Aos 100 anos, morre Wilson Augusto Figueiredo
Uma vida longa entrelaçada ao jornalismo. Décadas dedicadas à escrita, à ética e à sensibilidade. “Evito pensar que possa ser o mais antigo jornalista em atividade no País. Há de haver outro desgraçado, e ainda mais velho, por aí”, escreveu em sua biografia E a vida continua: a trajetória profissional de Wilson Figueiredo. Foi na noite deste domingo, 20, que a vida seguiu, com pesar, sem o jornalista, poeta e escritor Wilson Augusto Figueiredo. Aos 100 anos, ele morreu de causas naturais no apartamento da família, no Leblon, Zona Sul do Rio de Janeiro. Seguiu lúcido e atuante até o fim. Deixa quatro filhos e oito netos.
Suprema Corte do Reino Unido decide que definição de mulher é baseada em sexo biológico
Por unanimidade, os cinco juízes da Suprema Corte do Reino Unido decidiram que uma mulher é definida pelo sexo biológico, segundo a Lei da Igualdade de 2010. O tribunal britânico decidiu a favor do grupo da campanha For Women Scotland, que processou o governo escocês sob o argumento de que as proteções para mulheres deveriam ser aplicadas apenas a pessoas nascidas com o sexo biológico feminino. O juiz Lord Hodge enfatizou que a lei ainda oferece proteção contra discriminação a pessoas transgênero, “não apenas contra a discriminação por meio da característica protegida de redesignação de gênero, mas também contra discriminação direta, discriminação indireta e assédio substancial em seu gênero adquirido”. A sentença é aplicada tanto à Escócia como à Inglaterra e País de Gales. (BBC)
Violência escolar mais do que triplica em 10 anos no Brasil
Os casos de violência no ambiente escolar mais do que triplicaram em 10 anos, segundo uma análise da Fapesp. O pico de episódios ocorreu em 2023, quando houve 13,1 mil pacientes atendidos em serviços públicos e privados de saúde, de acordo com o Ministério de Direitos Humanos e Cidadania, ante 3,7 mil em 2013. As agressões físicas correspondem a metade dos casos notificados, seguidas de violência psicológica/moral (23,8%) e sexual (23,1%). Em 35,9% das situações, o agressor era um amigo ou conhecido da vítima. A Fapesp relaciona o aumento de episódios nos últimos anos com fatores como a desvalorização dos professores, precarização da infraestrutura escolar e falhas nas ações de mediação de conflitos. (g1)
Anvisa aprova registro definitivo de vacina do Butantan contra chikungunya
A Anvisa aprovou o pedido de registro definitivo da vacina contra chikungunya desenvolvida pelo Instituto Butantan, em parceria com a farmacêutica franco-austríaca Valneva. A decisão, publicada no Diário Oficial da União nesta segunda-feira, autoriza a aplicação em maiores de 18 anos do primeiro imunizante contra a doença, que afetou 620 mil pessoas no mundo em 2024. O estudo clínico de fase 3, feito com adolescentes brasileiros após uma dose da vacina, mostrou a presença de anticorpos neutralizantes em 100% dos voluntários com infecção prévia e em 98,8% dos que não tiveram contato anterior com o vírus. Após seis meses, a proteção dos jovens tinha sido mantida em 99,1%. (g1)
Menos de 1% dos cursos EaD e só 6 cursos de medicina levam nota máxima do Enade
Apenas 0,9% dos cursos de educação a distância (EaD) conseguiram nota máxima no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2023, contra 492 de formação presencial. Dados divulgados pelo MEC nesta sexta-feira mostram que somente seis dos 692 cursos desta modalidade atingiram a nota 5 - a avaliação considera satisfatórias as graduações de notas 4 e 5. Dos 3.888 cursos que atingiram a meta, 100 eram EaD. Entre os cursos de medicina, apenas seis dos 309 avaliados conquistaram a nota máxima no Conceito Preliminar de Curso (CPC), um dos principais indicadores de qualidade do ensino superior do Enade. (g1)
Cientistas japoneses criam plástico que se dissolve no oceano
Pesquisadores japoneses do Centro RIKEN para Ciência da Matéria Emergente desenvolveram um tipo de plástico que se dissolve completamente no oceano. Com a mesma resistência do plástico comum, o material se diferencia por não deixar resíduos de microplásticos, representando um grande avanço no combate à poluição marinha. A combinação de compostos acessíveis, como hexametafosfato de sódio (um aditivo alimentar bastante comum) e íons de guanidínio (utilizados em fertilizantes) forma pontes salinas que garantem a resistência do produto. Os experimentos mostraram que essas folhas se desintegraram em água salgada após oito horas e meia. (UOL)
Censo Escolar mostra Brasil não atingindo metas do PNE e queda de vagas no EJA
O Brasil ainda não conseguiu avançar em metas importantes para a melhora da qualidade do Ensino Médio, como a ampliação de matrículas de tempo integral e do ensino profissionalizante. Também retrocedeu no atendimento daqueles que não conseguiram estudar na idade adequada. Dados do Censo Escolar 2024 apresentados nesta quarta-feira pelo Ministério da Educação mostram que 1,56 milhão de alunos do Ensino Médio estudam em tempo integral na rede pública, número três vezes maior que os 477 mil registrados há dez anos. O índice representa 23,1% do total de matrículas dessa etapa, mas, abaixo dos 25% estabelecidos pelo Plano Nacional de Educação (PNE). Também não atingiu a marca de 4,8 milhões de matriculados no ensino técnico, chegando a 2,38 milhões no ano passado. Com mais de 9,3 milhões de analfabetos acima de 15 anos, o país encolheu as vagas para Educação de Jovens e Adultos (EJA), de 3,2 milhões para 2,3 milhões. (Folha)
Aquecimento global deve afetar 90% das espécies no Brasil
Mais de 90% das espécies que vivem no Brasil devem ter a existência afetada pela perda de hábitat causada pelo aquecimento global até 2100. É o que afirma um estudo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que indica ainda um risco de extinção para 26% de plantas, animais e outras criaturas nesse período, caso os países não tomem as devidas medidas ambientais. A ameaça de extinção cai para 14%, se o aquecimento global for contido a no máximo 2°C acima da era pré-industrial. O levantamento foi realizado analisando 133 pesquisas sobre o tema com projeções sobre mais de 20 mil cenários por espécie. (Globo)
‘Oscar da Ciência’ premia pesquisadores por contribuições em trabalhos de 2024
Considerado o “Oscar da Ciência”, o Prêmio Breakthrough homenageou cientistas que fizeram avanços significativos em seus respectivos campos em 2024. Entre os vencedores, estão cinco pesquisadores que contribuíram nas Ciências Biológicas para medicamentos altamente eficazes para diabetes e obesidade e outros dois que transformaram a compreensão e o tratamento da esclerose múltipla, doença neurodegenerativa que ataca o sistema imunológico. Um prêmio em Física Fundamental também foi concedido a 13.508 coautores de mais de 70 países que representam quatro colaborações experimentais no Grande Colisor de Hádrons (LHC) do CERN. Conheça os vencedores. (Galileu)