DEM e PSL juntos: nasce um partido gigante de direita

Está agora nas mãos do TSE a criação do maior partido político no Congresso Nacional. O DEM e o PSL aprovaram ontem sua fusão e a criação do União Brasil, que deverá ter o número 44. Além de uma superbancada com 82 deputados — 29 a mais que os 53 do PT, segunda força na Câmara — e oito senadores, a nova legenda deve ter um peso imenso nas eleições estaduais, com pelo menos 12 nomes disputando governos como cabeças de chapa. A estimativa dos dirigentes da legenda é de que o TSE homologue a fusão até fevereiro, antes da janela de troca de desfiliações em março. (Globo)

A criação do novo partido começou com uma derrota para Jair Bolsonaro. O ministro do Trabalho e da Previdência, Onyx Lorenzoni (DEM-RS), queria que os filiados do novo partido fossem liberados para apoiar o presidente, mas teve o pedido negado. O União Brasil, dizem seus líderes, deve ter candidato próprio no ano que vem. (Metrópoles)

Confira como fica a relação de forças no Congresso com a criação da nova legenda. (CNN Brasil)

Lauro Jardim: “O armistício entre Rodrigo Maia e ACM Neto começou a ser selado ontem, num café da manhã articulado por Luiz Henrique Mandetta. Os dois eram inimigos figadais desde o início do ano, quando romperam relações de forma ruidosa. Isso significa que Maia se filiará ao União do Brasil? Ainda é cedo para dizer, mas o caminho está aberto.” (Globo)

PUBLICIDADE

O presidente Jair Bolsonaro avisou ontem ao Supremo Tribunal Federal (STF), via Advocacia-Geral da União, que pretende depor presencialmente no inquérito que apura supostas interferências políticas dele na Polícia Federal para proteger parentes e aliados. Estava marcada para ontem a sessão na qual o Supremo decidiria como seria o depoimento, já que Bolsonaro insistia em depor por escrito. A denúncia de ingerência política na PF partiu do ex-ministro Sérgio Moro. (g1)

A mudança de postura de Bolsonaro, apresentada pelo governo como um sinal de paz ao STF, foi motivada, segundo informações de bastidores, pela perspectiva de derrota no Plenário. Além disso, ao evitar o julgamento do tema, Bolsonaro impediu que se criasse uma jurisprudência sobre depoimentos de presidentes. (Globo)

O Plenário da Câmara aprovou ontem, por 310 votos a 142 a convocação do ministro da Economia, Paulo Guedes, para dar explicações sobre sua empresa no paraíso fiscal das Ilhas Virgens Britânicas e possíveis conflitos de interesse com o ministério. A revelação de que Guedes e o presidente do BC, Roberto Campos Neto, têm empresas offshore surgiu nos Pandora Papers, um levantamento feito por jornalistas de todo o mundo. O Executivo queria transformar a convocação, obrigatória, em convite, mas Guedes não conta com grande apoio na Câmara. No Twitter, a deputada ex-bolsonarista Joice Hasselmann (PSL-SP) resumiu a situação: “Guedes vai virar papinha do Centrão.” (Poder360)

O jantar do ex-presidente Lula na casa do ex-senador Eunício de Oliveira (CE) era para ser com a cúpula do MDB. Mas José Sarney, Jáder Barbalho, Renan Calheiros e o governador do DF, Ibaneis Rocha, deram diferentes desculpas e não apareceram. Dos tradicionais caciques, o único presente foi Edson Lobão, acompanhado do filho, além de nomes em ascensão na legenda, herdeiros de dinastias emedebistas, como Walter Alves, filho de Garibaldi Alves. O tema era um eventual apoio do partido à candidatura do petista. Do lado de fora, um pequeno grupo protestava por Lula se encontrar com aqueles que “deram o golpe” em Dilma. (Metrópoles)

A depor ontem na CPI da Pandemia, o diretor-presidente da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Paulo Rebello, disse que ficou sabendo pela própria comissão das denúncias contra a operadora de saúde Prevent Senior. A empresa é acusada de usar tratamentos ineficazes, o “kit covid”, sem conhecimento ou autorização dos pacientes e de mascarar o número de mortes pela doença. Rebello foi desmentido in loco pelo vice-presidente da CPI, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP). Segundo o parlamentar, a ANS recebeu as denúncias contra a operadora ainda no ano passado, conforme mensagens encaminhadas pelos médicos que expuseram a situação na Prevent Senior. Rebello disse aos senadores que vai ser instaurada uma “direção técnica” na empresa que não terá poder de gestão. (g1)

E a comissão aprovou um requerimento dando 48 horas para que o ministro da Economia, Paulo Guedes, responda a 21 perguntas sobre temas como auxílio emergencial, imunidade de rebanho e orçamento para combate à pandemia em 2022. Em depoimento à CPI, a advogada Bruna Morato, que representa 12 médicos e ex-médicos da Prevent Senior disse que havia um interesse do Ministério da Economia em estudos favoráveis a remédios como a cloroquina para evitar a decretação de lockdowns. (UOL)

Enquanto isso... O relator da CPI, Renan Calheiros (MDB-AL), incluiu o presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), Mauro Luiz de Brito Ribeiro, na lista de investigados da CPI. Segundo ele, a inclusão se deve ao “apoio ao negacionismo” e ao “suporte à prescrição de remédios ineficazes”. (Extra)

Embratel

Tech no próximo nível

Com a aceleração do e-commerce, o maior desafio para as marcas que estão no ambiente digital é compensar a ansiedade dos clientes. Independente do pedido, a expectativa é a mesma: ter os produtos em mãos no menor tempo possível. Uma estratégia que vem ganhando força são as dark stores (lojas fantasmas, na tradução livre). Além de otimizar a experiência, o processo e os custos, essa prática permite escalar os negócios e gerar reconhecimento de marca. Entenda como as dark stores podem ajudar a sua empresa.

O Google anunciou novas funcionalidades em seus mecanismos de busca, todas elas voltadas ao uso sustentável dos recursos da empresa. Além de ferramentas para escolher voos com emissões de carbono mais baixas, as novidades incluem um programa para uso de energia limpa dentro de casa e a indicação de rotas mais ecológicas e otimizadas no Google Maps a partir do uso de inteligência artificial. (Época Negócios)

E os investimentos em tecnologia de realidade aumentada (RA) devem subir de US$ 12 bilhões em 2021 para US$ 72,8 bilhões em 2024, segundo um estudo da Deloitte. A pesquisa também revela que as empresas que oferecem esse serviço têm 41% mais chances de serem consideradas pelos consumidores. Outro dado importante é que mais da metade dos entrevistados (56%) disseram que a pandemia tornou as experiências digitais de RA mais importantes. (Forbes Brasil)

Cultura

Desperdiçado na barafunda de vilões de Homem-Aranha III, de 2007, o simbionte alienígena Venom ganhou uma segunda chance em 2018 como um anti-herói que habita o corpo e inferniza a vida do sempre ótimo Tom Hardy. Foi um sucesso, tanto que a principal estreia de hoje nos cinemas é a continuação Venom: Tempo de Carnificina (trailer no YouTube). Para quem não é nerd, Carnificina é o vilão, uma versão ainda pior de Venom. Um tipo de violência completamente diferente brota de outra estreia de destaque, O Homem Que Vendeu Sua Pele (YouTube), de Kaouther Ben Hania, indicado aos Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. Para conseguir entrar na Europa, um refugiado sírio literalmente vende as costas para que um polêmico artista plástico crie uma obra. A “tela humana” se vê reduzida a um objeto num mundo frívolo totalmente diferente do seu universo.

Confira os filmes em cartaz na sua cidade. (AdoroCinema)

PUBLICIDADE

Houve uma época em que dizer “sua música dá sono” era chamar para a briga. Mas o mundo mudou muito, e o movimento lo-fi torna cada ver mais populares sons para relaxar, estudar, meditar e, claro, dormir. Tanto que o artista brasileiro colours in the dark (em inglês e minúsculas mesmo) criou o selo Sleep Tales, que já conta com uma rádio 24 horas no YouTube. Bons sonhos.

Morreu ontem, aos 91 anos, Ivo Barroso, considerado um dos mais importantes tradutores brasileiros. Ele estava internado no Rio após sofrer uma queda. Sua tradução da obra teatral completa de T.S. Elliot rendeu-lhe um prêmio da ABL. Shakespeare, Poe, Austen e mesmo autores modernos, como Italo Calvino, ganharam nova dimensão em nosso idioma pelas letras de Barroso, que também escreveu livros de crônicas e poemas. (Folha)

O Nobel de Literatura em 2021 será anunciado hoje, às 8h (horário de Brasília). Enquanto esse nome não vem, confira a lista de todos os ganhadores desde 1901.

Cotidiano Digital

Depois da audiência com a ex-funcionária Frances Haugen no Congresso dos Estados Unidos, Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, decidiu se pronunciar sobre o caso. Ele rebateu as acusações de que o site prioriza lucro em cima de informações e conteúdos sensíveis de seus usuários, de que prejudica crianças e de que enfraquece a democracia. Em um longo texto direcionado aos funcionários da companhia, o executivo afirma que “nos preocupamos profundamente com questões como segurança, bem-estar e saúde mental”, reclamando da suposta “falsa imagem que está sendo pintada da empresa”. Ele também falou sobre a pane global que tirou do ar o Facebook, WhatsApp e Instagram, se referindo ao episódio como “a pior queda que tivemos em anos.” (g1)

Após o 'dilúvio', Mark Zuckerberg recuperou metade do que havia perdido de seu patrimônio na “segunda-feira macabra” para a rede social. (g1)

E a plataforma de streaming Twitch, que pertence à Amazon, sofreu ontem um vazamento de dados que incluem desde o código-fonte da plataforma, materiais de segurança e até os ganhos de streamers. Foram 125 GB de materiais vazados. (TechTudo)

Meio em vídeo. Pedro Doria e Cora Rónai conversam com o Silvio Meira, cientista da computação que lançou livro O que é estratégia?. Na conversa, eles discutem caminhos para os problemas do Brasil e do mundo, sejam eles políticos ou sociais. Confira. (YouTube)

Viver

Nesta quarta-feira o Brasil alcançou o total de 45% da população completamente imunizada contra a covid-19. São 96.525.104 pessoas que receberam duas doses, dose única da vacina da Jansen e, em alguns grupos, uma dose de reforço. A primeira dose já chegou a 148.644.221 pessoas, o que corresponde a 69,68% dos brasileiros. Por outro lado, o Brasil está perto de quebrar a barreira dos 600 mil mortos por covid-19. Com os 543 óbitos registrados ontem, o total atingiu 599.414, com média móvel em sete dias de 464 mortes, o terceiro dia abaixo de 500. (g1)

O Ministério da Saúde nomeou ontem o pediatra Ricardo Queiroz Gurgel coordenador do Programa Nacional de Imunização (PNI), cargo que estava vago havia três meses. Logo no primeiro dia ele marcou posição contrária a temas queridos do governo. Elogiou a CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan, descartou qualquer conversa sobre “kit covid” – “Não há por que discutir isso. Já temos estudos suficientes” – e defendeu a retomada da ampla cobertura vacinal. (Poder360)

Um mistério de 52 anos parece ter sido desvendado. Uma equipe de investigadores americanos chamada Case Breakers afirma ter identificado o Assassino do Zodíaco, que aterrorizou o Norte da Califórnia entre 1968 e 1969. Além de matar cinco pessoas nesse período, ele mandava cartas criptografadas para a polícia e para os jornais, sempre com o mesmo símbolo. O caso inspirou o filme Zodíaco (trailer no YouTube), de 2007. Segundo os investigadores, o assassino era um homem chamado Gary Francis Poste, que cometeu outros assassinatos antes e depois do período do Zodíaco. A descoberta, infelizmente veio com três anos de atraso. Poste morreu em 2018. (Monet)

Panelinha no Meio. Como a próxima terça-feira é feriado, vamos antecipar o Dia das Crianças com uma receita de ensopadinho de fígado. Mentira! É dia de doce, e doce fora da caixinha. O brigadeiro de chocolate amargo com coco queimado, equilibrando a doçura do leite condensado. Ah, com os devidos cuidados, botar a criançada para enrolar brigadeiro é um ritual obrigatório. Quanto mais cedo os pequenos descobrem que cozinhar e divertido, melhor.

Mas se o seu negócio é fígado mesmo, experimente fazer esse patê caseiro.

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.