Ocupa Boal no Rio, Luiz Zerbini em SP: o que ver no fim de semana além dos jogos da Copa
Receba as notícias mais importantes no seu e-mail
Assine agora. É grátis.
Um dos grandes mestres da dramaturgia brasileira, criador do Teatro do Oprimido, Augusto Boal ganha uma homenagem à altura do seu legado no Rio, a partir de hoje. A mostra Ocupa Boal, no Espaço Cultural Municipal Sérgio Porto, reúne a peça Hamlet 16×8, solo com o ator Rogério Bandeira e direção de Marco Antonio Rodrigues, inédito no Rio. Além de uma exposição com cartazes, fotos e registros de montagens de Boal, além de bate-papos e oficinas. A curadoria da exposição é de Cecília Boal e Daniela Camargo. Cecília foi companheira do dramaturgo e está à frente do Instituto Augusto Boal, que organizou a ocupação. A peça tem sessões às sextas e sábados, às 19h30 e, aos domingos, às 18h. Ingressos: R$ 40 (inteira).
Nesses tempos de Copa, dá para conciliar as duas coisas Village, que rola no Jockey Club. Nesta sexta, os shows são de fenômenos do trap nacional, como Teto, Wiu e Alee, além do funkeiro FP do Trem Bala. No sábado, duas gerações da MPB pop: Marina Sena e Marisa Monte. Os primeiros shows são às 14h, e os ingressos saem por R$ 700 (inteira).
Se quiser um programa menos salgado, e com qualidade indiscutível, no sábado o pernambucano Otto convida o Mundo Livre S/A para ce.lebrar os 25 anos do seu segundo disco, o excelente Condom Black. O show rola às 20h no Circo Voador. Ingressos a R$ 180 (inteira).
Já em São Paulo, abre nesta sexta no Instituto Tomie Ohtake a exposição Estrelas Escolhidas, individual de Luiz Zerbini que traz cerca de 230 obras produzidas nos últimos dez anos. São monotipias, pinturas, livros de artista e instalações. No centro da investigação, plantas, folhas, galhos, casas, com trabalhos que trazem uma leitura da natureza feita a partir do acervo botânico do Inhotim e do Sítio Burle Marx.
Até quarta rola também 8 1/2 Festa do Cinema Italiano, no Espaço Petrobras de Cinema. A mostra traz alguns filmes consagrados, mas o mais legal é ver filmes novos que nem sempre estreiam por aqui. No fim de semana é legal ver Fuori
de Mario Martone, que fala de uma escritora presa nos anos 1980, e foi apresentado em competição no Festival de Cannes. A sessão é às 16h. E no domingo, vale assistir ao romântico Três Vezes Adeus, de Isabel Coixet, sobre o fim de um relacionamento.
Num programa mais exigente, a Sala São Paulo recebe nesta semana a excelente pianista sul-coreana Yeol Eum Son. Sexta e sábado ela se apresenta com a Osesp, na Sala São Paulo, interpretando o Concerto nº 2, de Shostakovich. A regência é da norte-americana Karen Kamensek, que inicia seu primeiro concerto à frente da orquestra com Antrópolis, composta pela mexicana Gabriela Ortiz em 2018. Ingressos a partir de R$ 50. Já no domingo a pianista faz um recital solo na Estação Motiva Cultural, com um programa que vai de Bach a Nikolayeva, apresentando muitas peças de compositoras mulheres e até caindo no jazz. Ingressos a partir de R$ 75.
Como sempre, o melhor da cultura paulistana está na edição desta semana da newsletter Ladrilho Hidráulico.


