Rosa Weber vai julgar notícia-crime de senadores contra Bolsonaro

O Caso da Covaxin chegou à Justiça. Os senadores Randolfe Rodrigues (Rede-AP), Fabiano Contarato (Rede-ES) e Jorge Kajuru (Podemos-GO) enviaram uma notícia-crime contra Jair Bolsonaro ao Supremo Tribunal Federal (STF). Eles pedem uma investigação para apurar se o presidente cometeu crime de prevaricação ao não mandar investigar as suspeitas de irregularidades supostamente apresentadas pelo servidor da saúde Luis Roberto Miranda e por seu irmão, o deputado (ex-) bolsonarista Luis Miranda (DEM-DF). (Estadão)

A notícia-crime tem como relatora a ministra Rosa Weber, o que não é uma boa notícia para o governo. Na sexta-feira, ela manteve a quebra dos sigilos, determinada pela CPI da Pandemia, do advogado da Precisa Medicamentos, empresa que intermediou a compra da vacina indiana Covaxin. Em sua decisão, Weber avaliou a negociação como “pouco transparente” e disse haver “grave suspeita” de indícios de favorecimento e obtenção de vantagens indevidas no processo. Ela já encaminhou a notícia-crime para a Procuradoria-Geral da República. (UOL)

O avanço da CPI sobre as negociações suspeitas de vacinas provocou uma reação inusitada. Falando a apoiadores, Bolsonaro mudou o tom onipotente e a retórica de que não há corrupção no governo e disse que não tem como saber o que acontece nos 22 ministérios. (Globo)

Lauro Jardim: “Parte expressiva do Centrão, sobretudo o PP, discutiu neste fim de semana fazer uma representação contra o deputado Luís Miranda no conselho de ética da Câmara pela grave acusação que envolve Ricardo Barros (PP-PR), deputado e líder do governo. O que travou qualquer movimento é a possibilidade de Miranda ou seu irmão terem gravado Bolsonaro na conversa que os três tiveram no dia 20 de março. Bolsonaro teria dito que a história da compra da vacina indiana era um ‘rolo’ de Barros.” (Globo)

Barros é a bola da vez. A CPI quer fechar o cerco ao líder do governo, e o novo foco seriam irregularidades na compra de testes contra Covid-19, citadas por Miranda e que envolveriam um indicado de Barros. Esta semana a comissão deve votar a convocação do deputado para depor e a própria prorrogação por mais 90 dias. Também vão acontecer os depoimentos dos empresários Carlos Wizard, suspeito de integrar e financiar o “gabinete paralelo”, e Francisco Emerson Maximiano, sócio-diretor da Precisa. (Folha)

Thomas Traumann: “O plano de Bolsonaro é entregar a cabeça do líder do governo, permitindo à CPI ter um troféu e assim mudar de assunto: falar sobre a morte de criminosos ou a lei da impressão do voto, por exemplo. A questão é se os senadores Omar Aziz, Renan Calheiros e Randolfe Rodrigues, os líderes da CPI, vão cair. Jogar Ricardo Barros ao mar é arriscado diante da influência do deputado junto ao Centrão, mas segundo ministros políticos seria o risco para criar um cordão de isolamento em torno do presidente.” (Veja)

Meio em vídeo. O líder do governo, na Câmara, é acusado de organizar a compra por esquema suspeito de uma vacina que ainda não foi aprovada. E é possível que uma gravação de Jair Bolsonaro contando tudo exista. Faz quatro dias que a denúncia foi feita. O Planalto está em silêncio. Pudera. Pode ser que tenha sido um golpe fatal. Confira o Ponto de Partida no YouTube.

PUBLICIDADE

O deputado Filipe Barros (PSL-PR) apresentou ontem relatório favorável à Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que estabelece um sistema de impressão de votos já na eleição de 2022. No entanto, a pedido dos integrantes da comissão especial, o presidente do colegiado, Eduardo Martins (PSC-PR), concedeu mais tempo para análise, e o relatório só deve começar a ser avaliado no mês que vem. No sábado, presidentes de 11 partidos, incluindo siglas da base aliada, firmaram um pacto contra a proposta. (Poder360)

Mônica Bergamo: “Senadores de oposição e até aliados de Bolsonaro discutem ignorar a indicação do presidente para substituir Marco Aurélio Mello no STF, simplesmente deixando de votá-la. O magistrado se aposenta em julho. Eles impedem também que, rejeitado um nome, Bolsonaro indique outro na sequência ao Senado.” (Folha)

Então... Os senadores republicanos fizeram isso com a última indicação de Barack Obama à Suprema Corte.

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski determinou nesta segunda-feira que as informações do acordo de leniência da Odebrecht não podem ser usadas no processo envolvendo a sede do Instituto Lula. Esse é um dos casos transferidos de Curitiba para a Justiça Federal do DF. Lewandowski argumenta que, como o STF considerou a vara de Curitiba incompetente para julgar o caso, o MPF do Paraná também não seria para investigar, o que invalidaria as provas. O caso deve ser decidido pelo Plenário da Corte. (G1)

O Comando do Exército enviou hoje ofício ao Supremo defendendo o sigilo de cem anos imposto ao processo (arquivado) contra o general Eduardo Pazuello por ter participado de um ato político com Bolsonaro. PT, PCdoB, PSOL e PDT foram ao Supremo alegando que o sigilo fere o princípio constitucional da Transparência. Já o Exército alega que o processo administrativo não tem interesse público e que o sigilo é permitido pela Lei de Acesso à Informação. (Poder360)

TRANSFORMANDO NEGÓCIOS

Transformando Negócios

A diversidade de dados é importante para ter mais acesso aos diferentes comportamentos do cliente ou consumidor. Mas, a inovação só vem se a partir deles, forem gerados insights interessantes que possam ser integrados ao negócio. E a diversidade cognitiva é um elemento-chave nesse processo. Para além da diversidade racial, de gênero ou classe, diversas pesquisas da psicologia apontam que a inclusão de pessoas com diferentes formas de pensar, diferentes pontos de vista e diferentes conjuntos de habilidades em um grupo, traz vantagens como mais desafio dentre as equipes, estimulando a inovação e causando um maior impacto das ideias. Entenda.

O que a Tesla e a SpaceX tem em comum? Além de serem fundadas por Elon Musk, ambas estão entre as 20 marcas de mais propósito. O primeiro lugar ficou para a empresa de limpeza e cuidados pessoais ecologicamente correta Seventh Generation, seguida pela empresa de roupas e calçados Toms. A SpaceX aparece em terceiro e a Tesla em nono. A lista contém também nomes como 3M, Intel, e Zoom. Confira. (Inc.)

Os líderes financeiros do Brasil são os mais preocupados com a transformação digital das empresas. Dos 150 CFOs brasileiros da pesquisa da Rimini Street, 89% acreditam que os investimentos em transformação digital são a chave para o sucesso das empresas, contra 71% da média global.

Viver

Três estudos divulgados ontem trouxeram notícias animadoras no combate à Covid-19. O primeiro, da Universidade de Oxford, indica que a vacina desenvolvida pela própria instituição em parceria com a AstraZeneca tem uma resposta imune ainda maior com a aplicação de uma terceira dose, não prevista incialmente. O segundo, publicado pela revista Nature, conclui que vacinas com a tecnologia de RNA mensageiro, como as da Pfizer e da Moderna, podem garantir uma imunização mais duradoura. (G1)

O último estudo foi feito na China e divulgado pela revista The Lancet Infectious Diseases. Segundo a pesquisa, a CoronaVac é segura e produz resposta imune em crianças a partir de três anos de idade. Embora a fase três de testes ainda esteja em andamento, o governo chinês pretende já começar a imunizar crianças dessa faixa etária. (Folha)

Nesta segunda-feira o Brasil registrou 658 mortes por Covid-19, totalizando 514.202 óbitos desde o início da pandemia. A média móvel em sete dias, que corrige distorções como subnotificação nos fins de semana, foi de 1.626 mortos, a menor desde 9 março. (UOL)

Diante do avanço da variante Delta, o governo de Israel aumentou as medidas de segurança sanitária nos aeroportos, classificados pelo premiê Naftali Bennett como “uma grande vulnerabilidade nacional”. Em reunião do gabinete, Bennett também defendeu enfaticamente a vacinação. “Quem pode ser vacinado e não o faz está colocando em risco a si mesmo e todos em volta”, afirmou. (Haaretz)

E, num gesto de reconhecimento, o público que aguardava o jogo de abertura no torneio de tênis de Wimbledon aplaudiu de pé a pesquisadora Sarah Gilbert, líder da equipe que desenvolveu a vacina de Oxford/AstraZeneca. Ela estava presente e teve seu nome anunciado pelo locutor da partida. (Globo)

PUBLICIDADE

Os 20 dias de perseguição das polícias de Goiás e do Distrito Federal a Lázaro Barbosa, acusado de uma série de homicídios, chegaram ao desfecho ontem com a morte do criminoso. Segundo relato dos policiais, Lázaro foi cercado perto da casa da ex-sogra, em Águas Lindas (GO). Ferido, ele teria reagido e foi atingido por pelo menos 38 tiros. O local da morte, porém, foi desfeito, já que os policiais o levaram a um hospital, onde os médicos constataram sua morte. Segundo o governador Ronaldo Caiado (DEM), Lázaro era protegido por uma quadrilha que o mantinha alimentado, fornecia telefone celular e dinheiro. O criminoso tinha R$ 4,4 mil em espécie ao ser morto. Além de condenações por homicídio e estupro na Bahia, Lázaro era acusado de matar quatro pessoas de uma mesma família no DF e de outros crimes em Goiás. (Metrópoles)

Por oito votos a três a Suprema Corte do México descriminalizou o uso recreativo da maconha. Qualquer adulto pode obter uma licença para consumir a erva, desde que a cultive em casa e siga regras que ainda serão divulgadas. (Poder360)

Panelinha no Meio. Sabe aqueles dias em que você não está com paciência para cozinhar, mas já está devendo as calças ao dellivery? Nessas horas é importante ter no freezer refeições saborosas, saudáveis e já particionadas. É só esquentar e mandar para dentro. Um bom exemplo é este pernil com molho de abacaxi. O segredo é congelar o molho separado da carne.

Cultura

Demorou, mas uma das mais famosas atrações de Nova York está de volta. No sábado, Bruce Springsteen fez a primeira apresentação ao vivo em um teatro da Broadway em 471 dias. Ok, não foi um evento tipicamente Broadway, nada de cenários, figurinos e coreografias exuberantes. Era um homem sozinho no palco com diversos instrumentos. Mas esse homem era The Boss. Para as 1.721 pessoas na plateia do Teatro St. James, não precisava mais do que isso para mostrar que a cidade que nunca dorme estava despertando. (New York Times)

Para uma construção concluída no ano 80 da era atual, no reinado do imperador Tito, o Coliseu tinha uma estrutura de fazer inveja a teatros modernos, com rampas, elevadores etc. Ao contrário do que se pensa hoje, o teatro para 50 mil espectadores não exibia somente lutas entre gladiadores. Havia peças, encenações de batalhas etc. Tudo apoiado por uma complexa estrutura de bastidores no subsolo. E essas são as instalações que os turistas poderão conhecer. O governo italiano anunciou o fim das obras de reforço estrutural e restauração de todo o nível inferior do monumento. (Estadão)

Cotidiano Digital

Vitória para o Facebook. Um juiz americano negou duas das acusações de antitruste da Comissão Federal de Comércio dos EUA e de mais 40 estados americanos. Os processos judiciais pediam a separação do WhatsApp e Instagram com o argumento de que as aquisições dos apps pelo Facebook acabavam com a competição nas redes sociais. Para o juiz, no entanto, os promotores não forneceram fatos suficientes para confirmar monopólio pela big tech e que os estados esperaram muito para apresentar o caso, que se concentra nos acordos feitos em 2012 e 2014. Eles têm mais 30 dias para apresentar mais detalhes. (New York Times)

Com a decisão judicial, o Facebook alcançou, pela primeira vez, o valor de mercado de US$ 1 trilhão.

Por US$ 217 milhões, a brasileira Elo7 de venda de produtos artesanais foi comprada pela plataforma de e-commerce americana Etsy.

Enquanto o JP Morgan comprou 40% da fintech C6 Bank por cerca de R$ 10 bilhões.

Depois de ter sido encontrado morto em sua cela na Espanha, a autópsia oficial de John McAfee apontou que ele se suicidou. O britânico responsável pelo software antivírus foi detido em outubro no aeroporto de Barcelona por infração fiscal e aguardava extradição aos EUA.

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.