Lula terá de arbitrar briga entre PT e Haddad

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva terá de arbitrar uma disputa entre o discurso do PT e o posicionamento de seu ministro da Fazenda, Fernando Haddad, referente à cobrança de impostos sobre combustíveis. Em manifestações públicas, o partido e líderes da legenda no Congresso fizeram coro contra a retomada da cobrança de impostos federais. Essa não é a posição da equipe econômica, liderada por Haddad, que defende a reoneração. A decisão precisa ser tomada até amanhã, dia 28, quando termina o prazo da isenção do PIS/Cofins para gasolina e álcool. A prorrogação desta isenção custaria R$ 28,8 bilhões aos cofres públicos. No fim do ano passado, Haddad brigou pelo seu fim, mas foi vencido pelo núcleo político — Lula prorrogou a medida por dois meses logo no primeiro dia de mandato. (Estadão)

Então... Lula se reunirá com Haddad, e com o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates ainda hoje para discutir a desoneração dos combustíveis. O ministro da Casa Civil, Rui Costa, também vai participar da conversa. (Valor)

Enquanto não anuncia a decisão sobre combustíveis, o governo entrou na negociação para a retomada da produção de carros na antiga fábrica da Ford em Camaçari, na Bahia. A unidade seria ocupada pela chinesa BYD. A participação do Planalto nas tratativas para a retomada das atividades da planta foi confirmada nas redes sociais pelo ministro do Trabalho, Luiz Marinho, e pelo governado do estado Jerônimo Rodrigues (PT). A fábrica foi desativada em 2021, após 20 anos de funcionamento. A medida custou a demissão de cinco mil trabalhadores no Brasil e na Argentina. (Folha)

PUBLICIDADE

O presidente Lula manteve parentes de políticos do Centrão em cargos na Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). Um deles é o primo do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), João José Pereira Filho, conhecido como Joãozinho, que já foi condenado duas vezes por improbidade administrativa, quando foi prefeito de Teotônio Vilela (AL). Joãozinho segue no comando da superintendência da estatal em Alagoas. Parentes do senador Ciro Nogueira (PP-PI), do deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) e do ex-senador Elmano Férrer também seguem com postos na empresa. Um acordo feito pelo atual governo com o centrão prevê que a presidência da Codevasf seguirá com um indicado do deputado Elmar Nascimento (União-BA), aliado de Lira. A Codevasf esteve na mira de órgãos de controle, como a Controladoria-Geral da União (CGU), nos últimos anos, devido a acusações de irregularidades, como superfaturamento e direcionamento político. (Globo)

Então... O governo Lula completa dois meses com várias áreas da administração pública sem chefia. De 178 secretarias ou órgãos de gestão, 60 estão com o comando vago, segundo levantamento da consultoria Ética Inteligência Política. Ao menos 100 departamentos e diretorias abaixo dessas secretarias estão na mesma situação. No caso das empresas estatais e autarquias, 47 de 72 entidades continuam sem definição. Ou seja, ainda há espaço e vagas para negociar com o Congresso. (Valor)

Enviado especial para o clima do governo dos Estados Unidos, John Kerry, se reunirá em Brasília com o vice-presidente Geraldo Alckmin, com as ministras Marina Silva (Meio Ambiente) e Sônia Guajajara (Povos Indígenas) e com o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Social e Econômico (BNDES), Aloizio Mercadante. A missão de Kerry, segundo a Embaixada dos Estados Unidos, é “dar continuidade ao grupo de trabalho de mudanças climáticas Brasil-EUA, que os presidentes Biden e Lula relançaram durante a reunião de 10 de fevereiro”. Segundo a missão diplomática, serão discutidas “oportunidades para o Brasil e os EUA colaborarem no combate à crise climática, coibindo e revertendo o desmatamento, avançando na transição para a energia limpa e construindo uma bioeconomia forte”. Kerry chegou na madrugada de domingo à capital e aproveitou o dia para conhecer pontos turísticos da cidade. (Folha)

Os EUA levantaram um alerta de que a China planeja enviar ao menos 100 drones e diversas armas para Moscou nas próximas semanas para serem usados na guerra contra a Ucrânia. A informação foi confirmada em entrevista à rede de televisão americana CBS News pelo diretor da CIA, William Burns. A revelação de que o presidente da China, Xi Jinping, está considerando essa escalada é uma mudança nas avaliações do governo Biden que, no início do mês, ainda considetava a China “muito relutante em fornecer armas letais à Rússia. (Estadão)

E... O presidente russo, Vladmir Putin, acusou a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), a aliança militar que inclui EUA e países europeus, de participar do conflito com o fornecimento de armas às forças de Kiev. (Globo)

Viver

Trabalhadores encontrados em condições análogas à escravidão em Bento Gonçalves, na serra gaúcha, começaram a voltar para suas casas nesta sexta-feira. Dos 207 resgatados, 194 voltarão para a Bahia, terra natal, enquanto outros quatro baianos preferiram seguir no Rio Grande do Sul. Os nove gaúchos que faziam parte do mesmo grupo seguiram para suas cidades. Naquela mesma noite, um acordo entre a Fênix Serviços Administrativos e Apoio à Gestão de Saúde e o Ministério Público do Trabalho foi fechado e um valor de indenização deve ser pago até amanhã via depósito bancário. Eles tinham sido contratados para trabalhar na colheita de uvas para a empresa, uma terceirizada que presta serviço para vinícolas da região. O caso foi descoberto pela PRF quando três deles conseguiram fugir e pediram ajuda. (g1)

As pessoas trabalhavam em vinícolas como Aurora, Salton e a Cooperativa Garibaldi, que produzem vinhos e espumantes conhecidos. As três alegam que desconheciam as práticas, mas a indústria se prepara para o impacto econômico que virá do escândalo. (Metrópoles)

(*) atualizada em 25 de maio de 2023 para correção do nome da empresa.

O Brasil começa a vacinação de reforço contra a covid com a dose bivalente da Pfizer nesta segunda-feira. A bivalente é uma atualização das primeiras versões dos imunizantes, protegendo das subvariantes ômicron, além das cepas originais. Nesta primeira fase, as doses serão oferecidas para pessoas acima de 70 anos, imunocomprometidas, indígenas, ribeirinhos e quilombolas. Na segunda fase, recebem a vacina pessoas entre 60 e 69 anos. Em seguida vem gestantes e puérperas e na fase quatro serão os profissionais de saúde. (Metrópoles)

Sessenta e cinco pessoas já foram encontradas mortas depois das chuvas que atingiram o litoral norte paulista nos dias 18 e 19 deste mês. Uma estava em Ubatuba, todas as outras em São Sebastião. Ontem, bombeiros e voluntários encontraram o corpo de uma mulher na Barra do Sahy, a última desaparecida, e encerraram as buscas na região e no Juquehy — continuam apenas em Baleia Verde. Segundo o governo estadual, atualmente há 1.150 desalojados e 1.290 desabrigados. (Folha)

Um levantamento feito pelo g1 mostra que parte das mortes na Vila do Sahy ocorreu em locais onde a prefeitura de São Sebastião havia permitido a ocupação de casas irregulares que desabaram com os deslizamentos. A gestão municipal restringiu a área permitida para ocupação em 2009, prometendo urbanizá-la em dois anos. Aí não cumpriu. Em 2016, a medida foi oficializada em lei e foi estabelecido um perímetro para a ampliação permitida dos imóveis. Ao menos 15 pessoas morreram na região e outras seis vítimas moravam próximo. (g1)

Não faltaram alertas para riscos de deslizamentos em São Sebastião. Nos últimos dez anos, a prefeitura recebeu pelo menos quatro avisos de diferentes instituições como Unicamp e Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) sobre a gravidade da situação nas encostas do litoral e da expansão das áreas de risco na região. Além disso, o Ministério Público do estado também enviou um parecer técnico sobre a vulnerabilidade da Vila do Sahy. (Folha)

Cultura

O documentário francês Sur l’Adamant (trailer) venceu neste sábado (25) o Urso de Ouro do Festival de Berlim. Pela primeira vez na história da Berlinale, um dos mais importantes prêmios de cinema do mundo, um documentário levou a estatueta mais importante do evento. O longa, dirigido por Nicholas Philibert, mostra o cotidiano de um centro psiquiátrico flutuante no Rio Sena, em Paris. A espanhola Sofía Otero, de apenas nove anos, ganhou o prêmio de melhor interpretação entre os 19 filmes em competição por seu papel como protagonista do filme 20.000 Especies de Abejas (trailer). O longa, de Estíbaliz Urresola, é um drama espanhol sobre uma criança que não se identifica nem com o gênero nem com o nome que lhe foi dado ao nascer. (g1)

PUBLICIDADE

Começa o esquenta para o OscarTudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo (trailer) recebeu neste sábado (26) o prêmio de melhor filme do Sindicato de Produtores (PGA) de Hollywood. O PGA é considerado o termômetro mais preciso para o Oscar de melhor filme — 12 dos últimos 15 filmes que venceram o prêmio levaram também a estatueta, incluindo os dois últimos: No Ritmo do Coração (trailer) e Nomadland (trailer). Dirigido por Daniel Scheinert e Daniel Kwan, o longa de ficção científica recebeu 11 indicações e tem como adversários na categoria principal Os Banshees de Inisherin (trailer), Nada de Novo no Front (trailer), Os Fabelmans (trailer) e Top Gun: Maverick (trailer). Outro longa que levou o PGA na categoria filme de animação foi Pinóquio (trailer), do diretor mexicano Guillermo del Toro. Navalny (trailer), sobre o crítico do regime Putin Alexei Navalny, venceu na categoria melhor documentário. Nas categorias de televisão, The White Lotus (trailer) venceu o prêmio de série de drama, The Bear (trailer) ganhou como série de comédia e The Dropout (trailer) foi a vencedora como melhor série limitada. (g1)

Aliás… Está confirmada a participação de Rihanna no Oscar, que ocorrerá no próximo 12 de março. É exatamente um mês após sua apresentação icônica no intervalo do Super Bowl. Ela vai cantar Lift Me Up (Spotify), de Pantera Negra 2: Wakanda para Sempre (trailer), indicada na categoria Canção Original. Apesar de ter nove Grammys, essa é a primeira indicação ao Oscar de Rihanna. (Folha)

A Warner Bros Discovery, operadora do HBO Max, acusou a Paramount Global de conspirar com os criadores de South Park, a popular série de comédia de animação para adultos, para manter parte do conteúdo do programa fora do acordo de mais de US$ 500 milhões da HBO pelos direitos exclusivos de transmissão. A ação foi movida nesta sexta-feira (24), numa corte estadual novaiorquina. A Warner alegou um “esquema de vários anos” da Paramount para desviar conteúdo em uma tentativa “flagrante” de sustentar seu próprio serviço de streaming, Paramount+, com a ajuda do South Park Digital Studios e da MTV Estúdios de Entretenimento. A HBO quer mais de US$ 200 milhões por danos. (Estadão)

Cotidiano Digital

A gerente de produto do Twitter, Esther Crawford, foi demitida da empresa após uma nova onda de demissões. A executiva entrou na companhia em 2020 e liderou vários projetos no Twitter, incluindo o Twitter Blue, programa de assinaturas responsável pela venda de selos de verificação da rede social. Crawford foi uma das líderes mais influentes que restaram na empresa após a aquisição de Elon Musk. Dias depois da conclusão da compra, ela ficou conhecida ao postar uma foto dormindo no chão da sede. Era dela a responsabilidade de erguer o serviço pago de assinaturas, que não vai bem. (The Verge)

A Ericsson, fabricante sueca de equipamentos de telecomunicações, anunciou que pretende demitir 8.500 funcionários em todo o mundo, ou cerca de 8% de sua força de trabalho. Segundo a companhia, que emprega mais de 105 mil pessoas, as demissões devem ocorrer neste ano e no próximo. A empresa também pretende reduzir US$ 880 milhões em custos até o final de 2023. A companhia sediada em Estocolmo enfrenta a queda na demanda de componentes para 5G nos EUA e em outros mercados. (Estadão)

E a rival nórdica Nokia vai mudar sua identidade de marca pela primeira vez em quase 60 anos, com o lançamento de um novo logotipo. A mudança faz parte da nova estratégia de negócios, com foco em inovação nas áreas de nuvem e telecomunicações. (Reuters)

A Meta lançou na última sexta-feira um novo modelo de linguagem baseado em Inteligência Artificial (IA). O modelo, chamado LLaMA, foi projetado para gerar texto e conversas, resumir material escrito e executar tarefas complicadas como resolver teoremas matemáticos ou prever estruturas de proteínas. Segundo o presidente-executivo Mark Zuckerberg, para manter a integridade e evitar o uso indevido da ferramenta, o LLaMA será lançado sob uma licença não comercial para pesquisadores de IA. Com o sucesso do ChatGPT, da OpenAI, outras empresas de tecnologia estão de olho no setor. Além da Meta, o Google lançou o seu robô Bard e a Microsoft usa o ChatGPT no buscador Bing. (g1)

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.