Embarque do Centrão no governo deve ser formalizado hoje

A minirreforma ministerial deve finalmente ser concluída hoje. Foi o que afirmou ontem o ministro da Secretaria Especial de Comunicação Social, Paulo Pimenta. “As conversas estão acontecendo. Acredito que nas próximas horas nós vamos poder concluir esse processo todo”, disse. Os deputados André Fufuca (PP-MA) e Silvio Costa Filho (Republicanos-PE) devem assumir, respectivamente, os ministérios do Esporte — que deve ser turbinado ao incorporar a regulação de apostas online — e de Portos e Aeroportos. Mas, para bater o martelo e oficializar o embarque do Centrão, Lula precisa conversar com o vice-presidente Geraldo Alckmin sobre o futuro no governo do seu partido, o PSB. Para dar lugar a Costa Filho, o atual ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França (PSB), terá de ser acomodado em outra pasta. Ciência e Tecnologia, de Luciana Santos, é uma possibilidade. Além de falar com eles dois, Lula também tem de conversar com a ministra Ana Moser (Esportes). França também pode assumir o Ministério da Indústria e Comércio Exterior, de Alckmin. A falta de interesse do Centrão deve fazer com que a pasta da Micro e Pequena Empresa, anunciada na semana passada pelo presidente, fique no papel. (g1)

Outra reforma, a administrativa, deve começar a andar, apesar de o PT ser contra. Essa será a pauta de uma reunião hoje entre a equipe econômica e ministros. A proposta começou a ganhar força por pressão do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), que considera essa uma chance de responder às críticas de que só há planos para aumentar gastos. Lira tem ouvido interlocutores do mercado que defendem uma agenda sobre despesas, em vez de focar apenas no aumento de receitas. O envio de uma reforma administrativa ao Congresso pode ser recebido como o arcabouço fiscal e a votação da reforma tributária na Câmara, com otimismo do mercado. O governo teme que Lira resgate a proposta de reforma preparada pelo ex-ministro da Economia Paulo Guedes e enviada ao Congresso no governo Bolsonaro. (Estadão)

PUBLICIDADE

A Agência Brasileira de Inteligência (Abin) vai atuar para identificar eventuais ameaças que possam colocar em risco as celebrações do 7 de Setembro, acionando uma central de monitoramento, para reunir informações e repassá-las a outros órgãos de segurança. Devido ao 8 de janeiro, Exército e Polícia Militar estão em alerta para a movimentação de bolsonaristas. A inteligência militar identificou divisão entre os apoiadores do ex-presidente: um grupo defende a ida ao desfile, em Brasília, para vaiar Lula e as Forças Armadas, enquanto outro grupo quer esvaziar o evento, defendendo o “fique em casa”. (Folha)

O desfile de 7 de Setembro em Brasília não deve contar com a Polícia Federal nem com a Polícia Rodoviária Federal. Também não há previsão de discurso de Lula. E deve custar R$ 3,1 milhões, R$ 300 mil a menos do que no passado. O pronunciamento oficial do presidente ocorrerá hoje, com um tom de pacificação e abordando outros assuntos da agenda do governo: democracia, união e preservação do meio ambiente. (CNN Brasil)

Meio em vídeo. No #MesaDoMeio de hoje, Pedro Doria, Mariliz Pereira Jorge e Christian Lynch falam sobre as expectativas em torno deste 7 de Setembro. No ano passado, a data foi marcada pelo então presidente Jair Bolsonaro ter se chamado de imbrochável, pedido votos e atacado Lula. Agora, os bolsonaristas promovem um boicote aos desfiles da independência. O que será que as Forças Armadas pensam sobre isso? Ao vivo, às 19h. Em seguida, o trio segue na área restrita para assinantes premium. Assine. (YouTube)

Devolução imediata de todos os presentes recebidos pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) durante seu mandato. Foi o que pediu o Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União. O pedido, encaminhado ontem ao ministro do TCU Bruno Dantas, é assinado pelo subprocurador-geral Lucas Rocha Furtado, que cita decisões da Corte que preveem a incorporação de itens desse tipo ao patrimônio da União e afirma que, no caso de Bolsonaro, esse critério não foi seguido. Além da devolução e da realização de uma auditoria, o órgão pede o envio de uma representação à Procuradoria-Geral da República, que decidirá se abre ou não uma investigação sobre o caso. (Carta Capital)

Assessor especial da Presidência e ex-ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, ao ser questionado se esse tipo de presente é comum, afirmou que nunca viu nada parecido com as joias recebidas por Bolsonaro. (UOL)

Míriam Leitão: “A defesa de Bolsonaro, representada pelo escritório de Paulo Cunha Bueno, pediu e está convencida de que tem todo o direito de ter acesso ao depoimento dos outros investigados no caso das joias. Se tiver acesso, isso derruba uma estratégia da investigação ao decidir ouvir oito investigados ao mesmo tempo”. (Globo)

Disputa acirrada pela vaga de Rosa Weber no Supremo Tribunal Federal (STF). O nome de Flávio Dino (PSB), ministro da Justiça, voltou a circular. Mas a cúpula do PT prefere o ministro-chefe da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias. Nem o fato de a escolha de Dino abrir uma vaga para o PT na Esplanada dos Ministérios convence a cúpula do partido, que é contra seu protagonismo e o considera um adversário político desde que estava à frente do governo do Maranhão. O comando do PT acredita que, mesmo sendo escolhido para o STF, Dino pode deixar a Corte para disputar a Presidência em 2030. (Estadão)

Lauro Jardim: “A ‘campanha’ de Jorge Messias ao STF vai ganhar até um jantar de adesões em São Paulo, que pretende reunir 300 pessoas. Os organizadores do evento são o Prerrogativas, o MST, a Associação dos Juristas pela Democracia e o Sindicato dos Advogados de São Paulo, o que reforça o perfil progressista de apoio a Messias.” (Globo)

Meio em vídeo. Três economistas refizeram as contas de como evoluiu o PIB brasileiro nos últimos 200 anos. E isso pode fazer reavaliar a maneira como debatemos política, hoje. Confira com Pedro Doria no Ponto de Partida. (YouTube)

Viver

As chuvas castigaram o Rio Grande do Sul, deixando, até a tarde de ontem, quatro mortos e 353 desalojados. Duas pessoas morreram em Ibiraiaras, após serem arrastadas pela correnteza dentro de um veículo. O mesmo aconteceu com um homem em Mato Castelhano. Em Passo Fundo, um homem não resistiu a uma descarga elétrica. Essa cidade foi uma das mais afetadas, registrando o maior número de desalojados, com 131 pessoas, seguida por Nova Bassano (90), Casca (75) e São Jorge (40). (g1)

A Secretaria de Segurança Pública (SSP) da Bahia informou ontem que três homens estão presos por envolvimento no assassinato da ialorixá Bernadete Pacífico, 72 anos, morta a tiros no último dia 17 na Região Metropolitana de Salvador. Para não atrapalhar as investigações, que seguem em sigilo, a motivação do crime ainda não pode ser revelada. Os três presos, que não tiveram as identidades divulgadas, têm participações diferentes na morte da líder quilombola. Um quarto suspeito ainda está sendo procurado pela polícia. (Agência Brasil)

Para ler com calma. Os siris-azuis, levados por esgotos de navios mercantes e cruzeiros internacionais às águas italianas, ameaçam gerar um prejuízo de milhões de euros na economia local. Produzindo dois milhões de ovos por ano e sem predadores naturais no país, o siri-azul tem consumido mais da metade de moluscos e mexilhões procurados por pescadores. O jeito é compensar as perdas com a venda do crustáceo em risotos, massas e até saladas. Na natureza, nada se perde, tudo se transforma (em dinheiro). (CNN)

Panelinha no Meio. Omelete já é uma coisa boa (e prática) por definição, mas salta para outro patamar com este recheio de cogumelos à provençal. Com a técnica certa e simples, a omelete fica sequinha por fora e úmida por dentro. Para acompanhar, basta uma saladinha de folhas e vinagrete.

Cultura

Com uma breve mas importante participação da brasileira Sophie Charlotte, foi exibido no Festival de Veneza o longa O Assassino (trailer), de David Fincher, com o sempre ótimo Michael Fassbender como o matador-título. Discutindo a natureza do mal sem glamourizá-la, o longa mostra um homem monocórdico e frio que tenta o tempo todo se convencer de que não é uma pessoa má, mesmo que sua violência cotidiana mostre o contrário. O Assassino chega aos cinemas brasileiros em outubro e à Netflix em 10 de novembro. (Omelete)

PUBLICIDADE

Para ler com calma. Projetado por Oscar Niemeyer, o Pavilhão Ciccillo Matarazzo, onde acontece a Bienal de São Paulo é uma obra de arte em si e, talvez por isso, as intervenções nele sejam tão polêmicas. Para a edição deste ano, que começa amanhã e vai até domingo, o escritório Vão decidiu fechar temporariamente os espaços vazios e subverter a ordem de visitação dos andares. “Existia uma vontade da curadoria de romper um tanto do que esse edifício carrega como peso simbólico de uma determinada época, quando o Brasil tinha uma representação oficial de arquitetura”, diz Enk te Winkel, integrante do Vão. (Folha)

É grave o estado do músico Rinaldo Amaral, o Mingau, baixista do Ultraje a Rigor (Spotify). Ele foi baleado na cabeça em Paraty, no litoral sul do Estado do Rio, e submetido ontem a uma cirurgia em um hospital de São Paulo. Segundo boletim médico, Mingau respira por aparelhos. A polícia do Rio já prendeu um suspeito, com o qual foram apreendidas drogas e uma arma do mesmo calibre da usada no crime, e identificou outros três possíveis envolvidos. De acordo com o delegado Marcello Russo, a área onde o baixista foi baleado é controlada por uma facção de traficantes de drogas. (CNN Brasil)

Morreu nos EUA, aos 56 anos, Steve Harwell, ex-vocalista da banda Smash Mouth, responsável pelo sucesso All Star (Spotify), de 1999. Ele deixou o grupo em 2021 devido, em grande parte, aos próprios problemas de saúde e, segundo seu empresário, morreu por insuficiência hepática. (Rolling Stone)

Cotidiano Digital

E os astronautas da missão Crew-6 voltaram ontem à Terra após uma missão da Nasa de seis meses na Estação Espacial Internacional (ISS). Eles deixaram o laboratório orbital no domingo a bordo de uma cápsula Crew Dragon, da SpaceX, que desceu ao oceano Atlântico à 1h17 (horário de Brasília), e foi recuperada por embarcações da empresa. O retorno deles estava programado para acontecer no dia 3, mas a Nasa e a SpaceX decidiram adiá-lo devido ao mau tempo na Flórida. Durante os seis meses da missão, lançada em março, os membros da tripulação realizaram caminhadas espaciais, atividades de manutenção e experimentos científicos. (Canaltech)

Prestes a lançar o novo iPhone 15 na próxima semana, a Apple vai mudar a entrada do carregador do celular do padrão Lightning para USB-C, o mesmo usado na maioria dos aparelhos Android. A mudança é graças a uma exigência da União Europeia: até o fim de 2024, todos os telefones terão que vir com porta USB-C nos países do bloco. A maioria dos novos produtos da Apple, como o iPad, já conta com esse modelo de carregamento, mas a empresa vinha relutando em adotar esse padrão nos iPhones. Segundo a gigante de tecnologia, “uma regulamentação rigorosa que exige apenas um tipo de conector sufoca a inovação em vez de encorajar, o que, por sua vez, prejudicará os consumidores na Europa e em todo o mundo”. Já a UE estima que a mudança poupará aos consumidores até 250 milhões de euros por ano em compras desnecessárias de carregadores e reduzirá 11 mil toneladas de resíduos por ano. (BBC)

O X, ex-Twitter, vai usar mensagens postadas na plataforma para treinar os modelos de inteligência artificial (IA) da nova empresa de Elon Musk, a x.AI. A novidade aparece em alterações feitas nos termos de privacidade do X. O item 2.1 da nova política aborda a utilização de informações para oferecer e operar produtos e serviços na plataforma de mídia social. Com o registro de postagens do X, a x.AI obtém acesso a um vasto conteúdo para fins de treinamento. A mudança foi confirmada por Musk. Ele ressaltou, no entanto, que só serão usadas informações públicas, não incluindo mensagens privadas. (Estadão)

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.