Julgamento que pode depor Temer começa na terça

O ministro Gilmar Mendes definiu para a terça-feira, dia 4 de abril, o início do julgamento da ação que pode levar à cassação da chapa que elegeu Dilma Rousseff e Michel Temer. Na próxima semana, já há quatro sessões do TSE reservadas para o debate. A primeira ocorrerá na terça de manhã, e a seguinte, no mesmo dia à noite. Na sequência, os ministros se reunirão quarta e quinta-feira, também de manhã. O relator, Herman Benjamin, tem pressa. Ele gostaria de contar com o voto do também ministro Henrique Neves, cujo mandato na corte se encerra no dia 16. (Estadão)

Porém... há uma disputa em curso a respeito dos prazos dados por Benjamin para as alegações finais das defesas de Dilma e Temer. Segundo apuração do Poder 360, os advogados da ex-presidente dizem que Benjamin cometeu um erro técnico e devia ter lhes dado cinco dias. Deu dois. Como é um caso delicado, um debate sobre este aspecto técnico nascerá no plenário, o que pode adiar o julgamento para o final de abril. Há também pressão de vários lados sobre o tribunal para que se estique ao máximo o processo.

Elio Gaspari defende, hoje, que dado o fracasso das manifestações de domingo, o melhor caminho para o Brasil é seguir com Temer. Sem a pressão das ruas, o Congresso usará seus critérios muito particulares para escolher indiretamente alguém para o Planalto. “Atire a primeira pedra quem puder dizer que os parlamentares elegerão alguém que mereça mais confiança, mesmo que seja pouca a que se deposita no doutor. Indo-se um passo adiante: atire a segunda pedra quem for capaz de garantir que esse novo presidente respeitará o calendário eleitoral que prevê uma eleição presidencial para 2018.” No Globo ou na Folha.

PUBLICIDADE

A Lava Jato amanheceu o dia com mandados de prisão contra cinco dos sete conselheiros do Tribunal de Contas do estado do Rio. O presidente da Assembleia Legislativa, Jorge Picciani, é alvo de condução coercitiva. (Globo)

Aliás... a ex-primeira-dama do Rio, Adriana Ancelmo, deve seguir também hoje para prisão domiciliar. Ela não tem direito a usar internet ou telefone. A decisão se deu com o argumento de que, em estando preso também seu marido, o ex-governador Sérgio Cabral, alguém precisa cuidar dos filhos menores. (Globo)

E... A Lava Jato prendeu ontem Roberto Gonçalves, sucessor de Pedro Barusco na Petrobras. É a primeira prisão determinada pelo juiz Sérgio Moro baseado nas delações da Odebrecht. Ele é acusado de ter recebido R$ 5 milhões em troca da contratação direta de um consórcio que oferecia preço maior do que o teto estabelecido pela estatal. (Globo)

O Supremo não julgará em abril o caso que pode derrubar o foro privilegiado. A tese do relator, Luís Roberto Barroso, sugere que o STF só é responsável por crimes cometidos durante e em razão do exercício do cargo com a prerrogativa. A decisão de que julgamentos ocorrerão cabe à presidente da corte, ministra Cármen Lúcia. Ela não incluiu este caso na pauta do próximo mês. Segundo estudo da Fundação Getúlio Vargas, o Supremo só teria recebido 5,71% das ações penais que julgou nos últimos dez anos se a nova interpretação estivesse em voga. (Folha)

O governo deve acabar com a desoneração em todos os setores. O plano é aprovar o mais rápido possível. Aumento de impostos só pode se dar 90 dias após a sanção. Se ocorrer a partir de julho, representaria cerca de R$ 8,06 bilhões a mais nos cofres. (Estadão)

Começou o Brexit. A primeira-ministra Theresa May assinou carta dirigida ao presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, invocando o artigo 50 do Tratado de Lisboa. Bruxelas está, assim, oficialmente informada da decisão do Reino Unido de deixar a União Europeia. Enquanto isso, na Escócia, o Parlamento Autônomo aprovou o pedido de um novo referendo para que o país se torne independente do Reino Unido para seguir com a Europa.

Donald Trump assinou medida provisória que derruba a política ambiental mais importante de Barack Obama. Os EUA abandonarão o objetivo de reduzir emissões poluentes na atmosfera.

Cultura

O feminismo não pode parar. Ontem, cantoras mulheres iniciaram um protesto online motivadas pela seguinte estatística: elas recebem apenas 70% do que ganham os homens. A organização feminista AzMina propôs uma ação simples, sob a hashtag Maisque70: a reprodução das músicas de mulheres é interrompida quando chega a 70%. Por ora, o protesto funciona no Facebook, mas a ideia é ganhar o Spotify e o YouTube. Daniela Mercury, Valesca Popozuda e Tiê aderiram. (Estadão)

Sai por mil reais uma vaga na fila para o show de Justin Bieber no Rio, hoje, no Sambódromo. Tem gente acampada por lá há (inacreditáveis) quatro meses. São fãs que se revezaram, mães que se alternaram com filhos, pessoas que perderam Natal, Reveillon e Carnaval. O Estadão faz um passeio pela fila dos fãs de Bieber. O cantor, por sua vez, vai chegar ao país e enfrentar uma ação do Ministério Público do Rio. Segundo a Folha, o processo não impede que ele deixe a cidade. O músico foi flagrado pichando um muro no Rio em 2003.

A Academia Sueca que define os prêmios Nobel deu um ultimato a Bob Dylan. Ele tem até 10 de junho para retirar a láurea. O cantor, porém, parece não se importar. Já faltou à cerimônia oficial em dezembro e, agora, mesmo com shows marcados na Suécia, não deu sinais de que vai buscar seu Nobel.

Depois de quatro anos, o Cirque du Soleil voltará ao Brasil. Apresentará o espetáculo Amaluna, no segundo semestre. Veja o Trailer no Youtube. (Folha)

Viver

A estátua de uma garota em pose destemida instalada em frente ao touro icônico de Wall Street vai ficar por lá. Inicialmente, a ideia era retirá-la do centro financeiro de Nova York depois de algumas semanas da instalação, que coincidiu com o Dia Internacional da Mulher. Agora, a prefeitura decidiu que a escultura, um sucesso entre os engravatados e os turistas, fica lá até 2018. A estátua lembra a potência feminina no mercado de trabalho.

PUBLICIDADE

Desde o século XV, vulcões exercem fascínio entre artistas e escritores. A BBC explica o que faz as erupções serem experiências tão impressionantes e inspiradoras para artistas, como o pintor Turner ou o cineasta Bergman.

Galeria: a fotógrafa Letizia Battaglia fez os mais célebres registros da máfia da Sicília, dos anos 1970 aos anos 1990

A moda dos food trucks em São Paulo parece ter passado. É o que conta reportagem da Vice. O número de carros desse tipo na cidade caiu pela metade — eram 400; hoje são 200. A crise econômica e a promessa nem sempre cumprida de refeição boa e barata ajudam a explicar a queda.

Com gols de Philippe Coutinho, Neymar e Marcelo, a seleção brasileira bateu o Paraguai por 3 a 0 e classificou-se para a Copa do Mundo da Rússia, em 2018. O capitão Neymar chegou a perder um pênalti.

Cotidiano Digital

O Facebook lançou a ferramenta de histórias efêmeras, que duram apenas 24 horas. Já havia lançado a função no Instagram. Trata-se, é claro, de mais uma estratégia para bater o concorrente Snapchat.

Elon Musk quer dar um passo maior. O CEO da Tesla e da SpaceX — a primeira é focada em carros movidos a bateria, e a segunda, em nada menos que foguetes para a Nasa — anunciou o apoio a uma empresa jovem e, diga-se, um tanto ambiciosa. Ainda engatinhando, a Neuralink quer desenvolver dispositivos para o cérebro, que seriam implantados no homem para melhorar sua relação com a inteligência artificial. Ajudarão na fusão do cérebro com softwares. Musk está confiante na nova empreitada: “Com o tempo, vamos assistir à fusão das inteligências biológica e artificial. 

Em tempos em que o Vale do Silício é acusado de sexismo, é importante lembrar mulheres que romperam o “bloqueio”. Carol Shaw é uma delas. Foi a primeira a produzir games no mundo. Não bastasse o pioneirismo, ela também desenvolveu um dos maiores sucessos para o Atari 2600, o jogo de avião River Raid. Agora, aos 62 anos, Carol tem sua trajetória apresentada a um público, digamos, não especializado em tecnologia, em reportagem no UOL.

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.