Milei lidera por um cisco a uma semana da eleição argentina

No próximo domingo os argentinos vão escolher em segundo turno o presidente do país. Ontem à noite, os dois candidatos — o ministro da Economia Sergio Massa e o economista libertário Javier Milei — se enfrentaram ao vivo no único debate da segunda rodada, e o Brasil foi um dos temas de destaque. Massa acusou o adversário de querer romper as relações entre os dois países e o criticou por dizer que não conversaria com o presidente Lula (PT). Milei, que passou a maior parte do confronto na defensiva, negou a acusação e devolveu a crítica: “Você faz parte de um governo onde [o presidente] Alberto Fernández também não falava com Bolsonaro. Então qual é o problema se eu falo ou deixo de falar com Lula?” Contrariando as expectativas, Milei poupou Massa de críticas mais contundentes sobre a crise econômica e provocou surpresa ao elogiar a ex-premiê britânica Margaret Thatcher, odiada na Argentina por liderar o Reino Unido na Guerra das Malvinas, em 1982. (g1)

Claudio Jaquelin: “O libertário se dedicou mais a responder perguntas e acusações que a interrogar de forma incisiva a um adversário que, em sua condição de ministro da Economia, oferecia vários pontos fracos. Como a inflação e o escândalo de espionagem que acaba de ser revelado, sobre os quais Milei nunca chegou a indagar a fundo.” (La Nación)

Pesquisas indicam um cenário de paridade entre Milei e Massa, com pequena vantagem para o candidato libertário, mas dentro da margem de erro, de dois a três pontos percentuais. O levantamento do brasileiro AtlasIntel, divulgado na sexta-feira, viu Milei à frente em votos úteis, com 52,1%. O peronista aparecia com 47,9%. A margem de erro é de um ponto percentual para mais ou menos. O AtlasIntel foi o único instituto a projetar a vitória de Massa no primeiro turno. (CNN Brasil)

Nove ex-presidentes de países hispânicos e o escritor peruano Mario Vargas Llosa assinaram um manifesto em apoio a Milei. Os ex-líderes são o argentino Mauricio Macri, o espanhol Mariano Rajoy, os colombianos Iván Duque e Andrés Pastrana, os mexicanos Felipe Calderón e Vicente Fox, o chileno Sebastián Piñera, o boliviano Jorge Quiroga e o porto-riquenho Luis Fortuño. “O projeto de Massa nada mais é do que o projeto original de Néstor e Cristina Kirchner: alcançar a hegemonia política à custa do orçamento e da punição da oposição”, afirmam. (Estadão)

PUBLICIDADE

Após semanas de espera, 32 brasileiros e seus parentes deixaram a Faixa de Gaza e entraram no Egito na manhã de ontem e chegaram ao Cairo. Em uma aeronave presidencial, virão para o Brasil hoje à noite. Duas pessoas do grupo que constavam da lista original desistiram da repatriação e decidiram permanecer em Gaza. De acordo com Alessandro Candeas, embaixador brasileiro na Palestina, as desistências são de uma mulher de 50 anos e sua filha, de 12, por “motivos pessoais”. O presidente Lula parabenizou o Itamaraty e a FAB pela Operação Voltando em Paz, que, com o grupo que chega hoje, terá repatriado 1.477 pessoas. O Itamaraty prepara um segundo resgate com mais de 50 brasileiros e parentes que estão em Gaza, mas não há um prazo para que isso aconteça. (g1)

O chanceler Mauro Vieira afirmou que a versão de que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) teria atuado para permitir a repatriação do grupo em Gaza é “desinformação”. “Todo o esforço para a libertação dos brasileiros foi feito pelo governo do presidente Lula, por instrução dele e acompanhamento diário”, disse. Vieira também destacou que fez a interlocução com Israel, Egito, Qatar e Autoridade Palestina para promover a liberação do grupo. (Folha)

O subprocurador Carlos Frederico Santos, responsável pelas investigações envolvendo o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), afirmou que não segue o método da Lava-Jato e classificou como “narrativas” as informações apresentadas na delação do ex-ajudante de ordens Mauro Cid. “Investigo para comprovar. Não posso partir de ilações. Isso foi o jogo da Lava-Jato. Eu não trabalho como o pessoal da Lava-Jato. Trabalho com provas concretas para que as pessoas sejam denunciadas com provas irrefutáveis”, disse. Para ele, a delação do tenente-coronel ainda é frágil porque não apresenta, por exemplo, a localidade ou o espaço-tempo em que os crimes teriam ocorrido. “Isso aí tem que ser corroborado. Pedi uma série de diligências que estão em curso.” (Estadão)

Resolução aprovada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) na primeira sessão comandada pelo ministro Luís Roberto Barroso, em 17 de outubro, abriu caminho para a criação de diversos benefícios a magistrados de todo o país, que podem aumentar a remuneração. A resolução garantiu a equiparação de direitos e deveres de juízes e de integrantes do Ministério Público. Com base nisso, um benefício já foi criado pelo Conselho da Justiça Federal, podendo aumentar a remuneração de parte dos juízes federais em cerca de um terço. E, para membros de tribunais estaduais e superiores, pode haver aprovação de novas remunerações. (Folha)

Em um novo capítulo da disputa entre Cid e Ciro Gomes, a Justiça do Ceará suspendeu na sexta-feira a intervenção do comando nacional do PDT no diretório estadual. A liminar atendeu a um pedido do diretório cearense, liderado por Cid, acolhendo o argumento de que a intervenção afrontou os princípios do contraditório e da ampla defesa. A intervenção foi aprovada no último dia 27, em encontro da executiva nacional no Rio de Janeiro. Na semana passada, Cid foi destituído e uma comissão provisória instalada. Após a vitória judicial de Cid, o presidente nacional do PDT, André Figueiredo, afirmou que um processo de expulsão será formalizado. O centro da divergência é o alinhamento do PDT com o governador Elmano de Freitas (PT) e possíveis alianças com o PT nas municipais de 2024. (Folha e Diário do Nordeste)

Frankenstein e o Prêmio Jabuti

Orlando Pedroso

Acorda cedo e gosta de ler o Meio enquanto toma seu café da manhã? Assinantes premium têm prioridade na entrega da newsletter. Faça um upgrade da sua assinatura e garanta que a newsletter vai estar prontinha antes da chaleira ferver. Assine o Meio Premium.

Viver

Mapas climáticos de 1990 a 2020, encaminhados ao Ministério do Meio Ambiente, mostram que, pela primeira vez, o Brasil tem áreas áridas similares a desertos. Mudanças climáticas, desmatamentos e queimadas impulsionaram o processo em todo país com exceção do Sul. No Norte da Bahia, surgiram áreas áridas, segundo pesquisa do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais e do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais. Outra pesquisa na Universidade Federal de Alagoas categorizou o árido como uma nova tipologia nas terras secas, redefinindo o semiárido brasileiro. (UOL)

O fim de semana foi de muito calor. E as altas temperaturas, com pelo menos 5°C acima da média, devem persistir até domingo. Segundo a Climatempo, há possibilidade de que o Brasil estabeleça um novo recorde histórico de temperatura em 2023. (Folha)

PUBLICIDADE

O segundo dia de provas do Enem 2023 — com 45 questões de matemática e 45 de física, química e biologia — foi marcado pela repetição de duas questões: uma de 2003 e outra de 2010. A mais recente, sobre a gripe H1N1, foi usada na prova para detentos e anulada. Assim como ocorreu no primeiro dia de prova, os cadernos de questões circularam nas redes sociais antes das 18h, quando os candidatos podem sair com as provas. A Polícia Federal foi acionada pelo Inep. O gabarito oficial sai amanhã e as notas serão divulgadas em 16 de janeiro. (UOL)

Após uma primeira etapa considerada ideológica pela bancada do agro, o segundo dia teve novamente questões sobre uso de pesticidas e desmatamento. Síndrome de Down, vacina de RNAm da covid-19, matemática financeira e TPM também estiveram entre os temas abordados. (g1)

O MapBiomas revelou que a expansão urbana em áreas de risco triplicou no Brasil em 38 anos, atingindo 123 mil hectares em 2022. Em média, 3% da área urbana total estão em regiões propensas a enchentes, deslizamentos e secas. Nas favelas, esse percentual é de 18%. A ocupação de áreas mais vulneráveis a inundações — a até três metros dos leitos dos rios — quadruplicou desde 1985, totalizando 425 mil hectares. O estudo indica um aumento nos desastres naturais desde 1991, destacando as chuvas no litoral paulista e as inundações no Rio Grande do Sul. (Folha)

Cultura

A Câmara Brasileira do Livro (CBL) desclassificou da disputa pelo Prêmio Jabuti na categoria de melhor ilustração a obra Frankenstein, cujos desenhos foram criados com inteligência artificial. As regras da premiação estabelecem que casos não previstos no regulamento sejam deliberados pela curadoria e a avaliação de obras com IA não estava nessas regras. A CBL afirmou que debaterá o uso de novas tecnologias para os próximos anos. O designer Vicente Pessôa, responsável pelas ilustrações, alega que não havia informações no edital proibindo o uso de IA. “Se eles desclassificaram agora, mudaram a regra no meio do jogo. E a organização está me punindo pelo seu próprio descuido, o que não é exatamente justo.” (Estadão)

Para ler com calma... De um lado, argumentos reforçam que IA é uma tecnologia que pode abrir caminhos para futuros criativos distintos. De outro, a arte está morta e o uso de IA generativa é criticado por conta do processo de treinamento, em que imagens são alimentadas na ferramenta sem a autorização de seus verdadeiros autores. (Folha e BBC)

A Academia Nacional de Artes e Ciências da Gravação dos Estados Unidos anunciou a lista de indicados ao Grammy Awards 2024. A cantora SZA lidera com nove, concorrendo nas três categorias principais: álbum do ano, com SOS (Spotify), gravação do ano e canção do ano, com Kill Bill (Spotify). Victoria Monét e Phoebe Bridgers têm sete indicações, enquanto Taylor Swift, Miley Cyrus e Olivia Rodrigo aparecem com seis. Representando o Brasil, Ivan Lins, Luciana Souza e Eliane Elias concorrem pelo melhor álbum de jazz latino. A cerimônia será em 4 de fevereiro, em Los Angeles. (g1 e Estadão)

O longa As Marvels decepcionou em sua estreia, arrecadando apenas US$ 63 milhões globalmente no primeiro fim de semana, abaixo das expectativas da Disney, que almejava mais de US$ 140 milhões. A diretora Nia Dacosta alertou sobre a saturação do gênero, mas prometia um mundo cativante. Este é o 33º filme do Universo Cinematográfico Marvel (UCM) e um de seus piores lançamentos mundiais, principalmente frente a Capitã Marvel (2019), que faturou de cara US$ 455 milhões globalmente. (Variety)

Cotidiano Digital

A Comissão Europeia anunciou que Meta (Facebook e Instagram) e Snap (Snapchat) têm até 1º de dezembro para detalhar suas medidas de proteção a jovens contra conteúdo ilegal ou prejudicial, conforme as novas regras da União Europeia. TikTok e YouTube também receberam solicitação semelhante do órgão. As plataformas podem ser multadas em até 6% de seus faturamentos globais se não cumprirem a Lei dos Serviços Digitais (DSA), que exige a remoção desse tipo de conteúdo. (Olhar Digital)

Por questão de “segurança e dados”, a Microsoft proibiu internamente o ChatGPT. Aí restaurou o acesso imediatamente após o vazamento da notícia — a empresa é a principal investidora da OpenAI, tendo aportado US$ 3 bilhões no ano passado e anunciado mais US$ 10 bilhões para janeiro. O Bing, seu buscador, usa o modelo da OpenAI. Apesar da relação próxima, a companhia de Bill Gates frisou em comunicado interno que o ChatGPT é de terceiros. Após divulgada a proibição, a big tech explicou que houve uma falha. A intenção era impedir o uso de outro software, o Canva. (CNBC)

O AI Pin da Humane, com GPT embutido, estará disponível para pré-venda nos EUA no dia 16. Equipado com chip Snapdragon, é um broche com inteligência artificial que adere a roupas, toca música, faz chamadas e resume mensagens de contatos relevantes. O objetivo é oferecer um assistente digital para registro das conversas do dia a dia. Custa US$ 699, além de assinatura mensal de US$ 24 para garantir um número e internet T-Mobile. (The Verge)

Apenas um ano após o lançamento do modelo original, a Valve começa a vender no dia 16 o console de videogames portátil Steam Deck OLED. Entre os destaques estão melhorias no display, áudio e vida útil da bateria, proporcionando três a 12 horas de jogo. Disponível em versões de 512GB e 1TB, por US$ 549 e US$ 649, respectivamente, o aparelho inclui slot para microSD. A Valve também confirmou o desenvolvimento de uma versão mais potente para daqui a dois ou três anos. (IGN)

O fim da mais longa greve de Hollywood gerou uma avalanche de lançamentos de filmes e séries que o Popcorner está tentando acompanhar. Divertidamente 2, remake de Mean Girls, Deadpool 3, segunda temporada de Arcane e muito mais. Se liga no Popcorner. Sempre aos domingos, 11h15.

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.