Bolsonaro é proibido de conduzir live eleitoral no Alvorada

O presidente Jair Bolsonaro (PL) fez ontem sua agora diária live num local não identificado, após o corregedor do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Benedito Gonçalves, negar recurso contra a própria decisão proibindo o uso dos palácios da Alvorada e do Planalto em gravações para campanha eleitoral. O ministro também vetou a utilização de recursos e pessoal da presidência, especialmente o tradutor de libras, aos quais Bolsonaro só tem acesso por ser presidente da República. O Planalto e a campanha da reeleição não informaram onde foi feita a live. (g1)

Mais cedo, Bolsonaro classificou a decisão de Gonçalves como “estapafúrdia” e disse que não a cumpriria. “É uma decisão estapafúrdia. Invasão de propriedade privada. Enquanto eu for presidente lá é minha casa”, afirmou. Em seu despacho, o ministro ressaltou que os palácios não são propriedade privada e têm seus custos bancados com recursos públicos. (CNN Brasil)

Enquanto isso... Os técnicos do TSE estão preocupados com o aumento no número de mesários voluntários na eleição deste ano 830 mil, contra 430 mil em 2018, conta Guilherme Amado. Eles temem que tenha havido inscrição combinada de mesários bolsonaristas, com o objetivo de burlar regras como a retenção de celulares. (Metrópoles)

PUBLICIDADE

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que não compareceu, e o presidente Jair Bolsonaro (PL) foram os principais alvos do segundo debate entre os candidatos ao Planalto, realizado na noite de sábado em pool por SBT, Terra, Veja, Estadão e Nova Brasil FM. O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) foi um dos mais enfáticos nos ataques a Lula, enquanto cochichava com Bolsonaro, que também confrontou. Não houve cochichos com o presidente por parte das senadoras Simone Tebet (MDB) e Soraya Thronicke (União Brasil). Enquanto a primeira classificou o orçamento secreto como “corrupção do governo federal”, a segunda cunhou uma das frases mais tuitadas no pós-debate ao dizer ao ex-aliado Bolsonaro: “Não cutuque onça com essa sua vara curta”. O presidente, porém, teve um auxílio na figura do “padre” Kelmon (PTB), que chegou a criticar os ataques dos adversários a Bolsonaro. (Estadão)

Os cochichos e as aparentes amabilidades entre Ciro e Bolsonaro renderam críticas e, principalmente, memes nas redes sociais. (Poder360)

Figura alegórica do debate, o candidato do PTB se apresenta como “padre”, mas não é ligado a qualquer igreja. Seus vínculos são com a Frente Integralista Brasileira, movimento de orientação fascista. (Twitter)

A assessoria do ex-ministro Ciro Gomes (PDT) anunciou que o candidato fará hoje, às 10h, um “manifesto à nação” sobre “momento político no país e o papel de sua candidatura neste contexto”. A expectativa é de que ele reforce sua intenção de disputar a eleição, a despeito da campanha por voto útil por parte do PT. (Poder360)

Eleitores que não são petistas vêm debatendo o voto útil — um ponto e contraponto.

Eduardo Jorge, sanitarista, ex-deputado federal: “O primeiro turno é feito para você fazer sua escolha com liberdade, por aquilo que você tem afinidade. O segundo turno é feito para escolher entre os dois que o povo decidir. Nesse sentido, você votar no mal menor ou no menos ruim entre os dois favoritos no primeiro turno é contraproducente. São duas discussões diferentes, a do primeiro turno e a do segundo turno. Não é democrático você querer constranger as pessoas a já votar no menos ruim no primeiro turno. Não é uma coisa adequada.” (UOL)

Simon Schwartzman, sociólogo, ex-presidente do IBGE: “Em tempos normais, meu voto no primeiro turno seria para Simone Tebet, ajudando a fortalecer sua presença nacional. Mas não estamos em tempos normais, com as ameaças de golpe e ataques diários de Bolsonaro ao sistema eleitoral. Não há nenhuma certeza de que em um futuro governo liderado por Lula prevalecerá o bom senso. A seu favor está o esforço para sair do círculo fechado do PT e construir uma grande aliança de apoios, e o histórico de respeito à independência da polícia federal e do judiciário de seus governos. Haverá acertos e erros, mas, sobretudo, um regime democrático em que os governos podem ser criticados e substituídos quando necessário. É preciso decidir a eleição logo no primeiro turno, para garantir a democracia. Depois teremos que lidar com o que for preciso, de forma civilizada.” (Schwartzman.org)

Ler a respeito, sim; investigar, não. O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça derrubou na noite de sexta-feira uma decisão da Justiça do Distrito Federal censurando a série de reportagens do UOL sobre a compra de imóveis em dinheiro vivo pela família Bolsonaro. Indicado ao Supremo pelo próprio presidente, Mendonça lembrou que uma jurisprudência de 2009 da Corte impede a censura à imprensa. No dia seguinte, porém, o ministro negou um pedido do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) para que as transações imobiliárias do presidente e seus filhos sejam investigadas. Em sua (segunda) decisão, Mendonça desqualifica a reportagem, baseada em 270 documentos de cartórios, chamando-a de “conjunto de ilações e conjecturas”. (UOL)

Meio em vídeo. As coisas ficaram complicadas para Bolsonaro. Segundo o Datafolha, Lula cresceu dois pontos, chegando a 47% das intenções de voto, e Bolsonaro continuou com 33%. A eleição pode ser definida no primeiro turno. Bolsonaro não dá sinais de que vá aceitar sem provocar arruaça e violência. Venha conferir o que diz Mariliz Pereira Jorge no De Tédio a Gente Não Morre! (YouTube)

O partido de extrema-direita Irmãos da Itália foi o mais votado nas eleições legislativa (26%) e, em coalizão com outras legendas conservadoras, levará sua líder Giorgia Meloni ao cargo de primeira-ministra. São dois marcos: a primeira mulher a governar o país e o governo mais à direita desde a queda do ditador fascista Benito Mussolini (1883-1945), do qual a futura premiê é admiradora assumida. (g1)

Pelo menos 35 pessoas, incluindo cinco milicianos pró-governo, morreram em protestos que tomaram as ruas de mais de 40 cidades no Irã. A nova onda de atos contra o regime dos aiatolás eclodiu com a morte, ainda não explicada, da jovem Mahsa Amini, de 22 anos, presa por não usar o hijab, o véu islâmico, dentro das regras religiosas. A cobrança de explicações evoluiu para protestos por mais democracia e direitos para mulheres e menos repressão político-religiosa. O governo, comandado de fato pelo aiatolá Ali Khamenei, responde com violência, prisão de ativistas e jornalistas e bloqueio às redes sociais. (CNN)

Até a última ponta

Orlando Pedroso

Queimada 560

Viver

Quem nunca trocou de operadora de celular e ficou frustrado ao perceber que o novo serviço tinha os mesmos problemas (ou piores) que o anterior? A boa notícia é que uma onda de startups promete chacoalhar esse setor, atualmente dominado por três empresas gigantes. Entre elas está a Nomo, há um ano no mercado e, até o momento, aceitando novos clientes por um sistema de indicação (quem está dentro pode chamar outros amigos e ainda ser recompensado por isso). O foco da Nomo, segundo Ana Feliciano, Head de Pessoas & Parcerias, é experiência do cliente: “tudo pode ser resolvido pelo nosso app — mudar, pausar ou cancelar o plano — tudo de forma totalmente transparente, aliás, nosso time de atendimento já salvou algumas centenas de pessoas de cobranças indevidas da operadora anterior no processo de portabilidade das linhas”. Assinantes do Meio interessados em experimentar a Nomo podem furar a fila de espera.

O governo Bolsonaro tem reduzido o número de entregas de cisternas, tecnologia importante para garantir água às famílias que convivem com a seca. Nos últimos meses, o governo federal tem apenas executado contratos antigos ou feito as novas caixas d’água com verbas de emendas parlamentares. Em junho, o programa entregou apenas 18 cisternas, pior marca desde que o programa foi criado em 2003. Até 2018, foram entregues 929 mil equipamentos, ante os 37,6 mil entregues de janeiro de 2019 até junho deste ano. (UOL)

A Pesquisa do Orgulho, divulgada pelo Instituto Datafolha, aponta que pelo menos 9,3% da população brasileira se identifica como LGBTQIA+. O percentual pode ser maior, já que 8% dos entrevistados não quiseram responder. A pesquisa ouviu 3.674 pessoas em 120 municípios das cinco regiões do país. A maior taxa dos que se identificam com a sigla são jovens, mais escolarizados, solteiros e sem filhos. (Estadão)

Cultura

A cantora pop Rihanna foi anunciada ontem como atração do show de intervalo do Super Bowl, a grande final das duas ligas de futebol americano. É a primeira vez que a artista, que nasceu em Barbados há 34 anos, vai se apresentar no evento, considerado um dos mais importantes do esporte no mundo e vitrine para astros como Michael Jackson, Rolling Stones, Madonna, Prince e muitos outros. O Super Bowl vai acontecer no dia 12 de fevereiro em Glendale, Arizona. (Globo Esporte)

Enquanto isso... Uma semana depois de sofrer uma queda no palco, o rapper Post Malone, sucesso no Rock In Rio, foi hospitalizado às pressas no sábado e cancelou um show em Boston. Em mensagem aos fãs, ele disse sentir “uma dor lancinante” cada vez que se move ou respira. (Tangerina)

PUBLICIDADE

Com apenas 17 anos, o violinista brasileiro Guido Sant'Anna fez história ao vencer, em Viena, o concurso Fritz Kreisler, uma das mais importantes competições de música erudita no mundo. Ele executou de forma perfeita o Concerto para Violino em Ré Maior, op. 77, composto por Brahms em 1878. (Globo)

Para ler com calma. Violência se aprende e sofre em casa – e se expõe em livros. Jovens escritoras brasileiras, Jarid Arraes, Vanessa Passos e Aline Motta trazem às páginas de seus mais novos trabalhos as histórias de como a brutalidade nasce dentro das famílias e se perpetua, marcando as vidas de gerações de mulheres. Corpo Desfeito, A Filha Primitiva e A Água É uma Máquina do Tempo exploram, cada um em sua forma, esse drama. (Folha)

Ele não tocava soul nem spiritual, mas se alguém deu alma e espiritualidade ao jazz foi o saxofonista americano Pharoah Sanders, que morreu no fim de semana, aos 81 anos. Discípulo dos mestres Sun Ra e Joe Coltrane, incorporou ao jazz as sonoridades originais africanas e indianas. Espiritualidade foi sempre seu tema, explodindo nos 33 minutos da música The Creator Has a Master Plan, do álbum Karma, de 1968. (g1)

“Obrigada a todos por me odiarem.” Pode parecer estranho, mas foi assim que a atriz americana Louise Fletcher, que morreu dormindo na sexta-feira aos 88 anos, agradeceu ao público pelo Oscar de melhor atriz em 1976. Também pudera. Ela conquistou o prêmio vivendo a pérfida enfermeira Ratched no clássico Um Estranho no Ninho (trailer), de Milos Forman. (CNN Brasil)

Cotidiano Digital

Os usuários do Instagram agora podem publicar Stories mais longos. A rede social liberou na semana passada Stories de 60 segundos, que deixam de ser cortados automaticamente em clipes de 15 segundos. A empresa começou a testar a mudança no final do ano passado e agora implementou para todos os usuários. Essa não é a primeira vez que a rede social aumenta o limite de tempo dos seus produtos. Recentemente, a plataforma também aumentou a duração dos Reels, de 30 para 90 segundos. (Yahoo)

A Optus, segunda maior empresa de telecomunicações da Austrália, investiga um acesso não autorizado aos dados de seus usuários após um ataque cibernético identificado na quinta-feira. Até 9 milhões de clientes podem ter sido afetados com o vazamento de endereços, e-mails e, em alguns casos, números de passaporte ou carteira de motorista. (Reuters)

Por falar em ataque cibernético, a polícia de Londres prendeu o suposto hacker que vazou o novo jogo GTA 6 nos últimos dias. O jovem de 17 anos é morador de Oxfordshire, no Reino Unido, e estaria ligado a um grupo de hacker chamado Lapsus$, que organiza invasões a empresas. Ele também é um dos principais suspeitos pela ação criminosa e pela recente invasão aos sistemas da Uber. (Globo)

E a Uber expandiu o serviço de agendamento de reservas para mais 12 cidades brasileiras. O Uber Reserve permite agendar corridas com até 30 dias de antecedência. Com a reserva, o usuário terá certeza da presença do motorista e pode optar pelo recurso até duas horas antes do horário definido. Os valores terão uma taxa de reserva e o preço final é mostrado no ato do agendamento. (Olhar Digital)

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.