E o Senado piscou

Por 50 votos a 21, decidiu jogar para a frente o voto sobre o afastamento de Aécio Neves. E, assim, evitou a possibilidade de derrubar uma ordem do Supremo, criando uma ruptura entre os Poderes. Segundo Gerson Camarotti, internamente os próprios tucanos já avaliavam, ontem, que o clima da Casa estava virando. Avisaram Aécio que, se fosse votado, ele corria o risco de perder. Pressionados pela militância, também os senadores petistas estavam receosos de se manifestar publicamente a favor do mineiro. Mas não foi sem grita. “Se o Senado se submeter a isso”, discursou Renan Calheiros, “o mais recomendável para a Mesa Diretora era fazer como na ditadura: entregar a chave ao Supremo.” Fraco por conta de uma diverticulite, Romero Jucá falou ainda mais duro. “Temos que discutir quantas fraturas expostas serão necessárias para o Senado se posicionar.”

Há um bastidor importante. Na Câmara, o PSDB ameaça tirar, da Comissão de Constituição e Justiça, o deputado Bonifácio Andrada. De perfil pró-Temer, foi escolhido relator da denúncia contra o presidente. A constante dubiedade tucana irrita parte do PMDB. E o PMDB decidiu não se comprometer com a votação a favor de Aécio. Foi troco. (Estadão)

O próximo passo pertence ao STF. No dia 11, o plenário se reúne para avaliar uma Ação Direta de Inconstitucionalidade. Se aprovar, autoriza o Congresso a rever, em até 24 horas, qualquer medida cautelar imposta a deputados e senadores exceto prisões. Assim, se a Corte concordar, o Senado está autorizado a dispensar Aécio da sentença que lhe foi imposta.

É um cenário incômodo para a Corte: terá de julgar uma questão de princípio com, nos bastidores, um caso concreto particularmente grave. Mas foi um risco que os senadores assumiram, botando na mão dos ministros a decisão final. (Folha)

E... Edson Fachin manteve a decisão da Primeira Turma. Por enquanto, Aécio permanece afastado e tendo de se recolher à própria casa todas as noites. (Estadão)

João Domingos: “Caso o Senado decida mesmo partir para o confronto com o STF, o risco de aumento do desgaste da Casa diante da opinião pública será imenso. Quaisquer pesquisas que tenham feito uma medida do humor da opinião pública em relação aos políticos mostrará que o confronto é um grande erro. Mesmo que o STF também não seja hoje um campeão popular, e tenha se envolvido em um ativismo político sem precedentes, a imagem que tem é muito melhor do que a do Senado.” (Estadão)

PUBLICIDADE

O Senado aprovou em dois turnos a Proposta de Emenda Constitucional da reforma política que define cláusulas de barreira e acaba com as coligações proporcionais. A partir do ano que vem, partidos que tenham menos de 1,5% dos votos em nove estados não terão direito ao fundo partidário, nem a tempo de rádio e TV. O limite vai subindo gradativamente até 3%, em 2030. As coligações deixam de existir a partir de 2020. Neste cenário, legendas pequenas de esquerda, como PSOL e PCdoB poderão ter problemas. (Globo)

A Câmara, aliás, está correndo para tentar aprovar o fundo eleitoral. O que não for aprovado até o sábado, dia 7, não vale para o ano que vem.

Há uma mudança grande que pode surgir. O Supremo avalia hoje se autorizará candidaturas avulsas, sem a necessidade de partidos políticos. A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, já havia se manifestado a favor. O TSE, presidido por Gilmar Mendes, é contra. (Globo)

Para ler com calma: O Movimento Brasil Livre passou os últimos meses tentando sabotar por dentro o PSDB. Eles tinham lado na briga interna do partido. “Não estamos nos juntando ao Aécio, Beto Richa e Alckmin”, escreveu um de seus líderes no grupo MBL — Mercado, via WhatsApp. O repórter Bruno Abbud, da Piauí, teve acesso a meses desta conversa entre MBL e gente do mercado financeiro. O projeto que defendem reúne uma coalizão de PMDB, DEM, evangélicos e o mundo agro. “Um pacto político de centro-direita que dialoga com o campo e com a classe C.” Nas conversas, os rapazes não negam admiração pelo prefeito paulistano João Doria. Assim como se opõem a protestos contra o governo Temer, que veem como útil para aprovar reformas. E pedem a toda hora contribuições em dinheiro e em milhas. “Vou sentir saudade das garrafinhas de água e dos biscoitos do busão”, comenta Kim Kataguiri comemorando que poderia viajar para Brasília de avião. via Pioneiros

Uma greve fechou boa parte das portas em Barcelona, ontem. Em protesto contra a violência da polícia espanhola no dia do referendo. O transporte público regional operou com 25% da frota, pelo menos 47 estradas foram interditadas. (Folha) via Pioneiros

De lá, Raphael Tsavkko fez vários filmetes das ruas numa greve meio festa.

O rei Felipe VI foi pela primeira vez à TV. “As autoridades catalãs se puseram à margem do direito e da democracia”, declarou. “Pretendiam quebrar a unidade da Espanha. É responsabilidade do Estado garantir a ordem constitucional e o pleno funcionamento das instituições.”

O Partido Popular, do premiê Mariano Rajoy, gostou do discurso. O PSOE, da esquerda tradicional, elogiou mas cobrou do rei um papel moderador de convocar as partes ao diálogo. O Podemos, da nova esquerda, foi mais duro. “Há muitos espanhóis que sentem que a violência destes dias tem de acabar, e Felipe VI não demonstrou uma só vez preocupação com os feridos do domingo.” (Globo)

Cultura

O Museu de Arte do Rio não vai expor Queermuseu. “O Conselho do MAR”, fez publicar em nota, “é favorável à realização da exposição.” Mas por ser um órgão consultivo, não tem autoridade para derrubar um veto do prefeito Marcelo Crivella. (Globo)

Do outro lado... 73 curadores e representantes dos principais museus do país, como Masp e Inhotim, assinaram carta em defesa de Queermuseu e do MAM de SP — este, alvo de protestos do mesmo tipo por apresentar a performance na qual o artista Wagner Schwartz se oferece nu ao público.

Enquanto isso, na Câmara... Do deputado federal João Rodrigues: “Não consigo acreditar que tenha algum pilantra, algum vagabundo dentro dessa Casa que aplauda isso, porque se tiver tem que levar porrada. Bando de safado, bando de vagabundo, bando de traidores da moral da família brasileira.” Falava sobre a apresentação do artista nu, do MAM paulista. Já o deputado Laerte Bessa sugeriu outra solução. “Um porrete de pau de guatambu que a gente usou muitos anos em delegacia de polícia. Se aquele vagabundo fosse fazer aquela exposição, ele ia levar uma ‘taca’ que nunca mais iria querer ser artista e nunca mais iria tomar banho pelado.” (Folha)

Antes de o MAM-SP também tornar-se alvo de polêmica, a Bravo! conversou com o curador Luiz Camillo Osorio, à frente do 35º Panorama da Arte Brasileira. “É preocupante a estridência dessas vozes conservadoras. A arte sempre foi um espaço de tensionamento, de produção de ruído, de transgressão, justamente para imaginar outros valores e possibilidades de convivência entre as pessoas”. Na reportagem da revista, Andrei Reina percorre os caminhos curatoriais da mostra e apresenta algumas de suas obras.

Na esteira das controvérsias… A peça que narra a vida de Jesus como transexual foi liberada. O TJ de São Paulo derrubou a liminar que proibiu sua apresentação no Sesc Jundiaí, no interior do estado, sob a alegação de que O Evangelho segundo Jesus, rainha do céu feria a 'dignidade cristã'.

Principal prêmio literário do país, o Jabuti divulgou seus finalistas. Na categoria romance, sete dos dez livros na disputa são da mesma editora, a Companhia das Letras, como observa Maurício Meirelles na Folha. Aí concorrem autores como Elvira Vigna, Bernardo Carvalho, Silviano Santiago, entre outros. E o prêmio lança neste ano duas categorias: quadrinhos e livros brasileiros publicados no exterior. O jornal traz a lista completa de indicados.

Viver

Mais de cem anos atrás Einstein já previa a existência de ondas gravitacionais em sua Teoria Geral da Relatividade. Só recentemente, porém, o fenômeno foi observado pela primeira vez, feito que rendeu agora, a três cientistas americanos, o Nobel de Física. A observação das ondas gravitacionais confirma a previsão de Einstein de que o ‘tecido’ do espaço-tempo pode sofrer alterações, expandir ou encolher, em eventos cataclísmicos (como a fusão de dois buracos negros), gerando tremores gravitacionais pelo universo, como ondulações em uma lagoa, explica o Guardian. O trio laureado diz que a observação do fenômeno (em 2015) foi resultado de décadas de trabalho de cerca de mil cientistas, que, como eles, integram o Ligo, sigla para Laser Interferometer Gravitational-Wave Observatory. Ligado ao MIT, nos EUA, trata-se de uma espécie de projeto colaborativo, um imenso laboratório com pesquisadores de 20 países — todos focados nas ondas gravitacionais que Einstein um dia previu e, um século depois, a ciência confirmou.

A propósito: um meme clássico de Einstein, um dos maiores gênios da história. Que físico!

E... Foi anunciado agora de manhã o Nobel de Química para Jacques Dubochet, Joachim Frank e Richard Henderson por avanços em microscopia.

PUBLICIDADE

Vídeos: São Paulo já teve campanhas de TV para pedir respeito aos ciclistas. Foi em 2013, antes da criação dos 400km de ciclovias da cidade. Veja três dos vídeos.

Cotidiano Digital

O Google lança hoje seus novos celulares da linha Pixel e outros equipamentos. Vai ter streaming ao vivo, pelo YouTube, a partir das 13h (Brasília).

Aliás... O assistente digital do Google é duas vezes mais inteligente do que o Siri, da Apple. A conclusão é de um trio de cientistas chineses, que desenvolveu uma técnica para medir o QI de cada um. O Google lidera o ranking, com QI de 47,28, seguido de 31,98 (Microsoft) e 23,94 (Siri). Uma criança de seis anos tem QI médio 55,5.

Enquanto isso... A Apple decidiu que deixará de usar o Bing, da Microsoft, para buscas em seus sistemas, adotando o Google. A expectativa é de que a troca melhore a qualidade da Siri.

Algumas seguradoras — casos de Zurich, Allianz e Mondial — vão passar a vender, no Brasil, apólices contra ofensas na internet. O serviço fará um monitoramento das redes para detectar menções agressivas, recomendará como agir e, se necessário, vai oferecer assistência jurídica. via Pioneiros

A Ford planeja colocar à venda, em 2020, um carro movido a bateria capaz de cruzar a barreira dos 480 quilômetros que os atuais Teslas conseguem fazer, no limite, sem precisar de recarga.

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.