Lula avisa que vetará marco temporal aprovado no Congresso

Numa afronta à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), o Senado aprovou a toque de caixa a adoção do marco temporal para demarcação de terras indígenas, mas, como revela a coluna de Tales Faria, o presidente Lula já avisou que vetará o projeto – integral ou parcialmente. Na semana passada o Supremo considerou inconstitucional a tese, segundo a qual só poderiam ser transformadas em reservas terras ocupadas por indígenas antes da promulgação da Constituição de 1988. Mesmo sem o veto de Lula, congressistas consideram certo que o STF declare o projeto também inconstitucional, e a bancada do agro articula uma PEC para incorporar o marco à Constituição. Porém, seriam necessários os votos de 308 deputados e 49 senadores, e o projeto aprovado ontem teve 283 votos na Câmara e 43 no Senado. (UOL)

Rodrigo Pacheco (PSD-MG), presidente do Senado, negou que a aprovação acelerada — cinco horas entre o aval da CCJ e a votação no Plenário — fosse um desafio ao STF. “Não há nenhum tipo de adversidade ou de enfrentamento com o Supremo. É apenas uma posição do Congresso, considerando que nós reputamos que temas dessa natureza devem ser deliberados no Congresso”, afirmou. (Folha)

Enquanto o Senado aprovava o marco temporal, o STF definia as regras que servirão de parâmetro para a resolução de ao menos 226 casos sobre demarcação de terras indígenas que estão suspensos. O plenário decidiu que proprietários que ocuparam terras indígenas de boa-fé devem receber indenizações da União em processo separado ao da demarcação. Já a União poderá ser ressarcida pelo ente federativo que emitiu o título da terra irregularmente. A indenização não afeta casos já pacificados. (UOL)

Já o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), anunciou ontem, no grupo de mensagens dos líderes partidários, “obstrução na Casa”, conta Roseann Kennedy. A informação foi enviada após um dos integrantes perguntar sobre a reunião do colégio de líderes, que decide as pautas que vão a plenário. Pela segunda semana seguida, o encontro não será realizado e não há projetos pautados. A base aliada ao governo diz que isso é um “boicote” de Lira, que pressiona pela indicação de cargos na Caixa. (Estadão)

PUBLICIDADE

Discurso emocionado para se despedir do STF. A presidente da Corte, Rosa Weber, participou ontem de sua última sessão plenária antes da aposentadoria. Com os olhos cheios d’água, disse que seguirá “vigilante com a democracia” e que foi uma “honra inexcedível” presidir o STF. A ministra lembrou dos ataques de 8 de janeiro, que chamou de “dia da infâmia”. Também destacou que foi a terceira mulher no STF, que contará agora apenas com Cármen Lúcia. “A igualdade de gênero é expressão da cidadania e da dignidade humana e pressuposto fundamental da democracia.” (Metrópoles)

O ministro Luís Roberto Barroso assume hoje a presidência do Supremo herdando 4.889 processos da gestão de Rosa, a maioria formada por recursos a serem decididos pelo presidente. Como conta Gerson Camarotti, o principal desafio dele será pacificar a relação com o Congresso. (g1)

Os planos de Lula de indicar o ministro da Justiça, Flávio Dino, ao STF enfrentam um entrave: Davi Alcolumbre (UB-AP), presidente da Comissão de Constituição e Justiça do Senado. Como conta Malu Gaspar, o senador tem feito chegar a Lula indicações de que Dino enfrentaria dificuldades no plenário. Alcolumbre tem candidato para a vaga: o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas, também apoiado pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). (Globo)

A CPMI dos atos golpistas encontrou a minuta de um decreto de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) para ser usado em 8 de janeiro nos e-mails do capitão de fragata da Marinha Elço Machado Neves, lotado no Ministério da Defesa. A medida permitiria que as Forças Armadas assumissem o controle da segurança em Brasília, mas foi descartada pelo presidente Lula. “Se eu tivesse feito GLO eu teria assumido a responsabilidade de abandonar minha responsabilidade. Aí sim estaria acontecendo o golpe que essas pessoas queriam”, disse ele na época. Em vez disso, Lula determinou a intervenção civil na Secretaria de Segurança do Distrito Federal. Neves estava cedido ao ministério desde fevereiro de 2022. (Globo)

Durante a tentativa de golpe, Aildo Francisco Lima participou da invasão do STF e fez uma live sentado na cadeira do ministro Alexandre de Moraes. Ontem, ele foi preso pela Polícia Federal na 17ª fase da Operação Lesa Pátria. Além de Lima, conhecido como Bahia, os agentes prenderam a advogada Margarida Marinalva de Jesus Brito, acusada de recolher os celulares dos invasores para dificultar a obtenção de provas, e Basília Batista, que havia sido detida dentro do Congresso, mas foi liberada depois por “razões humanitárias”. A PF cumpriu ainda dez mandados de busca e apreensão em São Paulo, Paraná, Minas e Goiás. (UOL)

Meio em vídeo. Em novembro de 2022, entrevistamos a professora e antropóloga Isabela Kalil, coordenadora do Observatório da Extrema Direita. Meses antes do 8 de janeiro, ela já alertava para o perigos de radicalização dos brasileiros que fechavam estradas e protestavam em frente aos quartéis, questionando o resultado das eleições. Hoje, com a CPMI dos Atos Golpistas a pleno vapor e a oitiva do general Augusto Heleno, destacamos um corte deste Conversas Com o MeioAssista! (YouTube)

Apesar dos pedidos de prorrogação, negados pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), a CPI do MST foi encerrada ontem sem que o relatório final fosse votado. O texto de Ricardo Salles (PL-SP) pedia o indiciamento de 11 pessoas, mas não tem qualquer efeito legal. Em julho, após um acordo com o Centrão, sete deputados oposicionistas foram retirados do colegiado, enfraquecendo a oposição na CPI. Esta foi a terceira CPI instaurada contra o movimento social a terminar sem desfecho. (Globo)

Meio em vídeo. Nesta semana, uma fenda se abriu na esquerda, com críticas aos movimentos identitários. Isso pode mudar a maneira como a política funciona? Veja o que pensa Pedro Doria no Ponto de Partida. (YouTube)

Viver

Cinco homens foram mortos na terça-feira, supostamente em confronto, com policiais militares em Acajutiba (BA), a 185 km de Salvador, além de outros dois em Lauro de Freitas, elevando a 54 o número de mortes pela PM baiana apenas no mês de setembro. A maioria dos casos aconteceu em regiões pobres na periferia da capital. A Bahia vem liderando os rankings de violência, tanto de facções criminosas quanto de forças de segurança, com 7 mil assassinatos no ano passado — cerca de 50 para cada cem mil habitantes. Dessas mortes, 1.464 aconteceram em confrontos com a polícia, uma média de 122 por mês. (g1)

O presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, Ricardo Mair Anafe, derrubou a liminar que obrigava o governo do estado a instalar em três meses câmeras nos uniformes de todos os PMs. Na decisão, o desembargador argumenta que o prazo impediria uma licitação para o compra do equipamento, com potencial de prejudicar as contas públicas. (Poder360)

A associação de docentes da USP decidiu ontem apoiar a greve de alunos iniciada na semana passada e que já chega a 12 cursos. A principal reivindicação é a contratação de novos professores, já que, segundo a entidade, o quadro de docentes da universidade encolheu 17,5% desde 2014, ao mesmo tempo em que o número de vagas para estudantes aumentou. Segundo a USP, das 641 vagas para professores, 238 já foram preenchidas. (g1)

Estudantes utilizaram mesas e cadeiras para bloquear o acesso a salas de aulas, e alguns professores que não apoiam o movimento estão dando aulas remotamente, usando o recurso adotado durante a pandemia de covid-19. (Estadão)

Pesquisadores da Universidade Federal de São Paulo fizeram um levantamento com 49 produtos plásticos apregoados como biodegradáveis em supermercados do Rio e de São Paulo. Na lista estão sacolas, talheres, copos, pratos e outros utensílios, com preços até 125% maiores que os de similares convencionais. O problema é que nenhum dos itens atendia a todos os requisitos para serem de fato biodegradáveis. Mais de 90% eram feitos de plásticos oxodegradáveis, que não se desfazem em condições ambientais normais. (Ciclo Vivo)

Panelinha no Meio. Não é todo mundo que gosta, mas frutas podem ser um ótimo acompanhamento para pratos salgados. Esta pera cozida no micro-ondas com mel e canela tem somente três ingredientes, fica pronta em cinco minutos e é perfeita com pães, risotos e até peito de frango grelhado.

Cultura

Um dos maiores sucessos do dramaturgo Mauro Rasi (1949-2003), a peça Pérola sempre teve um toque cinematográfico, e agora virou um filme (trailer) que estreia hoje nos cinemas, dirigido por Murilo Benício e com Drica de Moraes no papel-título – a mãe do autor, aliás. Num momento em que a inteligência artificial provoca temor e esperança, Resistência (trailer) mostra um futuro em que humanos e máquinas estão em guerra. Para quem tem estômago forte, Jogos Mortais X (trailer) traz o assassino Jigsaw se vingando cruelmente de médicos inescrupulosos. E, baseado numa história real, a comédia David Contra os Bancos (trailer) conta a história do empresário que desafiou o sistema financeiro britânico.

Confira a programação nos cinemas da sua cidade. (AdoroCinema)

PUBLICIDADE

Programado para os dias 29 e 30 de novembro e 1º de dezembro, o festival Primavera Sound promete agitar Interlagos trazendo grupos como The Cure, The Killers e Pet Shop Boys. Mas as atrações não vão se resumir ao autódromo paulistano. A organização do festival anunciou ontem o projeto Primavera na Cidade, que levará 11 atrações nacionais e internacionais aos palcos do Cine Joia e Audio nos mesmos dias do evento principal. Quem tem o ingresso do tipo “passaporte” para o Primavera Sound pode retirar gratuitamente as entradas para os shows paralelos entre 6 e 13 de novembro. Em seguida, começa a venda para o público em geral. (Estadão)

Os organizadores do Lollapalooza Brasil anunciaram a abertura da pré-venda de ingressos para clientes do Bradesco, Next, Bradescard e Digio, hoje, às 11h. A venda para o público em geral começa em 3 de outubro. Por enquanto, serão vendidas apenas entradas do Lolla Pass, para os três dias de evento, a partir de R$ 956,25 (meia-entrada Bradesco); o Lolla Lounge Pass, área premium com open bar e food; e o Lolla Comfort Pass, com vista privilegiada, lockers e alimentação própria. O festival acontece em 22, 23 e 24 de março em São Paulo. (Folha)

Cotidiano Digital

A Meta revelou ontem seus novos óculos de realidade aumentada, o Quest 3, durante o Meta Connect, sua conferência anual para desenvolvedores. O modelo é 40% mais fino que o antecessor. Conta com display maior e resolução melhor, com até dez vezes mais pixels que o Meta Quest 2. O headset é compatível com mais de 500 jogos e aplicativos, além de outras aplicações de realidade virtual e realidade mista, que serão lançados em breve. O produto chega ao mercado a partir de 10 de outubro por US$ 499 – não há previsão de lançamento no Brasil. E a big tech deixa o metaverso para investir mais em inteligência artificial, ao anunciar o Meta AI, que funciona como uma espécie de ChatGPT e será integrado a WhatsApp, Instagram e Messenger. O recurso terá outros 28 assistentes inteligentes com diferentes personas para ajudar os usuários em situações específicas. Uma nova versão dos óculos inteligentes Ray-Ban Meta também foi lançada com melhorias em áudio e câmera. (TechTudo)

A OpenAI informou ontem que o ChatGPT agora pode pesquisar na internet em tempo real. Desde seu lançamento, o sistema limitava as consultas a seu banco de dados próprio, limitado a textos capturados até setembro de 2021. Por enquanto, a novidade ficará disponível apenas para os assinantes e para as empresas, mas em breve o serviço será liberado até para o Bing, navegador da Microsoft, que é sócia da OpenAI. A companhia também anunciou que seu chatbot passou a ter conversas de voz com usuários e interações por meio de imagens. (g1)

Começou ontem a pré-venda do iPhone 15 no Brasil, novo smartphone da Apple. Os modelos iPhone 15, 15 Plus e 15 Pro e 15 Pro Max chegam às lojas brasileiras com preços que vão de R$ 7,3 mil a quase R$ 14 mil. Na loja online da Apple, o pagamento pode ser feito em até 12 vezes sem juros ou com 10% de desconto à vista. A empresa da maçã ainda não informou quando os dispositivos começarão a ser entregues. (Olhar Digital)

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.