Lula será julgado em janeiro

Ninguém esperava que fosse tão cedo, mas o Tribunal Federal Regional da 4ª Região marcou para 24 de janeiro o julgamento em segunda instância do ex-presidente Lula no caso do tríplex. Em Curitiba, na primeira instância, o juiz Sérgio Moro considerou que o líder petista recebeu o apartamento como propina da construtora OAS e, por isso, foi condenado a 9 anos e 6 meses de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro. Agora, ele será julgado por três desembargadores na 8ª Turma da corte. O voto do relator já foi concluído — mas não é público. Ontem, o revisor pediu para que a data de julgamento fosse marcada. É quando entregará o seu voto. Tudo ficará, então, nas mãos do desembargador Victor Luis dos Santos Laus. Ele pode ler o seu terceiro voto — ou pedir vistas. Em caso de condenação, os advogados do ex-presidente ainda têm alguns recursos no próprio TRF. Salvo mudança de postura do Supremo, quando estes se esgotarem, ele se torna inelegível. Neste momento, há possibilidade de recurso perante o Tribunal Superior Eleitoral. O fato de o julgamento ocorrer cedo em 2018, portanto, joga contra Lula. Há tempo farto para todo o trâmite se encerrar antes do período de campanha. (Estadão)

Segundo o Painel, a expectativa dos políticos é de que Lula será condenado. Dentro do PT, cobra-se a radicalização do discurso e uma representação, perante o Conselho Nacional de Justiça, questionando velocidade seletiva no trâmite de seu julgamento. (Folha)

PUBLICIDADE

Até amanhã, entre seis e oito deputados do PSB devem deixar a legenda e trocá-la pelo DEM. Provavelmente serão acompanhados pelo ministro Fernando Bezerra Filho. (Folha)

Pois amanhã mesmo, durante sua convenção, os demistas pretendem insinuar o nome do presidente da Câmara, Rodrigo Maia, para o Planalto, conta Lauro Jardim. Em 2014, foram esnobados pelos tucanos, que preferiram uma chapa puro-sangue. Com o PSDB em baixa e seu partido em alta, no mínimo pretendem encarecer o passe. (Globo)

Enquanto isso, no PSB que se arrasta, planos são feitos para o caso de Joaquim Barbosa desistir da disputa presidencial. Vai estourar uma guerra interna. A bancada nordestina pretenderá apoiar Lula. (Se houver Lula candidato.) Outra ala se insinua na direção de Geraldo Alckmin.

Míriam Leitão: “A reforma da Previdência ficará para o ano que vem. A avaliação feita na Câmara é que não há tempo nem apoio para aprovação. O governo acredita que ao voltar para suas bases os parlamentares encontrarão mais apoio e que isso pode elevar o número de votos favoráveis. O Brasil precisa da reforma da Previdência. Todo partido no governo sabe disso. É por isso que todos propõem mudanças. O PT no poder aprovou uma reforma, na oposição faz proselitismo com o assunto para atender a grupos de interesse, trabalhadores de maiores salários e servidores públicos. O PSDB fez a primeira reforma, votou na do ex-presidente Lula, mas agora está dividido. A reforma proposta pelo governo Temer é uma tentativa de fazer valer a reforma dos governos Lula e Dilma. A reforma foi reduzida mas ainda permanece importante para indicar a tendência das contas públicas. Quem hoje faz oposição à reforma, quando for governar o Brasil, fará proposta parecida. Os políticos de oposição sabem disso, mas têm preferido a incoerência com o que fizeram no passado, e a demagogia.” (Globo)

Monica de Bolle: “Nosso sistema tributário não só não contribui para reduzir a concentração da renda dos indivíduos, como potencializa a concentração da riqueza ao tratar mais favoravelmente a renda extraída do capital do que aquela extraída do trabalho; a renda recebida pelos homens do que a recebida pelas mulheres; a renda das pessoas que vivem em Estados mais ricos do que a das pessoas que vivem em Estados mais pobres. Ao mesmo tempo, estudo do Banco Mundial recém-publicado sobre os gastos públicos mostrou haver grande ineficiência nos programas de proteção social e de emprego no país, o que exigiria ampla reformulação para atingir os objetivos pretendidos. Interessante seria avaliar se a extinção de alguns programas que não cumprem seus propósitos e a substituição por algum mecanismo de renda básica universal poderia ser mais eficaz, além de mais transparente.”

O ex-promotor democrata Doug Jones venceu a eleição especial para o Senado, no Alabama. O estado não elegia um político do partido de Bill Clinton e Barack Obama faz mais de 25 anos para o cargo. E foi uma vitória apertada: 49,7% contra 48,6%. Seu adversário, o juiz Roy Moore foi acusado por mais de uma mulher de buscar um relacionamento sexual quando, já adulto, elas ainda eram adolescentes. Uma delas, aos 14 anos. Mas Moore tinha também o apoio de Donald Trump num estado particularmente conservador e Jones, responsável pela prisão de membros da Ku Klux Klan e favorável ao aborto, foi um candidato bastante liberal para os padrões regionais. Com ele, os democratas passam a 49 cadeiras no Senado contra 51 dos republicanos. (New York Times)

Cultura

Em uma foto de seu Instagram oficial, Barbie olha nos olhos de uma versão boneca de Aimee Song, blogueira de moda que tem, em sua linha, uma camiseta com a estampa Love Wins. É um slogan LGBTQ. E as duas a vestem. Sim, tem gente sugerindo que a loura plástica de cintura fina saiu do armário. Barbie faz yoga, veste hijab, vem em todos os tons de pele e com todo tipo de cabelo. Incluindo black power. Em setembro, no período que Donald Trump queria banir migrantes, a Barbie do Instagram vestia a estampa People Are People. A virada progressista da boneca tem motivo: a geração de Millenials, que começa a ter filhos, tem outra cabeça. É mais diversa étnica e culturalmente, pensa de forma sustentável e, neste nicho, a imagem de Barbie é terrível. A virada de olho neste público começa a sugerir uma melhora de percepção. Mas ainda é cedo para dizer se a estratégia pode salvar a moça.

Com seu novo lançamento, Songs of Experience (no Spotify), o U2 desbancou Taylor Swift do topo da parada Billboard 200. O álbum da banda irlandesa vendeu mais de 185 mil unidades em sua primeira semana e superou Reputation (Spotify), da cantora norte-americana. (Folha)

A temporada 4 de Black Mirror chega à Netflix no dia 29 de dezembro. Trailer.

Viver

O Conselho Federal de Medicina alterou os critérios para diagnóstico de morte encefálica. Antes, precisava ser atestada por dois médicos, e um deles obrigatoriamente deveria ser neurologista. Só que nem todos os hospitais têm o especialista em tempo integral. Agora, para assinar o laudo, basta que os dois médicos sejam reconhecidamente capazes de fazer a declaração. O processo ficou mais ágil, o que pode ajudar o sistema de captação de órgãos para transplante. (Estadão)

E a advogada e pesquisadora Luciana Dadalto visitou a Dignitas, a organização suíça conhecida em todo o mundo por advogar em prol do direito à escolha acerca dos desejos no fim de vida. Ela auxilia pessoas na realização do suicídio assistido. Na Suíça, a prática é permitida, e a má fama do ‘turismo da morte’ atrai pessoas do mundo todo. “O chamado ‘turismo da morte’ está longe de ser um oásis. Dignitas tem um rigor imenso que precede a realização do suicídio assistido e, para ter uma ideia, o período mínimo entre a candidatura, a adesão a Dignitas e a realização do suicídio assistido é de, no mínimo, três a quatro meses. Então, não apenas diga ‘Eu quero morrer em Dignitas’, eles têm um lema: pensar, ler e depois agir.” (Folha)

PUBLICIDADE

Astrônomos do Breakthrough Listen, um programa global que busca evidências de civilizações extraterrestres, vão ficar de olho no Oumuamua, o misterioso objeto interestelar descoberto em outubro no Sistema Solar. Até agora, ninguém sabe de onde veio. E, embora a origem natural seja a mais provável, a organização pretende explorar a possibilidade de ele ser um artefato alienígena. Oumuamua tem uma estrutura incomum para um asteroide: formato de charuto alongado. Pelos cálculos dos engenheiros espaciais, uma espaçonave para viagens de longa duração deve ter um formato alongado, como o de um charuto ou de uma agulha, para minimizar a fricção e os danos provocados por gases e poeira interestelar.

Um enredo que soa conhecido para quem já leu Encontro com Rama (Amazon), clássico de Arthur C. Clarke, que narra o descobrimento e exploração de um objeto que entra no Sistema Solar. Um cilindro oco que, descobre-se mais tarde, se trata de uma nave espacial. Vai que.

Pesquisadores descobriram uma nova espécie de árvore no Brasil. Talvez o organismo vivo mais pesado do mundo. Da família das leguminosas, a Dinizia jueirana-facao pode crescer até 40 metros e chegar a 62 toneladas. Seu habitat é uma área restrita da Mata Atlântica, no Espírito Santo. E a espécie está em risco: há apenas 25 delas.

Galeria: a retrospectiva de 2017 em imagens, pela CNN.

Na madrugada de 11 de dezembro, em 1992, Telê Santana e Johan Cruyff sentaram-se no lobby de um hotel em Tóquio onde conversaram por horas entre xícaras de café. Ali, perante o testemunho do árbitro argentino Juan Carlos Loustau, firmaram um pacto. Caso um jogador do São Paulo de Telê, ou do Barcelona de Cruyff, se descontrolasse, ou partisse para faltas, fizesse cera — qualquer conduta antiesportiva —, os treinadores os tirariam de campo. Seria um jogo limpo e elegante, seguindo o padrão daqueles dois. No dia 13, as duas equipes se enfrentaram pelo Mundial Interclubes. E o São Paulo venceu de virada, por 2 a 0. Relembre em vídeo.

Cotidiano Digital

O Google pôs no ar três novos apps de fotografia. O primeiro é Storyboard – só tem para Android. Ele pega um vídeo e o transforma numa série de painéis de história em quadrinhos. O segundo, Selfissimo!, roda em iPhone e Android. Bate uma série de selfies estilosos em preto e branco. O terceiro, só para iPhones, é Scrubbies. Permite brincar com vídeos e editá-los para produção de loops, replays, com o dedo arrastando na tela como um DJ.

O Tinder está sofisticando seu lado social. Caso o usuário conecte sua conta de Spotify ou Instagram ao app, aqueles que o acompanham após um match poderão ver as atualizações dentro do sistema de paquera. Sem precisar sair. Ficou, segundo a trupe do Mashable, com cara de Facebook. Dá, até, para fazer comentários. Para o stalker interno de cada solteiro.

Do vernáculo digital: dar match é quando duas pessoas aprovam uma o retrato da outra nos apps de paquera. É a possibilidade de um início.

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.