Prezadas leitoras, caros leitores —

O julgamento sobre a descriminalização do porte para consumo de drogas está novamente na pauta do Supremo Tribunal Federal da semana que vem. Mas ninguém ficará inteiramente surpreso se ele for, mais uma vez, adiado — por agenda, pedido de vista ou inércia, essa força da natureza política.

Se Supremo e Congresso patinam na inação ou na resistência, o mercado, legal ou não, tem em sua essência o impulso. E segue pujante nas mais variadas ofertas de cannabis, da medicinal à recreativa. É desses caminhos já existentes e potenciais de legalização da maconha que trata a Edição de Sábado.

Enquanto os olhos do mundo seguem voltados para a Guerra na Ucrânia, o caldeirão dos Bálcãs, palco dos mais sangrentos conflitos na Europa pós-Segunda Guerra, volta a ferver com tensões entre albaneses e sérvios no Kosovo. E as fronteiras entre o inovador e o “chupinhador” no uso de Inteligência Artificial na criação de músicas.

Política, comportamento, geoencrencas e cultura digital numa só newsletter. Seja um assinante premium!

— Os editores.

PF acha passo a passo do golpe no celular de Mauro Cid

Que o bolsonarismo pretendia um golpe de Estado para manter seu líder no poder após a derrota eleitoral, poucas dúvidas restavam. Agora sabe-se como a derrubada das instituições democráticas seria feita. Segundo reportagem de Robson Bonin, a Polícia Federal encontrou no celular do tenente-coronel Mauro Cid, antigo ajudante de ordens de Jair Bolsonaro, um documento detalhando o passo a passo do golpe. Intitulado Forças Armadas como poder moderador, o texto de três páginas previa, entre outras inconstitucionalidades, a nomeação pelos comandantes das Forças Armadas de um “interventor” no Judiciário, o afastamento de ministros do TSE vistos como contrários a Bolsonaro – Alexandre de Moraes, Cármen Lúcia e Ricardo Lewandowski, que seriam substituídos por André Mendonça, Nunes Marques e Dias Toffoli — e a convocação de novas eleições. Em mensagens recuperadas no celular de Cid, o coronel Jean Lawand Junior, subchefe do Estado-Maior do Exército, insiste que o ajudante de ordens convença Bolsonaro a “dar a ordem”, mas Cid diz que o chefe não confiava no Alto-Comando do Exército. (Veja)

Golpe de Estado, aliás, foi uma das acusações que fizeram Moraes autorizar a PF a cumprir ontem três mandados de busca e apreensão em endereços do senador Marcos do Val (Podemos-ES) em Brasília e Vitória, assim como no seu gabinete parlamentar. Além de documentos e computadores, seu celular foi apreendido. As redes sociais do senador também foram bloqueadas por ordem do ministro. Do Val é investigado ainda por divulgação de documento confidencial, associação e organização criminosa, além de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, que podem levar a um total de 31 anos de prisão. A operação ocorreu dias depois de o parlamentar divulgar trechos do relatório da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) com alertas sobre os atos golpistas de 8 de janeiro. Em fevereiro, o STF já havia determinado a abertura de investigação contra Do Val para apurar as declarações de que ele teria recebido uma proposta para participar de um golpe de Estado com o ex-presidente Bolsonaro e o ex-deputado Daniel Silveira. (Estadão e g1)

Presente de aniversário indigesto. Foi assim que, em entrevista à Globo News, Do Val classificou a ação da PF. Ele disse que Moraes se sentiu afrontado com a convocação para que o ministro participe da CPMI dos Atos Golpistas. “Eu fiz esse requerimento porque, no relatório da Abin, está informado que o STF e o Superior Tribunal Eleitoral foram comunicados anteriormente que, no domingo dia 8, aconteceria aquele fato. Então, eu fiz a convocação para que ele pudesse fazer a explicação”, afirmou. O senador também negou que tenha dado várias versões sobre seu relato, em fevereiro, acusando Bolsonaro e Silveira de organizarem uma reunião, no fim do ano, para propor seu envolvimento em um plano de golpe de Estado. E disse que não prestaria depoimento à PF ontem e que não sabe se o fará na semana que vem. (Globo)

PUBLICIDADE

Sem novas ideias até que as promessas sejam cumpridas. Esse foi o pedido do presidente Lula ao abrir a terceira reunião do seu ministério. “Daqui para a frente a gente vai ser proibido de ter novas ideias. A gente vai ter que cumprir o que a gente já teve capacidade de propor até agora”, afirmou. Mas o alinhamento da articulação política foi o ponto mais relevante do encontro, que durou nove horas. O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, pediu que os demais ministros abram suas portas aos parlamentares e informem quando forem visitar os estados, para que possam ser acompanhados, evitando retaliações. “Cada porta que se fecha para um parlamentar é uma porta trancada para o governo no Congresso”, afirmou. Fazendo eco a uma das principais críticas do Centrão, Padilha cobrou a liberação de cargos pelo governo, que recebeu mais de 400 indicações, que precisam sair do papel. (Estadão)

A economia, com crítica aos juros, também foi abordada na reunião, marcada pelo tom de despedida da ministra do Turismo, Daniela Carneiro (União Brasil-RJ). Confira outros destaques. (UOL)

Em meio às queixas de parlamentares sobre a articulação política do governo, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, reuniu-se ontem com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL). Ele deve assumir o papel de estrategista político do governo. Aliados do petista dizem que a mudança de postura partiu do próprio ministro, com o incentivo do presidente. Teme-se, porém, um embate com Padilha, que tem atuado apenas na articulação política. (Folha)

Líder de um dos principais partidos do Centrão, o presidente do Republicanos, deputado federal Marcos Pereira (SP), diz acreditar que Lula atravessará os quatro anos de seu mandato sem uma base sólida, especialmente na Câmara. (Estadão)

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), disse desconhecer o projeto aprovado na quarta-feira pela Câmara dos Deputados, propondo tornar crime a discriminação contra pessoas politicamente expostas, com pena de 2 a 4 anos e multa. “Eu não sabia sequer da existência desse projeto na Câmara. Mas, obviamente, aprovado na Câmara, ao chegar ao Senado, nós vamos conhecer o texto e identificar por quais comissões ele deva passar.” (g1)

O texto da deputada Dani Cunha (União-RJ), filha do ex-deputado cassado Eduardo Cunha, protege também potenciais laranjas de esquemas de lavagem de dinheiro ou peculato. O artigo 2º afirma que são alcançados, além de parentes até segundo grau, cônjuges e enteados, os “estreitos colaboradores” de pessoas politicamente expostas. (Globo)

O ministro Dias Toffoli anulou todas as provas de ações penais por lavagem de dinheiro contra Rodrigo Tacla Duran na 13ª Vara Federal de Curitiba. O advogado deve ser liberado de processos equivalentes na Espanha, podendo retornar ao Brasil para esclarecer, na Câmara, denúncias de extorsão que diz ter sofrido do ex-juiz e senador Sergio Moro (União Brasil-PR). Segundo Toffoli, as ações usavam provas do acordo de leniência da Odebrecht, que já foram consideradas “imprestáveis” pelo STF. Tais ações foram suspensas pelo ministro Ricardo Lewandowski em março. Mas, um mês depois, o desembargador Marcelo Malucelli, do Tribunal Regional Federal da Quarta Região, restabeleceu uma ordem de prisão contra Tacla Duran, que vive na Espanha. Malucelli é pai de João Malucelli, namorado da filha de Moro e sócio, em um escritório de advocacia, da deputada federal Rosângela Moro (União Brasil-SP). (Folha)

Notícias do Xandãoquistão

Tony de Marco

Monark

Cultura

A Lua pode não ter entrado na Sétima Casa nem Júpiter ter se alinhado com Marte, mas você pode entrar na era de aquário sem sair do sofá. A aquarius é um recém-lançado serviço de streaming brasileiro (sim, Made in Brazil) focado em bem-estar, meditação, ambientalismo, psicodelia e temas afins. Possui um aplicativo próprio para Android e iOS e também pode ser utilizado no computador ou Smart TV. Lançado esta semana, tem 100 filmes no catálogo, como Despertar (2014), O movimento mindfulness (2020), Morrendo de curiosidade (2014) e o clássico do hippie-surfismo Endless Summer (Alegria de Verão - 1966). A plataforma promete cinco lançamentos mensais, nacionais e internacionais, alguns exclusivos. Assinaturas a partir de R$ 27,90 (plano anual). Você pode degustar o serviço por sete dias gratuitos antes de assinar.

A semana não termina feliz para a cultura. Os fãs do BRock estão de luto com a morte, aos 64 anos, de Luiz Schiavon, tecladista e fundador do RPM (Spotify), uma das mais populares bandas dos anos 80. De formação clássica, Schiavon enveredou pelo rock na adolescência e fundou o RPM com o amigo Paulo Ricardo. O primeiro disco do quarteto, lançado em 1985, vendeu mais de 900 mil cópias, mas conflitos internos provocaram diversos hiatos na carreira da banda. Schiavon compôs trilhas sonoras para novelas da Globo e comandou o conjunto do Domingão do Faustão. Segundo a família, ele sofria de uma doença autoimune. (g1)

Morreu em Londres, aos 87 anos, a atriz e política Glenda Jackson, vencedora de dois Oscars, três Emmys e dois Baftas. Oriunda do teatro britânico, estreou no cinema em 1963. Seu primeiro prêmio de melhor atriz da Academia veio em 1969, por Mulheres Apaixonadas (trailer), e o segundo quatro anos depois, por Um Toque de Classe (trailer). Em 1992, interrompeu a carreira artística ao se eleger membro do Parlamento pelo Partido Trabalhista, cargo que exerceu até 2015. Em 2016, voltou aos palcos e telas.  (BBC)

E os EUA perderam o editor Robert Gottlieb, que morreu aos 92 anos. Poucos foram os pesos pesados da literatura americana que não contaram com seu talento. Sua carreira já começou com um clássico, Ardil 22, de Joseph Heller, em 1961. A lista incluiu vencedores do Nobel como Toni Morrison e Doris Lessing, autores de best sellers como Michael Crichton, o ex-presidente Bill Clinton e o jornalista e biógrafo Robert Caro, para quem Gottlieb editou o monumental The Power Broker (Amazon), entre outros títulos. (AP)

Testes feitos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) confirmaram ser de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho (1738-1814), uma imagem de São Francisco de Assis Penitente que estava numa capela em Cipotânea, no interior do estado. Segundo os pesquisadores, a peça foi esculpida entre 1790 e 1792, quando o artista trabalhou na região. (Folha)

Viver

Um grupo de pesquisadores encontrou altas concentrações de fosfato no oceano gelado de Encélado, sexta maior lua de Saturno. É a primeira vez que fósforo é encontrado em um oceano fora da Terra. Utilizando dados da nave Cassini, da Nasa, os cientistas localizaram o último elemento essencial que faltava a Encélado para abrigar vida como a conhecemos. Em pesquisa publicada na revista Nature, os autores sugerem que uma busca por vida exigiria uma nova missão ao satélite. (New York Times)

PUBLICIDADE

O Ministério da Educação (MEC) começou ontem a consultar virtualmente alunos, professores e gestores sobre a reforma do Ensino Médio. A pesquisa é feita por um chatbot no WhatsApp e ficará disponível até 6 de julho, último dia da consulta pública aberta pela pasta. O questionário tem cerca de 20 perguntas, abordando temas como a formação dos docentes e o nível de conhecimento do participante sobre a estrutura do novo modelo de ensino. (Metrópoles)

Meio em vídeo. Se você tinha alguma dúvida sobre o que é a cultura do estupro, tivemos um exemplo triste, nojento, tenebroso, revoltante, mas muito didático, do que isso quer dizer. Mariliz Pereira Jorge fala, na coluna De Tédio a Gente Não Morre, sobre as mensagens trocadas pelo jogador Robinho e seus amigos sobre o estupro que eles cometeram há dez anos na Itália. (YouTube)

Cotidiano Digital

O otimismo do mercado com a inteligência artificial (IA) tem levado grandes empresas de tecnologia que investem no setor a alcançarem níveis recordes em valor de mercado. No mês passado, a fabricante de chips para IA Nvidia entrou para o “clube de US$ 1 trilhão”. Ontem foi a vez da Microsoft registrar valor recorde de US$ 2,59 trilhões em total de ações. A companhia é vista como líder na adoção de tecnologia de IA na indústria de software após investir bilhões na OpenAI, dona do ChatGPT. A lista é liderada pela Apple, que já se aproxima dos US$ 3 trilhões. (Época Negócios)

Meio em vídeo. Vamos falar de inteligência artificial? De novo, bem sabemos. Mas, a todo momento, algo novo sobre essa tecnologia – que nos fascina e nos assusta – surge para nos deixar perplexos. Se você não sabe o que é o Turco Mecânico da Amazon, venha descobrir com Pedro Doria e Cora Rónai. (YouTube)

O Instagram começou a liberar a ferramenta de canais a todos os usuários. O recurso, lançado nos Estados Unidos em fevereiro, é um meio de distribuição de conteúdo para quem usa o Instagram. Agora, criadores podem criar seus próprios grupos, seja para divulgar novidades, captar a opinião do público ou compartilhar memes com seguidores. Também será possível abrir enquetes, promover o grupo para alcançar mais pessoas, além de definir data e hora para expiração do canal e adicionar moderadores para facilitar o gerenciamento de conteúdo. (Terra)

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.