MP enfrenta ataque bolsonarista à responsabilidade fiscal

Aprovada com apoio quase unânime no Senado – só José Serra (PSDB-SP) votou contra —, a PEC que aumenta o Auxílio Brasil e institui ajuda a caminhoneiros e taxistas pode parar no Tribunal de Contas da União (TCU), como conta Guilherme Amado. O Ministério Público pediu que a Corte impeça o governo de furar o teto de gastos, condição necessária para que gaste R$ 41,25 bilhões a três meses das eleições. Apelidada de “PEC das bondades”, o projeto torna letra morta ainda as leis eleitoral e de responsabilidade fiscal. E não é só o MP que é contra. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) promete levar hoje mais de mil prefeitos ao Congresso para protestar contra a PEC e contra medidas do governo que reduzem receitas e aumentam despesas municipais. (Metrópoles)

Enquanto isso... Além de retirar da PEC a decretação do estado de emergência, que permitiria estourar o teto, o relator da proposta na Câmara, Danilo Forte (UB-CE), quer incluir entre os beneficiários dos gastos os motoristas de aplicativos. A ideia sepulta os planos do presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), de promulgar rapidamente a PEC. Como as propostas de Forte alteram o conteúdo que passou pelo Senado, a proposta, uma vez aprovada na Câmara, teria de ser votada novamente pelos senadores em dois turnos. (Folha)

PUBLICIDADE

A Procuradoria-Geral da República pediu ao STF que seja chamado a depor o ex-presidente da Petrobras Roberto Castello Branco sobre declarações de que teria em seu antigo celular funcional gravações de áudio que incriminariam o presidente Jair Bolsonaro (PL). A PGR também quer ouvir Rubem Novaes, ex-presidente do Banco do Brasil. O líder da oposição no Senado, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), entrou com uma ação contra o presidente, mas a PGR diz não ter até o momento elementos para abrir uma investigação. (CNN Brasil)

A nova presidente da Caixa Econômica Federal (CEF), Daniella Marques Consentino, anunciou ontem o afastamento de pelo menos seis pessoas da cúpula do banco ligadas a seu antecessor, Pedro Guimarães, que deixou o cargo após acusações de assédio sexual. Os afastados, que não tiveram os nomes revelados, são cinco consultores estratégicos e a chefe de gabinete de Guimarães, todos suspeitos de conivência com os abusos. O número pode chegar a 20, segundo estimativa de Consentino. (Metrópoles)

Ontem o presidente Jair Bolsonaro (PL) comentou pela primeira vez a demissão de Guimarães, um de seus apoiadores mais próximos. Questionado sobre o ex-presidente da CEF, Bolsonaro respondeu “Foi afastado o presidente da Caixa. Tá respondido?”, para, em seguida, se corrigir: “Ou melhor, ele pediu afastamento, tá?” Quem também falou ontem, via redes sociais, foi Manuella Guimarães, mulher do executivo. Segundo ela, as denúncias contra o marido buscam “destruir a família”. (g1)

Vista como uma forma de amarrar o futuro governo, a mudança feita pelo Congresso na Lei de Diretrizes Orçamentárias tornando impositivas as emendas do relator, o chamado orçamento secreto, não deve enfrentar grande resistência no Supremo Tribunal Federal (STF), avaliam juristas. Ontem, o ministro Nunes Marques pediu explicações ao senador Marcos do Val (Podemos-ES), relator da LDO. Segundo especialistas o Supremo tende a não intervir em decisões do Plenário do Congresso. O único questionamento com alguma chance de prosperar seria se o Legislativo pode fazer essa mudança por lei e não por mudança na Constituição. (Poder360)

Morreu ontem de câncer, aos 87, o cardeal Cláudio Hummes, arcebispo emérito de São Paulo. Franciscano, Dom Cláudio era um dos mais ativos defensores dentro da Igreja dos direitos dos povos Indígenas, tendo deixado a presidência da Conferência Eclesial da Amazônia (Ceama) somente em março deste ano, já com a saúde debilitada. Muito próximo da atual cúpula da Igreja, foi decisivo para a escolha do nome do Papa Francisco, como contou o próprio pontífice: “Ao meu lado, no Conclave, estava o cardeal Cláudio Hummes, um grande amigo. Quando os votos chegaram aos dois terços, começaram a aplaudir, porque o papa tinha sido eleito. E ele me abraçou, me beijou e disse: ‘Não se esqueça dos pobres’. E aquela palavra entrou na minha cabeça: os pobres. Pensei em Francisco de Assis”. O corpo de Dom Cláudio está sendo velado na Catedral da Sé e será sepultado amanhã. (g1)

Meio em vídeo. Exatamente um século atrás começou, com os Dezoito do Forte, o movimento tenentista. Os homens que passaram suas vidas tentando golpes de Estado, até emplacarem em 1964, inauguraram uma cultura que ainda persiste. Este é um Ponto de Partida especial — uma viagem ao passado, àquele início de julho, em 1922. Confira a análise de Pedro Doria. (YouTube)

A polícia de Chicago anunciou ontem à noite a prisão de Robert “Bobby” Crimo III, de 22 anos, suspeito de matar seis pessoas e ferir dezenas ao abrir fogo contra a plateia que assistia a um desfile do feriado da independência americana. O crime aconteceu na principal avenida de Highland Park, um subúrbio de classe média e alta. De acordo com os policiais, Crimo usou um fuzil de grande potência e atirou do telhado de um prédio, escolhendo suas vítimas de forma aleatória, mas precisa. (Chicago Sun)

Em Copenhagen, capital da Dinamarca, a polícia informou que o homem suspeito de matar três pessoas e ferir 27 ao atirar domingo em um shopping center está sob custódia em uma instituição psiquiátrica. Por ordem da Justiça os nomes dele e das vítimas são mantidos em sigilo. (CNN)

Viver

Após ter vazado informações pessoais de Klara Castanho, o hospital negou acesso ao prontuário pelo Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP), que investiga a conduta ética de uma profissional de saúde. Segundo o Hospital Brasil, pertencente à rede D’Or, seria necessária a autorização prévia da paciente para a entrega dos dados. Klara contou em uma rede social que engravidou depois de ser estuprada e entregou a criança para adoção. Ela ainda estava sob efeito de anestésicos para o trabalho de parto quando uma enfermeira ameaçou revelar sua história à imprensa. (Folha)

Estados do Nordeste voltam a sofrer com as fortes chuvas, que já deixaram sete mortos e um desaparecido desde o final de semana. Alagoas é o mais afetado, com seis óbitos, além de estar com metade dos municípios em estado de emergência. Até a noite de ontem, eram 11,6 mil desabrigados e outros 48,1 mil desalojados. Em Pernambuco, o governo também contabilizou os prejuízos, com quase 6 mil desalojados e mais de mil desabrigados em 29 cidades. No Rio Grande do Norte, a capital, Natal, está em estado de calamidade pública, com transbordamentos de lagoas, alagamentos, deslizamentos de terra e quedas de árvores. (Folha)

Panelinha no Meio. A panzanella é uma tradicional salada italiana feita com pão amanhecido, mas aqui ela ganha um toque extra de sabor e economia, com a incorporação de berinjela assada e cominho, que pode ser usada em outro preparo e guardada na geladeira para a salada. Com tomatinhos e cubos de pepino, ganha camadas e mais camadas de texturas e sabor.

Cultura

O Congresso deve votar na tarde de hoje os vetos do presidente Jair Bolsonaro (PL) às leis Aldir Blanc 2 e Paulo Gustavo, criadas para incentivar atividades culturais via estados e municípios. Para pressionar os parlamentares, secretários estaduais e municipais de Cultura, coletivos e artistas como Vera Fischer, Babu Santana e Letícia Spiller chegam cedo a Brasília. São necessários os votos de 257 deputados e 41 senadores para a derrubada dos vetos. (Folha)

PUBLICIDADE

Produtores brasileiros que pensam em criar conteúdo para a HBOMax estão com os olhos postos na novela (que a emissora chama de telessérie) Segundas Intenções, que começa a ser gravada em agosto estrelada por nomes como Camila Pitanga e Antônio Fagundes. É que o sucesso da empreitada é visto como crucial para que o país fique de fora dos cortes resultantes da fusão da Discovey com a Warner. Produções originais da Escandinávia e da Europa Oriental já foram canceladas, e séries de sucesso gravadas na Holanda e na Turquia devem ser vendidas para serviços concorrentes. Nadando contra a corrente, Warner Discovery quer investir mais em canais convencionais, como a própria HBO, o Cartoon Network e o Discovery Channel. (Tangerina)

Para ler com calma. O retorno de Kate Bush às paradas com Running Up That Hill se deve principalmente à inclusão da música na quarta temporada de Stranger Things. Mas não é só isso. A sonoridade da canção, lançada em 1985, foi bem recebida porque seu estilo, o “synthpop”, está sendo redescoberto e reciclado por artistas como The Weeknd, Harry Styles, Dua Lipa e até Anitta. (Globo)

Então... Na falta de uma pia cheia de louça para lavar, alguns fãs do Metallica foram às redes sociais reclamar que a banda corria o risco de virar (novamente) mainstream devido ao uso da canção Master of Puppets numa das mais importantes cenas do final de Stranger Things. Alguns, inclusive, davam dicas de como hostilizar quem dissesse ter descoberto a música na série. Eles vão ter trabalho, já que faixa-título do terceiro disco do quarteto pulou direto para o top 30 global do Spotify. (Whiplash)

Cotidiano Digital

A Anatel anunciou que Brasília contará com conexão 5G nesta quarta, se tornando a primeira cidade a receber a nova geração de internet móvel no país. A implementação da tecnologia estava prevista nas capitais a partir de 31 de julho, mas por falta de equipamentos disponíveis, o prazo foi prorrogado para 29 de setembro. Após reunião ontem, a agência anunciou que São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre e João Pessoa serão as próximas capitais contempladas com a nova rede, mas sem data definida. Para os demais municípios brasileiros a instalação de antenas e liberação do serviço deve estar disponível até 2029. Atualmente, o 5G oferecido por algumas operadoras utiliza a estrutura 4G, reduzindo a velocidade da banda de internet. (g1)

Acordos entre Facebook e empresas de telecomunicação para oferecer seus aplicativos sem custos para o consumidor final dificultaram o surgimento de internet livre em muitos países. É o que afirma Frances Haugen, ex-executiva da rede social de Mark Zuckerberg. A prática é conhecida como zero-rating, quando provedores de telefonia ou internet oferecem a seus clientes aplicativos e serviços que podem ser utilizados sem cobrança da franquia de dados móveis. O dano ocorre porque, ao disponibilizar acesso ilimitado apenas às redes sociais, o consumidor fica exposto à desinformação que circula nos apps, sem ter condição de fazer uma simples busca na internet para verificar a veracidade dos fatos. (Núcleo)

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), ligada ao Ministério da Justiça, abriu uma investigação para verificar se o Tik Tok cumpre o Código de Defesa do Consumidor e protege seus usuários de conteúdos nocivos, como publicidade considerada enganosa e abusiva, que se aproveita da fragilidade dos consumidores. O aplicativo também deverá excluir conteúdos considerados impróprios para menores de 18 anos, com multa diária de R$ 1 mil, caso descumpra a ordem judicial. A rede social disse que não permite a criação de contas por menores de 13 anos e já remove conteúdos inapropriados. (Olhar digital)

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.