Nova biografia de João Carlos Martins: música, superação e erros na política

Receba notícias todo dia no seu e-mail.

Assine agora. É grátis.

O indomável é o título da nova biografia do maestro João Carlos Martins, escrita pelo jornalista Jamil Chade e publicada pela Editora Record. A obra será lançada no dia 4 de junho, na Sala São Paulo acompanhada do concerto De Bach a Villa-Lobos. Como pianista, Martins é considerado um dos maiores intérpretes de Johann Sebastian Bach.
Martins tem uma trajetória de superação por conseguir voltar aos palcos mesmo depois de sofrer uma série de incidentes que o fizeram praticamente perder o movimento das mãos. Nos EUA, para onde Martins se mudou aos 23 anos, ele alternava concertos no Carnegie Hall e Lincoln Center. Era elogiado por Martin Luther King e tinha encontros com o pintor Salvador Dali e com membros do partido democrata. (g1)
O livro também trata das passagens do maestro pela política e do envolvimento num esquema de corrupção na campanha de Paulo Maluf à prefeitura de São Paulo. “Eu me arrependo. Errei. Sei que, até o dia da minha morte, esse cadaverzinho vai estar enterrado aqui no meu peito”, diz. Mesmo quando esteve afastado dos palcos, a música sempre revigorou e estimulou o maestro. Depois do lançamento do livro, ele pretende se aposentar da orquestra e se dedicar à educação musical e à música como ferramenta transformadora de vidas. (Folha)

PUBLICIDADE

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.