Congresso abre fogo contra o STF; Barroso reage

Em mais um capítulo na queda de braço entre o Congresso e o Supremo Tribunal Federal (STF), a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou ontem, em apenas 40 segundos, uma proposta de emenda à Constituição (PEC) que impõe limites à atuação da Corte. Entre as mudanças está a de que decisões monocráticas (individuais) dos ministros não podem suspender leis ou atos normativos que atinjam a coletividade nem atos do presidente da República ou dos presidentes da Câmara, do Senado e do Congresso. Além disso, a PEC determina que pedidos de vista em tribunais precisam ser coletivos e com prazo de 180 dias, renovável por mais 90 dias. O próprio STF já havia limitado esse prazo a três meses, mantendo, porém, os pedidos de vista individuais. A proposta terá agora de passar por duas votações no plenário do Senado, antes de seguir para a Câmara. (g1)

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), também enviou um recado ao Judiciário ontem. “[A Constituição] estabelece as balizas que delimitam o campo de ação de cada um dos Poderes do Estado. E é importante que nós saibamos manter, cada Poder desta nação, nos seus limites constitucionais, e eu tenho absoluta certeza que o Parlamento os obedece, os cultiva e os respeita”, afirmou em evento em comemoração aos 35 anos da Constituição. (Folha)

Já o ministro Luís Roberto Barroso, presidente do STF, saiu em defesa da Corte e disse que não vê “razão” para mudanças na sua composição e regras. Mas, afirmou que, em uma democracia, “nenhum tema é tabu”. “Acho que o lugar em que se fazem os debates públicos das questões nacionais é o Congresso. E, portanto, vejo com naturalidade que o debate esteja sendo feito. Mas nós participamos desse debate também. E, pessoalmente, acho que o Supremo, talvez, seja uma das instituições que melhor serviu ao Brasil na preservação da democracia, não está em hora de ser mexido.” Também disse não ver “com simpatia” a proposta de estabelecer um mandato fixo para os ministros do Supremo, como aventado pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, cotado para a vaga de Rosa Weber. (g1)

Os embates têm como pano de fundo a disputa pela sucessão de Pacheco na presidência do Senado, disseram integrantes da Corte a Raquel Landim. Para eleger seu aliado David Alcolumbre (União-AP) em 2025, Pacheco estaria fazendo um aceno à oposição, que tem como principal pauta a redução dos poderes do STF. Também seria um recado ao Planalto, PT e ministros do STF de que o presidente do Senado tem interesse na indicação de Bruno Dantas ao Supremo, abrindo uma vaga para o próprio Pacheco no Tribunal de Contas da União. Os magistrados apoiam Dino. (CNN Brasil)

PUBLICIDADE

A ministra do Planejamento, Simone Tebet, negou ontem que o presidente Lula tenha atuado para viabilizar a concessão de um empréstimo de US$ 1 bilhão da Corporação Andina de Fomento (CAF) à Argentina. Segundo ela, a transação foi discutida somente com a secretária de Assuntos Internacionais e Desenvolvimento do ministério, Renata Amaral, e que havia a certeza de que os demais países da CAF votariam a favor. A informação sobre a atuação de Lula é da colunista Ana Rosa, do Estadão, segundo a qual o empréstimo serviria de garantia para que a Argentina recebesse um aporte do FMI antes das eleições presidenciais do próximo dia 22. O candidato de direita radical Javier Milei, favorito em um eventual segundo turno, acusou o presidente brasileiro de agir contra sua candidatura para favorecer o ministro da Economia, Sergio Massa. (CNN Brasil)

Um ano antes das eleições municipais de 2024, o processo de fiscalização e transparência das urnas eletrônicas foi oficialmente iniciado ontem pelo Tribunal Superior Eleitoral. Na sede da Corte, em Brasília, foi aberto o código-fonte, permitindo a inspeção do equipamento pelos partidos e pelas entidades fiscalizadoras até que o sistema seja lacrado, às vésperas do pleito. A cerimônia contou com a presença de representantes de 16 partidos políticos, incluindo o PL, de Jair Bolsonaro, e de entidades como Ordem dos Advogados do Brasil, Ministério Público Federal e Polícia Federal. (UOL)

Em 25 de outubro de 1975, o jornalista Vladimir Herzog foi assassinado nas dependências do DOI-CODI. A data já é reconhecida ou mencionada por organizações da sociedade civil, instituições acadêmicas e até mesmo pelo Estado brasileiro como o Dia Nacional da Democracia. Mas, para honrar a memória de todos que defenderam nosso direito à liberdade e à democracia, o Instituto Vladimir Herzog lançou uma campanha de oficialização da data no país. Apoie essa ideia e assine a petição pelo Dia Nacional da Democracia. (Meio)

Para ler com calma. A Constituição Cidadã completa hoje 35 anos como um marco de repúdio ao autoritarismo. Mas, na avaliação de especialistas, ainda há grandes desafios para que seja efetivamente cumprida. Particularmente em três áreas: direitos sociais, democracia e harmonia entre Poderes. (g1)

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), disse ontem que o Centrão está à espera de um gesto do Executivo para a nomeação do novo comando da Caixa, condição para a entrada do grupo no governo. Segundo líderes, Lira mudou de tática, trocando a pressão por gestos de afago, como a aceleração de medidas tributárias que taxam fundos offshore. Também contribuiu para a paciência do deputado a proposta do Planalto de aumentar os recursos que podem ser indicados pelos congressistas, desde que para iniciativas consideradas pelos ministérios. O Legislativo gostou, mas quer ainda um cronograma de repasses e ampliação das emendas de pagamento obrigatório. (Meio)

Com nove meses de governo, o presidente Lula tem aprovação maior e reprovação praticamente idêntica à de seu antecessor no mesmo período, aponta pesquisa do PoderData divulgada ontem. Segundo o levantamento, Lula é considerado ótimo ou bom por 36% dos entrevistados, regular por 25% e ruim ou péssimo por 35%. Em setembro de 2019, segundo dados do Ibope, Bolsonaro era ótimo ou bom para 31%, regular para 32% e ruim ou péssimo para 34%. A diferença na avaliação negativa está dentro da margem de erro. (Poder360)

Há exatos 35 anos, a Constituição de 1988 foi promulgada, trazendo esperanças, sonhos e um novo capítulo na história do Brasil. Para celebrarmos juntos, apenas hoje: desconto exclusivo de 35% no curso “O Fim da Nova República?” com Pedro Doria. Aproveite!

Viver

Para comemorar o centenário da primeira edição de um Mundial, os jogos de abertura da Copa do Mundo de 2030 serão na América do Sul. O presidente da Conmebol, Alejandro Dominguéz, anunciou que as partidas ocorrerão no Uruguai, Paraguai e Argentina. Os demais jogos serão em Portugal, Espanha e Marrocos. Os países-sede já estão classificados para a edição. A ideia da Fifa é fazer uma “Copa do Mundo ambulante”, passando por três continentes. O presidente da entidade, Gianni Infantino, comemorou a decisão. “Num mundo dividido, a Fifa e o futebol estão a unir-se. O Conselho da Fifa concordou por unanimidade em comemorar o centenário da Copa do Mundo, cuja primeira edição foi disputada no Uruguai em 1930, da forma mais adequada”, disse. (UOL)

O Brasil alcançou um feito inédito ontem com a conquista da sua primeira medalha por equipe no Mundial de Ginástica Artística, na Antuérpia (Bélgica). Com grandes apresentações, Rebeca Andrade liderou o time na conquista da prata, atrás apenas das americanas, com Simone Biles. (UOL)

Com a falta de chuvas, oito estados das regiões Norte e Nordeste enfrentam a pior seca desde 1980, quando começaram a ser coletados os dados do Centro de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais. Sem chuvas, os rios têm secado drasticamente, impactando o abastecimento de água e comida, afetando Amazonas, Pará, Acre, Amapá, Maranhão, Piauí, Bahia e Sergipe. Segundo especialistas, o fenômeno está associado ao aquecimento do Oceano Pacífico, provocado pelo El Niño, e à distribuição de calor do Oceano Atlântico Norte. (g1)

E o Papa Francisco expressou preocupação com as mudanças climáticas, dizendo que “o mundo que nos acolhe está desmoronando e talvez se aproximando de um ponto de ruptura”. O Pontífice criticou pessoas, inclusive da Igreja Católica, que questionam a gravidade e a existência dessas transformações e desafiou líderes mundiais a se comprometerem com as metas antes que seja tarde demais. “O que nos é pedido nada mais é do que uma certa responsabilidade pelo legado que deixaremos, quando deixarmos este mundo”, ressaltou o Papa. (O Globo)

Meio em vídeo. Cigarro, obras de arte, bebidas e até remédios. O mercado da pirataria tem de tudo. No Conversas Com O Meio, Edson Vismona, presidente do Fórum Nacional Contra a Pirataria e a Ilegalidade, aborda os caminhos que levam à falsificação de produtos e marcas e sinaliza os riscos de um aumento de impostos para o combate ao contrabando e à pirataria no país. (YouTube)

Panelinha no Meio. Missô, aquela pasta de soja japonesa, é muito mais versátil do que as pessoas imaginam. Ela pode dar alma nova a um purê de batatas, levando Ocidente e Oriente a sua mesa.

Viu o rolo no Congresso Americano? O rolo no nosso Congresso? A treta no STF? Essa não, a outra treta. Quem assina o Meio Premium não tem problema para conversar sobre qualquer tema da atualidade, pois além da newsletter diária ainda recebe nossa edição especial de sábado, com artigos aprofundados sobre assuntos do momento, o Meio Político, às quartas, e a editoria extra de economia. Assine o Meio Premium. Apenas R$ 15 mensais.

Cultura

Baseado no romance de Ermanno Rea (1927-2016), Nostalgia (trailer), de Mario Martone, é um dos destaques nas estreias de hoje nos cinemas. O longa, incluído na seleção de Cannes no ano passado, narra a volta de um homem a Nápoles, sua cidade natal, e o resgate de suas lembranças. Também passado na Itália, mas, digamos, mais ensanguentado, O Protetor: Capítulo Final (trailer), traz Denzel Washington vivendo mais uma vez o homem-mau-de-bom-coração Robert McCall. Do Brasil vem Rodeio Rock (trailer), de Marcelo Antunez, sobre um roqueiro envolvido em um esquema pela (indesejada) semelhança com um ídolo sertanejo.

Confira a programação completa nas salas da sua cidade. (AdoroCinema)

PUBLICIDADE

Com amplo domínio feminino, a Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) divulgou ontem sua lista de autores confirmados para a edição deste ano, que acontece entre os dias 22 e 26 de novembro. Dos 38 nomes, 28 são de mulheres. Além de Pagu, outro homenageado da edição será seu biógrafo, o escritor e tradutor Augusto de Campos. Entre as atrações internacionais, estão Akwaeke Emezi, pessoa não binária nascida na Nigéria, e a escritora trans espanhola Alana Portero. Assim como no ano passado, o evento aposta em autores pouco conhecidos do público. (Folha)

A Câmara dos Deputados aprovou um Projeto de Lei que recria a cota de exibição de filmes nacionais nos cinemas até 2033. O dispositivo foi criado em 2001, mas o prazo havia expirado em 2021. O número mínimo de sessões e a diversidade das produções exibidas devem ser definidos por um decreto anual do poder Executivo. O texto não se aplica às obras exibidas em plataformas de streaming. Para definir os detalhes da cota, o governo precisará consultar entidades representantes dos produtores, distribuidores e exibidores, além da Agência Nacional de Cinema (Ancine). O PL foi aprovado por 312 votos a 25, e agora segue para o Senado. (Agência Brasil)

Cotidiano Digital

O Google anunciou, ontem, a chegada de seu Android 14. Durante o evento Made By Google, a big tech também lançou os smartphones Pixel 8, Pixel 8 Pro e o relógio inteligente Pixel Watch 2. O novo sistema operacional para celulares vai trazer novas maneiras de usar chaves de acesso, aprimoramento de câmera e papéis de parede gerados por inteligência artificial (IA). O novo Android já está disponível para dispositivos Pixel, e os aparelhos compatíveis de outras marcas, como Samsung, Xiaomi, Realme e Sony, serão atualizados até o fim do ano. A gigante ainda promete enviar aos usuários uma notificação mensal, informando quando algum aplicativo mudar suas práticas de compartilhamento de dados. (Techtudo)

Já a Apple lançou uma atualização de seu iOS 17 que corrige o problema de superaquecimento dos iPhones 15 Pro. Os usuários relataram nas redes sociais que as altas temperaturas chegavam a fazer os aparelhos desligarem sozinhos. A empresa disse que o bug era causado por aplicativos de terceiros, como Uber e Instagram, mas disponibilizou a versão iOS 17.0.3 para os celulares e o iPadOS 17.0.3 para os tablets da marca. (Tecmundo)

Além do serviço de música, o Spotify está de olho em outra mídia que cresce rapidamente: os audiobooks. A empresa anunciou que vai oferecer 15 horas de livros em formato de áudio para assinantes premium no Reino Unido e na Austrália. Serão mais de 150 mil títulos de cinco grandes editoras dos Estados Unidos. Por lá, o serviço deve chegar em dezembro. As horas incluídas de audiobook estão disponíveis apenas para o titular da conta premium, mesmo em planos familiares. Para os usuários gratuitos, só é possível comprar títulos individuais à la carte. A novidade chega para concorrer com a Audible, serviços de assinatura de audiobooks da Amazon, lançado anteontem no Brasil. (Globo)

Você conhece o site do Meio? Revisto e repaginado, ele é a melhor maneira de encontrar todo o conteúdo que produzimos. Veja a página de podcasts, por exemplo. Estão todos lá, prontos para serem ouvidos, compartilhados e seguidos, não importa a plataforma de sua preferência. Confira!

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.