Isolado pelo mundo, Putin encara baixas altas nas tropas

O isolamento do presidente russo Vladimir Putin ficou claro ontem com a aprovação, na Assembleia Geral da ONU, de uma resolução “deplorando” a invasão da Ucrânia. Embora o termo tenha sido suavizado e a decisão não tenha efeito no mundo real, o placar não deixou dúvidas. Foram 144 votos a favor, incluindo EUA, os países da União Europeia e o Brasil, e apenas cinco contra – a própria Rússia, Belarus, que está servido de base para as tropas de Putin, Síria, Coreia do Norte e Eritreia. Potências como a China e Índia estão entre os 35 países que se abstiveram. (g1)

Em Haia, o procurador do Tribunal Penal Internacional (TPI), Karim Khan, disse que vai atender ao pedido de 39 países e abrir uma investigação contra a Rússia por possíveis crimes de guerra cometidos na Ucrânia. Moscou se desligou do TPI em 2016, após a corte classificar a anexação da Crimeia, até então parte da Ucrânia, como uma ocupação. (CNN Brasil)

No cenário interno, o número alto de mortes entre as tropas russas – oficialmente 498 soldados – em uma semana já preocupa analistas militares e põe em risco o apoio doméstico à invasão. Para fins de comparação, ao longo de 20 anos, os EUA perderam 2.500 militares no Afeganistão. (Globo)

Seja ou não um reflexo desses fatos, a Rússia mudou o tom. Em entrevista, o ministro das relações exteriores, Sergei Lavrov, reconheceu o presidente Volodymyr Zelenski como líder legítimo da Ucrânia e disse que os negociadores de Moscou estão prontos para mais uma rodada de conversas com representantes ucranianos. O novo encontro entre as partes acontece hoje em Belarus. (CNN Brasil)

As declarações de Lavrov, porém, não vieram acompanhadas de moderação militar. O prefeito de Kherson admitiu no fim da tarde de ontem que as tropas russas haviam tomado o controle da cidade portuária, uma das mais importantes portas de entrada de mercadorias na Ucrânia. (UOL)

Enquanto isso... Civis na capital Kiev fazem treinamento com armas e cavam trincheiras, diante da aproximação de uma coluna de veículos militares russos. Um dos temores é que já haja sabotadores da Rússia atuando dentro da cidade. (Estadão)

Não é só em Kiev que civis estão mobilizados. O jornal online Euromaidan Press publicou um vídeo no qual centenas de ucranianos bloqueavam pacificamente a estrada que dá acesso à usina nuclear de Enerhodar. Segundo o fio no Twitter, tropas russas tentaram sem sucesso furar o bloqueio por três vezes. A maioria da população local é de origem russa, o que pode explicar em parte a moderação dos soldados. (Twitter)

Diz o ditado que a primeira vítima numa guerra é a verdade, e esta não é exceção. Informações falsas e vídeos e fotos fora de contexto ou antigas seguem viralizando na internet. (BBC Brasil)

Circulou forte entre economistas um fio do professor russo radicado na Espanha Maxim Mironov. Escrito em sua língua natal, foi traduzido para o inglês. “É minha conclusão científica, como professor de finanças com PhD na Universidade de Chicago, que a economia da Rússia está fodida”, ele escreve. “Os russos não têm ideia do que virá. As lojas começarão a ter falta dos produtos mais básicos. A Rússia está pesadamente integrada à economia global e os maiores operadores já começaram a recusar o envio de contêineres. A Rússia de fato construiu muitas fábricas, mas elas dependem de componentes importados. Os aviões vão parar de voar, pois dependem de peças importadas. Mesmo na agricultrura, o país importa 40% de suas sementes. A única vantagem é que aqueles que que têm saudades da URSS poderão sentir como era viver nela. E não será a URSS herbívora de Kruschev/Breznev/Gorbachev, mas aquela na qual um ditador insano está no comando.” (Twitter)

Para ler com calma. A invasão russa provocou um êxodo sem precedentes de ucranianos, especialmente em direção à Polônia — o total passa de um milhão. Mas há um movimento na contramão, com voluntários de outros países tentando entrar na Ucrânia para resgatar pessoas ou mesmo se juntar aos soldados e civis que enfrentam os russos. (New Yorker)

Para ver com calma. “Desde 1945 não há um choque entre superpoderes. Desde 1945, nenhum país reconhecido desapareceu do mapa por invasão externa. Até lá, era uma coisa comum na história. Aí parou. E esta é a base para nossos sistemas de Saúde, de Educação”, explica em uma entrevista ao TED o historiador israelense Yuval Noah Harari. Ao parar de gastar com grandes guerras, nossos investimentos mudaram o mundo. “Se começamos a acreditar que não houve uma era de paz, que esta é simplesmente uma lei da natureza, então podemos concluir que não adianta lutar por paz. Que não adianta responsabilizar líderes como Putin. Quando você compreende que humanos somos capazes de diminuir o nível de violência, isto nos torna mais responsáveis. Isto nos permite compreender que a guerra na Ucrânia, agora, não é um desastre natural. É um desastre provocado pelo homem. Por um único homem.” Confira a íntegra. (YouTube)

PUBLICIDADE

Caiu para 8 pontos a diferença entre o ex-presidente Lula (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL) na simulação de primeiro turno divulgada ontem pelo PoderData. Em relação ao levantamento anterior, Lula ficou estável em 40%, enquanto Bolsonaro subiu um ponto, dentro da margem de erro, chegando a 32%. Ciro Gomes (PDT) assumiu o terceiro lugar com 7%, embora esteja em empate técnico com Sérgio Moro (Podemos), que caiu para 6%. Ainda filiado ao PSDB, mas namorando o PSD, o governador gaúcho Eduardo Leite entrou na pesquisa com 3%, um ponto a mais que o paulista João Doria, vencedor das prévias tucanas. Nem eventual segundo turno, Lula venceria Bolsonaro por 51% a 37%. (Poder360)

Lula teve ontem uma boa notícia. O ministro do STF Ricardo Lewandowski suspendeu a última ação penal contra o ex-presidente, suspeito de irregularidades na compra de caças suecos, concretizada no governo Dilma Rousseff. A decisão precisa ser confirmada pelo plenário do Supremo. (g1)

Enquanto isso... Os militares ficaram muito irritados com o PT devido a uma charge do general Villas Bôas numa cadeira de rodas veiculada pelo partido numa história em quadrinhos contando a visão da legenda sobre a trajetória de Lula. (Estadão)

Começa hoje e vai até 1º de abril a “janela partidária”, período em que detentores de mandato proporcional que vão concorrer ao pleito de outubro podem trocar de legenda sem perderem o cargo. (Jota)

Embratel

Tech no próximo nível

Em uma lista de 64 países analisados, o Brasil permanece na 51ª posição no que diz respeito à competitividade digital. O relatório, que avalia as condições que um país cria para adotar, criar e promover tecnologias digitais nos setores público e privado, analisou fatores como conhecimento, tecnologia e prontidão futura. Os ataques cibernéticos, a queda de assinantes de serviços de banda larga móvel e a forma como o Brasil lidou com os reflexos sanitários e econômicos na pandemia comprometeram a classificação do país no ranking. Entenda como o Brasil pode avançar na competitividade digital.

A pandemia introduziu novos desafios ao setor de saúde nos últimos dois anos, e o movimento em direção à digitalização em todos os setores resultou em consumidores esperando inovações tecnológicas semelhantes também em seus serviços de saúde. Por conta disso, o segmento de health foi impulsionado pelo uso de testes de novas ferramentas e processos. De Inteligência Artificial e a análise preditiva até o uso da telemedicina, confira cinco tendências de tecnologia para a saúde em 2022. (Forbes)

Na próxima década, robôs e drones vão ocupar plataformas marítimas de petróleo, no lugar de seres humanos. No Brasil, a Petrobras se prepara para ter sua primeira embarcação sem qualquer pessoa a bordo em 2030. A ideia é que a produção de petróleo seja comandada remotamente por profissionais especializados, que vão trabalhar em terra firme. (Estadão)

Viver

O Brasil ultrapassou nesta quarta-feira a marca de 650 mil mortos por covid-19, embora os números diários ainda estejam subnotificados em função do feriadão do carnaval. De acordo com o consórcio de veículos de comunicação, foram registrados 335 óbitos, levando o total a 650.052 e fazendo uma média móvel de 509 mortes, com queda de 39% em relação ao período anterior. (g1)

E o Comitê Especial de Enfrentamento à Covid-19 da prefeitura do Rio vai discutir na próxima segunda-feira o fim da obrigatoriedade do uso de máscaras em locais abertos. (UOL)

PUBLICIDADE

A pandemia de covid-19 teve um efeito devastador sobre o aprendizado de matemática dos alunos de ensino médio da rede estadual paulista. Segundo estudo da própria Secretaria de Educação, 96,6% desses estudantes terminaram a escola com desempenho insuficiente na matéria. Em média, a defasagem chega a quase seis anos, com o aluno terminando o terceiro ano com o conhecimento previsto para o sétimo ano do ensino fundamental. “Aquilo que já era ruim ficou pior”, admitiu Rossieli Soares, secretário de Educação de São Paulo. (g1)

Morreu ontem nos EUA, aos 92 anos, Autherine Lucy Foster, primeira aluna negra da Universidade do Alabama, um dos mais racistas estados do Sul. Em 1956 ela conseguiu na Justiça o direito de ingressar na instituição, mas foi atacada por uma turba e expulsa pela direção, por “questões de segurança”, três dias depois. Desde então, dedicou-se à luta pelos direitos civis. Sua última aparição pública foi na semana passada, na universidade da qual foi expulsa, para reinaugurar o prédio da Faculdade de Educação, que agora leva seu nome. (AL.com)

Panelinha no Meio. Danou-se. Bateu a fome, mas a despensa está quase vazia. Calma. Basta um macarrão, azeite, alho e alecrim para garantir uma refeição perfumada, rapidíssima e deliciosa. Mas atenção. Não deixe as folhinhas e o alho queimarem, pois fica um gosto amargo. E de amarga basta a realidade.

Cultura

Perdão a quem tem algo contra cinemão, mas hoje não dá para escapar de Batman (trailer), principal estreia nos cinemas. Com Robert Pattinson no papel-título e Zoë Kravitz como Mulher-Gato, o longa tem ar de trama policial e transforma o normalmente cômico vilão Charada (Paul Dano) num assassino em série. Numa pegada completamente diversa, vem da França Pequena Mamãe (trailer), um drama de realismo fantástico visto pela ótica de uma menina de oito anos. E não se deixe enganar pelo título clichê em português: No Ritmo da Vida (trailer) mistura comédia e drama ao tratar da relação entre uma drag queen e sua avó. (Folha)

Confira a programação completa dos cinemas em sua cidade. (Adoro Cinema)

Para ler com calma. Quem reclama do tom sombrio do Homem-Morcego e o atribui a Frank Miller nos quadrinhos e Tim Burton nos cinemas não sabe que em suas primeiras histórias, em 1939, Batman andava armado e matava seus inimigos. Confira as muitas facetas do herói ao longo de mais de oito décadas. (Estadão)

A cantora americana Phoebe Bridgers (Spotify) anunciou ontem o cancelamento de sua excursão pela América do Sul, incluindo sua apresentação nas edições brasileira, chilena e argentina do Lollapalooza. Bridgers estava escalada para tocar em 27 de março, último dia do festival em São Paulo, junto com Foo Fighters, Martin Garrix e Black Pumas. Não houve explicação para o cancelamento. (g1)

Cotidiano Digital

Os MPs estaduais americanos iniciaram uma investigação sobre o TikTok para avaliar se a empresa está promovendo a plataforma de uma maneira que prejudique a saúde física e mental de crianças e adolescentes. A investigação, anunciada em um comunicado da procuradora-geral do estado de Massachusetts, Maura Healy, deve se concentrar nos métodos que o TikTok usa para atrair usuários jovens a passarem mais tempo na plataforma e abrir o aplicativo com frequência. Em setembro, o diário The Wall Street Journal publicou uma investigação sobre como o aplicativo recomenda vídeos sobre temas adultos, como drogas e sexo, para menores. (The Washington Post)

E por falar... A rede social chinesa anunciou que vai aumentar o limite de duração de vídeos para 10 minutos. A mudança vale também para o Brasil. (g1)

Enquanto isso, Spotify fecha escritório e PayPal deixa de aceitar novos usuários na Rússia após invasão à Ucrânia. (g1)

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.