Lira tenta votar projetos demais e Câmara trava

A expectativa era aprovar a pauta econômica na Câmara até sexta-feira. Mas a realidade parece que vai ser outra. Alvo de uma ofensiva lobista, além da pressão de governadores e prefeitos, a reforma tributária dominou e travou a agenda. Líderes partidários e técnicos legislativos afirmaram ao Painel que pautar a reforma para esta semana foi um erro do presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), que tentou impor seu ritmo sem consultar os líderes e as bancadas. Nos bastidores, alguns veem ainda uma intenção do alagoano de desviar a atenção das investigações sobre desvios no kit robótica. Além da reforma tributária, dois projetos são centrais para o governo. A votação do voto de qualidade no Conselho de Administração de Recursos Fiscais (Carf) estava prevista para segunda-feira, mas alterações incluídas pelo relator, Beto Pereira (PSDB-MS), adiaram a apreciação. Enquanto isso não ocorrer, devido ao seu regime de urgência, o arcabouço fiscal não pode ser votado. Avalia-se, no governo e no Congresso, que a concentração de tantas pautas estratégicas em uma mesma semana tumultuou as negociações. (Folha)

O relator da reforma, Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), afirmou ontem à noite que ao menos três itens foram alterados: a definição de regras para o Conselho Federativo, o Fundo de Desenvolvimento Regional e um novo cálculo de transição para o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), união entre ICMS e ISS, recolhidos por estados e municípios. O Conselho Federativo, previsto para gerir a arrecadação do IBS e motivo de queixa dos governadores, vai ser mantido, mas com detalhamento de sua formação. (Globo)

Prefeitos e governadores, que temem perda de arrecadação com o IBS, estiveram ontem em Brasília para discutir e defender mudanças na reforma. Segundo o presidente da Frente Nacional de Prefeitos, Edvaldo Nogueira, de Aracaju, o texto “fere o pacto federativo, tira impostos dos municípios e diminui a possibilidade de arrecadação, causando prejuízos”. (Metrópoles)

“É consenso que a reforma do sistema tributário brasileiro é necessária e urgente.” Assim, começa o manifesto assinado por mais de 70 economistas e empresários em defesa da reforma tributária. Affonso Celso Pastore, Arminio Fraga, Edmar Bacha, Guido Mantega, Maílson da Nóbrega, Jorge Gerdau e Pedro Passos estão entre os signatários. “Essa mudança tem sido discutida há 35 anos e a proposta atual foi ampla e democraticamente debatida nos últimos quatro anos. Agora, temos a melhor janela para aprovação das últimas décadas.” (Poder360)

Já o presidente do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), Gilberto Luiz do Amaral, afirma que a proposta tem qualidades e grandes defeitos. “A principal qualidade é simplificar o sistema tributário brasileiro, que hoje é complexo”, diz. Mas alerta que “o IVA sair de uma extrema complexidade para uma simplificação para alíquota única, com poucas variações, é uma ingenuidade”. (Estadão)

Enquanto isso... Gabriel Galípolo foi aprovado como novo diretor de Política Monetária do Banco Central. No Senado, ele recebeu 39 votos a favor e 12 contra, além de uma abstenção. Os senadores também aprovaram, por 42 a 10, Ailton de Aquino Santos no comando da Diretoria de Fiscalização. Com mais de 25 anos de BC, ele será a primeira pessoa preta a assumir uma diretoria da autarquia. (Folha)

PUBLICIDADE

A troca de comando no Ministério do Turismo pode ocorrer nesta semana, afirmou ontem o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha.  Marido da ministra Daniela Carneiro (UB-RJ), o prefeito de Belford Roxo, Waguinho (Republicanos-RJ), esteve ontem no Palácio do Planalto para finalizar as negociações. Ele se reuniu com Padilha e deve se encontrar também com o presidente Lula. Igor Gadelha conta que, devido à perda da pasta – que deve ficar com Celso Sabino (UB-PA) –, o casal receberá cargos no segundo escalão, principalmente no Rio de Janeiro. (Metrópoles)

A inelegibilidade imposta pelo TSE a Jair Bolsonaro, com chance de ser ampliada pelo TCU, não impacta somente a extrema direita. No Meio Político de hoje, o cientista político Christian Lynch mostra que mesmo a direita liberal, tradicionalmente ligada aos tucanos, também se rearranja para voltar a ser uma alternativa viável ao petismo. O Meio Político, que circula às 11h, é exclusivo para assinantes premium. Assine!

Durante a Ditadura Militar, a relação do regime com a direção da Folha de S. Paulo foi mais profunda do que já se sabia, de acordo com 12 testemunhos de ex-funcionários e militares, levantados pela Unifesp e revelados pela Agência Pública. O jornal empregou como repórteres, redatores ou mesmo na segurança policiais encarregados da repressão. Foi o caso dos irmãos Robert e Edward Quass, do DOPS, e do delegado Sérgio Fleury, líder do Esquadrão da Morte. Policiais também usavam carros de reportagem e outros veículos identificados como do jornal para prender sem levantar suspeitas militantes de esquerda, que depois seriam torturados. (Pública)

Nove pessoas ficaram feridas em Tel Aviv após um palestino atingir um ponto de ônibus com uma van. Ele chegou a deixar o veículo e esfaquear uma das vítimas antes de ser morto pela polícia. Ao menos três feridos estão em estado grave. O atentado aconteceu um dia depois da maior operação militar israelense na Cisjordânia em 20 anos, que deixou ao menos oito mortos na cidade de Jenin, oficialmente sob controle da Autoridade Palestina. Segundo Israel, a operação, que teria prendido 120 suspeitos de terrorismo, deve durar mais 24 horas. (Guardian)

Cultura

Atriz diagnosticada com esclerose múltipla e sofrendo ataques de síndrome do pânico decide dirigir um filme sobre sua busca por autoconhecimento, o que acaba transformando sua vida.  Essa é sinopse de Eu, documentário de Ludmila Dayer, disponível na aquarius, nova plataforma de streaming brasileira. A aquarius é uma plataforma dedicada a conteúdo sobre temas como saúde mental, bem-estar, espiritualidade e sustentabilidade. Além de Eu, os filmes mais assistidos no último mês na aquarius foram O Movimento Mindfulness, O Remédio Sagrado, O Abraço de Amma e Um Ano de Mindfulness. Lançada em junho, a plataforma possui mais de 100 filmes em seu catálogo e você pode experimentar o serviço por sete dias antes de assinar.

Boa parte da internet se emocionou com o anúncio da Volks (YouTube) em que Maria Rita canta Como Nossos Pais em dueto com a mãe, Elis Regina, morta há 41 anos. Mas a propaganda reacendeu o debate sobre a ética de usar recursos de inteligência artificial e deep fake para recriar rostos e vozes (não foi o caso de Elis) de pessoas mortas. A família da cantora autorizou o uso, mas advogados alertam que há um vazio na legislação para proteger a imagem de pessoas diante do avanço dessa tecnologia. (Estadão)

Um dos mais celebrados e ousados diretores teatrais brasileiros, José Celso Martinez, de 86 anos, foi internado ontem no Hospital das Clínicas de São Paulo, após um incêndio em seu apartamento, na Zona Sul da capital. Segundo os médicos, o diretor do Grupo Oficina teve 40% do corpo queimado, mas, de acordo com sua sobrinha Beatriz Corrêa, os pulmões estão funcionando normalmente, e o estado de saúde dele não é mais grave. O marido de José Celso, Marcelo Drummond, e um amigo que estava no apartamento tiveram intoxicação por fumaça, mas foram liberados pelos médicos. (Folha)

Viver

Por ordem do STF, o Estado do Rio determinou que agentes das forças especiais das polícias civil e militar usem câmeras em seus uniformes. As corporações devem editar uma resolução conjunta regulamentando a gestão, o compartilhamento e os pedidos de acesso aos dados das câmeras. Contrário à adoção das câmeras, o governador Cláudio Castro chegou a dizer que recorreria “até o fim” para evitá-la. (g1)

PUBLICIDADE

Dados dos Centros Nacionais de Previsão Ambiental dos Estados Unidos apontam que a última segunda-feira foi o dia mais quente já registrado no planeta. A temperatura média da Terra atingiu 17,01°C, superando o recorde de agosto de 2016, quando os termômetros marcaram 16,92°C. Enquanto as regiões Sul dos Estados Unidos sofrem com calor intenso nas últimas semanas, o Norte da África é castigado com temperaturas próximas dos 50°C. Cientistas apontam as mudanças climáticas e os efeitos do El Niño como as principais causas desse fenômeno. (g1)

Um estudo publicado na revista Nature mostra que smartwatches foram capazes de prever quem terá doença de Parkinson anos antes de se tornar detectável. Por mais de uma década, 103.712 pessoas monitoradas por autoridades de saúde do Reino Unido receberam os relógios inteligentes para registrarem suas atividades por uma semana. De início, 273 delas foram diagnosticadas com Parkinson e, ao longo da pesquisa, outras 196 também tiveram a doença. Com a ajuda de inteligência artificial, os cientistas observaram os dados do acelerômetro dos relógios, que registra o início de cada movimento. Quase 200 pessoas foram diagnosticadas, em média, quatro anos após o primeiro registro dos smartwatches. Em alguns casos, a descoberta ocorreu com até sete anos de antecedência. (Globo)

Cotidiano Digital

A Meta se prepara para lançar uma nova rede, chamada Threads, um clone do Twitter baseado no Instagram. A previsão é que esteja disponível na App Store dos EUA para download amanhã. Na loja, o Threads se apresenta como um aplicativo de texto “onde as comunidades se reúnem para conversar sobre tudo, dos tópicos importantes para você hoje até o que estará em alta amanhã”. Mesmo como um app independente, Threads será parcialmente integrado ao Instagram. Dessa forma, os usuários da nova rede social já terão seu público existente proveniente do Instagram, podendo também manter o mesmo nome de usuário nas duas plataformas. Os usuários da rede social criada pela Meta poderão curtir, comentar, republicar e compartilhar postagens de texto, de forma similar às ferramentas já disponíveis no Twitter. O lançamento acontece poucos dias depois de o Twitter limitar a leitura de posts dos usuários. (g1 e The Verge)

Meio em vídeo. Dinheiro em papel parece que mais e mais será algo do passado, principalmente para os brasileiros. Boa parte da população no Brasil já usa transações digitais para praticamente todos os tipos de pagamentos. Seja por aproximação, com o celular, smartwatch ou PIX, o Brasil está na vanguarda do uso digital para as contas do dia a dia, contam Pedro Doria e Cora Rónai. (YouTube)

O WhatsApp não costuma ser a melhor opção quando o assunto é enviar fotos e vídeos em alta qualidade, já que o mensageiro aplica uma compressão às imagens automaticamente, reduzindo a resolução. Mas o aplicativo da Meta testa uma nova função para viabilizar o tráfego desse tipo de arquivo. A opção estará disponível em um menu para o usuário escolher se deseja mandar o arquivo em HD. O novo recurso está sendo disponibilizado para alguns testadores beta que instalaram a última atualização do WhatsApp beta para Android pela Play Store, e será liberada para mais pessoas nas próximas semanas. Em breve, a opção também chegará ao iOS. (Gizmodo)

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.