semana todo o estoque de vacinas da AstraZeneca que estava reservado para aplicação da segunda dose. O prefeito Ricardo Nunes (MDB) afirmou, porém, que o governo estadual havia sido informado sobre o risco de a vacinação ser interrompida se não enviasse novas doses. O problema não é exclusivo de São Paulo. Salvador também suspendeu todas as vacinações, enquanto Florianópolis, Aracaju, Campo Grande, João Pessoa e Porto Alegre estão aplicando somente a segunda dose. (G1)

A falta de vacinas vem em péssima hora. Segundo o Imperial College de Londres, a taxa de transmissão da Convid-19 no Brasil está em 1,13, a maior desde março. Isso significa que cada 100 pessoas infectadas contaminam 113 novos pacientes e indica que a doença está fora de controle. (Globo)

Apesar do problema no abastecimento de vacinas, o presidente da Anvisa, Antonio Barra Torres, insistiu para que a população não deixe de tomar a segunda dose dos imunizantes. “Não há nenhum sentido em tomar uma dose da vacina e não se apresentar para tomar a segunda dose. Quem assim o faz está com uma proteção incompleta, insuficiente e inadequada”, alertou. (Poder360)

O Brasil ultrapassou nesta terça-feira os 18 milhões de casos de Covid-19. Foram diagnosticadas 86.933 novas infecções, totalizando 18.056.639. Foram registradas ainda 2.080 mortes, elevando total a 504.897. A média móvel de óbitos em sete dias recuou para 1.962, indicando estabilidade em relação aos 14 dias anteriores. (UOL)

Nos EUA, apesar dos esforços para ampliar a vacinação, o governo reconheceu que não conseguirá cumprir a meta de vacinar 70% da população até o feriado de 4 de julho. Quatro estados do Sul, onde há maior resistência à imunização, não chegaram a 50% dos adultos vacinados. São estados onde Donald Trump venceu por larga vantagem na eleição presidencial. (Axios)

PUBLICIDADE

Terminou em conflito uma manifestação de indígenas próximo à Câmara dos Deputados ontem. Eles protestavam contra a votação de um projeto que dificulta a demarcação de terras. Os manifestantes dizem terem sido recebidos com bombas de gás e tiros com balas de borracha. Um policial ficou ferido na perna por uma flechada. A votação do projeto acabou adiada. (Folha)

Ao longo do ano passado, as queimadas no Pantanal destruíram a cada hora o equivalente a 444 campos de futebol, segundo estudo do Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais (Lasa), da UFRJ. Segundo os pesquisadores, a maioria dos incêndios se deveu à ação humana, seja acidental, como fogueiras que saem de controle, quanto intencional, para desmatar e abrir pastagens. A expectativa é que a situação este ano seja ainda pior. (Globo)

O secretário do Vaticano para Relações com os Estados, monsenhor Paul Gallagher, mandou uma carta ao governo da Itália pedindo mudanças na lei anti-homofobia aprovada na Câmara e travada por conservadores no Senado. A Igreja quer que escolas religiosas sejam desobrigadas de participar do Dia Nacional contra a Homofobia e que apenas declarações que incitem explicitamente a violência contra pessoas LGBTQA+ sejam criminalizadas, evitando que padres sejam enquadrados por condenar a homossexualidade. (Terra)

Cultura

Era para ser uma feliz retomada dos espetáculos presenciais de balé, mas em tempos de pandemia, é difícil fazer planos. A São Paulo Companhia de Dança cancelou as apresentações do espetáculo Giselle, que aconteceriam de 24 a 27 deste mês após testes de rotina nos protocolos de espetáculos ao vivo identificarem casos de Covid-19 entre a equipe. (Estadão)

Catapultados pelo sucesso das telenovelas brasileiras, cada vez mais artistas nascidos de feitos famosos do lado de cá do Atlântico (e da Linha do Equador) vão fazer suas carreiras em Portugal. Chico Diaz, por exemplo, está radicado em Lisboa desde o início da pandemia, protagonizou o filme O Ano da Morte de Ricardo Reis e será uma das atrações do Festival de Teatro de Almada. Luana Piovani, que vive em Cascais, está indo para a terceira temporada de O Clube, onde interpreta uma prostituta brasileira. Esse é o calcanhar de Aquiles da carreira lusa dos nossos astros: romper a barreira do sotaque e conseguir papéis que não sejam marcados pela nacionalidade. (Globo)

Após os aclamados Esboço e Trânsito, a escritora canadense Rachel Cusk encerra sua trilogia com Mérito. É quase impossível fugir do trocadilho com o título, pois o livro mantém o alto padrão do anteriores ao trazer mais uma vez a escritora Faye colhendo narrativas de diferentes pessoas, tendo como foco os vínculos e as relações familiares e a herança ou o legado. (Folha)

Cotidiano Digital

A Comissão Europeia abriu mais uma investigação antitruste contra o Google. O foco é o negócio de publicidade digital da big tech. Os reguladores querem analisar se o Google obtém vantagens indevidas no mercado ao restringir o acesso de terceiros a dados de usuários para benefício próprio. Na última década, o órgão da UE já aplicou multas contra o Google que somam € 8,25 bilhões – os casos envolveram compras online, smartphones Android e publicidade online. (Estadão)

O Brasil não está de fora da onda de leilões de tokens não fungíveis (NFTs). O quadro Fronteira Físico/Digital, do artista baiano Bel Borba, arrecadou quase R$ 13 mil no primeiro leilão de arte em NFT 100% brasileiro. A inciativa foi da startup InspireIP em parceria com a Nordeste Leilões. (The Shift)

Meio em vídeo. Um dispositivo pequeno que te ajuda a encontrar objetos perdidos. Uma marca de smartphones quebrando recordes das grandes do mercado como Samsung e Apple. Será que essas novas tecnologias valem o investimento? Confira a resposta no Pedro+Cora no YouTube.

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.