A maré está virando contra Temer

Todos os olhos de Brasília estão fixos no deputado Sérgio Zveiter, que será relator na Comissão de Constituição e Justiça da denúncia contra o presidente Michel Temer. A aposta de quem é próximo do parlamentar é de que o voto será contra o Planalto. Dentro do PMDB, o cálculo é de que um parecer duro contra o presidente pode virar votos favoráveis no plenário e levar a uma derrota do presidente. Na noite de terça, Zveiter jantou na casa de Rodrigo Maia, seu amigo pessoal e possível sucessor de Temer. Estavam presentes também os líderes de bancada Baleia Rossi (PMDB), Efraim Filho (DEM) e Carlos Zarattini (PT). Discutiram, segundo Maia, a reforma política. (Globo)

Temer investiu em deputados tucanos que fazem parte da CCJ, ontem, para converter votos indecisos. Nas contas do Palácio, o presidente tem 30 dos 66 votos — ele precisaria de 34, metade mais um. O ideal do Planalto é contar com a promessa de 42, para se precaver das habituais traições de última hora. Mas, para Tasso Jereissati, presidente interino do PSDB, será difícil conseguir em seu ninho. “Não dá para controlar”, ele diz, “as coisas vão acontecendo.” A tendência, segundo ele, é de o partido deixar o governo. (Folha)

De acordo com o levantamento da Folha, 145 deputados se manifestam a favor da denúncia contra Temer e 56, contra. São necessários 342.

Em renunião com 22 ministros, o presidente reconheceu possibilidade de derrota na Câmara. Disse que, se acontecer, será absolvido no Supremo. (Folha)

Os advogados criminalistas Antônio Cláudio Mariz e Gustavo Guedes, que representam o presidente Michel Temer, levaram à Câmara sua defesa. A denúncia feita por Rodrigo Janot, afirma Mariz, é uma peça de ficção. O texto tem 98 páginas (PDF) e, para quem não tiver tempo, um vídeo foi distribuído via WhatsApp.

A frase de Mariz, durante entrevista no Congresso, diz muito. “Essa acusação não é contra um cidadão comum”, falou. “É contra o presidente da República e contra o Brasil.”

Em tempo: a definição de República é um regime no qual todos são iguais perante a lei. Comuns.

PUBLICIDADE

Michel Temer escreve na Folha: “A experiência ensinou-me que a arrogância nunca é boa conselheira. Como sabem os que têm fé, Deus prefere os homens simples, aqueles que, mesmo alçados às mais altas posições, guardam a consciência de saber-se exatamente iguais aos seus semelhantes. Destacaram, entre todas as manchetes infames destes últimos dias, que sou o primeiro presidente da República denunciado no exercício do cargo por corrupção. Isso só foi possível porque é a primeira vez também que se atropela de forma tão violenta e absurda o devido processo legal.”

José Roberto de Toledo: “Temer é vítima do próprio sucesso. Ao conseguir tirar aliados como o maleiro Rodrigo Rocha Loures da cadeia e evitar que seu algoz, Rodrigo Janot, emplacasse o sucessor na Procuradoria Geral da República, o presidente fez com que os investigadores apressassem o passo e mudassem de tática. Voltaram os canos fumegantes ao entorno temerário. A prisão de Geddel Vieira Lima não foi apenas a detenção de mais um ex-ministro. Se Rocha Loures sabe muito sobre Temer desde 2011, o falante Geddel sabe quase tudo sobre o presidente desde 1995, ao menos. No roque da cadeia, Temer ganhou um peão mas perdeu um cavalo. As torres devem ter ficado ainda mais preocupadas. Eliseu Padilha e Moreira Franco calculavam que se manteriam seguros enquanto o presidente estivesse por lá. Hoje, caberia a eles perguntar: qual presidente? Um que, ao se proteger, não os exponha ainda mais a risco. Temer ou Maia?” (Estadão)

Lula: “Certamente o Rodrigo Maia já deve estar se preparando para ser o próximo presidente, o sucessor do golpe. E nós não podemos achar que um golpista é melhor que o outro.” (Folha)

O Buzzfeed informa que os roteiros de delação premiada de Eduardo Cunha e do doleiro Lúcio Funaro foram apresentados por seus advogados. Os depoimentos dos dois não começaram ainda, o que há é a lista do que pretendem falar. Segundo o repórter Severino Motta, ambos vinham se mantendo em silêncio porque ainda havia um fluxo de dinheiro da JBS. Acabou. Não bastasse, está próximo do fim o mandato do atual procurador-geral, Rodrigo Janot, e ninguém sabe qual a disposição de sua sucessora com delações.

Lauro Jardim confirma que as duas delações estão avançadas. (Globo)

Aliás... Cunha tem um novo pacote de perguntas para Temer, encaminhadas ao Planalto pela Justiça Federal de Brasília. “Vossa Excelência tem conhecimento de qualquer vantagem indevida solicitada ou recebida pelo senhor Moreira Franco para liberação, no âmbito do FI-FGTS, em qualquer projeto, incluindo o Porto Maravilha?”, diz uma das 22 questões.

Diga-se... Moreira é sogro de Rodrigo Maia, sucessor mais provável no caso de Temer vir a faltar. A novela não vai acabar.

Temer viaja hoje para a Alemanha, onde ocorrerá a reunião de cúpula do G-20. Ele havia desistido, voltou atrás. Quer passar a imagem de que a crise política não tirou seu foco e que o governo é estável.

Enquanto isso... A Polícia Rodoviária vai paralisar parte de suas atividades por falta de orçamento. (Estadão)

Eram 11h50 em Caracas quando um grupo de militantes invadiu a Assembleia Nacional da Venezuela. Os governistas haviam sido incitados pelo vice-presidente Tareck El Aissami. “É hora do povo”, gritou em discurso, “é a hora dos revolucionários.” O Parlamento é controlado pela oposição a Nicolás Maduro e, ontem, celebrava-se os 206 anos da Independência do país. No quebra-quebra, pelo menos cinco deputados foram feridos. Dois sangravam em profusão.

Ernesto Tenembaum: “Em qualquer outro momento da história do continente havia uma só maneira de interpretar as imagens de tanques militares que passavam por cima de civis desarmados ou as de gorilas uniformizados e armados até os dentes que disparavam suas metralhadoras contra jovens envoltos em bandeiras. Tudo era muito claro: os algozes provinham, sempre, de ditaduras alinhadas com os Estados Unidos e as vítimas eram militantes populares. A resistência a essa barbárie desenvolveu na esquerda do continente, a partir da década de 80, um consenso anti-repressivo, de respeito aos direitos humanos e de respaldo ao regime democrático. Em poucos meses, esse consenso foi destruído. É uma das vítimas da escalada repressiva que entrou em espiral na Venezuela desde abril.”

Viver

Quem é o cara entre os astronautas de hoje? Melhor perguntar quem é a mina. É Jasmin Moghbeli, uma das cinco mulheres entre os 12 astronautas novos da Nasa. É imigrante — do Irã, a única com raízes no Oriente Médio desde a primeira turma de astronautas, de 1959 — e foi condecorada por pilotar caças em 150 missões de combate no Afeganistão. A lista de predicados é longa, e a New Yorker conta sua história.

“Gênero: indeterminado”, diz o cartão de saúde de um bebê de oito meses no Canadá. Trata-se de uma conquista de sua mãe/pai, Kori Doty, transgênero que se identifica como “não binária” (que não se considera nem homem, nem mulher) e que luta para que a criança não tenha gênero definido também na certidão de nascimento. Assim, poderá fazer a opção quando crescer. “Estou apenas tentando deixar esse espaço em aberto, para que [ela/ele] possa dizer quem é, para que não diga ‘seu palpite estava errado’”, explicou ao Guardian. Há outros sete pais/mães trans na mesma batalha por lá.

Está prestes a se soltar da Antártica um gigantesco iceberg. Não se sabe quando, mas um satélite foi deslocado para a área e conseguiu tirar suas medidas. Tem 6.600 quilômetros quadrados — segundo o Globo, o iceberg é maior que o Distrito Federal. Blocos de gelo costumam se soltar do continente, mas não tão grandes como este.

Vídeo: o maior colecionador de Hello Kitty do mundo é um ex-policial. Japonês. De 67 anos.

Galeria: a natureza — representada por piranhas e plantas da Amazônia, por exemplo — vista em imagens de raio-x.

Cultura

De Nelson Freire, em entrevista à Bravo: “A música é uma linguagem que vai além das palavras e que pode ser entendida e sentida por todos os povos. Posso tocar com uma orquestra em Belo Horizonte, com uma outra orquestra na China, estamos tocando Beethoven e sentindo praticamente a mesma coisa. A música tem esse poder de transmissão universal, talvez por ser etérea, não se pode segurar a música, ela precisa ser ouvida”.

PUBLICIDADE

Um artista vai erguer um muro no meio da Washington Square em Nova York. Com seis metros de altura e 17 de comprimento, será construído com tijolos feitos por mexicanos em Oaxaca e levados aos EUA de caminhão. Por fim, tudo será “destruído” pelos visitantes — cada um poderá arrancar e levar consigo um tijolo.

Galeria: lugares no mundo real que poderiam ser cenário de filmes de Wes Anderson.

Vídeo: cenas de David Lynch ao lado das pinturas que as inspiraram. Obras de Magritte, Hopper e Francis Bacon, por exemplo. O próprio diretor comenta algumas das inspirações.

Game of Thrones volta no dia 16 e, até lá, os fãs tentam descobrir o que podem. No Globo, uma lista do que se sabe até agora sobre a sétima temporada.

Aliás… A série será tema de curso na Universidade de Harvard.

Cotidiano Digital

A Baidu, gigante digital chinesa responsável pelo principal site de buscas e portal do país, deseja disputar espaço no mercado de veículos autônomos. Quer bater de frente com a Waymo, empresa da Google. O produto de ambas segue o mesmo modelo: um kit que montadoras podem comprar para tornar seus carros capazes de dirigir por conta própria. Com a diferença de que o software chinês sairá de graça para quem o licenciar. Já são parceiras da Baidu a Bosch, uma das grandes de peças automotivas, TomTom, líder em GPSs fora do celular, e a Ford.

E... A Volvo anunciou que, a partir de 2019, todos os seus carros serão elétricos. Alguns, híbridos — que permitem também o uso de gasolina —, e outros, puros.

O Snapchat está com versão nova. Libera, de cara, a inclusão de links em cada snap. É possível alterar o fundo das fotos. Filtros de voz permitem mudar o que se diz nos vídeos para timbres dos mais esquisitos. Mas a principal novidade são os filtros geolocalizados, com efeitos que só existem em determinados locais. Estão à venda: é possível fazer gracinhas exclusivas para a festa de 15 anos de sua filha, por exemplo, que os colegas usarão durante a noite.

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.