Grupo de brasileiros deve deixar Gaza na quinta-feira, diz TV
Receba notícias todo dia no seu e-mail.
Assine agora. É grátis.
Os 34 brasileiros e parentes retidos na Faixa de Gaza receberam, segundo a GloboNews, uma mensagem da embaixada do Brasil na Palestina informando que poderão atravessar a fronteira com o Egito nesta quinta-feira. A representação diplomática brasileira, porém, ainda não confirmou oficialmente a informação. Desde a semana passada, levas de estrangeiros são autorizados a entrar no território egípcio pela Passagem de Rafah, mas os brasileiros estavam até agora de fora das listas. Um avião da FAB os aguarda no Cairo para trazê-los de volta ao país. (g1)
Tropas de Israel já estão combatendo dentro da Cidade de Gaza, capital do território palestino e fortaleza do grupo terrorista Hamas, informou nesta quarta-feira o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu. Enquanto isso, milhares de civis tentam fugir da área de conflito, ao mesmo tempo em que cresce a pressão internacional por uma interrupção nas hostilidades. (CNN)
E o governo do Catar está negociando com o Hamas a libertação de 15 dos mais de 200 reféns tomados durante o ataque a Israel. Em troca, os militares israelenses fariam uma pausa de um a dois dias nos combates, o que permitiria a saída de mais civis do norte da Faixa de Gaza. (Times of Israel)
Nos EUA, a Câmara dos Deputados aprovou, por 234 votos a 188, uma moção de censura à deputada democrata, Rashida Tlaib, de Michigan, única parlamentar de origem palestina no Legislativo americano. Ela é acusada de adotar uma retórica antissemita ao criticar a reação de Israel aos ataques terroristas de 7 de outubro. Na sexta-feira, ela publicou um vídeo no qual aparece em um protesto enquanto manifestantes gritavam “do rio a mar”, um slogan que defende um estado palestino entre o Rio Jordão e o Mediterrâneo, com o fim de Israel. Tlaib diz que suas palavras vem sendo distorcidas e que criticar o governo israelense não é antissemitismo. (AP)