Lula quer enquadrar ministros para unificar discurso do governo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva realiza amanhã sua primeira reunião ministerial, mas, longe de ser um evento protocolar de início de governo, o encontro deve ser usado para enquadrar auxiliares que se animaram demais com os novos cargos e deram declarações que não coincidem com os planos do presidente ou se envolveram em polêmicas uns com os outros. O recado de Lula será direto: todos os anúncios e sugestões de políticas precisarão do aval do Planalto. Além de mostrar unidade, o governo quer evitar desgastes. Em entrevista, a ministra da Mulher, Cida Gonçalves, disse, por exemplo, que qualquer legislação sobre o aborto votada pela atual composição do Congresso teria mais retrocessos que avanços, provocando uma reação do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). (Folha)

O último exemplo de linha cruzada na Esplanada dos Ministérios foi provocado pelo titular da Previdência, Carlos Lupi. Na terça-feira, ao assumir a pasta, ele afirmou que pretende discutir a “antirreforma da previdência”, apenas para ser desautorizado ontem pelo colega da Casa Civil, Rui Costa, segundo o qual “não há nenhuma proposta sendo analisada ou pensada”. (g1)

O principal foco de preocupação é justamente com Haddad — ele já vem sendo cobrado por interlocutores pelas diversas vezes que parece ser contradito ou derrotado internamente no governo. Comentários do ministro do Trabalho Luiz Marinho, da presidente do PT Gleisi Hoffmann também já puseram o ministro em saias justas. (Valor)

PUBLICIDADE

Meio em vídeo. O primeiro Conversas com o Meio de 2023 recebe o jornalista e ex-deputado Fernando Gabeira, que revela suas impressões sobre o terceiro mandato do presidente Lula. Gabeira, que foi o nome mais pedido para uma entrevista em nossa pesquisa com leitores, aponta como o passado recente pauta as decisões do petista desde a posse. Com toda sua experiência na política, ele explica como chegamos no fundo desse buraco que vivemos e se, neste pós-eleições, a democracia brasileira ainda está ameaçada. (YouTube)

A ministra do Turismo, Daniela Carneiro, não corre o risco de voltar para a Câmara tão cedo, mesmo depois de revelado que ela recebeu apoio de milicianos em suas campanhas de 2018 e 2022. O presidente Lula disse a pessoas próximas não ver elementos que “a desabonem pessoalmente” e acreditar que ela está sendo vítima de “fogo amigo”. Carneiro é indicação do presidente do União Brasil, Luciano Bivar (PE), e não da bancada do partido, que estaria interessada em substitui-la. Deputada mais votada no estado do Rio, Daniela é casada com Waguinho, prefeito de Belford Roxo e um dos poucos políticos da região a apoiar Lula no segundo turno. Seu grupo político é acusado de fraudes em licitações e participação em organizações criminosas. (Estadão)

Com visões opostas sobre como lidar com o movimento golpista nas portas dos quartéis, os ministros da Justiça, Flávio Dino, e da Defesa, José Múcio, chegaram a um acordo, conta Luciana Lima. Os bolsonaristas terão até amanhã para se desmobilizarem pacificamente, como quer Múcio. Caso isso não ocorra, não está descartado o uso da força. O caso já é visto como um problema para o governo. (Meio)

Em Vila Velha (ES), o acampamento de bolsonaristas em frente ao 38º Batalhão de Infantaria do Exército começou a ser desmontado no dia seguinte à posse de Lula. Segundo as autoridades, os golpistas deixaram muito lixo e degradação na área, que faz parte do Sítio Histórico da Prainha e é protegida por lei. Praticamente todo o gramado da praça em frente ao quartel foi destruído, e foram abertas valas no terreno. O MP pediu à prefeitura que produza em sete dias um relatório dos estragos para encaminhamento aos órgãos de controle. (g1)

Meio em vídeo. Numa edição especial do Ponto de Partida, apresentando o espaço que será ocupado pelo novo estúdio do Meio, Pedro Doria responde aos comentários de leitores sobre a o papel da imprensa perante o novo governo, o destino dos generais com a Justiça e muitos outros debates — nenhum simples. (YouTube)

Após o sexto fracasso em obter a maioria dos votos dos deputados republicanos, Kevin McCarthy, candidato oficial do partido ao cargo de speaker (equivalente a presidente) da Câmara, pediu o segundo adiamento consecutivo no processo de escolha. Ele enfrenta oposição de um grupo ultraconservador dentro do partido, que tem impedido a obtenção do número mínimo de votos para sua confirmação no cargo. (CNN)

Oficialmente, McCarthy é o nome, mas, nos bastidores, os republicanos já analisam alternativas caso o deputado da Califórnia desista da liderança ou sua eleição para speaker se mostre inviável. (Politico)

Enquanto isso... Os democratas se divertem. A republicana Kat Cammack acusou os adversários de estarem bebendo durante a votação, ao que a jovem e irreverente deputada democrata Alexandria Ocasio-Cortez respondeu: “Quem dera. Se os democratas tomassem uma dose cada vez que McCarthy perde um voto, já estaríamos inconscientes.” (Twitter)

Radio Novelo

Rádio Novelo Apresenta

Quando Lula emergiu vencedor nas urnas, apoiadores do agora ex-presidente Jair Bolsonaro ocuparam estradas, rodovias e acampamentos em frente a quartéis militares para protestar contra o resultado das eleições e clamar por um golpe. Bebendo de teorias conspiratórias, parte da população tinha certeza de que a posse do presidente eleito não aconteceria. Mas, sob os olhos do Brasil e do mundo, a capital federal foi palco de uma grande troca de elenco. Sai Bolsonaro e entra Lula, mas não só. As ruas de Brasília também ganharam novos personagens. O episódio do Rádio Novelo Apresenta desta semana traz um relato a quente do clima das multidões e dos bastidores da cobertura da posse presidencial.

Você vai ouvir ainda a história de um jornalista que viu em primeira mão o que acontece quando uma profecia falha – e um pesquisador reflete sobre o que levou tantos brasileiros a acreditarem em notícias falsas e viverem em uma realidade paralela.

Toda quinta-feira tem episódio novo do Rádio Novelo Apresenta. Ouça no site e em todas as plataformas de streaming.

Viver

Com a cerimônia de posse mais disputada do Planalto, Marina Silva assumiu o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima nesta quarta-feira, após 14 anos desde sua última passagem pelos governos anteriores de Lula. Em discurso para uma plateia que lotou a área interna da cerimônia, Marina homenageou lideranças mortas em defesa do meio ambiente, como Chico Mendes, Irmã Dorothy, Bruno Pereira e Dom Philips. A ministra criticou a gestão ambiental do governo Bolsonaro a que chamou de “completo desrespeito”. “Boiadas se passaram no lugar onde apenas deveriam se passar políticas de proteção ambiental”, afirmou. Ela também anunciou a criação de novas secretarias, como a de bioeconomia, para geração de emprego e renda, e de segurança climática. (Estadão)

PUBLICIDADE

O Ministério da Saúde recomendou a dose de reforço do imunizante da Pfizer contra covid-19 para crianças entre cinco e 11 anos. Antes, a dose adicional era indicada apenas a maiores de 12 anos. Uma nota técnica assinada no último dia 30 e divulgada nesta quarta-feira sugere uma nova aplicação devido à redução da resposta imune da vacina e a circulação de novas variantes. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) também já havia aprovado o reforço para esse público no mês passado. (Folha)

Na Argentina, opositores do governo da província de Buenos Aires criticaram a aquisição de lubrificante íntimo no valor de 500 milhões de pesos, equivalente a R$ 15 milhões, para a ampliação do programa “Haceme Tuyo” (faça-me seu), que distribui o produto gratuitamente à população. (Folha)

Cabo Verde será o primeiro país a batizar um estádio de futebol com o nome do rei Pelé após sua morte. A homenagem acontece depois de o presidente da Fifa, Gianni Infantino, pedir que cada país tenha pelo menos um estádio com o nome do maior jogador de futebol de todos os tempos. O anúncio foi feito pelo primeiro-ministro do país, José Ulisses Correia e Silva, em suas redes sociais. Pelé morreu no último dia 29, em decorrência de um câncer no cólon. (Estadão)

Panelinha no Meio. No Verão vale tudo para não derreter. Uma garantia de frescor é essa limonada com leite de coco caseiro, que dá uma textura de frapê. Quer esquentar um pouquinho? Acrescente rum – mas não diga que fomos nós que sugerimos.

Cultura

Ele é heroico, ele é destemido, ele é sedutor, ele expele bolas de pelo. Antonio Banderas é o destaque nas estreias dos cinemas com Gato de Botas 2 (trailer), nova aventura solo do personagem que roubou a cena na série Shrek. Quem quer algo mais denso tem Decisão de Partir (trailer), novo e perturbador trabalho do genial cineasta coreano Park Chan-Wook, sobre um detetive que se envolve com a principal suspeita do crime que investiga. E há ainda Emily (trailer), onde Emma Mackey vive Emily Brontë, autora do clássico O Morro dos Ventos Uivantes.

Confira a programação completa nos cinemas de sua cidade. (AdoroCinema)

Morreu na noite de terça-feira, aos 50 anos, a cantora e compositora Rita de Cássia, uma das mais importantes artistas de forró do Brasi. Ela estava internada em Fortaleza (CE) para tratar de uma fibrose pulmonar. Além do sucesso como artista solo, ela compôs mais de 500 canções interpretadas por nomes populares do gênero. (g1)

Um dos mais célebres exemplos da pilhagem promovida pelo antigo Império Britânico pode estar perto de um desfecho. O Museu Britânico e o governo da Grécia reconheceram pela primeira vez que estão negociando o retorno de pelo menos parte dos mármores do Parthenon, o mais importante templo clássico de Atenas, retirados ilegalmente e levados para a Inglaterra em 1832 por um diplomata britânico. Um acordo chegou a ser anunciado na semana passada, mas foi negado pelo governo grego devido a um impasse. O museu, o mais importante do Reino Unido, quer que as peças sejam “emprestadas” a seu país de origem, enquanto a Grécia exige a devolução formal de seu patrimônio. (Guardian)

Presa desde 17 de dezembro por participar de protestos contra a ditadura islâmica de seu país, a atriz e ativista iraniana Taraneh Alidoosti foi libertada ontem após pagar fiança equivalente a R$ 1,3 milhão, segundo seus advogados. O regime de Teerã vem reprimindo com violência manifestações desde a morte em setembro da jovem Mahsa Amini, que estava presa por não usar o véu islâmico de acordo com as estritas leis religiosas do país. (UOL)

Cotidiano Digital

A Consumer Eletronics Show (CES) 2023, maior feira de tecnologia do mundo, acontece a partir de hoje em Las Vegas, nos EUA, mas algumas empresas já começaram a apresentar produtos e soluções que chegarão ao mercado no futuro próximo. A empresa japonesa Yukai Engineering, por exemplo, revelou uma almofada robótica que auxilia na respiração do usuário. Outra companhia, a L’Oréal anunciou o protótipo de uma impressora que aplica maquiagem no rosto. A LG apresentou sua nova linha de TVs com telas gigantes e novidades como um painel sem fio de 97 polegadas. E tem até um dispositivo capaz de “ler” urina e “analisar” a saúde de uma pessoa. Confira. (g1)

A Comissão de Proteção de Dados da Irlanda, da União Europeia (UE), multou a Meta em quase 400 milhões de euros (R$ 2,25 bilhões). Segundo o órgão, a Meta não cumpriu os regulamentos europeus de proteção de dados. A empresa violou “suas obrigações de transparência” e utilizou uma base jurídica errônea “para o processamento de dados pessoais para fins de publicidade personalizada”. O valor da multa é referente a infrações relacionadas ao Facebook, Instagram e WhatsApp. (The Verge)

Pois é… O ano de 2023 mal começou e as demissões em massa já voltaram a acontecer nas gigantes de tecnologia. A Amazon anunciou ontem que demitirá mais de 18 mil funcionários. É o corte mais severo da história da gigante do varejo online. A empresa sediada em Seattle, nos Estados Unidos, justificou a medida citando a “economia incerta” e as contratações repentinas que precisou fazer durante a pandemia da covid-19. Já a Salesforce, dona do Slack, comunicou ontem que cortará 10% de sua força de trabalho e fechará alguns de seus escritórios como parte de uma reestruturação. (BBC)

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.