Recorde de queimadas deixa SP com o ar mais poluído do mundo

O aumento das queimadas no país nos últimos meses fez com que os focos de calor — qualquer temperatura acima de 47°C — dobrassem em relação ao ano anterior, de acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Neste ano, até ontem, foram registrados 159.411 focos de calor frente a 79.315 no mesmo período de 2023. Em todo o ano passado, houve cerca de 189 mil. Metade dos registros ocorreu na Amazônia e outros 32%, no Cerrado. Mato Grosso, Pará e Amazonas são os estados mais afetados. (Globo)

Devido ao fogo, São Paulo era ontem a metrópole com a pior qualidade de ar no mundo, segundo a plataforma suíça de monitoramento IQAir. A qualidade do ar foi considerada “boa” em apenas quatro dias num intervalo de um mês. Entre 5 de agosto e 3 de setembro, a maior parte dos dias recebeu classificação “moderada”, “insalubre para grupos vulneráveis” ou “insalubre”. E a Defesa Civil estadual estendeu até sábado os alertas de risco de incêndio. Quase todo o estado está em situação de emergência por conta do fogo em oito cidades ontem. Segundo o governo estadual, o número de focos de calor cresceu 386% entre janeiro e agosto deste ano, em relação a 2023. (CNN Brasil)

A fumaça dos incêndios afeta também a saúde dos humanos. A pesquisadora Mellanie Fontes-Dutra alerta para os riscos ao sistema nervoso, como alterações estruturais no cérebro e nos neurotransmissores, contribuindo para diferentes distúrbios neurológicos, incluindo transtornos de ansiedade. (Meio)

Embora tenha revertido em boa parte o desmonte do setor ambiental promovido na gestão anterior, o governo federal tem dificuldades sérias para combater as queimadas e os efeitos da seca, dizem especialistas. Faltam pessoal, equipamentos e integração entre diferentes áreas e instâncias, como estados e municípios. Por pressão da bancada ruralista, o Congresso reduziu o orçamento do Ibama para esse tipo de prevenção e barrou a criação de uma autoridade climática que centralizasse essas políticas. (Folha)

Com a pior e mais extensa seca da história, quase 200 cidades brasileiras registraram umidade relativa do ar menor ou igual à do deserto do Saara no último domingo, de acordo com o Inmet. Os piores índices foram registrados em Mato Grosso do Sul, São Paulo, Distrito Federal, Goiás e Minas Gerais. (g1)

Um dos principais afluentes do rio Amazonas, o rio Madeira atingiu seu menor nível desde o início do monitoramento, em 1967, com apenas 86 centímetros em Porto Velho ontem. Devido à baixa vazão, duas das maiores hidrelétricas do país operam com parte das turbinas: Jirau 20% e Santo Antônio, com 14% da capacidade. (g1)

PUBLICIDADE

Panelinha no Meio. Diz a piada que salada Caesar é qualquer salada apunhalada muitas vezes. Não é verdade, mas a receita clássica inspira variações, como esta, com couve, frango e um molho de pasta de amendoim sem açúcar. Ave, sabor.

Urgente. Estamos produzindo um curso essencial sobre a crise climática, conduzido por Sérgio Besserman, um dos maiores especialistas no assunto. Com uma abordagem histórica, científica e sociopolítica, o curso revela como as mudanças climáticas já afetam nosso cotidiano e como podemos enfrentá-las. Não é mais um problema distante – está à vista de todos. Aproveite o pré-lançamento com 30% de desconto até o dia 16/9 e prepare-se para entender o desafio mais crítico da nossa era.

Política

Macaé Evaristo, deputada estadual pelo PT de Minas Gerais, aceitou o convite do presidente Lula para assumir o Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania no lugar de Silvio Almeida, demitido por denúncias de assédio sexual. Ela reuniu-se com Lula ontem no Palácio da Alvorada, junto com a presidente do partido, Gleisi Hoffmann, e com a ministra interina Esther Dweck, que também comanda Gestão e Inovação. A posse deve ocorrer até semana que vem, depois de Macaé se licenciar do atual cargo. A escolha de uma mulher negra para a pasta é uma forma de Lula responder à crise. (Globo)

A futura ministra defendeu a apuração das acusações contra Almeida, garantindo privacidade e sigilo sobre os fatos, principalmente das pessoas lesadas, entre elas a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco. “Quanto às denúncias, é muito importante que os órgãos responsáveis façam as apurações devidas”, disse. “Acho que é preciso garantir o direito dos denunciantes, [mas] também o amplo e pleno direito de defesa.” (Folha)

Prima da escritora Conceição Evaristo, Macaé é professora desde os 19 anos e coordenou programas voltados à inclusão de indígenas e negros no ensino superior. É graduada em Serviço Social, mestre e doutoranda em Educação. Está em seu primeiro mandato como deputada estadual e elegeu-se vereadora de Belo Horizonte em 2020. Foi a primeira mulher negra a ocupar a Secretaria de Educação da capital mineira, entre 2005 e 2012, e do estado, de 2015 a 2018. No governo de Dilma Rousseff, foi titular da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. (g1)

Mas Macaé também é ré na Justiça mineira por superfaturamento na compra de kits de uniformes escolares em 2011, quando secretária de Educação de BH. Ela afirmou que não houve decisão judicial na ação, contestada por sua defesa, e que segue “tranquila e consciente do compromisso com a transparência e correta gestão dos recursos públicos”. Também foi acionada judicialmente por sobrepreço na compra de carteiras escolares quando secretária estadual de Educação entre 2015 e 2018. Nesse caso, fez um acordo com o Ministério Público para encerrar o processo e pagou multa de R$ 10,4 mil. (Estadão)

Meio em vídeo. Há denúncias reais de importunação e assédio sexual contra Almeida. Será que há espaço para termos uma conversa franca sobre como este processo se deu? Confira no Ponto de Partida, com Pedro Doria. (YouTube)

PUBLICIDADE

Congressistas da oposição entregaram ontem pessoalmente ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), um novo pedido de impeachment do ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes. Pacheco disse que tomará uma “decisão fundamentada” que considerará “critérios técnicos e políticos”. Cerca de 150 congressistas são favoráveis ao impeachment. E uma petição virtual acumulava 1,4 milhão de assinaturas até a tarde de ontem pedindo sua saída. Ele acumula outros 23 pedidos de destituição no Senado. (Poder360)

A Justiça Eleitoral de São Paulo rejeitou os pedidos de indeferimento da candidatura de Pablo Marçal (PRTB) à prefeitura de São Paulo apresentados pelo PSB e por integrantes do próprio partido do ex-coach. O secretário-geral do diretório nacional do PRTB, Marcos André de Andrade, alegava que Marçal não tinha autorização da cúpula da legenda para fazer a convenção que formalizou sua candidatura, enquanto o PSB questionava o fato de a filiação ao partido ter ocorrido menos de seis meses antes da convenção. (Folha)

O Brasil vai se unir à Argentina, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Paraguai e Peru para denunciar violações de direitos humanos cometidas pelo regime nicaraguense de Daniel Ortega às Nações Unidas, conta Jamil Chade. Além da expulsão, em agosto, do embaixador brasileiro de Manágua, uma câmara de comércio brasileira foi fechada e Lula passou a ser alvo de ataques em discursos oficiais. Em resposta, o Brasil expulsou de Brasília a embaixadora da Nicarágua. (UOL)

O procurador-geral da Venezuela, Tarek William Saab, anunciou ontem que vai encerrar o processo contra Edmundo González, candidato presidencial da oposição. Ligada ao governo de Nicolás Maduro, a Procuradoria-Geral pediu a prisão de González por crimes eleitorais e incitação ao terrorismo por divulgar cópias das atas de votação mantidas em sigilo pelo governo. O pedido foi aceito pela Justiça. Além de afirmar que o exílio de González na Espanha mudou a situação processual do caso, Saab alegou que as pressões para que ele deixasse o país vieram também de María Corina Machado, principal líder opositora. Os advogados do candidato negam a afirmação e dizem que seu cliente sofria ameaças constantes. (CNN Brasil)

María Corina afirmou ontem que permanecerá no país. Ela está escondida desde o começo de agosto. A oposição teme que a saída de González enfraqueça o movimento. (g1)

Cultura

Morreu ontem, aos 93 anos, o ator americano James Earl Jones, mais conhecido pela voz do vilão Darth Vader, de Star Wars. Nascido no Mississippi, iniciou a carreira no teatro. Sua estreia nas telonas foi em 1964, em Dr. Fantástico, a convite do diretor Stanley Kubrick. Em mais de 60 anos de carreira, interpretou personagens como o Rei Jaffe Joffer na comédia Um Príncipe em Nova York e deu voz ao rei Mufasa na animação da Disney O Rei Leão. Na TV, marcou presença em séries de sucesso, como House, Law & Order e Os Simpsons. Recebeu três prêmios Tony, um Oscar honorário, um Grammy e dois Emmy, entrando para o seleto grupo EGOT por obter as quatro premiações. (Variety)

A organização da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) anunciou ontem a lista completa de participantes do evento, que acontece na cidade do litoral sul fluminense de 9 a 13 de outubro. Entre os destaques estão o francês Édouard Louis e a best-seller brasileira Carla Madeira. Autor, entre outros títulos de O Fim de Eddy, Louis mistura em suas obras ficção e ensaios sociais. Já Carla estreou na literatura com Tudo É Rio, que retrata o triângulo amoroso entre uma prostituta, uma mulher de família tradicional e o ciumento marido desta. O homenageado desta edição da Flip é o jornalista e escritor João do Rio (1881-1921), um dos mais importantes cronistas da capital no início da República. (Estadão)

Após quatro edições de sucesso, a Semana do Cinema volta nesta quinta-feira com ingressos a R$ 12. Até o próximo dia 18, as principais redes de cinema do país devem fazer parte da iniciativa organizada pela Federação Nacional das Empresas Exibidoras Cinematográficas. As entradas promocionais são elegíveis para sessões 2D, mas as redes podem oferecer ofertas especiais à parte, como sessões 3D, salas especiais e combos com pipoca. (Rolling Stone)

Cotidiano Digital

A Apple apresentou ontem as novas versões de seus produtos, com destaque para o iPhone 16. Além de herdar o Botão de Ação do iPhone 15 Pro, o iPhone 16 e o 16 Plus ganharam um novo botão prático, semelhante ao de câmeras fotográficas DSLR. Os novos modelos têm câmeras traseiras empilhadas, que suportam gravação de vídeo espacial para visualização no Apple Vision Pro. Também são equipados com um processador A18 mais rápido para suportar os novos recursos de IA que chegarão com o Apple Intelligence. A empresa também lançou o Watch Series 10, seu smartwatch mais fino até agora, capaz de detectar sinais de apneia do sono e que vem com sensor de profundidade e temperatura da água integrados. Já os novos AirPods 4 têm um novo chip H4 que oferece qualidade de áudio superior. A nova caixa de carregamento tem um alto-falante embutido para facilitar a localização pelo aplicativo Buscar. (The Verge)

“Todo mundo sabe que o Twitter deixou de existir.” Essa é a justificativa do advogado do X para não pagar uma multa de US$ 610 mil imposta pela Comissão de Segurança Digital da Austrália à plataforma em fevereiro do ano passado, um mês antes da compra pelo bilionário Elon Musk. A punição se deu pelo fato de o Twitter não responder a questionamentos sobre proteção a menores na rede social. No julgamento, previsto para terminar hoje, a defesa alega que a multa perdeu a validade, enquanto a promotoria sustenta que a troca de dono e de nome não anula responsabilidades. (Guardian)

Para ler com calma. Bradley Cadenhead, adolescente do Texas, nos Estados Unidos, se tornou vítima de bullying constante no ensino médio, e abandonou os estudos aos 15 anos. Em seu quarto, passou a utilizar o Discord e criou um grupo que chantageava crianças para obter imagens explícitas, além de incentivar vítimas a cometer crimes. A falta de moderação do Discord permitiu que suas atividades continuassem mesmo após denúncias. O jovem foi condenado a 80 anos de prisão. (Washington Post)

Ao fazer escolhas baseadas em informação de qualidade, evitamos os piores resultados. Essa é a função principal deste Meio, informar melhor quem já está cansado de tanta desinformação. Quer uma sociedade que toma boas decisões? Então ajude o Meio a mudar o mundo, um leitor por vez. Assine.

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.