Lira sobe o tom no confronto com o Planalto

O ano legislativo começou com um duro recado do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), ao governo. Na cerimônia de início dos trabalhos no Congresso, que em breve debaterá o veto presidencial a R$ 5,6 bilhões em emendas parlamentares, ele destacou que o Orçamento não é só do Executivo. “É de todas e todos brasileiros e brasileiras, não é e nem pode ser de autoria exclusiva do Poder Executivo e muito menos de uma burocracia técnica que, apesar do seu preparo, não foi eleita para escolher as prioridades da nação e não gasta a sola de sapato percorrendo os pequenos municípios brasileiros como nós, parlamentares”, argumentou. Lira também disse que os parlamentares “não foram eleitos para serem carimbadores” das propostas do Executivo e que o Orçamento deve ser construído com contribuição do Legislativo. E cobrou que o governo cumpra sua palavra: “A boa política, como sabemos, apoia-se num pilar essencial: o respeito aos acordos firmados e o cumprimento à palavra empenhada”. (g1)

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, minimizou o mal-estar e disse que o discurso de Lira não foi “preocupante”. “É importante que o Parlamento se manifeste. Por meio do diálogo, vamos construir e manter pontes. Quando os dois querem o entendimento, a briga não acontece”, disse. Já o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, desconversou. “Esse é o Ministério das Relações Institucionais, não o das relações interpessoais. Essa relação entre governo e Congresso está melhor do que nunca.” (UOL e Correio Braziliense)

Em mensagem enviada ao Congresso, o presidente Lula disse que o diálogo é uma “condição necessária para a democracia”. Ele reiterou que as vitórias de seu governo se deram em conjunto. “Todas essas vitórias conjuntas, algumas vindas de projetos apresentados pelo Executivo, outras oriundas de textos iniciados no Congresso Nacional, representam o nosso compromisso comum com o Brasil e o povo brasileiro.” (Poder360)

Por sua vez, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), presidente do Congresso e do Senado, defendeu o reforço da “autonomia parlamentar”. “Proteger os mandatos parlamentares é proteger as liberdades”, afirmou. Após a solenidade, ele se reuniu com Lula para tentar melhorar a relação e tratar dos projetos prioritários para o ano. (Metrópoles)

PUBLICIDADE

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli mandou apurar se a ONG Transparência Internacional (TI) recebeu e administrou recursos das multas impostas pela Lava Jato. Segundo a decisão, a entidade foi designada para administrar a aplicação de R$ 2,3 bilhões em investimentos sociais previstos no acordo de leniência da J&F. A decisão responde a uma notícia-crime apresentada pelo deputado Rui Falcão (PT-SP). Em nota, a TI afirmou que “são falsas as informações”. Além de não ter recebido recursos das multas, a ONG disse que elaborou um parecer recomendando que o Ministério Público não determinasse a destinação desse dinheiro. Na semana passada, Toffoli suspendeu multas impostas à empreiteira Novonor, antiga Odebrecht, no acordo de leniência da Lava Jato. (g1)

A suspeita de Toffoli, que cita “fatos gravíssimos”, foi descartada em dezembro de 2020 em ofício da Procuradoria-Geral da República (PGR), conta Malu Gaspar. A subprocuradora-geral da República Samantha Chantal Dobrowolski afirmou à época que a entidade não recebeu e nem receberia qualquer tipo de remuneração. “Pelo contrário, desde a assinatura do memorando de entendimentos firmado entre todas as partes envolvidas, ficou estabelecida a proibição de qualquer transferência de recursos para que a instituição não governamental realizasse o apoio técnico cooperativo.” (Globo)

Eliane Cantanhêde: “Toffoli deu de ombros para a repercussão fortemente negativa à suspensão do pagamento de multas bilionárias da J&F e da Novonor e dobrou a aposta com uma briga para lá de audaciosa: contra a TI, respeitada no mundo inteiro por seu monitoramento justamente da... corrupção. Um escândalo que parecia doméstico agora é internacional. No Índice de Percepção da Corrupção de 2023, feito pela TI, o Brasil caiu dez posições, para o pior desempenho desde 1995, 104º lugar entre 180 países. O relatório, que atribui a culpa ao governo Bolsonaro e ao primeiro ano do terceiro mandato de Lula, cita Dias Toffoli nove vezes”. (Estadão)

Embora sejam vistos como potenciais candidatos da direita para as eleições presidenciais de 2026, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) ainda não são competitivos. Como conta Bela Megale, levantamento encomendado pelo próprio PL à Paraná Pesquisas indicou que Michelle foi citada espontaneamente como opção para o Planalto por apenas 0,1% dos entrevistados, enquanto Tarcísio não passou de 0,8%. O presidente Lula (PT) é mencionado por 20,3%, seguido de Jair Bolsonaro (PL), que está inelegível, com 14,4%. Mas 54,6% dizem ainda não saber em quem vão votar. (Globo)

Meio em vídeo. Você sabe qual a estratégia do PL para a eleição presidencial de 2026? Lançar Jair Bolsonaro presidente. Ele está inelegível? Está. Lula também estava em 2018 e se lançou mesmo assim. Confira o Ponto de Partida, com Pedro Doria. (YouTube)

O Palácio de Buckingham anunciou ontem que o rei Charles III, de 75 anos, foi diagnosticado com câncer, sem detalhar de que tipo. A doença foi detectada enquanto ele se submetia a um tratamento hospitalar devido ao aumento benigno da próstata. “Uma questão separada de preocupação foi observada. Testes subsequentes identificaram uma forma de câncer”, informou o comunicado real, acrescentando que ele já está sendo tratado. O monarca ficará afastado das funções públicas, mas seguirá no posto de chefe de Estado, mantendo encontros privados e lidando com a documentação oficial, como de costume. O palácio também informou que a divulgação do diagnóstico tem o objetivo de “evitar especulações” e “ajudar a compreensão pública de todas as pessoas afetadas pelo câncer em todo o mundo”. “Ele permanece com espírito positivo em relação ao seu tratamento e espera retornar ao serviço público o mais rápido possível.” (Guardian)

Educação que cria oportunidades

Educação que cria oportunidades

O avanço da tecnologia trouxe mudanças significativas para a sociedade, seja em casa ou no trabalho. Ela se tornou uma parte intrínseca da vida cotidiana, e sua presença na educação não é exceção. Hoje, as novas ferramentas são grandes aliadas no processo educacional e possuem o poder de dinamizar o ensino e a aprendizagem. Jogos educacionais, aplicativos de realidade virtual, plataformas e dispositivos como tablets podem contribuir para o desenvolvimento de habilidades cognitivas e trazer benefícios como autonomia, protagonismo, aumento do engajamento e interesse dos alunos. Com uma abordagem cuidadosa e estratégica, é possível usar a tecnologia de forma positiva e equilibrada no desenvolvimento de crianças e adolescentes. Entenda a importância da tecnologia no processo educacional.

A inteligência artificial veio para ficar e os professores podem ajudar os alunos a utilizar essas ferramentas com responsabilidade, entendendo as capacidades da tecnologia para apoiar o processo de aprendizagem. Para enriquecer o conteúdo das aulas, muitos docentes integram a IA de maneiras divertidas, como animar os desenhos feitos pelas crianças. Esses recursos também podem auxiliar os jovens no desenvolvimento da escrita criativa, enquanto criam uma história em torno das ilustrações geradas. Conheça nove ideias de como usar IA em sala de aula. (Edutopia)

Com o objetivo de desenvolver habilidades digitais, como pensamento computacional, em crianças de 8 a 14 anos, a rede BBC criou o projeto Micro:bit que, entre 2015 e 2016, disponibilizou pequenos computadores de bolso a alunos do Ensino Fundamental em todas as escolas da Inglaterra. Atualmente, essas placas podem ser encontradas por educadores de 70 países, incluindo o Brasil. O diretor da Fundação Micro:bit para a América Latina, José Scodiero, afirma que 94% das crianças inglesas que participaram do projeto demonstraram intenção de seguir carreira tecnológica. Além disso, houve uma alta de 70% no interesse de meninas por essa área. (Porvir)

Como se não bastassem as fake news criadas pela ignorância natural, agora temos a nova geração de textos, áudios e vídeos falsos criados pela Inteligência Artificial. Como se proteger das pegadinhas, truques e algoritmos mal-intencionados que pulam na sua frente a cada esquina da internet? Lendo e apoiando uma fonte confiável de informação, como este Meio, óbvio. Apoie o Meio, apoie a verdade.

Viver

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, decretou ontem estado de emergência por conta do surto de dengue. Em janeiro, a cidade registrou 10.156 casos da doença, com 362 internações, o maior número desde o início da série histórica, em 1974. Campo Grande e Guaratiba, na Zona Oeste, são as regiões mais atingidas. Além do Rio, três estados (Acre, Goiás e Minas Gerais), o Distrito Federal e cidades do Mato Grosso do Sul já estão em emergência sanitária. (g1 e Metrópoles)

Um estudo publicado na revista Nature Climate Change sugere que a temperatura da Terra pode ter aumentado 1,7° C em relação ao período anterior aos níveis da era pré-industrial (1850-1900). Os dados são baseados em análises de estruturas físicas de esponjas marinhas centenárias presentes no Caribe. Esses invertebrados podem viver séculos, sendo úteis para investigar as condições ambientais do oceano ao longo do tempo. Segundo os pesquisadores, os resultados obtidos acompanham com bastante precisão as medições mais convencionais, alcançando períodos em que não havia termômetros confiáveis. (Folha)

Panelinha no Meio. Desperdiçar comida é errado, e muitas coisas que nós encaramos como lixo rendem boas receitas, como estes chips assados de casca de batata. Ficam prontos rapidinho e servem tanto como salgadinhos quanto como acompanhamentos.

Cultura

A briga de quatro décadas entre o Teatro Oficina e o Grupo Silvio Santos (GSS) ganhou um novo capítulo ontem, após dois arcos que compõem a parte cênica serem emparedados a mando da empresa, que é dona de um terreno ao lado da casa de espetáculos. O GSS pretende erguer torres residenciais no local, enquanto a companhia artística luta para impedir a obra sob alegação de que o projeto desconfiguraria suas apresentações. O edifício cênico foi desenhado por Lina Bo Bardi e Edson Elito e é tombado por órgãos patrimoniais de São Paulo. O grupo empresarial disse ter autorização judicial para realizar o serviço. O Iphan e o Ministério da Cultura foram surpreendidos com as modificações por não terem contado com a aprovação da superintendência do órgão em São Paulo. Técnicos fazem hoje uma vistoria. (Globo e Folha)

Para ler com calma. Baseados em contos ficcionais de mulheres sendo violentadas sexualmente, os livros de dark romance ou bully romance são derivados do gênero erótico que ganha cada vez mais leitores no Brasil, ocupando oito das 50 posições entre os ebooks mais vendidos da Amazon. As cenas de sexo explícito descritas se referem a contextos de violência, bullying e abusos psicológicos. Outros temas sensíveis, como assédio moral, homofobia e incesto, também são comuns. Esses títulos têm causado discussão por romantizar o estupro, crime hediondo no país. (Folha)

Cotidiano Digital

O governo de São Paulo bloqueou o acesso a redes sociais e aplicativos de vídeos, como Facebook, Instagram e TikTok, nas redes Wi-Fi e cabeada das escolas estaduais para funcionários da área administrativa. A medida já impedia o uso dessas plataformas pelos estudantes desde o ano passado. A Secretaria Estadual da Educação afirma que a decisão tem o objetivo de “otimizar o uso de infraestrutura tecnológica para o desenvolvimento pedagógico dos estudantes”. (CNN Brasil)

O presidente da Samsung, Jay Y. Lee, foi declarado inocente ontem por um tribunal sul-coreano. Ele havia sido acusado de manipular preços e de fraude contábil na fusão de US$ 8 bilhões entre afiliadas da Samsung em 2015. Na audiência de novembro, os promotores pediram que Lee fosse preso por cinco anos e pagasse uma multa de US$ 375 mil por violar a Lei de Mercado de Capitais. Ele também foi acusado de se envolver em uma fraude contábil de US$ 3,9 bilhões na Samsung Biologics, unidade biofarmacêutica da Samsung. Lee nega os delitos e disse que nunca teve ganho pessoal com a fusão. Ainda cabe recurso da decisão. (TechCrunch)

A Snap, empresa controladora da rede social Snapchat, anunciou que vai demitir 530 funcionários, cerca de 10% de sua força de trabalho global, em um esforço para reestruturar suas operações. A medida segue uma série de cortes anteriores, incluindo uma redução de 20% em 2022 e um ajuste de 3% em 2023. A Snap tem enfrentado obstáculos para diversificar seus serviços. A companhia se junta a outras big techs, como Amazon e Alphabet. Ao todo, quase 32 mil trabalhadores foram dispensados em 122 empresas de tecnologia desde o início deste ano. (Exame)

Você na Mídia é um curso de media training com o estilo do Meio: prático, interativo e acessível. No primeiro módulo, a jornalista Natália Lima vai explicar técnicas para você construir sua imagem (ou da sua marca) e passar sua mensagem claramente, seja numa entrevista na TV ou em um podcast. Como é de hábito, assinantes premium do Meio recebem um desconto de 20% na inscrição e podem se cadastrar para assistir gratuitamente a aula inaugural do curso.

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.