Lava Jato chega ao comando de multinacionais

A Lava Jato prendeu, ontem, um de seus executivos mais graduados. É Daurio Speranzini Jr, CEO da General Electric Healthcare para a América Latina. A GE não é investigada. Os crimes dos quais é suspeito ocorreram quando estava no comando da área de serviços médicos da Philips no país. Preso no Rio, Speranzini é acusado de atuar em fraudes para a licitação de equipamentos para o Instituto Nacional de Traumatologia.

Segundo o Ministério Público, um cartel de fornecedores internacionais cobrou sobrepreço para pagamento de propina entre 1996 e 2017. No comando da operação estava o empresário Miguel Iskin, distribuidor de grande porte de material médico-hospitalar, que atuava em conjunto com Sergio Côrtes, que dirigiu o Into e foi secretário de Saúde no governo Sérgio Cabral. A avaliação do MP é de que o esquema, no período, movimentou R$ 1,5 bilhão. (Globo)

Ao todo, Speranzini e outros sete foram presos temporariamente enquanto Iskin mais onze tiveram prisões preventivas — que devem durar mais. Côrtes, que havia sido preso no ano passado, está solto desde fevereiro por ordens de Gilmar Mendes.

PUBLICIDADE

Pois é. O empresário Marcelo Odebrecht entregou à Justiça mais um email que encontrou em sua caixa postal. Neste ele ordena que um imóvel comprado para o Instituto Lula tenha seu pagamento debitado de uma conta “que Hilberto S. mantém”. Hilberto Silva era o responsável pelo departamento de propinas da empreiteira. O ex-ministro Antonio Palocci foi informado da compra. (Globo)

Os pré-candidatos à presidência puseram-se ontem, em Brasília, perante um conjunto de industriais da CNI para sabatinas. Ciro Gomes prometeu agir sobre o câmbio e usar Caixa e Banco do Brasil para baratear o crédito. Os empresários gostaram. Mas não gostaram quando afirmou que pretende rever as reformas das leis trabalhistas. Marina Silva também defendeu que pontos ‘draconianos’ deveriam ser revistos. Aplaudido, Jair Bolsonaro pôs-se do lado do PIB. Mas sofreu críticas por não detalhar as reformas que anunciou. Por sua vez, Geraldo Alckmin informou ter planos de diminuir impostos como o IR de pessoas jurídicas. A compensação viria de um novo tributo sobre dividendos. (Estadão)

Alckmin está com dificuldades de construir suas alianças — e o problema é convencer parceiros possíveis de que a candidatura é viável. Ontem, teve nova conversa com os presidentes de DEM, PP, Solidariedade e PRB. No DEM, ACM Neto tem em mãos uma pesquisa que o aponta com 60% de rejeição, maior ainda que a do ex-presidente Lula. Na avaliação destes partidos, é Ciro Gomes quem tem mais chances de chegar ao segundo turno.

Segundo Lydia Medeiros, o principal argumento do DEM para defender Ciro é estratégico. Chegando ao segundo turno, Ciro tiraria do jogo um candidato apoiado por Lula, afastando o PT do governo. (Globo)

O governo federal deu aval ao prosseguimento do acordo entre a americana Boeing e a brasileira Embraer. Deve ser formalizado nos próximos dias um memorando com os detalhes da criação de uma terceira empresa, que absorverá a linha de aviação regional da brasileira e terá controle 80% americano e 20% brasileiro. Depois que o negócio for informado ao governo, haverá ainda um trâmite de auditorias e consultas até a deliberação final, que deve levar alguns meses. As informações são do Globo e da Folha.

Viver

Você pensa no Havaí e logo imagina paisagens de praia, mar e sol, não é? Pois é. Mas as principais marcas de protetores solares terão de renovar seus produtos ou parar de vendê-los por lá. Isso porque o estado vai proibir a venda de filtros solares contendo produtos químicos que, segundo os cientistas, estão danificando os recifes de coral. Estudos mostram que o oxibenzona e o octinoxato, substâncias encontradas em milhares de protetores solares e outros produtos para a pele, são altamente tóxicas para os corais e outras espécies marinhas e contribuem para o branqueamento fatal de recifes. A proibição deve começar a valer em 2021, mas o anúncio já mobilizou os fabricantes de filtros solares, os comerciantes e a comunidade médica.

Caso não seja cumprido o compromisso assinado no Acordo de Paris, de conter o aquecimento do planeta abaixo dos 2 graus Celsius em relação aos níveis pré-industriais, as perdas econômicas serão catastróficas. A conclusão é de um estudo de cientistas do Centro Oceanográfico Nacional do Reino Unido. Os pesquisadores estimam que, caso o aquecimento global extrapole a meta estabelecida, os custos anuais serão de US$ 14 trilhões em 2100. O aspecto mais danoso é o aumento do nível do mar. E ele vai afetar de forma desigual as diferentes regiões e países do mundo. Nações de renda média alta, como a China, devem ser mais afetadas que países ricos, por causa da infraestrutura de proteção existente. Enquanto isso, nas regiões tropicais, os alagamentos serão mais constantes e intensos que em outras latitudes. (Globo)

Entre as dez vacinas que precisam ser tomadas por crianças de até um ano no Brasil, nove estão com cobertura abaixo da meta. A exceção é a BCG, contra a tuberculose, que costuma ser aplicada na maternidade. Os números são do Ministério da Saúde. A baixa cobertura vem sendo relacionada pelas autoridades ao surto de sarampo registrado na região Norte este ano, além de casos recentes no Rio de Janeiro. Além disso, o governo teme a reintrodução de outro vírus, o que causa a poliomielite, mais conhecida como paralisia infantil. (Globo)

E para quem já está sofrendo com a abstinência dos jogos da Copa, a Piauí traz dois dos maiores técnicos do Brasil, Flávio Costa, da seleção de 50, e Telê Santana, de 82 e 86, para explicar o papel do ‘professor’ dentro e fora de um Mundial.

Também dá para se divertir com esse quiz do Estadão em que você tem que adivinhar quem é o jogador apenas olhando suas estatísticas.

Para ler com calma: O futebol não nasceu, lá se vão mais de cem anos, com passes. O objetivo era partir contra o adversário e cruzar seu caminho sem perder a bola após o confronto. Um jogo de choques, de duelos homem a homem. Na Escócia e Europa Central, porém, um outro jeito de jogar, pela troca de passes e conquista do território, foi ganhando corpo. Enquanto, no Brasil, aquele estilo inglês inicial evoluiu numa terceira forma. Os choques ganharam leveza e estética, uma busca de brechas para seguir com a bola. Três escolas de futebol. O futebol modernizado apresentado ao mundo pelo Brasil na década de 1950 é o encontro da escola centro-europeia com a nossa. O drible e o passe, sempre com graça. E há Neymar. O craque da Seleção dribla e, ao driblar, irrita quem entende o futebol doutra forma. Veio menino do futebol de salão, onde o espaço é parco e, o drible, fundamental. É um jogador brasileiro por excelência. E David Butter, num longo thread de Twitter, dá a melhor aula de história, estilo e estética do futebol que existe para ler nesta Copa do Mundo.

Cotidiano Digital

PUBLICIDADE

Pois é: no rastro do youtuber que teve um piripaque racista e perdeu os patrocínios de Adidas, Itaú e Submarino, as marcas começam a se preocupar com os influenciadores digitais. E consultorias sentem aumento das demandas de anunciantes que buscam análises de risco antes de investir em personalidades famosas do mundo digital. Segundo Lauro Jardim, pelo menos dois, Whindersson Nunes (garoto-propaganda da Oi) e Felipe Neto andaram apagando posts polêmicos do passado. (Globo)

Pode haver gente lendo suas mensagens no Gmail. Literalmente. Inúmeros serviços da rede que exigem um login com o endereço de Gmail pedem acesso a informações nas mensagens. Do tipo que usuários dão okay sem muito pensar. Para poder pedir este acesso, as empresas assinam contratos rígidos com o Google. Mas, de acordo com o Wall Street Journal, o Google não fica em cima para ter certeza de que os acordos são honrados. E, em pelo menos duas empresas de software, os repórteres do Journal ouviram que não são apenas programas que procuram palavras-chaves nos emails dos usuários. Há gente, literalmente, lendo emails privados sem que o dono o saiba.

Dados da Anatel indicam que a Claro (inclui Virtua) concentra a maior fatia do negócio da banda larga residencial no país — 9,1 milhões de clientes, 30% do mercado. A Vivo tem 25% e, a Oi, 20%.

Para assistir com calma: “Nós costumávamos viver algo chamado tédio. E tédio, na falta de uma palavra melhor, é bom. Tédio é o momento em que há imaginação. É quando você cria. É quando faz crescer conexões neurais específicas. Nós tiramos estes momentos da vida por conta de tecnologia que preenche o espaço do tédio” — do professor Robert Lustig, do departamento de Pediatria da Universidade da Califórnia em San Francisco. Um vídeo de seis minutos.

Cultura

Um diário inédito do autor português José Saramago, que morreu em 2010, foi encontrado em uma pasta dentro seu computador. O material, escrito em 1998, vai ser publicado em outubro em Portugal e na Espanha. Será o sexto e último volume de Cadernos de Lanzarote, a série que faz referência à ilha Lanzarote, do arquipélago das Canárias, onde Saramago morou até sua morte.

Um ‘Nobel alternativo’ de Literatura vem aí. 107 nomes do meio cultural da Suécia se juntaram e criaram a ‘Nya Akademien’ (Nova Academia), que premiará um autor em outubro, na mesma data do Prêmio Nobel de Literatura, além de organizar uma cerimônia oficial de entrega do prêmio em dezembro. Os concorrentes podem ser de qualquer lugar do mundo, mas devem ter escrito pelo menos dois livros — um precisa ter sido publicado nos últimos 10 anos. Depois, haverá uma votação aberta na internet e os quatro mais populares serão votados pelo júri. O vencedor do Prêmio Nobel de 2018 só será anunciado em 2019. A Academia Sueca tomou essa decisão em meio à crise pela qual a instituição vem passando, após um escândalo de abuso sexual. (Globo)

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.