Bolsonaro se irrita ao ser ligado a assassinato em Foz

O presidente Jair Bolsonaro (PL) reagiu com irritação ontem ao ser questionado sobre o assassinato do guarda municipal Marcelo Arruda, tesoureiro do PT em Foz do Iguaçu (PR), pelo agente penal Jorge José da Rocha Guaranho. Inconformado pela festa de aniversário de Arruda ter como tema o PT e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o criminoso entrou no local atirando e gritando “Aqui é Bolsonaro” e “mito”, antes de ser baleado pela vítima. “O que eu tenho a ver com a com esse episódio de Foz do Iguaçu? Nada! Somos contra qualquer ato de violência. Eu já sofri disso na pele. Agora, o histórico de violência, não é do meu lado. É do lado de lá”, afirmou o presidente. (Metrópoles)

Malu Gaspar: “O posicionamento de Bolsonaro sobre o assassinato de Marcelo Arruda desagradou a cúpula do PL. A percepção no partido é que o presidente poderia ao mesmo tempo demonstrar mais empatia e faturar politicamente com a defesa do porte de armas — Arruda disparou contra o assassino, Jorge José Guaranho, o que evitou que o atirador atingisse mais pessoas. Os aliados, porém, já perderam a esperança de convencer Bolsonaro a agir de acordo com os manuais.” (Globo)

Arruda foi enterrado na tarde de ontem em Foz do Iguaçu. A viúva, a policial civil Pâmela Arruda, compareceu levando no colo a filha caçula do casal, que nasceu há 40 dias. Também ontem a Justiça do Paraná decretou a prisão preventiva de Jorge Guaranho, que está internado em estado grave, mas estável. Nas redes sociais, o assassino se identifica como “cristão”, “conservador”, “200% Bolsonaro” e armamentista e publicou fotos com o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP). (g1)

Embora compartilhasse publicações enaltecendo o trabalho da polícia, Guaranho foi preso em 2018 por desacatar PMs no Rio de Janeiro. Ele estaria bêbado ao ser abordado e se apresentou como policial federal. (CNN Brasil)

Ontem, o governo do Paraná tirou do comando da investigação a delegada Iane Cardoso, substituída por Camila Ceconetto, chefe do Departamento de Homicídios. A Secretaria de Segurança nega que a troca se deva a publicações antipetistas feitas por Cardoso em redes sociais. (Poder360)

E a Procuradoria-Geral da República rejeitou, antes mesmo de o pedido ser formalizado pelo PT, a federalização das investigações sobre o assassinato de Arruda. Segundo a PGR, não há indícios de omissão das autoridades locais. (Folha)

Guilherme Amado: “O PT do Distrito Federal pediu nesta segunda-feira que seus militantes não respondam a provocações de bolsonaristas e levem uma camiseta reserva neutra, sem a cor vermelha, para o ato de Lula em Brasília hoje. Na última quinta-feira, o evento de Lula no Rio de Janeiro foi alvo de uma bomba caseira.” (Metrópoles)

Maquiavel: “Em um momento de acirramento da tensão política no Brasil, os filhos de Bolsonaro não só não contribuem para aliviar a tensão, como fazem questão de propagar publicações com referência à violência. Eduardo Bolsonaro comemorou o seu aniversário de 38 anos com um bolo alusivo ao revólver do mesmo calibre.” (Veja)

Meio em vídeo. O risco que temos agora é de que o bolsonarismo se torne como o Estado Islâmico. A comunicação é construída para ser violenta e, aos poucos, vai gerando lobos solitários. Bom ser claro: assassinos solitários. E a campanha nem começou. Confira a análise de Pedro Doria no Ponto de Partida. (YouTube)

PUBLICIDADE

Após críticas de diversos setores, o relator da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), senador Marcos do Val (Podemos-ES), decidiu tirar do texto que já havia sido aprovado pela Comissão Mista de Orçamento (CMO) a regra que tornava impositivas as emendas do relator, o chamado orçamento secreto. O projeto deveria ter sido votado pelo Congresso em sessão conjunta ontem, mas o Centrão reagiu à decisão do relator, fazendo com que o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) adiasse para hoje a votação. A imposição das emendas é vista como uma forma de engessar o futuro governo, que não teria como contingenciar esses recursos. Parlamentares pretendiam apresentar um destaque na votação da LDO em Plenário suprimindo a determinação, o que fez Marcos do Val se antecipar e excluir ele mesmo a medida. (g1)

Divulgada nesta segunda-feira, a pesquisa BTG/FSB indica que a eleição presidencial será decidida no segundo turno. Na sondagem estimulada para a primeira votação, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece com 41%, menos que a soma dos adversários além da margem de erro: o presidente Jair Bolsonaro (PL), com 32%; Ciro Gomes (PDT), com 9%; Simone Tebet (MDB), com 4%; e André Janones (Avante), Felipe D’Ávila (Novo), Vera Lúcia (PSTU) e Pablo Marçal (PROS), com 1% cada. No segundo turno, Lula vence Bolsonaro por 53% a 37%. (Poder360)

Terceiro pré-candidato ao Planalto entrevistado por Renata Lo Prete no podcast O Assunto, o deputado André Janones (Avante) disse que, num eventual segundo turno, estará do lado oposto ao do presidente Jair Bolsonaro (PL). “Não vou me isentar. Não vou ficar em casa como um covarde assistindo a tudo de braços cruzados”, garantiu. Janones contou ter sido ameaçado por um bolsonarista armado após votar contra a PEC do voto impresso. “Eu estava saindo com o meu veículo, fui fechado por um motoqueiro armado que apontou a arma para mim por eu ter votado contra o voto impresso. E citando quem? A família Bolsonaro”, afirma. Assista na íntegra. (g1)

Segundo a Controladoria-Geral da União (CGU), mais de 2,3 mil militares, o equivalente a três batalhões do Exército, ocupam irregularmente cargos no governo. A investigação apontou problemas como acúmulo de funções por militares da ativa, exercício de cargos civis além do tempo máximo permitido e o recebimento acumulado de salários e benefícios acima do teto constitucional. O documento se baseia em dados dos ministérios da Economia e da Defesa. As Forças Armadas se limitam a dizer que estão apurando os casos. (Estadão)

Viver

O anestesista Giovanni Quintella Bezerra foi preso em flagrante na madrugada desta segunda por estupro de vulnerável em São João de Meriti, na baixada fluminense. Ao receber voz de prisão, o médico só esboçou reação ao saber que havia uma gravação do estupro. “Há um vídeo?”, indagou. Há. Bezerra foi filmado por funcionárias do Hospital da Mulher quando colocava o pênis na boca de uma paciente dopada e em trabalho de parto. Enfermeiras e técnicas já desconfiavam do comportamento do médico há meses e decidiram deixar um celular gravando escondido na sala cirúrgica para comprovar as suspeitas. (O Globo)

Em entrevista à TV Globo, a mãe de uma outra paciente anestesiada por Giovanni relatou que a filha chegou da cirurgia desacordada e com resíduos brancos no rosto e pescoço. O Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (Cremerj) abriu um processo para expulsar o anestesista. (g1)

Segundo dados da Airfinity, empresa de estatísticas em saúde, mais de um bilhão de vacinas contra a covid-19 foram descartadas no mundo todo desde o início da produção em 2020. Isso equivale a 10% do total fabricado, sendo quase 800 milhões de doses se perderam apenas neste primeiro semestre. Entre as principais causas do desperdício está a doação a países em desenvolvimento de imunizantes com curto prazo de validade por países ricos que demoraram a perceber que seus estoques estavam acima da demanda interna. Além disso, o armazenamento incorreto e a indecisão das populações em se vacinar também pesaram nessa conta. (Folha)

Para ler com calma. A Nasa divulgou ontem a primeira imagem colorida registrada pelo telescópio espacial James Webb, em uma cerimônia na Casa Branca com o presidente americano Joe Biden. A fotografia mostra um aglomerado de galáxias que criou o efeito de uma “lente de aumento”, ampliando objetos distantes de brilho mais fraco atrás delas. Dadas as distâncias do cosmos, a luz captada de alguns desses corpos celestes foi emitida há cerca de 13 bilhões de anos. Um novo conjunto de imagens deve ser divulgado na manhã de hoje. Segundo cientistas, o James Webb poderá identificar até se planetas distantes têm atmosferas habitáveis por seres humanos. (Washington Post)

Panelinha no Meio. Sem carne e com toneladas de sabor. Assim é o ensopado vegetariano com curry. Cada legume aromático, cada especiaria acrescenta uma camada para o paladar. Para ficar realmente personalizado, o ideal é fazer a própria mistura de curry e o leite de coco caseiro.

Cultura

Ainda sem a mais remota previsão de lançamento, os dois últimos livros da saga As Crônicas de Gelo e Fogo, na qual foi baseada a série Game of Thrones, estão cada vez mais distantes da trama exibida pela HBO. Quem diz isso é o próprio autor, o americano George R.R. Martin, de 73 anos. Ele compara seu modo de escrever à jardinagem e diz que promoverá o “florescimento” de novos caminhos e histórias. Com os títulos previstos de A Wind of Winter (Um Vento de Inverno) e A Dream of Spring (Um Sonho de Primavera), os dois volumes cobrem os acontecimentos das três últimas temporadas da série. Quem leu A Dança dos Dragões, último livro da saga já publicado, sabe que personagens importantes como Jamie Lannister, Brienne de Tarth e Sansa Stark seguem caminhos muito diferentes do que foi mostrado na TV. Resta ver para onde o jardineiro os levará. (Globo)

PUBLICIDADE

O regime dos aiatolás no Irã segue fechando o cerco a intelectuais e dissidentes. Ontem foi preso o consagrado cineasta Jafar Panahi, de 62 anos, vencedor do Urso de Ouro no Festival de Berlim de 2015 por Táxi Teerã (trailer) e premiado em Cannes como melhor roteiro em 2018 por Três Faces (trailer). O diretor foi detido quando foi ao Ministério Público da capital Teerã pedir informações sobre a prisão, na sexta-feira, de dois outros cineastas, Mohammad Rasoulof (também ganhador do Urso de Ouro) e Mostafa Aleahmad. Ainda não há acusação formal contra ele. Panahi vive às turras com a teocracia iraniana. Por ter participado, em 2009, de protestos contra a reeleição de um presidente ultraconservador, foi preso e condenado no ano seguinte a seis anos de prisão e vinte anos sem poder filmar, escrever roteiros, viajar ou dar entrevistas — punição que desobedece em bases regulares. (Estadão)

Uma das qualidades da boa trilha sonora é nos marcar de tal forma que, ao ouvirmos seus primeiros acordes, somos remetidos aos filmes que ilustram. Os exemplos são vários, mas poucos funcionam tão bem quando o Tema de James Bond, composto em 1962 para o filme 007 Contra o Satânico Dr. No (trailer) por Monty Norman, que morreu ontem, aos 94 anos. A versão incluída no filme, porém, tinha um arranjo de John Barry, o que levou Norman a mover vários processos para garantir a autoria de sua obra. Mas essa não foi sua única criação de renome. Ele compôs ainda a trilha de sucessos como o terror O Monstro de Duas Faces e o musical Irma La Doulce. (Omelete)

Cotidiano Digital

Após o Twiter afirmar, em comunicado, que iria à Justiça contra Elon Musk por ter desistido de comprar a empresa por US$ 44 bilhões, a reação do homem mais rico do mundo foi publicar um meme zombando da plataforma. A publicação foi a primeira resposta pública do magnata após a desistência. O meme tem quatro frases e fotos dele ao lado de cada afirmação dando risada: “Eles disseram que eu não podia comprar o Twitter. Então, que eles não divulgariam informações do bot. Agora, querem me obrigar a comprar o Twitter no Tribunal. Agora, eles têm que divulgar informações do bot no Tribunal”. Nesta segunda, o Twitter disse que a decisão de Musk é “inválida e injusta” e exige que ele cumpra com o acordo. (The Guardian)

Enquanto isso, as ações da empresa tiveram forte baixa na sessão desta segunda-feira. Os ativos da rede social fecharam em queda de 11,25%, a US$ 32,67. Na sexta, as ações já eram negociadas a US$ 36,81 – 32% abaixo da oferta de US$ 54,20 de Musk. (InfoMoney)

E o WhatsApp anunciou a expansão das reações em mensagens no aplicativo. Segundo o CEO da Meta, Mark Zuckerberg, os usuários poderão usar qualquer emoji para reagir a uma mensagem no app. Serão mais de 3.600 opções de emojis. A nova funcionalidade está sendo implementada e estará disponível para todos os usuários nas próximas semanas. (g1)

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.