DEM oferece apoio a Bolsonaro, quer neutralidade na briga da Câmara

A bancada do DEM no Congresso, acompanhada do presidente do partido Antonio Carlos Magalhães Neto, se reuniu ontem com o futuro presidente Jair Bolsonaro. O partido, que já tem três ministros, deve se juntar formalmente à base do governo. Rodrigo Maia, candidato favorito à presidência da Câmara, não estava. O filho de Bolsonaro, Eduardo, havia afirmado na segunda que seu PSL não apoiará sua recondução. Mas os demistas esperam, no mínimo, neutralidade do partido na briga. O ar ainda é de atrito. (Estadão)

Na noite anterior, Maia recebeu em sua casa deputados do PSL para um jantar. Tenta aparar as arestas. “Esteve presente uma ala do partido que entende que o melhor é o diálogo”, explicou a Julia Duailibi o ex-líder Efraim Filho. “Que tratorar não é bom.” Eduardo Bolsonaro não estava. Mas Joice Hasselmann, que bateu-boca com ele via WhatsApp, sim.

Cinco dos candidatos à presidência da Câmara — Fábrio Ramalho (MDB), João Campos (PRB), Capitão Augusto (PR), JHC (PSB) e Alceu Moreira (MDB) — anunciaram ontem um pacto. Quatro apoiarão o quinto que for ao segundo turno contra Rodrigo Maia. Maia segue favorito. (Folha)

PUBLICIDADE

A futura deputada estadual paulista Janaina Paschoal denunciou ontem, numa série de tweets, a prática de parlamentares cobrarem de seus funcionários de gabinete o depósito de parte dos salários. Hoje, se um deles fizesse a denúncia, seria punido e obrigado a devolver tudo o que recebeu. “Se for tratado como bandido, não vai denunciar nunca. Um sistema só funciona quando há incentivos ao comportamento lícito”, escreve Janaina. “A lógica da contratação precisa ser a capacidade do contratado e não a disponibilidade em dividir seus ganhos com o chefe.”

No primeiro semestre de 2017, 1.532 brasileiros foram impedidos de entrar na Europa, após saltarem de seus voos, sob suspeita de imigração irregular. No mesmo período de 2018, foram 2.225. O Brasil voltou, segundo o repórter Jamil Chade, à lista dos dez países com mais cidadãos barrados. (Estadão)

Jacob Barata, o Rei dos Ônibus no Rio de Janeiro, confirmou perante o juiz Marcelo Bretas que pagou R$ 145 milhões ao ex-governador Sérgio Cabral. Ele não detalhou quanto foi para campanhas eleitorais e quanto foi em propina. “O único governo que não tivemos apoio de campanha política foi o primeiro do Leonel Brizola”, afirmou.

Outro dos sustentáculos do governo Cabral, o ex-presidente da Fecomérico-RJ Orlando Diniz, deve assinar delação premiada. Pode atingir o Judiciário, segundo Andréia Sadi.

“Sei que a Vossa Excelência repugna, como a mim, e creio que a todos os membros deste conselho, enveredar para o caminho da ditadura pura e simples. Mas às favas, senhor presidente, neste momento, todos os escrúpulos de consciência.” Assim votou, no dia 13 de dezembro de 1968, a favor do Ato Institucional de número 5, o então ministro do Trabalho Jarbas Passarinho. Não foi o único a chamar o que estavam implantando naquele momento de ditadura, embora tantos, hoje, tentem suavizá-la. A fase de endurecimento e tortura morte do regime militar estava começando. O Poder 360 colheu trechos em áudio da reunião, ocorrida há 50 anos hoje, que decidiu por fechar o Congresso e suspender os direitos civis no Brasil.

Zuenir Ventura: “Era tão radical que o próprio ditador desabafou na hora da assinatura: ‘Confesso que é com verdadeira violência aos meus princípios e ideias que adoto uma atitude como esta.’ Em uma década de vigência, o AI-5 fechou o Congresso, cancelou o habeas corpus, censurou cerca de 500 filmes, 450 peças de teatro, 200 livros, incontáveis programas de rádio, cem revistas, mais de 500 letras de música e uma dúzia de capítulos de telenovelas. foram punidos mais de mil cidadãos com suspensão de direitos políticos, demissão, cassação de mandatos. Entre os funcionários públicos atingidos por delito de opinião, estavam três ministros do STF — Hermes Lima, Evandro Lins e Silva e Vítor Nunes Leal — e professores universitários como Caio Prado Júnior, Florestan Fernandes, Fernando Henrique Cardoso e muitos outros.” (Globo)

No final do dia de ontem, a premiê britânica Theresa May sobreviveu à moção de censura movida por seu Partido Conservador. Os deputados de seu grupo votaram a portas fechadas e ela venceu, permanecendo sua líder e, por ser a legenda de maioria, seguirá ocupando a casa de número 10 na Downing Street, residência oficial dos primeiros-ministros. O custo da vitória, porém, foi alto. May argumentou que uma troca de liderança tão próxima do dia 29 de março, data em que o país deixará a União Europeia, demonstraria caos no partido, favorecendo uma vitória, na próxima eleição, dos Trabalhistas. Ela, porém, fez uma séria concessão: concordou em deixar voluntariamente a liderança do partido antes de 2022, quando ocorrerão as próximas eleições. (New York Times)

Só porque o Natal se aproxima... O diário britânico The Guardian republicou seu editorial de Natal de 1944. A última época em que o nacionalismo dominou a Europa.

Trecho: “Este fim de semana de Natal será celebrado de alguma forma em toda a Europa. É uma relíquia da unidade do Ocidente que o Cristianismo fez tanto por promover e que nós, neste século, fizemos tanto para destruir. Os cidadãos de Varsóvia e Budapeste, de Amsterdã e Atenas, terão pouca paz neste Natal. E nós, nestas ilhas, confortáveis em nossas casas, também estamos sob a sombra alemã. Resta um consolo: este, o sexto Natal da guerra, será o último. A Alemanha será derrotada nos próximos meses. Que tipo de paz teremos? Quanto vai durar? A Rússia já se prepara para mudar o mapa da Europa. Mas ainda há tempo. Enquanto a ameaça alemã mantém os Aliados unidos, devemos construir o início de uma nova ordem. Rússia e França, que sofreram mais perante a agressão alemã, têm o direito de garantir sua segurança. Mas esta segurança deve vir de uma paz reforçada por uma nova Liga das Nações na qual Reino Unido e EUA tenham seu espaço. Ainda há tempo para convencer os líderes da Europa de que a paz não pode ser garantida por fronteiras. Precisamos restaurar a prosperidade econômica e unidade espiritual de toda a Europa. Precisamos de uma nova Europa, democrática, próspera, unida não só pela cristandade, mas pelas tradições comuns de humanismo, ciência e lei.”

Cultura

Um dos recursos de fim de ano posto no ar pelo Spotify é o Wrapped, um site animado que faz um corte de suas preferências musicais ao longo ano. Coisa para capturar e jogar no Instagram.

Haley Weiss, da Atlantic: “É um pacote focado em você, pronto para apresentar no Instagram. Benjamin Johnson é um professor de publicidade da Universidade da Flórida que estuda como escolhemos apresentar nossos gostos musicais de forma seletiva para influenciar a maneira como nos apresentamos ao mundo. Ele afirma que o Spotify conseguiu evitar o ‘fator esquisitice’ ao dar controle sobre o que os amigos veem de nossa história de audição no app. O resultado, ele explica, é que os resultados de Wrapped ‘satisfazem na hora de capturar a tela, na hora que precisamos decidir Isso vai fazer com que eu apareça bem? Isto reflete a história que conto a meu respeito?’”

Dentre as estreias da semana que vem está O Retorno de Mary Poppins (trailer), que anda aguardado com ansiedade no Reino Unido. Segue a fórmula do filme original, com música, alegria e esperança, mas traz um tom soturno: 24 anos após a primeira história, agora as crianças da família Banks são adultas e a Inglaterra, deprimida, entre Primeira e Segunda Guerras. Michael Banks, viúvo e pai de três, pode perder a casa de seu pai. O orgulho imperial inglês se foi. Todos envelheceram menos, claro, a babá mágica, Mary Poppins. O compositor Lin-Manuel Miranda, responsável pelo megassucesso da Broadway Hamilton (trailer), faz o filho de Bert, papel que foi de Dick Van Dyke no original. Emily Blunt é Mary. E o próprio Van Dyke, hoje com 93, faz um velho banqueiro igualzinho ao que interpretou no original.

Vídeos: Três clipes do novo filme. E uma comparação com o original.

Foi divulgada a lista de atores que farão parte de O Mandaloriano, série baseada no universo Star Wars que se passa com um personagem do planeta de Boba Fett. Pedro Pascal, de Game of Thrones, será o personagem principal. Gina Carano, de Dead Pool, também participa. E Nick Nolte. E, incrivelmente, o diretor Werner Herzog. Como ator. A serie vai estrear no futuro serviço de streaming da Disney.

Cotidiano Digital

A Supermicro, uma das maiores fabricantes de servidores de grande porte dos EUA, distribuiu entre seus clientes uma carta apresentando o resultado de uma auditoria de seu maquinário. Em outubro, uma longa reportagem da Bloomberg, citando fontes das agências americanas de segurança, afirmou que um chip clandestino, que facilitaria espionagem chinesa, vinha sendo implantado em sua linha de montagem. Embora tenha sede em San José, na Califórnia, no comando e entre os principais engenheiros, a Supermicro é dominada por chineses. De acordo com a apuração da Reuters, a auditoria foi realizada pela Nardello & Co, uma firma de segurança americana fundada por um ex-procurador de Justiça. “Nenhuma agência governamental jamais nos informou ter encontrado hardware malicioso em nossos produtos”, afirma a carta. “Tampouco algum cliente encontrou.” A empresa diz, ainda, que a complexidade técnica das placas que usa tornaria ainda mais difícil implantar um chip espião. Entre os servidores testados pelos auditores estão alguns dos usados pela Apple e pela Amazon. A Bloomberg segue afirmando que a reportagem que publicou está correta.

PUBLICIDADE

Alexander Zharov, diretor da Roskomnadzor, a agência russa de regulamentação das comunicações, anunciou ontem uma multa de 500 mil rublos — aproximadamente R$ 30 mil — para o Google. O sistema de busca é acusado de não filtrar os sites proibidos pelo governo local. A lista inclui páginas com discurso de ódio mas também sites noticiosos ucranianos. Zharov afirmou que sanções futuras podem chegar ao banimento completo da empresa no país.

O Instagram planeja lançar uma versão específica para influenciadores de grande impacto. As contas voltadas para creators terão ferramentas específicas, como análise dos fluxos de novos seguidores em oposição a quem cancela e ferramentas de filtro para mensagens, permitindo que os de amigos e patrocinadores saltem à frente.

Aliás... E essa funcionalidade é para todos, o sistema de mensagens do Instagram permitirá também o uso de voz. O gemidão do Instagram vem aí.

Viver

Um estudo divulgado ontem comparou os 350 filmes mais vistos de Hollywood entre 2014 e 2017. 105 deles tinham por personagem principal, mulheres. Os outros 245, homens. Neste período, e em média, filmes com mulheres foram mais lucrativos do que os com homens.

A agência de publicidade F/Nazca S&S começa um experimento radical: em parceria com o BuzzFeed local, montou um hub de produção de conteúdo para as mídias sociais de seus clientes. Skol, Tridente e Shell estão entre as primeiras a utilizar o recurso. A divisão BuzzFeed Connections, que prestará o serviço de jornalismo voltado para publicidade no Brasil, é inédita dentro da empresa americana.

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.