Seja assinante premium do Meio. Você será um dos primeiros a receber a newsletter, logo após às 7h. Receberá uma edição extra aos sábados, com sugestões de textos e documentários aprofundados. E terá acesso ao Monitor, o software que usamos para ver as notícias de todos os sites em tempo real.

Até os governistas estão indo para a oposição a Temer

Após o Jornal Nacional, ontem, Ciro Gomes deu uma entrevista mais longa ao Jornal das Dez, da GloboNews. Em um determinado ponto, foi questionado a respeito do apoio de seu grupo político, no Ceará, à candidatura do emedebista Eunício Oliveira ao Senado. Sorrindo, sem disfarçar a contradição, se limitou a dizer: “Me envergonha.” Tendo votado pelo impeachment, o mote de Eunício no estado é ser ‘o senador do Lula’. Também ontem, Romero Jucá, um dos mais leais cães de guarda do governo Michel Temer, renunciou à liderança do governo no Senado. “Entre o governo federal e a população de Roraima”, explicou, “opto pela população.” Ele está em terceiro na disputa por voltar à Câmara e o principal tema político, em seu estado, são os refugiados venezuelanos. O MDB está, inteiro, em debandada — ninguém reconhece o presidente como seu. Acompanham todos os outros governistas. “A medalha de ouro”, sugere Bruno Boghossian na Folha, “é do senador Ciro Nogueira (PP). Costurou o apoio de sua sigla a Geraldo Alckmin, mas pede votos para Lula.”

PUBLICIDADE

Pois é... Ciro Gomes abriu ontem a série de entrevistas com os presidenciáveis mais bem colocados, na bancada do Jornal Nacional. Um de seus momentos mais difíceis se deu quando William Bonner perguntou sobre a coerência de se por avesso à corrupção e, ao mesmo tempo, lidar com Carlos Lupi, presidente de seu PDT, réu em processos. “Se for eleito”, disse Ciro, “Lupi terá no meu governo a posição que quiser, tem a minha confiança cega.” Defendeu a Lava Jato — “Uma virada de página na crônica de impunidade para a corrupção dos grandões.” Mas reclamou de Justiça e MP. “Há muitos abusos, você não tem ideia da destruição de reputações que se faz sem nenhuma consequência.” O candidato também foi pressionado a respeito da promessa em palavras simples de ‘tirar o nome do SPC’. A proposta, na verdade, é de refinanciamento, mas os âncoras sugeriram que poderia parecer o perdão das dívidas. Ciro foi enfático, detalhando um pouco o plano. “Vou tirar o nome mesmo.” A íntegra está no site, em texto e vídeo.

Vera Magalhães: “Ciro Gomes começou muito nervoso sua participação na bancada do Jornal Nacional. Confrontado pelos apresentadores com declarações contraditórias ou polêmicas, titubeou e se mostrou contrariado. O pior momento foi a defesa que fez de Carlos Lupi, presidente do PDT. Assegurou que ele não é réu, mesmo diante da informação — correta — de Bonner de que é. Melhorou no transcorrer da entrevista. Conseguiu encaixar uma explicação sobre o programa Nome Limpo, conhecido nas redes sociais como “SPCiro” e até entregou uma apostila a Bonner. E ao explicar a aliança com Kátia Abreu pretendeu emular a chapa Lula-José Alencar, num aceno ao eleitor órfão do petista.”

Checagem: A Agência Lupa conferiu o que é verdade e o que não é na entrevista.

Os grupos de WhatsApp ligados a Jair Bolsonaro começaram, ontem, a circular acusações contra João Amoêdo. Também ontem foi divulgada pesquisa realizada por telefone e encomendada à FSB pelo banco BTG, onde o candidato do Novo aparece com 4%. É um dos novos grupos fazendo pesquisas, portanto não há um passado com o qual comparar. Mas, no último Datafolha, cenário sem Lula, ele havia se descolado do pelotão dos 1% em direção a 2%. Segundo matéria distribuída pela Folhapress, agência da Folha, um dos textos no WhatsApp afirma que Amoêdo é “mais uma armação da esquerda se passando por direita na tentativa de enfraquecer a candidatura de Bolsonaro”. Por virem de forma massiva, configuram um ataque tático, e organizado.

E por falar... Em outra operação organizada da semana, a do grupo mineiro que pagava por posts favoráveis ao PT, o Intercept teve acesso a um áudio. Enviado por Joyce Falete, dona da agência Lajoy, ela explica a um dos influenciadores digitais que sua rede já tinha 70 pessoas seguidas nas esquerdas. A Folha localizou um vídeo no qual Breno Nolasco, assessor do deputado Miguel Corrêa Jr, explica o sistema. Segundo O Globo, cada um recebia R$ 1.500 por mês.

O Supremo vota, pelo plenário virtual, o recurso da defesa do ex-presidente Lula, que pede sua liberdade. Os ministros vão se manifestar entre 7 e 13 de setembro.

dasa_2

HealthTech

A FCC, equivalente americana à Anatel, anunciou um fundo de US$ 100 milhões para levar telemedicina às zonas rurais. É um programa piloto, cujo objetivo é levar banda larga a regiões distantes e, assim, permitir que monitores ligados ao WiFi passem constantemente informações sobre pacientes para seus médicos. Pelo menos uma startup, a Numbers4Health, já leva serviços de consultas via computador a escolas no campo, áreas onde há poucos médicos.

A Cubo, um dos principais espaços paulistanos voltados para startups, inaugurou um andar inteiro de seu prédio voltado para startups de HealthTech. Em 14 andares, 20 mil m2, há empresas de tecnologias nascentes de todo tipo, de finanças a educação, que agora incluem o futuro da saúde.

Um grupo de pesquisadores da Universidade de British Columbia, no Canadá, reuniram os dados coletados em 67 estudos distintos usando marcadores de passo da linha FitBit — a mais popular das marcas. Sua conclusão é de que, consistentemente, os aparelhos superestimam o número de passos dados chegando, inclusive, a dobrá-los. Como forma de medir atividade física, não funcionam. O que não quer dizer que os aparelhos não sejam bons para incentivar exercícios.

Cultura

Anitta, em entrevista a Sonia Racy: “Estudo muito, não fico acomodada. Com o inglês, comecei a ver que não dava pra só saber o básico. Para fazer reunião e tomar decisão, fechar negócios em outro idioma, você precisa estar preparado. Então voltei a estudar com dedicação. Sigo minha intuição, mas ao mesmo tempo estudo o mercado à minha volta, o que acontece por perto, pra eu decidir o que fazer. Não costumo me basear em coisas que já aconteceram pra tomar decisões. Sou muito, muito obstinada. Quando quero alguma coisa, vou atrás. As pessoas levam a palavra estrategista pro mau sentido. Ter estratégia é ter um planejamento de como fazer as coisas pra não se perder. Tenho 25 anos. Tô muito feliz com tudo, num momento de desfrutar o que conquistei. Mas também estou trabalhando, indo pro México continuar as gravações do The Voice México, do qual sou jurada. Depois tenho outros lançamentos em inglês, em português, em espanhol. Tenho meu desenho, que a gente vai lançar agora, ainda esse ano.” A empresa Anitta tem 50 funcionários. Anitta, a artista, acaba de voltar duma turnê europeia. E Anitta, a empresária, lança no Gloob, em outubro, seu desenho animado. (Estadão)

Aliás... Lady Gaga é um dos focos de um dos livros-texto mais badalados de estratégia competitiva nos negócios.

PUBLICIDADE

A acusação de assédio sexual contra a atriz Asia Argento tirou-a do X Factor Itália. Ela será vista nos primeiros sete episódios do reality, que já foram gravados e mostram a busca dos jurados pelos 12 competidores do programa. Não estará mais presente nos programas ao vivo, no entanto. (Globo)

A Netflix divulgou ontem imagens inéditas da nova temporada de House of Cards estrelada por Robin Wright. E há novos personagens chegando. A última temporada (teaser) do seriado estreia em 2 de novembro. (Globo)

Paulo Casé, o arquiteto e urbanista, morreu ontem. “Minha matriz formal foi Frank Lloyd Wright”, explicou certa vez numa entrevista. “Eu desconfiava que atrás das formas das obras de Wright havia um conceito principal, o que não via em Niemeyer. Depois descobri o conceito de que a beleza é a função. Até então, beleza para mim era beleza. Depois entendi o que ele dizia: a função acaba, mas a beleza da forma permanece. Embora essa não seja a minha visão de arquitetura, compreendo que é a maneira de ele encará-la.” Ele tinha 87 anos.

Viver

Não têm sido dias fáceis para o Papa Francisco. No final de semana, em visita à Irlanda, ouviu do primeiro-ministro irlandês um pedido: que se faça justiça às vítimas de abusos cometidos por membros do clero — desde 2002, mais de 14.500 pessoas foram vítimas de abusos sexuais por membros da igreja no país. Reconheceu sua vergonha e pediu perdão, mas não foi difícil notar que as multidões estavam longe de ser tão grande para ele como eram para João Paulo II, o último papa a visitar o país. (New York Times)

No domingo, houve outra reviravolta. Um ex-diplomata do Vaticano nos Estados Unidos e crítico ferrenho de Francisco, Carlo Maria Viganò, alegou em carta que o Papa sabia, anos antes de se tornarem públicos, dos abusos sexuais cometidos por um cardeal americano. Pediu, ainda, que ele renunciasse ao cargo. Francisco se recusou a comentar as acusações. (Globo)

The Atlantic: “Francisco tem recebido críticas significativas não apenas de clérigos conservadores como Viganò, mas também de progressistas na Igreja, que dizem que ele não tomou medidas para lidar com as persistentes feridas do abuso sexual. Alguns de seus críticos mais contundentes foram vítimas desses crimes. Embora tenham sido tomadas nas últimas décadas medidas em alguns países para educar o clero e implementar procedimentos de segurança, isso ocorreu de forma desigual, e as últimas semanas evidenciaram que o legado de abuso permanece cru. Em última análise, então, é isso que importa: as últimas revelações de abuso sexual ameaçam minar a credibilidade do papa entre os fiéis que se sentem traídos por sua Igreja. A crise está agora no centro do papado de Francisco. O que ele escolherá fazer — e não fazer — pode ter repercussões de longo prazo para sua reputação.”

Aliás... Ontem, a transcrição oficial da Santa Sé omitiu o trecho, mas o Papa causou polêmica e desagradou as associações LGBT ao recomendar, em uma entrevista coletiva no avião que o levou de volta a Roma, que os pais recorram à psiquiatria quando constatarem tendências homossexuais em seus filhos na infância. (Globo)

Oito cervejas brasileiras receberam o título de melhor cerveja do mundo, cada uma em uma categoria específica, no World Beer Awards, uma das premiações globais mais respeitadas do setor. Entre elas, produções artesanais fáceis de serem encontradas nos principais supermercados. Ao todo, as bebidas brasileiras receberam 209 prêmios na competição.

E não é só no mercado cervejeiro que estamos fazendo bonito. Está chegando por aí uma nova safra de gins brasileiros que só cresce — e que veio para ficar. (Folha)

Integrantes do Clube de Astronomia de Brasília e professores e estudantes de engenharia da Universidade de Brasília foram os únicos a conseguir filmar em 360º um eclipse solar que, no ano passado, ficou visível apenas em parte dos Estados Unidos. A foto, feita com um balão estratosférico, mostra a sombra da Lua sendo projetada sobre a Terra e foi publicada na seção “Astronomy Picture of the Day”, na página da Nasa.

O número de mulheres no conselho de administração de um banco pode melhorar seus resultados econômicos? Um novo estudo chegou à conclusão de que há uma relação positiva entre igualdade e sucesso econômico, mas só se se eles cumprem determinados requisitos: as instituições têm que ser bem administradas e ter certo nível de diversidade — pouco afetaria que uma entidade sem nenhuma ou muito poucas mulheres na direção, subitamente incluísse uma nova.

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.