Decreto golpista será usado como prova contra Bolsonaro

Por unanimidade, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negou o recurso dos advogados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para que a minuta de um decreto de teor golpista fosse retirada de uma ação contra ele. O documento, encontrado pela PF na casa do ex-ministro da Justiça, Anderson Torres, previa uma intervenção no TSE para revogar o resultado das eleições. A ação, proposta pelo PDT, acusa Bolsonaro de abuso de poder político. Se condenado, o ex-presidente pode ficar inelegível. (g1)

O ministro do STF Luiz Fux encaminhou ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do DF uma notícia-crime contra Bolsonaro por uso indevido, durante a campanha eleitoral, de imagem de crianças e adolescentes associados ao porte de armas. Fux considerou que, como Bolsonaro perdeu o foro privilegiado, a denúncia deveria ser encaminhada à primeira instância. Na semana passada, a ministra Cármen Lúcia já havia enviado à Justiça comum dez processos contra o ex-presidente. (Metrópoles)

Elio Gaspari: “Pelo andar da carruagem, é provável que Jair Bolsonaro seja tornado inelegível pelo TSE. Motivos, ele os deu de sobra. Afastar Bolsonaro das eleições é uma coisa. Conviver com sua presença inelegível, bem outra. Um Bolsonaro inelegível vestirá o manto do proscrito perseguido.” (Globo e Folha)

Enquanto isso... O Superior Tribunal de Justiça (STJ) excluiu a acusação de lavagem de dinheiro entre os crimes pelos quais o ex-ministro petista José Dirceu foi condenado na Lava-Jato. Os ministros entenderam que a conduta foi um desdobramento do crime de corrupção, não um delito à parte. Com isso, a pena dele foi reduzida de oito anos para quatro anos e sete meses em regime semiaberto. (CNN Brasil)

PUBLICIDADE

A Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciou ontem ao Supremo Tribunal Federal (STF) mais 137 pessoas presas em flagrante dentro do Palácio do Planalto durante os atos terroristas de 8 de janeiro. Outras duas pessoas detidas na Praça dos Três Poderes com rojões e equipamento para fazer explosivos também foram denunciadas. Todos são acusados de associação criminosa armada, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado contra o patrimônio da União, além de deterioração de patrimônio tombado. Ao todo, 835 pessoas já foram denunciadas, incluindo incitadores. (CNN Brasil)

E a Polícia Federal prendeu mais seis pessoas em cinco estados por envolvimento com os atos terroristas. Entre eles há um professor que foi candidato derrotado à prefeitura de Ouro Preto (MG). Também foram cumpridos 13 mandados de busca e apreensão. (g1)

A primeira pesquisa Genial/Quaest (íntegra) sobre o desempenho do governo trouxe boas notícias para o presidente Lula. Para 40% dos entrevistados, sua gestão é considerada ótima ou boa, 24% veem como regular, 20% como ruim ou péssima e 16% não souberam responder. A aprovação é majoritária em todos os segmentos, exceto entre os que declararam ter votado em Jair Bolsonaro. A maior aprovação do governo está no Nordeste (62%), enquanto a maior reprovação, 25%, foi registrada no Centro-Oeste. O comportamento de Lula na presidência é aprovado por 65% dos ouvidos e reprovado por 29%. (UOL)

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, disse ontem que o mercado financeiro precisa ter “um pouco mais de boa vontade” com o governo Lula, crítico da política de juros do BC. Em evento promovido por um banco, ele fez referências positivas, por exemplo, ao pacote fiscal proposto pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad. “O investidor é muito apressado, é muito afoito. A gente precisa ter um pouco mais de boa vontade com o governo, 45 dias é pouco tempo”, afirmou. (g1)

Apesar dos acenos de Campos Neto, integrantes do governo ficaram irritados com a declaração dele em entrevista ao Roda Viva contra a revisão da meta de inflação para este ano de 3,25% para 3,5%. Segundo ministros, o presidente do BC havia se mostrado, em conversas reservadas, simpático à mudança, o que foi visto como uma quebra de confiança. (Folha)

Buscar engajamento nas redes sociais. Preocupação com os resultados possíveis num país deixado em frangalhos. Assumir o controle da agenda pública quando ainda se fala muito do antecessor. Encanto com uma nova teoria econômica. Gerenciar as disputas internas de seu partido — e estimular essas disputas. Afinal, o que norteia os movimentos políticos de Lula? No Meio Político de hoje, Pedro Doria explora a pergunta. Às 11h. Só para assinantes premium. (A assinatura é baratinha.)

O Exército deixou de fora da promoção a general de quatro estrelas, posto mais alto na hierarquia, dois militares diretamente associados ao governo Bolsonaro. Um deles foi o general Carlos José Russo Assumpção Penteado, número 2 do general Augusto Heleno no Gabinete de Segurança Institucional (GSI). Ele ainda estava no cargo durante os ataques de 8 de janeiro. O outro foi o general Heber Portella, que chefia o Comando de Defesa Cibernética, que representou as Forças Armadas na Comissão de Transparência do TSE e apresentou seguidas exigências e sugestões à Justiça Eleitoral. (Globo)

Fogo amigo

Spacca

ovni 1080

Viver

A Polícia Federal cumpriu ontem 13 mandados de busca e apreensão em São Paulo, Goiás e Roraima contra suspeitos de comercializar ouro extraído ilegalmente do território ianomâmi. Segundo a PF, a organização criminosa teria movimentado R$ 422 milhões em cinco anos. Entre os investigados estão empresários, advogados e um servidor público de Boa Vista (RR). Uma empresa também é investigada por envolvimento em um transporte de 111 kg de ouro apreendidos em um avião em Goiânia (GO), em 2019. As averiguações começaram depois que a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu mais de R$ 4 milhões em dinheiro num veículo em Cáceres (MT). (g1)

Cerca de metade das crianças ianomâmis de até cinco anos atendidas ao menos desde 2015 pelo Subsistema de Atenção à Saúde Indígena no SUS estão abaixo ou muito abaixo do peso considerado adequado para a idade. Segundo dados fornecidos pelo Ministério da Saúde, a taxa de desnutrição alcançou o pico em 2021, quando 56,5% dessas crianças estavam com algum déficit de peso. Dos 4.245 ianomâmis dessa faixa etária, 1.269 estavam abaixo do peso e outros 1.130 com peso muito baixo. (g1)

Para ler com calma. O garimpo ilegal nas terras indígenas não causou apenas os problemas ambientais e de saúde, que culminaram na crise humanitária entre os povos ianomâmi. Os invasores também cooptaram jovens indígenas para a atividade ilegal, distribuindo armas e bebida alcoólica, o que gerou um aumento da violência entre as comunidades. (Agência Brasil)

O terremoto de magnitude 7,8 que atingiu a Turquia e a Síria no último dia 6 já deixou mais de 40 mil mortos, segundo dados atualizados nesta terça-feira. O governo turco conta 35.418 mortes, enquanto o número de vítimas sírias chega a 5.814. Mesmo com as dificuldades de resgate, três homens foram retirados com vida dos escombros na Turquia após 198 horas do abalo sísmico atingir o país. Entre eles, estão dois irmãos, de 17 e 20 anos. Do lado sírio, além de lidarem com uma guerra civil que já dura anos, os sobreviventes ainda precisam enfrentar a falta de ajuda humanitária de outros países, que encontram dificuldades em passar pelas fronteiras com os suprimentos emergenciais para médicos e equipes de resgate. (g1, UOL e CNN Brasil)

Pesquisadores brasileiros conseguiram registrar o momento em que um raio atinge os para-raios de diferentes prédios em São José dos Campos, no interior de São Paulo, a 370 km/s, demonstrando como funciona essa proteção durante as tempestades. O vídeo feito com uma câmera especial mostra o encontro do raio com as descargas elétricas dos para-raios, gerando um clarão e imagens impressionantes. Pela raridade, o registro ganhou a capa da prestigiada revista científica Geophysical Research Letters. (g1)

Cultura

Um estudo que analisou os restos mortais do poeta e diplomata chileno Pablo Neruda (1904-1973) revelou que ele foi assassinado por envenenamento. A informação foi divulgada pelo sobrinho do escritor Rodolfo Reyes nesta segunda-feira. Oficialmente, o ganhador do Nobel de Literatura em 1971 havia morrido de câncer de prosta, mas sempre houve especulações por ele ter falecido 12 dias após o golpe comandado pelo general Augusto Pinochet. Neruda era muito próximo do presidente Salvador Allende, deposto e assassinado pelos militares. Os testes apontaram a presença da bactéria Clostridium botulinum, causadora do botulismo, em grande quantidade no organismo do poeta, um indicação do envenenamento. (Globo)

PUBLICIDADE

No ano em que se completam cinco décadas da morte de Pixinguinha (1897-1973), 50 canções inéditas do maestro serão lançadas em álbuns digitais pela gravadora Deck. Chamado Pixinguinha como Nunca, o projeto conta com a direção artística de Marcelo Viana, pesquisador e neto do músico, e direção musical do também pesquisador Henrique Cazes. O primeiro álbum, Pixinguinha Virtuose, traz 12 faixas. Alfredo da Rocha Vianna Filho, o Pixinguinha, foi um dos nomes mais importantes da música brasileira, responsável por definir a forma musical do choro. Multi-instrumentista, misturou ritmos africanos, afro-americanos e europeus num estilo genuinamente brasileiro. (Metrópoles)

Para ler com calma. A Netflix tem sistematicamente cancelado séries queridas do público como 1899, Sense 8, Anne With an E, e The OA sem nenhuma explicação aparente. Segundo Paulo Ratz, que foi gerente financeiro de produção na Netflix Brasil entre 2018 e 2021, a plataforma de streaming observa várias métricas antes de tomar a decisão de descontinuar uma produção. A Netflix mede, por exemplo, quantas pessoas assistiram ao título e quantas foram até o final, quem assistiu a mais de um episódio e por quanto tempo os espectadores ficaram sintonizados. (Folha)

A presidente da Academia de Hollywood, Janet Yang, admitiu nesta terça-feira que a instituição não lidou de forma adequada com as consequências do tapa de Will Smith em Chris Rock durante a cerimônia do Oscar de 2022. Segundo Yang, “O que aconteceu no palco foi totalmente inaceitável e a resposta da nossa organização foi inadequada. Aprendemos com isso que a Academia deve ser totalmente transparente e responsável em nossas ações.” Segundo ela, em tempos de crise, é necessário agir “com rapidez, compaixão e decisão”. (Omelete e Variety)

Cotidiano Digital

Diversos usuários do Twitter notaram um aumento da aparição de postagens do CEO da plataforma, Elon Musk, desde a tarde de ontem.  Aparentemente, Musk está preocupado com a contagem de visualizações e o engajamento com os seus tweets na plataforma. No início deste mês, ele transformou sua própria conta em privada por um dia, apenas para ver se isso teria reflexos no aumento do seu público. E, agora, engenheiros liderados por Musk teriam multiplicado, e muito, o poder de alcance das suas postagens. Hoje, um dos seus posts dizia: “Por favor, fique atento enquanto fazemos ajustes no uh... 'algoritmo'” (TecMundo, Platformer e Twitter)

O WhatsApp anunciou quatro novos recursos para otimizar a experiência do usuário no Android. O mensageiro passou a suportar legendas para documentos, suporte a assuntos e descrições mais longos em grupos, capacidade de compartilhar até 100 mídias e uso de avatares personalizados pelo usuário. Basta acessar a Google Play Store para atualizar o seu aplicativo ou baixá-lo, caso anda não o possua em seu aparelho. (Canal Tech)

Os países da União Europeia (UE) devem intensificar suas defesas contra ataques digitais a sua infraestrutura financeira, já que a guerra na Ucrânia aumentou o risco de ofensivas por parte de potências estrangeiras, disse o órgão regulador de risco sistêmico do bloco. Já houve uma corrida para proteger a infraestrutura de energia de ataques físicos, mas o Conselho Europeu de Risco Sistêmico disse que mais esforços precisam ser feitos contra os ataques a instituições financeiras e as redes de telecomunicações e redes elétricas das quais dependem e sugere a realização de testes e análises de impacto para identificar pontos fracos e medir sua resiliência a ataques. (Época Negócios)

Enquanto isso, a Comissão Europeia passou a exigir das redes sociais e varejo online que informem a média de usuários por mês para, a partir daí, enquadrar em regras específicas para combater conteúdo nocivo. Quanto maior o número de visitantes, mais duras serão as regras a serem seguidas. (Núcleo Jornalismo)

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.