Planalto vai à Justiça para manter posse de ministra do Trabalho

O governo começa a terça-feira tentando liberar nos tribunais a posse da nova ministra do Trabalho, Cristiane Brasil (PTB-RJ). A cerimônia, prevista para a tarde de hoje, foi suspensa na segunda-feira pelo juiz Leonardo da Costa Couceiro, da 4ª Vara Federal de Niterói, em ação movida por um grupo de advogados trabalhistas. Eles alegam que a nomeação de Cristiane, processada na Justiça do Trabalho, fere o princípio constitucional da moralidade. A deputada temia que algo assim acontecesse e tentou, sem sucesso, antecipar a cerimônia.

Enquanto a posse emperra na Justiça, surgem novas denúncias contra Cristiane. Ela pagaria mensalmente, com verba da Câmara, R$ 4 mil a uma empresa de locação de veículos que pertence à tia de sua principal assessora. No endereço da empresa, numa cidade-satélite do Distrito Federal, funciona um escritório de contabilidade. (Folha)

Ontem, a deputada se recusou a apresentar a jornalistas comprovantes de que é dela o dinheiro usado para pagar o acordo de um dos processos trabalhistas a que respondeu. O pagamento é feito por outra assessora, filiada ao PTB e cuja mãe foi nomeada por indicação de Cristiane diretora-geral do Arquivo Nacional. (O Globo)

PUBLICIDADE

Para tentar acalmar os ânimos, a assessoria do TRF-4 anunciou que o ex-presidente Lula não corre o risco de ser preso imediatamente caso tenha a condenação em primeira instância confirmada no julgamento marcado para o dia 24. Segundo a nota, a eventual prisão só seria decretada após serem esgotados todos os recursos possíveis na corte. Pelo lado petista, artistas gravaram um vídeo de apoio ao ex-presidente.

E o PT não gostou da exposição de Luciano Huck no Domingão do Faustão. O apresentador nega que vá ser candidato, mas ainda é visto como alternativa eleitoral do centro. Os petistas entraram com uma ação contra ele, a Globo e Fausto Silva no TSE por abuso de poder econômico.

O deputado Jair Bolsonaro partiu para o contra-ataque, após ter sido alvo de reportagem da Folha questionando o crescimento de seu patrimônio. Nas redes sociais, acusou o jornal de promover uma campanha para ‘assassinar’ sua reputação. Ele e os filhos se defenderam usando uma decisão do ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot, que arquivou denúncia anônima sobre a declaração de bens do deputado em 2014.

Enquanto isso... A Folha tem 32 perguntas que Bolsonaro não respondeu sobre a evolução de seu patrimônio.

A proposta de suspender temporariamente a regra de ouro da Lei de Responsabilidade Fiscal parece ter sido descartada. Por enquanto. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, não gostou de saber que o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, com quem discutira a medida na sexta-feira, se disse contra a mudança, que permitiria ao Executivo se endividar além dos gastos com investimentos. Ontem, ele orientou ao deputado emedebista Pedro Paulo que retirasse a proposta de uma PEC sobre Orçamento. Mais tarde Meirelles deu entrevista dizendo que a regra de ouro só deve ser discutida após a votação da reforma da Previdência. (Folha)

Nos bastidores, Maia e o ministro se estranham por conta das pretensões de ambos, que podem disputar o Planalto este ano. Lauro Jardim revela que, quando algum visitante do Ministério da Fazenda elogia Maia, ouve uma lista de ações da Câmara, atribuídas a seu presidente, que estariam prejudicando o ajuste das contas públicas. Maia, por sua vez, diz que Meirelles não deve misturar ministério e candidatura e defende que o Centro ofereça mais de um nome nas eleições de outubro. (Globo)

Uma semana depois da rebelião que deixou nove mortos no Complexo Penal de Aparecida de Goiânia, a ministra Cármen Lúcia, presidente do STF e do CNJ, cancelou a inspeção que faria hoje à unidade. Diz que não há segurança. Em vez da inspeção, ela se reuniu com o governador Marconi Perillo e com autoridades do Judiciário goiano. A reunião, aliás, teve momentos tensos. Cármen Lúcia e o presidente da OAB de Goiás, Lúcio Flávio Siqueira de Paiva, trocaram palavras duras quando este afirmou que as prisões brasileiras estavam sob domínio do crime organizado e ‘convocou’ a ministra a marcar uma visita ao presídio. ‘O senhor está equivocado, quem convoca é o Judiciário’, retrucou a presidente do STF.

Após dois anos de silêncio, as Coreias do Sul e do Norte voltaram a conversar e acertaram a participação de atletas do país comunista nos Jogos Olímpicos de inverno que acontecerão no vizinho capitalista. O acordo abre caminho para discutir temas como famílias separadas pela fronteira, retomada de investimentos e distensão militar. Nenhum deles agrada ao governo dos EUA, que aposta há anos no isolamento da Coreia do Norte.

Donald Trump tomou sua decisão mais dura até o momento contra imigrantes. O presidente dos EUA cancelou as autorizações provisórias de residência de cerca de 200 mil salvadorenhos que viviam no país desde 2001 e que agora correm o risco de serem deportados. As autorizações haviam sido concedidas após um terremoto atingir El Salvador e eram renovadas automaticamente a cada 18 meses. (New York Times)

O governo do país centro-americano teme reflexos graves em sua economia, com o fim do envio de recursos dos seus cidadãos que viviam nos EUA e o retorno de centenas de milhares de pessoas sem que haja estrutura e empregos para recebê-las. (Washington Post)

Falando em Trump, o livro-bomba Fire and Fury (Amazon), de Michael Wolff, será lançado no Brasil em março pela editora Objetiva.

Aliás... O investigador especial Robert Mueller se prepara para interrogar Trump a respeito do envolvimento russo em sua campanha. O furo foi da NBC.

O discurso de Oprah Winfrey no Globo de Ouro foi tão poderoso que já tem gente a lançando como candidata em 2020. A CNN apurou que a apresentadora pensa no assunto. Segundo a rede de TV, amigos seus estão pedindo há meses para ela concorrer na próxima eleição.

Seu marido, Stedman Graham, afirmou ao jornal Los Angeles Times que a candidatura da mulher ao cargo só “depende do povo”. “Ela com certeza se candidataria."

Relembrar é viver: em 1999, Donald Trump queria Oprah como vice-presidente (vídeo).

Cotidiano Digital

O cheiro inicial da CES, que abre hoje seus salões aos visitantes, é de que os destaques serão dois. Por um lado, a guerra agora aberta entre Google e Amazon pelo domínio dos assistentes digitais por voz. Nos EUA, a empresa de comércio tem feito mais sucesso. Mas a turma da companhia de buscas tomou Las Vegas de assalto. Há publicidade de seu assistente por toda parte. Quer se impor. O outro tema são os aparelhos de televisão. Inclui até surpresas: a LG demonstrou uma TV de 65 polegadas, 4k, que pode ser enrolada como uma tela. Ainda experimental.

O primeiro dia da CES foi o dia das TVs. Com o salão da feira ainda fechado, as atenções se voltaram para as diversas conferências para a imprensa, onde os gigantes da eletrônica anunciam seus novos produtos. Os novos aparelhos da LG funcionarão com os assistentes de Google e Amazon. A Samsung aposta no MicroLED. Apresentou uma TV de 146 polegadas chamada The Wall. Ela pode ser juntada a outras para formar telas ainda maiores. Já a Sony apresentou um projetor 4K que vai custar US$ 30 mil.

Enquanto isso, tanto a Philips, como a GE resolveram apostar em TVs inteligentes... para a cozinha.

O editor Pedro Doria está em Las Vegas para a cobertura da feira a convite da Nissan.

Cultura

E horas após ganhar o prêmio de Melhor Ator em Comédia ou Musical no Globo de Ouro, o ator James Franco foi acusado de assédio. Ele foi ao evento usando um bóton de apoio ao movimento Time's Up. A atriz Sarah Tither-Kaplan ironizou a atitude dele e se queixou de que o ator exigiu dela cenas desnecessárias de nudez em dois de seus filmes. Já a atriz Violet Paley reclamou que Franco expôs o pênis e empurrou sua cabeça naquela direção. O ator ainda não se manifestou. (Globo)

PUBLICIDADE

David Bowie teria completado na segunda-feira 71 anos. Para celebrar a data e a memória do artista, que morreu de câncer em 10 de janeiro de 2016, o guitarrista e produtor Nile Rodgers divulgou uma demo de Let’s Dance (Spotify), de 1983, um dos maiores sucessos do cantor inglês. A demo foi gravada no ano anterior, com uma banda improvisada, em Montreux, na Suíça.

A banda inglesa Radiohead está processando a cantora Lana Del Rey por plágio. O grupo alega que a canção Get Free, do último álbum de Lana, seria um plágio de Creep, sucesso da banda em 1993. Em sua conta no Twitter, a cantora falou sobre a situação. “É verdade sobre o processo. Embora eu saiba que minha música não foi inspirada em Creep, o Radiohead sentiu que foi e quer 100% dos direitos autorais - ofereci 40% nos últimos meses, mas eles só aceitam 100%. Seus advogados foram inflexíveis, então nós vamos lidar com isso no tribunal.”

Viver

A venda de automóveis híbridos e elétricos superou a de modelos com motores a combustão pela primeira vez. Aconteceu na Noruega. Em 2017, os veículos eletrificados responderam por 52% do total de vendas - em 2016 foram 40%. O país europeu concede diversos benefícios fiscais para incentivar a substituição de automóveis que utilizam combustíveis fósseis por modelos movidos a eletricidade, além de atrativos como estacionamentos gratuitos e isenção de pagamento de pedágio. (Estadão)

Enquanto isso… No Brasil, indústria e pesquisadores nacionais querem desenvolver tecnologia para que o etanol seja usado como fonte para a energia das baterias dos carros elétricos. Seria uma solução mais viável e mais barata para atender diretrizes contra o aumento da temperatura global do planeta, e também uma ponte até que a tecnologia de modelos 100% elétricos se torne mais acessível. (Estadão)

No Jardim Botânico de Nova York, crianças jogam e gritam. Em uma rodovia em Shibuya, Tóquio, você pode ouvir, além dos carros, as primeiras gotas de chuva. E na famosa catedral da Sagrada Família, em Barcelona, um sacerdote canta. Uma rede neural aprendeu a identificar os conteúdos da imagens, outra, a identificar o áudio, distinguindo sons. Combinando a lógica dos dois, o Imaginary Soundscape consegue identificar áudios de fonte aberta que parecem adequados para qualquer cena visual do Google Street View.

E pode parecer uma teoria baseada em estereótipos, mas uma pesquisa confirma: nos EUA, há 88% de chance dos moradores de um bairro votarem como democratas se as imagens do Google Street View mostram mais sedans do que caminhonetes nele. E o contrário também é verdade: se a ferramenta mostra mais caminhonetes, há 82% de chance de a área votar em candidatos republicanos. Publicado pelo Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS), um novo método para medir dados demográficos usa 50 milhões de imagens do Google Street View para treinar algoritmos sobre como reconhecer diferentes fatores baseados apenas em cenas de ruas da vizinhança.

Mulheres que sofrem ataques cardíacos têm mais chances de morrer que os homens. Por quê? Recebem menos tratamento. Os ataques são muitas vezes vistos como uma questão de saúde masculina. As diferenças no tratamento começam no primeiro contato com o médico: as mulheres são menos indicadas a exames diagnósticos, fazendo com que elas sejam 50% mais propensas a sofrerem com um diagnóstico inicial errado. (Globo)

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.