O Meio não circulará na segunda-feira por conta do feriado de Primeiro de Maio.

Brasil na expectativa da greve geral

A oposição tenta, hoje, promover seu mais ambicioso movimento de resistência à agenda política e de reformas do governo Michel Temer. A greve geral, que deve se espalhar por todos os estados, mobilizará principalmente as categorias com maior influência de seus sindicatos: professores, petroleiros, metroviários e motoristas de ônibus. Mas o sucesso do movimento não dependerá apenas da paralisação e inclui as passeatas marcadas para o fim do dia. Não está clara a capacidade de mobilização dos sindicatos para além de seus membros militantes. Este é seu desafio: além de fazer uma greve de impacto, encher as ruas no fim do dia. E há previsão de chuva para o início da noite, tanto em São Paulo quanto no Rio, as duas maiores capitais.

Em São Paulo, o rodízio de carros está liberado, hoje. A Justiça deu liminar obrigando trens da CPTM, metrô e ônibus a operarem, ainda que parcialmente. Amanheceram parados. No Rio de Janeiro, por outro lado, os trens funcionavam normalmente e, os ônibus, parcialmente.

Nos aeroportos: Em assembleia ontem, pilotos e comissários anunciaram que trabalharão normalmente. Mas funcionários de solo podem cruzar os braços, atrapalhando o fluxo de aviões pelo país. As companhias aéreas vão remarcar voos de hoje, sem custo, para quem o desejar. (Estadão)

O governo federal prevê participação dos Black Blocs em cinco capitais: São Paulo, Rio, Brasília, Porto Alegre e Fortaleza. (Folha)

Uma visão a favor da greve: tanto o governo Temer quanto o Congresso têm uma aprovação baixíssima e, no entanto, estão promovendo legislação que afeta profundamente a sociedade. Em análise do cientista político Leonardo Avritzer, o objetivo da greve é acusar a falta de legitimidade para tocar estas reformas. Para além, “é uma tentativa de refazer um pacto de esquerda”, reagrupar as forças.

Uma visão contra a greve: marcada para coincidir com a véspera de um feriado prolongado, o movimento é uma esperteza de sindicalistas que compreendem o “valor de uma boa desculpa para não ir trabalhar”. Segundo o editorial de hoje do Estadão, a campanha movida pelo PT é desonesta e pretende sabotar as únicas soluções possíveis para a crise que o próprio PT criou.

PUBLICIDADE

Para ler com calma: a Consolidação das Leis Trabalhistas, CLT, foi mexida incontáveis vezes. O campeão de alterações foi o governo Castello Branco (611), seguido por Eurico Gaspar Dutra (496). No governo Dilma, a CLT foi modificada 173 vezes. O capítulo que mais sofreu alterações ao longo do tempo foi o de segurança e medicina do trabalho. No governo FHC, o foco estava nas questões de Justiça do Trabalho. Lula mexeu na organização sindical. A turma do Numeralhadetalhes.

Um Sérgio Cabral abatido e magro depôs ontem perante o juiz Sérgio Moro. Ele afirmou ter comprado bens de luxo para si e a mulher com sobras de campanha e dinheiro do caixa dois, mas não com propinas. O ex-governador do Rio disse ainda que sua mulher, Adriana Ancelmo, nada teve a ver com qualquer uma de suas decisões. Ela também depôs, dizendo não conhecer detalhes da vida financeira do marido.

Enquanto isso... O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, propôs ao Supremo uma intervenção no Tribunal de Contas do Estado do Rio. (Globo)

E o ex-diretor de Serviços da Petrobras Renato Duque pediu para prestar novo depoimento a Moro. Diz que quer colaborar.

Termina hoje o prazo para entrega da declaração de Imposto de Renda de 2017. O programa da Receita Federal está disponível para download e funciona em inúmeras plataformas — Windows, Mac e Linux, tablets e smartphones. O UOL tem um bom guia para preenchimento.

É proibido bater nos manifestantes.

Tony de Marco

proibidobater

Cotidiano Digital

O Facebook suspendeu 30 mil contas falsas que estavam sendo usadas para manipular informação em meio à eleição francesa. A notícia chega com um longo relatório de sua equipe de segurança, no qual detalha como a rede social foi utilizada em “operações de informação” para distribuir dados hackeados “com a intenção de prejudicar a reputação de alvos políticos”. Para além das notícias falsas, a empresa de Mark Zuckerberg diz claramente que sua estrutura serviu de trampolim para uma campanha de espionagem que influenciou a eleição americana de 2016. Não cita a Rússia nominalmente.

Numa análise do Verge, as operações são divididas em três partes. A coleção de informações — como o hack do email de John Podesta, que dirigia a campanha de Hillary. Depois, a publicação do conteúdo por sites como o WikiLeaks e, por fim, a ampliação e distribuição do material para que cause impacto no pleito. É neste terceiro passo que o Facebook foi utilizado. E é dificílimo identificar as milhares de contas falsas empregadas para ampliar o alcance do material. Porque é difícil, para um algoritmo, distinguir um ativista político motivado de um operador de inteligência querendo insuflar debates.

Para ler com calma: o relatório original do Facebook. Treze páginas, em inglês, arquivo PDF.

O Google vai licenciar seu software de assistente pessoal assim como fez com o sistema para celulares Android. Espera, assim, que surjam no mercado inúmeras máquinas capazes de obedecer a comandos de voz para ativar novas funções pelas casas.

Cultura

Em São Paulo, as indicações culturais da Bravo! incluem, entre outras atrações, duas mostras de cinema: a retrospectiva de Antonioni, no CCBB, que exibe o clássico Blow Up, Depois Daquele Beijo, no domingo, e o festival É Tudo Verdade, que reapresenta, no mesmo dia, o novo documentário de João Moreira Salles, No Intenso Agora.

No Rio, as dicas também incluem o É Tudo Verdade, que exibirá, ao longo do fim de semana, documentários sobre a Revolução Russa. Destacam-se ainda eventos de música, como o Red Bull Music Academy Session, marcado para domingo (com local a ser divulgado só no próprio dia).

PUBLICIDADE

O cinema atual vive uma “exaltação da primeira pessoa”, como definiu João Moreira Salles, em reportagem na Folha. O próprio cineasta é o narrador de seu novo documentário, No Intenso Agora, que é feito justamente a partir de filmagens que sua mãe realizou na China, em 1966. E não é caso único. Filmes a partir de laços familiares são forte  tendência no documentário contemporâneo, segundo o jornal. Só no festival É Tudo Verdade, são cinco os longas que partem da família para construir suas narrativas.

Nos cinemas, estreiam a megaprodução Guardiões da Galáxia Vol. 2 (trailer), com os conhecidos heróis da Marvel, e o drama Além das Palavras (trailer), sobre a poeta americana Emily Dickinson, entre outros. Confira as demais estreias do fim de semana.

A greve geral vai alterar a agenda cultural de várias cidades pelo país nesta sexta-feira. Muitos produtores e artistas cancelaram seus eventos — seja por questões logísticas, seja por ideologia política, segundo o Diário de Pernambuco, que cita algumas atrações suspensas. Gal Costa, por exemplo, desmarcou apresentação em Salvador.  Elba Ramalho, Alceu Valença e Geraldo Azevedo adiaram show em Santa Catarina. Já no Rio, a Caixa Cultural cancelou a programação de hoje. O Globo traz uma lista de eventos já cancelados na cidade.

Galeria: O site Artnet apresenta dez artistas contemporâneos que desafiam categorias ao buscar novos rumos para a fotografia.

Viver

A teoria da relatividade foi comprovada no Ceará. Mais precisamente na pacata Sobral, em 1919. Einstein, à época, já havia publicado a teoria, mas faltava-lhe um experimento real para comprová-la. Sobral, quem diria, resolveu o problema do Nobel da Física. O matemático e diretor-geral do Impa, Marcelo Viana, conta a curiosa história em sua coluna na Folha.

O solo de Marte pode ser transformado em tijolo, sem grandes dificuldades. A Nasa financiou mais um estudo dedicado ao terreno marciano, que, já é fato consumado, planeja usar para erguer os abrigos das missões tripuladas que enviará ao planeta. O que não se sabia até então é que o solo purinho, sem ingredientes extras, já vira tijolo. Não carece nem mesmo de forno - algo que, na Terra, é de uso corrente. Em Marte, não. Basta aplicar pressão ao solo e, pronto, está feito o tijolo. (Globo)     

O estoque de roupas de astronauta da Nasa, aquelas utilizadas para andar no espaço, está próximo do fim. A agência, que desenvolveu a atual geração do equipamento há 15 anos, só tem 11 plenamente funcionais. E a nova versão ainda está longe de ficar pronta.

Os surfistas esperam ondas altas nos litorais de Rio e São Paulo neste sábado, fruto da virada de tempo que ocorre desde a quarta-feira.

Meryl Streep e Robin Wright vêm ao Brasil no dia 29 de maio. Em São Paulo, vão falar sobre a mulher no mercado de trabalho, Outra pauta do evento, patrocinado por um banco, é o empoderamento feminino na sociedade. Meryl Streep, vez por outra, fala da desigualdade de gêneros em Hollywood, principalmente em seus politizados discursos em premiações. Já Robin Wright, a Claire de House of Cards, brigou para ter o mesmo salário que Kevin Spacey na produção da Netflix. E conseguiu. Sua visita, aliás, não é de todo dedicada à nobre causa feminista — a atriz também vem divulgar a quinta temporada da série, que estreia no dia seguinte à sua fala em São Paulo.

Para ler com calma:  “Sentia que mudar minha voz para que ela coincidisse com minha identidade de gênero seria algo impossível.” Desde os 30 anos, a transgênero Sophie Marat sofria muito com a própria voz. Sua transição, como ocorre na maioria dos casos, foi gradual e lenta. E só agora, aos 42, ela passou a se consultar com uma terapeuta de voz. O New York Times ouve especialistas, vai às consultas com Sophie e afirma que a oferta de clínicas dedicadas à voz dos transgêneros cresce exponencialmente — bem como a demanda.  

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.