Saíram os 23!

Enfim sabemos o nome dos 23 jogadores que representarão o Brasil na busca pelo hexacampeonato na Rússia. Não houve grandes surpresas: todos estão entre os 64 convocados pelo técnico Tite desde agosto de 2016. Seis são remanescentes do último torneio, marcado pelo 7x1 diante da Alemanha. Dois são corinthianos — o time brasileiro com mais convocados. Uma lista com 35 nomes foi enviada à Fifa, mas Tite não revelou os nomes de todos os outros jogadores.

São eles: Alisson. Ederson. Cássio. Danilo. Fagner. Marcelo. Filipe Luís. Miranda. Marquinhos. Thiago Silva. Geromel. Casemiro. Fernandinho. Paulinho. Renato Augusto. Fred. Philippe Coutinho. Willian. Neymar. Douglas Costa. Gabriel Jesus. Roberto Firmino. Taison. Do Lance, a ficha técnica de cada um.

Na revista Época, o colunista Leonardo Miranda comentou a convocação, jogador a jogador, usando mapas de calor e dados estatísticos do Wyscout, uma plataforma de análise de futebol.

E o Nexo fez um histórico do perfil dos brasileiros convocados para a Copa do Mundo desde 1930 — de idades e números das camisas aos times e países das equipes dos jogadores.

Tite: “Quando nos reunimos antes do jogo contra o Equador, uma das primeiras coisas que fizemos foi mostrar aos atletas um vídeo de uma partida de basquete. Era das finais da NBA, quando o Cleveland enfrentou o Golden State Warriors. LeBron James passa a bola para o Kyrie Irving, e o Kyrie faz um arremesso forte e perde o lance. O que faz o LeBron? Ele é a estrela. Poderia ser um daqueles batendo palmas, dizendo: ‘Por que você tentou esse arremesso?’ Em vez disso, LeBron pegou o rebote e tentou o arremesso ele mesmo? Não. Passou a bola direto para o Kyrie, que acertou desta vez. Eu disse aos meus jogadores, ‘Esse é o tipo de atmosfera que nós precisamos aqui para sermos bem-sucedidos. Todos lutando um pelo outro, mesmo as estrelas.’ Só Deus sabe o que vai acontecer na Copa do Mundo da Rússia, mas espero que o país inteiro esteja unido para nos apoiar. Sei que a televisão mudou muita coisa pra esta geração, mas gostaria de acreditar que quando nós marcarmos um gol, haverá milhões de crianças em frente ao rádio, imaginando o gol da vitória em suas mentes seguidas vezes. Funcionou para mim em 1970. Era como mágica.”

Márvio dos Anjos: “Depois de convocar 64 nomes, os 23 na lista final são um resultado que o torcedor e o comentarista rebatem com dificuldade. Por quê? Porque está claro que a comissão técnica se desdobrou por várias partidas em todo o mundo, em busca dos melhores — até mesmo entre aquelas ligas que a TV a cabo não transmite. O trabalho foi feito de forma ampla e dedicada. Tite estava em estádios aqui e ali. Viu clássicos em Porto Alegre e viu em Manchester. Quem articula um argumento contra Fred e Taison admite, com candura, que não os viu jogar pelo Shakhtar Donetsk. Os critérios foram explicados, os nomes, reiterados. É por isso que o debate fica diluído, restrito às preferencinhas, à discussão de terceiro goleiro, a quem será titular no lugar de Daniel Alves. O trabalho magistral de Tite com a opinião pública o permite chegar a Sochi com serenidade. Agora é saber aproveitar.” (Globo)

As 32 seleções tinham até ontem para enviar a lista provisória de 35 jogadores — a relação final com os 23 nomes será fechada no dia 4 de junho. Veja as pré-listas das outras seleções.

E por falar... O atacante peruano Paolo Guerrero está fora da Copa do Mundo e talvez não jogue mais pelo Flamengo. O Tribunal Arbitral do Esporte (TAS), na Suíça, ampliou a pena para 14 meses de suspensão por doping. Ele só poderá entrar em campo novamente a partir de 2019, e o contrato com o clube carioca acaba no dia 10 de agosto.

Política

A CNT pôs na rua uma pesquisa que encomendou à MDA para avaliar a corrida presidencial. Joaquim Barbosa já não aparece e, dos quatro cenários, só um inclui Lula. No mais provável, Jair Bolsonaro é líder com 18,3% dos votos, seguido de Marina Silva (11,2%), Ciro Gomes (9%), Geraldo Alckmin (5,3%), Alvaro Dias (3,0%) e Fernando Haddad (2,3%). No cenário com Lula, o ex-presidente teria 32,4%, daí Bolsonaro (16,7%), Marina (7,6%) e Ciro (5,4%).

Foram testados 16 cenários de segundo turno. Em cinco Lula está presente — vence todos. Bolsonaro aparece em sete. Perderia para Lula, empataria com Marina ou Ciro, venceria os outros quatro.

Josias de Souza: “Dando-se crédito à pesquisa CNT/MDA, a candidatura de Geraldo Alckmin foi transferida da enfermaria para a UTI. Para onde quer que se olhe, a sondagem apresenta dados negativos. Na pesquisa espontânea, quando o entrevistado revela sua preferência sem receber uma cartela de opções, Alckmin deslizou de 1,4% para 1,2%. Na sondagem estimulada, caiu de 8,6% para 5,3%. Num hipotético segundo turno, seria derrotado por Lula, Bolsonaro e Marina Silva. E chegaria tecnicamente empatado com Ciro Gomes. Para quem ambiciona conquistar a condição de alternativa presidencial mais viável do centro político, exibe uma coleção precária de dados.”

A consultoria Eurasia, ao se debruçar sobre a pesquisa, também destacou o mau resultado de Alckmin e um clima geral de desencantamento no país. Os candidatos com bases mais leais são os que terão mais chances de chegar ao segundo turno, segundo a avaliação. A previsão é de um segundo turno entre Bolsonaro e um candidato vindo da esquerda. (Valor)

Libertado por ordem de Gilmar Mendes no final da semana passada, e suspeito de ser operador financeiro do PSDB, Paulo Vieira de Souza está novamente sob ameaça. Ele faltou a uma audiência do processo na 5ª Vara Federal Criminal de São Paulo. A procuradora Adriana Scordamaglia pediu de presto nova prisão preventiva. (Folha)

Enquanto a primeira instância não decide sobre a nova prisão, a defesa de Paulo Preto foi direto ao Supremo. Argumenta que Paulo não poderia ter sido convocado perante a Justiça antes que seus advogados fossem ouvidos. E escreveu seu argumento do jeito que o ministro gosta: “Requer o paciente” — Paulo Preto — “que V. Exa. reconheça o indevido desrespeito à V. ordem.”

A Segunda Turma do Supremo julga, hoje, o deputado paranaense Nelson Meurer, do PP. É o primeiro acusado da Lava Jato com foro privilegiado que enfrentará um veredito. Segundo o Ministério Público, ele recebeu ao todo R$ 29,7 milhões em repasses do doleiro Alberto Youssef, oriundos da Petrobras. Se dois dos cinco ministros da turma votarem pela absolvição, Meurer terá direito a recorrer ao plenário.

Ocorre hoje à tarde uma festa para celebrar os dois anos do governo Michel Temer. O convite distribuído faz referência aos 50 anos em 5 prometidos por Juscelino Kubtischek. Para o Planalto, assim se resume o governo Temer: ‘O Brasil Voltou, 20 anos em 2’. (Folha)

Tão logo saiu publicado na Folha, virou piada. Claro. E virou crise. Primeiro porque, sem a vírgula, o slogan vira ‘O Brasil voltou vinte anos em dois’. E depois, não declarado, está o fato de que com seus níveis de impopularidade, não há como sustentar a afirmação. (Estadão)

A marca de cosméticos Lush anunciou sua saída do Brasil — pela segunda vez. A empresa culpou a alta carga tributária e a prolongada recessão econômica, além da instabilidade política, pela decisão. A Lush já havia deixado o país em 2005, mas retornou quase dez anos depois, em 2014. Até o último dia de atividades, a maioria dos produtos das lojas e do site serão vendidos com 50% de desconto. Fundada há 23 anos, a marca é conhecida por trabalhar com produtos orgânicos e por combater testes em animais. (Folha)

Já chega a 60 o número de palestinos mortos, ontem, quando as Forças de Defesa de Israel abriram fogo contra as manifestações que se concentravam na Faixa de Gaza. Os protestos, alguns violentos, vêm crescendo desde 30 de março e são motivados, principalmente, pela decisão americana de transferir sua embaixada de Tel Aviv para Jerusalém. A inauguração foi ontem. Segundo o diário Haaretz, o clima hoje é de tensão na espera dos funerais em massa.

Galeria: As imagens de um dia tenso.

Cotidiano Digital

O Facebook anunciou ter suspendido mais 200 apps por conta do mau uso dos dados, violando o acordo com a rede. O processo faz parte da investigação que estourou após o escândalo da Cambridge Analytica. Segundo a revista britânica New Scientist, myPersonality, um destes aplicativos, pode ter deixado vazar as informações a respeito de três milhões de usuários.

PUBLICIDADE

Desde março, seis altos executivos da Tesla deixaram a companhia. As ações da empresa de carros elétricos de Elon Musk vão bem. Mas o sinal começa a ser percebido de fora. “É sinal de que algo está errado”, opina Jim Chanos, um dos grandes investidores de Wall Street. “Não sei o que é, mas quase todos os executivos sêniores estão vendo algo e deixando a empresa, deixando ações que poderiam ganhar em cima da mesa.” Segundo Musk, a questão é outra. A empresa está passando por uma reorganização para ter uma estrutura de gerência mais horizontal.

Um iPhone 6s explodiu repentinamente em Las Vegas. O canal local da Rede ABC conseguiu o vídeo. Segundo um técnico, quando a temperatura fica extrema, à vezes acontece.

Cultura

Morreu ontem, aos 86 anos, o cineasta Roberto Farias. Foi um diretor eclético, que começou a carreira em 1962 com O Assalto ao Trem Pagador (abertura), passou pelo popular Roberto Carlos a 300 Quilômetros por Hora (trailer e íntegra), e fez a primeira forte crítica à ditadura com Pra Frente Brasil (sinopse ou íntegra), ainda no governo Figueiredo. Farias também fez carreira no comando da Embrafilme. Foi o período de maior sucesso do cinema nacional, quando foram lançados filmes de grande público como Dona Flor e seus Dois Maridos e A Dama do Lotação. (Estadão)

Margot Kidder, a Lois Lane de Superman, faleceu no último domingo, aos 69 anos. Ela interpretou a personagem em quatro filmes da franquia, todos estrelados por Christopher Reeve: Superman: O filme (1978) (trailer), Superman II (1980) (trailer), Superman III (1983) (trailer) e Superman IV: Em busca da paz (1987) (trailer). A atriz, que lutou contra o transtorno de bipolaridade por anos, continuou atuando até o ano passado — seu último trabalho foi o drama The Neighborhood (trailer).

E vem aí a segunda temporada de Perdidos no Espaço na Netflix.

Um estudo realizado pela Universidade de Northwestern e pela IPSOS Research, nos Estados Unidos, constatou que a série 13 reasons why teve influência positiva na vida de jovens e de suas famílias. Mais da metade dos pais entrevistados no mundo todo (56%) afirmaram que a série os ajudou a abordar temas difíceis com os filhos, como depressão, suicídio, bullying e agressão sexual — no Brasil, esse percentual foi de 71%. Os jovens espectadores também passaram a se preocupar mais com os colegas, demonstrando empatia por aqueles que sofrem bullying. (Globo)

Aliás... O presidente Michel Temer sancionou ontem a lei de combate ao bullying nas escolas. Segundo o texto, as escolas deverão adotar medidas de conscientização, prevenção e combate à violência.

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.