Nova guerra pode ser travada hoje, no Supremo

O Supremo julga, hoje, pedidos de Habeas Corpus impetrados pelas defesas de Paulo Maluf e Antonio Palocci. O ex-prefeito paulistano e deputado afastado está em São Paulo, para onde se transferiu após ser libertado pelo ministro Dias Toffoli. Havia sido preso, em Brasília, por ordens doutro ministro — Edson Fachin. (Globo)

O que pareceria um debate trivial perto doutros que circulam a corte periga se tornar outra briga pelo futuro da Lava Jato: um ministro tem o poder de derrubar sozinho a decisão de outro? Foi o que Toffoli fez. Hoje, este tipo de decisão é considerada extraordinária dentro do STF. Mas se o pleno mudar sua interpretação, decisões monocráticas de Fachin podem se tornar alvo. (Folha)

Aliás... A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, pediu ao STF que devolva o deputado afastado Paulo Maluf à prisão. Ela argumenta que não existe, legalmente, Habeas Corpus quando a decisão de prender partiu do próprio Supremo. Ao libertar Maluf, foi exatamente o que fez o ministro Dias Toffoli.

E por falar... O Conselho de Ética da Câmara aprovou o parecer que recomenda seguimento ao processo que pode cassar Maluf. Teve a mesma sorte o também deputado Lúcio Vieira Lima (irmão de Geddel).

Enquanto isso... O ministro Marco Aurélio Mello não conseguirá apresentar, hoje, a liminar que poderia libertar Lula. Impetrada na semana passada pelo advogado Antônio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, aproveitava-se de uma Ação Declaratória de Constitucionalidade do nanico PEN para pedir que todos os condenados em segunda instância aguardassem em liberdade uma decisão final do Supremo a respeito do caso. Kakay aproveitou-se da ADC que já tramitava para pedir a liminar — mas o PEN não queria favorecer Lula. Destituído o advogado ontem pela manhã, os novos representantes do partido pediram ao ministro um tempo para se familizarizar com o papelório. Marco Aurélio lhes deu cinco dias. (Jota)

PUBLICIDADE

Em 6 de fevereiro último, lembra Bruno Boghossian, a Lava Jato de São Paulo saltou de três para 11 procuradores, entre eles dois colaboradores próximos de Rodrigo Janot. Na semana passada, Paulo Vieira de Souza, acusado de ser o principal operador de fraudes do PSDB local, foi preso. Na segunda, o MP solicitou a Brasília os dados que já existem sobre os repasses da Odebrecht a campanhas no estado. Os trabalhos começam a acelerar: a força-tarefa busca conexões entre desvios no governo paulista e o financiamento das campanhas de Geraldo Alckmin. (Folha)

E... O STJ se negou, ontem, a suspender a condenação do ex-governador mineiro Eduardo Azeredo, no TJMG. Dia 24 os embargos serão votados e o processo na segunda instância se encerra, seguido de prisão.

Uma comitiva de nove governadores bateu com a cara na porta, ontem, no prédio da Polícia Federal de Curitiba. Acompanhados dos senadores Gleisi Hoffmann e Roberto Requião, pretendiam visitar o ex-presidente Lula. “Não há fundamento para a flexibilização do regime geral de visitas próprio à carceragem da Polícia Federal”, despachou a juíza Carolina Moura Lebbos. Valerão, para Lula, as mesmas regras aplicadas aos outros presos.

Então... Lula pode ser transferido para um quartel do Exército. Sua presença na PF, com as peregrinações de políticos e protestos vários, está dificultando o trabalho dos policiais, conta Lauro Jardim. (Globo)

Por três votos a um, a Segunda Turma do STF autorizou que o ex-governador Sérgio Cabral volte para seguir cumprimento da pena no Rio de Janeiro. Gilmar Mendes, Dias Toffoli e Ricardo Lewandowski se puseram de um lado, Edson Fachin do outro. Cabral havia sido transferido para o Paraná por estar recebendo tratamento especial no estado que comandou.

Os peritos da polícia do Rio conseguiram colher impressões digitais parciais das cápsulas usadas no ataque à vereadora Marielle Franco. Não podem ser comparadas com o banco de digitais — mas podem ser confrontadas com as de um suspeito. Segundo o ministro da Segurança Raul Jungmann, as hipóteses estão se afunilando. “As pessoas estão animadas”, disse. “Vão conseguir colocar na cadeia não só os que executaram, mas também chegar aos mandantes.” (Globo)

Cotidiano Digital

Foi uma maratona. Mais de quatro horas para o depoimento de Mark Zuckerberg perante duas comissões do Senado americano, quase metade dos membros da Câmara Alta. O veterano Lindsey Graham lhe perguntou qual considera seu principal competidor. Zuck não tinha resposta, caracterizando monopólio. Também o pressionaram a respeito de moderação, filtros, controles sobre ódio e notícias falsas. O CEO lhes respondeu com a crença de que os sistemas de inteligência artificial conseguirão dar conta do problema. Questionaram a empresa por negligência no caso Cambridge Analytica, ele reconheceu a falha e explicou que mudanças planeja. Mas, se houve momentos de saia justa, Zuck se manteve calmo, respeitoso e, em grande parte, lidou com parlamentares que faziam perguntas triviais demonstrando um profundo desconhecimento da tecnologia. Hoje, falará aos deputados.

Assista: o depoimento completo.

Tweets: Usuários da outra rede social fizeram graça dos senadores desinformados. (Folha)

Logo que se encerrou a sabatina do CEO do Facebook, um rigoroso projeto de lei foi apresentado aos parlamentares. Iniciativa de dois senadores democratas, o Ato de Consentimento (PDF) exigirá concordância explícita de cada usuário para o emprego de qualquer informação pessoal. Nada. Nem uma publicidade poderia ser dirigida a qualquer pessoa sem que ela tivesse declarado concordar. Zuck possivelmente caiu em uma armadilha durante a exposição aos parlamentares. Um dos autores do projeto, Ed Markey de Massachusetts, perguntou a ele se apoiaria uma lei que deixasse mais clara a necessidade de assentimento pelos usuários. “Em geral”, respondeu o CEO, “me parece que o princípio está correto.”

Um trecho da sabatina: “O Facebook usa o áudio captado por celulares no conjunto de informações sobre seus usuários?”, perguntou um senador. “Não”, respondeu Zuck. “Você está falando de uma teoria conspiratória de que ouvimos o microfone do celular e utilizamos as conversas para publicidade. Não.”

Kara Swisher: “O que mais me perturba é como a jornada de Zuckerberg está sendo coberta como se ele precisasse de algum treinamento especial por conta de ser um geek desajeitado. Ele contratou consultores que lhe deram um curso sobre charme e humildade? Quem diria. Ninguém nunca faz isso com a exceção de todo mundo que encara uma sabatina no Congresso. Será que ele aguenta? Será que vai ficar abalado? E, mais importante, uma performance ruim fará Mark colocar o Facebook em risco? Fuck yes. Fuck no. And, WTF, of course not. Mark é um adulto com dois filhos e uma companheira de longa data, abriu o capital de sua empresa e gere o que é hoje uma das companhias mais poderosas da tecnologia. É um dos homens mais ricos do planeta. Se encontrou com reis e chefes de Estado por todo o mundo. Ele vai se dar bem porque, vou explicar bem devagar: É. O. Trabalho. Dele. Como. CEO.”

Quando se pergunta aos americanos qual a empresa em que menos confiam no Vale, 56% respondem Facebook. Em segundo vem o Google. Com 5%.

Viver

90 milhões em ação... Já que a camisa da Seleção foi capturada por um dos lados no debate, um designer criou uma camisa vermelha com logo da CBF e tudo. Ninguém precisa abdicar de torcer.

Pois é. O Pearl Jam também lançou uma linha de camisas de seleções. Tem da Inglaterra, do México, da Espanha e, claro, do Brasil.

PUBLICIDADE

Para ler com calma. Rafael Cristiano, de 25 anos, não se encontrava dentro da ideia de que homem não pode abraçar, não pode beijar, não pode dançar. Claudio Serva, de 45, lembra com arrependimento e dor das vezes que seu pai o fazia ir a prostíbulos, ainda na adolescência. Ambos sofreram para tentar se enquadrar em uma masculinidade que não os representava. A doutoranda pela UFRGS, Helen Barbosa dos Santos, que estuda a construção hegemônica da masculinidade, pontua: “Olhemos com atenção para o mundo dos meninos e não levará muito tempo para percebermos que ser homem é vencer três nãos: não ser mulher, não ser gay e não ser criança. Um duro caminho para conquistar a masculinidade deve ser construído”. Mas, afinal, o que é ser homem hoje? Em um cenário em que as reivindicações feministas se fazem cada vez mais presentes, e onde dados comprovam que o homem brasileiro vive uma carnificina, de violência e mortes, novas masculinidades vêm surgindo — de garotos que brincam com fogões e vassouras a homens que dão aulas a outros de como romper com o homem que ele deveria tornar-se e ser, de fato, quem ele é.

A ONG Repórter Brasil publicou ontem a nova “lista suja” do trabalho escravo. De pastelarias cariocas a construtoras do programa Minha Casa Minha Vida, a relação soma 165 empregadores, responsáveis por manter 2.264 trabalhadores em situação análoga à escravidão.

Na discussão sobre a progressão do derretimento do gelo ao redor dos pólos, a Antártida sempre foi considerada mais estável que a região do pólo norte — seu gelo enfrenta um derretimento mais lento e em um padrão menos regular. Mas isso pode mudar. Um novo estudo mostrou que sua geleiras estão recuando rapidamente — em 5 anos, a região perdeu uma área de gelo submerso equivalente a Londres. Em breve, a Antártida poderá ultrapassar a Groenlândia e se tornar a maior fonte responsável pelo aumento do nível do mar. (Folha)

E a Dinamarca inaugurou a primeira estátua em homenagem a uma mulher negra no país. É de Mary Thomas, líder de uma revolta rural que marcou a história da ilha caribenha de Saint Croix (Santa Cruz) em 1878. O Nexo conta sua história.

Cultura

Em um vídeo todo em preto e branco, a drag Pablo Vittar fala de bullying, homofobia, e superação em sua nova música, Indestrutível. Assista.

A Apple vai produzir uma série que adapta os livros da Fundação, escritos por Isaac Asimov. As obras são consideradas clássicos essenciais da ficção científica. David S. Goyer, de Batman Begins, e Josh Friedman, de Guerra dos Mundos, serão os showrunners do projeto. Ao longo dos anos, inúmeras tentativas de se adaptar os título foram feitas, mas as produções não foram para frente. O elenco não foi anunciado e a série ainda não tem previsão de estreia.

Enquanto isso... Os criadores da série Westworld abriram uma sessão de perguntas e respostas no Reddit. Eles prometeram adiantar grandes acontecimentos da segunda temporada da série que estreia neste mês. Parece brincadeira, não é? E era mesmo. Tudo parte de uma estratégia de divulgação. Eles chegaram a publicar um vídeo que, teoricamente, mostraria o enredo da nova temporada. Tudo pegadinha. Assista você mesmo.

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.