Maduro dá Golpe de Estado na Venezuela

O Tribunal Supremo de Justiça, principal corte venezuelana, destituiu a Assembleia Nacional, assumindo para si os poderes do Legislativo. O tribunal é um órgão de apoio governista desde quando, em 2004, o então presidente Hugo Chávez ampliou em mais 12 o número de juízes para garantir maioria confortável. Nicolás Maduro, sucessor de Chávez, herdou também o controle do Supremo. A dissolução do Congresso foi decretada por estar em “desacato” após descumprir várias sentenças. Dominado pela oposição desde as últimas eleições, o Legislativo vinha fazendo pressão por mudanças contra os outros dois poderes, leais a Maduro. O presidente da Casa fez um discurso duro: “Quero que o mundo e os meios nos ajudem a dizer com todas as letras: na Venezuela, Nicolás Maduro deu um golpe de Estado.” A leitura foi rapidamente corroborada pelo diário espanhol El País, que partiu para além em seu editorial: “o retrocesso da Venezuela a uma ditadura é uma notícia muito triste e lança sombras preocupantes sobre o futuro do país que de modo algum merece ficar à margem do sistema de liberdades majoritário na região.” Luis Almagro, secretário-geral da Organização dos Estados Americanos, classificou o movimento de Maduro como um “autogolpe”, segundo O Globo. “Estas decisões são os últimos golpes com os quais o regime subverte a ordem constitucional do país e acaba com a democracia”, disse Almagro. “O que nós advertíamos infelizmente se concretizou.” A OEA realizará um encontro urgente para avaliar se a Venezuela rompeu a Carta Democrática, exigida para sua manutenção como país membro.

PUBLICIDADE

Como assessor de segurança nacional de Donald Trump, o general Michael Flynn durou um mês. Tomou posse afirmando que não tinha qualquer contato com autoridades russas, era mentira, foi obrigado à renúncia. Agora, em troca de depor no Congresso contando o que sabe sobre as relações da equipe de Trump com Moscou, quer um acordo de imunidade. Delação premiada à americana.

O juiz Sérgio Moro condenou em primeira instância o ex-presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, por corrupção passiva, lavagem de dinheiro e evasão fraudulenta de divisas. Sua pena é de 15 anos e quatro meses de prisão. Em bilhete público escrito de sua cela, o ex-deputado partiu para o ataque. “A decisão é política, visando a tentar evitar a apreciação do meu Habeas Corpus no STF, para que ele possa me manter como seu troféu em Curitiba.” (Globo)

Paulo Celso Pereira: “Um dos fenômenos mais dramáticos revelados pela Lava-Jato é o esquecimento proporcionado pela prisão. Na cadeia há meses, José Dirceu e Antonio Palocci, que chegaram a ser vistos como primeiros-ministros das gestões petistas, hoje pouco são lembrados fora do partido. Com Cunha já começa a acontecer algo parecido. Alvo de outras sete investigações, parece inexorável que volte a ser condenado em breve, sem qualquer alarde.” (Globo)

Josias de Souza: “Quando o PT vem com o milho da promessa de barulho no depoimento de Lula em Curitiba, Sérgio Moro já está voltando com o milho da condenação de Eduardo Cunha. Trinta e quatro dias antes do interrogatório do pajé da tribo petista, marcado para 3 de maio, o juiz da Lava Jato esvaziou o discurso da perseguição política levando à bandeja o escalpo de Cunha, um ex-aliado que o petismo expõe no seu mostruário como protótipo de vilão.”

Aliás... Moro deixou Jair Bolsonaro no vácuo. Vídeo.

A força-tarefa da Lava Jato realizará uma ação de improbidade administrativa contra o Partido Progressista. Afirma que o PP desviou recursos da Petrobras e quer o pagamento de R$ 2,3 bilhões em ressarcimento e multas. É a primeira ofensiva jurídica contra um partido. (Folha)

João Bosco Rabello: “A assembleia do Rio está para as demais como o diabo para o aprendiz: é sabido de velho. Mas seus métodos estão por toda a parte.” Para o analista, as prisões políticas no Rio vão se repetir noutros cantos do país com inúmeras Lava Jatos locais.

Então... A Procuradoria Geral da República denunciou o governador tucano de Goiás, Marconi Perillo, acusado de ter recebido suborno da empreiteira Delta em troca de contratos no estado. (Globo)

Pois é... o TRE paraense cassou o mandato do governador Simão Jatene, acusado de abuso de poder e compra de votos no pleito de 2014. Cabe recurso.

Não para... Nove deputados e um ex-deputado da Assembleia Legislativa de Alagoas são investigados pela Polícia Federal suspeitos de desviar R$ 150 milhões entre 2010 e 2013.

Para ler com calma: em algum momento, o debate político no Brasil se transformou. Não trata mais de posições políticas e sim de convicções morais. O aborto e o casamento LGBT, como punir crimes, o papel do homem ou o da mulher. Em política, concessões são possíveis. Com absolutos morais, não dá. E a polarização política atual apenas disfarça a disputa de valores que cindiu a sociedade brasileira, sugere Guilherme Freitas, na Serrote.

Segurança: compartilhe planilhas de caixa 2 que desaparecem em pouco tempo

Tony de Marco

 

SnapChart2

Cultura

Em São Paulo, as dicas culturais da Bravo! incluem as aberturas das exposições de Yoko Ono e Paulo Mendes da Rocha, além do show de Anelis Assumpção, no Auditório Ibirapuera.

No Rio, os destaques são a exposição sobre o artista Abraham Palatnik, no CCBB, e a retrospectiva do cineasta português João Pedro Rodrigues, no IMS.

Nos cinemas, estreiam A Vigilante do Amanhã: Ghost in The Shell (trailer), adaptação de animação japonesa dos anos 1990, e o documentário Memória em Verde e Rosa (trailer), em que o diretor Pedro Von Krüger percorre o Morro da Mangueira, berço da tradicional escola de samba. Veja outras estreias do fim de semana.

“Estamos virando um Estado autoritário.” O escritor turco Orhan Pamuk diz que, desde o golpe militar frustrado na Turquia, em 2016, o país se distancia da democracia. O autor divulga agora seu novo livro, Uma Sensação Estranha, em que observa as mudanças de Istambul desde os os anos 1960. “Só quero escrever em um país livre, onde não sinta medo de ir para o tribunal”, afirmou. (Folha)

Netflix estreia série hoje. É a adaptação do livro Os 13 Porquês, de Jay Asher, que aborda o suicídio de uma adolescente. Selena Gomez, que ganhou o livro da mãe quando criança, assina com ela a produção que terá 13 episódios. (Folha)

A HBO lançou o primeiro teaser da sétima temporada de Game of Thrones.

Viver

Eis que surge um novo tiranossauro. Foi descoberto num sítio arqueológico de Montana, nos EUA. Atende pelo nome de Daspletosaurus horneri — ou Lagarto Aterrorizante de Horner. Viveu há 75 milhões de anos, tinha pouco mais de 2 metros de altura e 9 de comprimento, o equivalente a 3/4 do tamanho da maior e mais popular celebridade entre os dinossauros, o Tiranossauro-Rex. (Globo)

O famoso Rex, aliás, era um galã de seu tempo. Estudo divulgado pela Scientific Reports, ontem, descreve a fera carnívora de seis metros (e que viveu entre 100 milhões e 65 milhões de anos atrás) como um “amante sensível”. A pele que revestia o crânio era ultrassensível, bem como seu focinho — bons atributos para o sucesso dos dinossauros entre as fêmeas de então.

PUBLICIDADE

Dentinho cresceu numa casa no interior de São Paulo, em Ribeirão Preto. A vida seguia seu curso natural no aquário até a semana passada. Dentinho soube, então, que é, na verdade, DentinhA (fêmea). Em seguida, o tubarão-lixa viu-se de mudança: rodou 500 km num caminhão-baú com 1.400 litros de água salgada, até o  Aquário de Ubatuba, onde passa a viver agora. (Folha)

Hoje, aliás. o aquário abre a campanha #BatizeUmTubarão, pela página www.aquariodeubatuba.com.br.

O Meio errou: na edição do dia 24, publicamos que a cidade de Casimiro de Abreu recebeu 40 mil doses da vacina de febre amarela, apesar de ter 43 mil habitantes. Misturamos os números: Casimiro tem 40 mil habitantes e recebeu 43 mil doses. Seria mais do que o necessário. Não foi porque moradores de cidades vizinhas procuraram também os postos de vacinação.

A tradicional regata de remo Oxford-Cambridge, que acontece há 161 anos, vai ser neste domingo. Tem streaming no site oficial. As mulheres largam as 13h35 e os homens às 14h35.

Cotidiano Digital

As gravadoras americanas tiveram o maior crescimento em 2016 desde 1998. As vendas de música cresceram 11,4% e atingiram $7,7 bilhões de dólares. Quem puxou esse crescimento foram os serviços de streaming como Spotify e Apple Music. Apesar disso, elas mantém o discurso de que serviços de streaming, principalmente o YouTube não pagam o suficiente pelas músicas que oferecem.

Para ler com calma: Smartphones estão cada vez mais parecidos, chegando à fase de maturidade da adoção no ciclo tecnológico. Em análise, Ben Evans afirma que a inovação nos smartphones já acabou. O interessante, ele continua, é descobrir que ferramenta dominará o próximo ciclo.

A Amazon aprovou a produção de uma série, para seu serviço de streaming, que vai acompanhar a equipe Mclaren na temporada de Fórmula 1 deste ano. É a equipe do bicampeão mundial Fernando Alonso. A escuderia não começou bem a temporada e seu carro não rende, como conta Celso Itiberê no Globo. Um campeão num carro fraco é assunto suficiente para tensão, e uma boa história para contar.

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.