Ipec, ex-Ibope: Lula venceria no 1º turno

O ex-presidente Lula (PT) venceria a eleição para o Planalto ainda no primeiro turno, segundo pesquisa divulgada ontem pelo Ipec, instituto formado por ex-executivos do Ibope. Nos dois cenários analisados, o ex-presidente tem intenções de votos acima da soma de seus adversários, o que indica vitória em sem necessidade de segundo turno. Com mais candidatos, Lula tem 48%, seguido de Bolsonaro com 21%, Sérgio Moro (Podemos) com 6%, Ciro Gomes (PDT) com 5%, João Doria (PSDB) e André Janones (Avante) com 2% e Simone Tebet (MDB) e Cabo Daciolo (PMB) com 1%. Com a lista restrita, Lula tem 49%; Bolsonaro, 22%; Moro, 8%; Ciro, 5%; e Doria, 2%.  Não houve simulações de segundo turno. Uma boa notícia para o ex-juiz da Lava-Jato é que o Ipec registrou uma baixa rejeição a Moro (18%), abaixo de Bolsonaro (55%), Lula (28%) e Doria (23%). (g1)

Somente 19% dos brasileiros consideram o governo de Jair Bolsonaro (PL) ótimo ou bom, de acordo com a mesma pesquisa do Ipec. No levantamento feito em setembro, esse número era de 22%, e a queda está acima da margem de erro de dois pontos. Para 55%, o governo é ruim ou péssimo, contra 53% do levantamento anterior. A avaliação regular passou de 23% para 25%. O governo tem sua maior rejeição no Nordeste (60%) e a maior aprovação no Norte/Centro-Oeste, 27%. Embora a avaliação ruim ou péssimo seja a maior parcela em todos os estratos sociais, Bolsonaro é mais bem avaliado entre os que ganham mais (29% de bom ou ótimo) e os evangélicos (29%). (g1)

PUBLICIDADE

Ontem a Polícia Federal tirou a tranquilidade de duas gerações do clã Bolsonaro. Jair Renan, o filho Zero Quatro e único sem cargo público, foi intimado a depor sobre suspeita de ter recebido vantagem indevida de empresários. Ele teria usado sua empresa Bolsonaro Jr Eventos e Mídia para promover articulações entre o grupo que controla a Gramazini Granitos e a Mármores Thomazini com o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho. Em troca, ganhou um carro elétrico no valor de R$ 90 mil. Frederick Wassef, advogado de Jair Renan, classificou o caso como “perseguição da esquerda”. (Globo)

Enquanto isso... O próprio presidente Jair Bolsonaro (PL) foi intimado a depor no inquérito que apura o vazamento por ele de dados sigilosos de uma investigação. Em agosto, durante uma live, Bolsonaro questionou a segurança das urnas eletrônicas apresentando documentos de uma investigação da PF sobre um ataque hacker ao TSE. Os dados teriam sido obtidos sem autorização judicial pelo deputado Filipe Barro (PSL-PR), relator da PEC do voto impresso, que acabou derrotada no Congresso. (Poder360)

Líderes do Podemos e da União Brasil se reúnem hoje para discutir o apoio deste ao ex-ministro Sérgio Moro já no primeiro turno. Mesmo que o acordo seja fechado, ele só será formalizado quando o TSE homologar a fusão do PSL com o DEM. Com os maiores fundo eleitoral e tempo de TV, a nova legenda não tem pressa. Também flerta com João Doria (PSDB) e Simone Tebet (MDB). (Globo)

O ministro do STF Alexandre de Moraes não tomou conhecimento da tentativa do procurador-geral da República, Augusto Aras, de tirar dele a investigação contra Jair Bolsonaro por disseminar informações falsas sobre a covid-19. Em outubro, Bolsonaro mentiu durante uma live, associando a vacina com infecções por HIV. Moraes aceitou a notícia-crime enviada ao STF contra o presidente e criticou Aras por usar “investigações preliminares” sem supervisão do Supremo em casos contra autoridades. Na segunda-feira, Aras usou exatamente o argumento da investigação preliminar para pedir que o STF tirasse o caso de Moraes. O ministro não apenas manteve o inquérito como trancou a apuração da PGR. (UOL)

A atuação do STF voltou a provocar arroubos golpistas em integrantes do governo. Conforme revela Guilherme Amado, o ministro do Gabinete de Segurança Institucional, general Augusto Heleno, disse “tomar dois Lexotan na veia por dia” para não levar Bolsonaro a “tomar uma atitude mais drástica” em relação a “STF que está aí”. A declaração feita em discurso durante evento na Abin foi gravada. (Metrópoles)

No que está sendo visto como uma vitória do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), o senador Antonio Anastasia (também PSD-MG) ganhou com folga a disputa pela indicação a uma vaga no Tribunal de Contas da União (TCU). Ele obteve 52 votos, contra 19 de Kátia Abreu (PP-TO) e 7 do líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE). A indicação precisa ser confirmada pela Câmara. Aprovado, Anastasia terá um cargo vitalício com salário de R$ 37 mil e grande influência política. (Folha)

O Gabinete de Segurança Institucional (GSI) está investigando se os hackers que atacaram o site do Ministério da Saúde e o ConecteSUS usaram o login e a senha um funcionário do próprio governo, que ainda não foi identificado. Segundo levantamento de uma empresa de segurança cibernética, mais de 500 credenciais de acesso ligadas ao Ministério da Saúde foram vazadas desde junho. (Globo)

Aliás... A Saúde não foi o único alvo. O ataque também atingiu a Controladoria Geral da União (CGU), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o Instituto Federal do Paraná (IFPR). (g1)

Meio em vídeo. Álvaro Pereira Jr, jornalista da TV Globo, estreia nesta quinta-feira na GloboPlay (aberto a não assinantes) seu terceiro documentário sobre a pandemia, O Caso Prevent Senior. O documentário explora o negacionismo da empresa, como surgiu o kit covid e como isso afetou milhares de pessoas, levando inclusive à morte de muitas delas. No Conversas, Álvaro, conta como foi a criação desse projeto, a atuação da Prevent Senior e sua aproximação do governo federal. (YouTube)

Transforme a experiência do seu time

Transforme a experiência do seu time

Você sabe o que é “People Analytics”? E “Employee Experience”? Esses conceitos já são conhecidos por profissionais de RH, mas em 2022 devem ganhar ainda mais espaço nos novos modelos de trabalho e impactar o dia a dia dos profissionais e as estratégias das organizações. São mudanças na forma de contratar e reter talentos, engajar equipes e avaliar o desempenho de cada um. Confira as principais tendências em recursos humanos em 2022 e como elas podem afetar o seu trabalho daqui para frente.

Programas de incentivo à inclusão racial nas organizações mostram seus primeiros resultados em escala. Uma pesquisa da empresa Gupy mostra que a contratação de negros e pardos aumentou 17,9% e 13,9%, respectivamente, no comparativo entre os meses de agosto-setembro e outubro-novembro. De julho a agosto, o índice de diversidade entre currículos contratados por 100 empresas parceiras da Gupy alcançou 55%. Foram analisados mais de 50 mil perfis de candidatos no Brasil. (Valor Investe)

Apesar dos resultados positivos em contratação, o alto comando das empresas brasileiras ainda tem baixa representatividade de mulheres e negros na liderança de suas operações. Um estudo da Page Executive, em parceria com a Fundação Dom Cabral, mostrou que uma a cada 10 posições de CEO é ocupada por mulheres ou negros. Ou seja, 90% dos CEOs no país são homens brancos. (g1)

Viver

O ministro do STF Luís Roberto Barroso determinou que a exigência de passaporte de vacinação para o retorno ao país de brasileiros ou estrangeiros residentes vale para pessoas que viajarem a partir de hoje. Quem deixou o Brasil até ontem poderá voltar apresentando teste PCR negativo. Barroso tomou a decisão em resposta a um questionamento da advocacia-geral da União. (CNN Brasil)

A Anvisa reconheceu ontem que não está verificando o comprovante de vacinação de todas as pessoas que entram no país. Segundo a agência, as equipes abordam os passageiros por amostragem e fazem “ações de inteligência” a partir das informações fornecidas pelos próprios viajantes para identificar voos e pessoas “de maior preocupação”. (g1)

PUBLICIDADE

Um dos sócios da Boate Kiss, Elissandro Spohr, e Marcelo de Jesus dos Santos, vocalista da banda Gurizada Fandangueira, se entregaram ontem à polícia após o presidente do STF, ministro Luiz Fux, derrubar o habeas corpus preventivo que lhes permitia permanecer em liberdade. Luciano Bonilha, também sócio da Kiss, e Mário Cipriani, assistente de palco do grupo musical também devem se entregar hoje. Os quatro foram condenados a penas que vão de 18 a 22 anos e seis meses de prisão. O incêndio na casa noturna de Santa Maria (RS) deixou 242 mortos e mais de 600 feridos em 2013. (Metrópoles)

O Supremo Tribunal Federal (STF) declarou inconstitucional uma das principais reses da “boiada” que o ex-ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles tentou passar: a resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) que revogou regras de proteção a áreas de manguezais, dunas e de restingas. A relatora Rosa Weber, que já havia suspendido liminarmente a resolução, disse que a revogação das regras sem a criação de novas normas comprometia o cumprimento das leis e de compromissos internacionais. Até o ministro Nunes Marques, indicado por Jair Bolsonaro ao STF, votou conta a decisão do Conama. (g1)

Cultura

Com direito à toda polêmica de sempre, estreia hoje no Paramout+ Te Prego Lá Fora (trailer), oitavo Especial de Natal do Porta dos Fundos e o primeiro feito em animação. Tratando da imaginária adolescência de Jesus numa escola de Ensino Médio, o filme trouxe mais uma provocação na campanha de lançamento, prometendo um “Natal terrivelmente engraçado”, numa referência ao ministro André “terrivelmente evangélico” Mendonça, nomeado por Jair Bolsonaro para o STF. Responsável pelo roteiro, Fábio Porchat se declara “ateu até prova em contrário”, disse que lê a Bíblia para ter ideias, pensa em cursar teologia e não esconde a admiração por Jesus. “Um cara que, há 2.000 anos falava de amor, de perdão. Hoje em dia, se você falar de amor, já leva um tapa na cara. Imagina naquela época”, diz ele. (F5)

Em 1970, o censor que analisou Apesar de Você (Spotify) não deve ter percebido o cunho político da letra de Chico Buarque ao liberar a canção – o “erro” foi logo detectado, e o disco com ela apreendido. A hipótese, levantada pelo próprio Chico, está no livro Mordaça, dos jornalistas João Pimentel e Zé McGill, que trata da censura durante a ditadura militar, mas não só nela, sob a ótica dos censurados. Além do registro histórico, o livro se encaixa no cenário que o país vive, com ultraconservadorismo e ingerência ideológica na cultura, como o cancelamento da exposição Queermuseu, em Porto Alegre, em 2017 e o veto em 2019 ao clipe O Real Resiste (YouTube), de Arnaldo Antunes, na estatal TV Brasil. (Globo)

Cotidiano Digital

IBM e Samsung anunciaram em parceria um importante avanço no design de semicondutores. O projeto consiste na aplicação da VTFET (Vertical-Transport Nanosheet Field Effect Transistor) para a produção de transistores na vertical, permitindo que a corrente de energia flua também na vertical. Essa abordagem na fabricação de chips pode causar menos desperdício de energia. A expectativa das empresas é criar processadores que sejam duas vezes mais rápidos que os atuais. Outro plano ainda mais ambicioso seria o desenvolvimento de baterias de telefones celulares que poderiam durar mais de uma semana sem serem carregadas. (The Verge)

O aplicativo de mensagens instantâneas Telegram foi classificado como o app que mais recebeu novos usuários em 2021, segundo o relatório da empresa de análise de mercado App Annie. A pesquisa mostra que o Telegram ocupa o primeiro lugar no ranking de aplicativos com o maior crescimento de usuários ativos por mês, seguido pelo Instagram, Zoom e TikTok. (Tecnoblog)

Meio em vídeo. Um dos grandes avanços nos últimos anos foram como os aparelhos eletrônicos começaram a conversar entre si com mais facilidade. Ter uma lâmpada inteligente vai ser algo comum num futuro próximo. E elas possuem vantagens que boa parte das pessoas não sabe. Ainda. Pedro Doria e Cora Rónai explicam. (YouTube)

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.