Prezadas leitoras, caros leitores —

Michael Sandel é o filósofo mais popular do mundo. Paradoxal? Pois o professor do curso mais cobiçado de Harvard é movido a resolver contrassensos, aproximar diferentes, conciliar o que parece irreconciliável. E, não raro, usa a tecnologia para isso.

Sandel é autor, entre muitos outros, de ‘Justiça: Fazendo a Coisa Certa’ e ‘O Descontentamento da Democracia’, obra que ganhou uma atualização para incluir uma análise da presidência de Donald Trump. Em ambos, aponta como uma visão de mundo centrada tão somente numa economia de mercado, desligada das muitas vezes difíceis discussões morais sobre como recompensar indivíduos, estimular a dignidade do trabalho, produzir cidadãos mais completos, nos afastou uns dos outros e pôs em risco a escolha democrática.

É hora, ele argumenta, de devolver esses debates ao fórum público. E é possível fazer isso sem cair na armadilha de dividir debates morais entre bem e mal, com viés hipernacionalista e autoritário. Mais que isso: se a sociedade civil se empenhar em promover essa troca em plataformas digitais, elas podem ajudar e finalmente entregar a promessa de nos tornar uma comunidade global.

Tudo isso pode soar familiar ao leitor do Meio. É essencialmente isso que defendemos em nossa prática jornalística. E é por isso que essa entrevista com Michael Sandel tem a nossa cara, uma abordagem que só o Meio poderia oferecer a você, assinante premium que nos apoia. Além dos principais trechos do papo na Edição de Sábado, os assinantes terão acesso à íntegra da conversa, legendada, em vídeo.

O Meio cresce e aumenta sua produção, acreditando no diálogo permanente, ainda que desafiador, graças a sua assinatura. Não é assinante ainda? Mude isso aqui.

— Os editores.

Zanin já é ministro do Supremo

Sob o olhar das principais autoridades dos Três Poderes, o advogado Cristiano Zanin, de 47 anos, tomou posse na tarde de ontem e se tornou o mais jovem ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), além de ser o sétimo integrante da corte nomeado em governos petistas. Ex-advogado de Lula — o qual defendeu desde 2013, com especial destaque durante a Lava-Jato —, ele substitui Ricardo Lewandowski, de quem herda 520 processos. O novo ministro integra a Primeira Turma do STF, na qual não tramitam casos da Lava-Jato. A presidente, Rosa Weber, declarou a posse e, em rápida fala, deu as boas-vindas à Corte e desejou felicidade. O novo ministro participa de sua primeira sessão hoje, no plenário virtual. (CNN Brasil)

Entre os presentes na cerimônia, estavam Lula, os presidentes da Câmara e do Senado, Arthur Lira (PP-AL) e Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Também havia ministros, governadores, os comandantes das Forças Armadas, políticos de direita e esquerda, procuradores e magistrados. O foco de todos, conta a Coluna do Estadão, era o tradicional cumprimento ao empossado: o beija-mão. A posse também foi um “desfile” dos candidatos à próxima vaga da Corte, que será aberta com a aposentadoria de Rosa Weber, em outubro. Parentes e amigos de Zanin também estavam entre os quase 350 convidados. (Estadão)

Lula já avisou a interlocutores, diz Gerson Camarotti, que Rosa será substituída por outra mulher. (g1)

Zanin terá um especialista em liberdade religiosa atuando como juiz auxiliar em seu gabinete, conta a coluna Painel. Thiago Massao Cortizo Teraoka, que atuava na vara de Mogi das Cruzes (SP), foi liberado na quarta-feira pelo Órgão Especial do TJ-SP. Sua tese de doutorado na USP, intitulada “A Liberdade Religiosa no Direito Constitucional Brasileiro”, de 2010, é citada em vários trabalhos acadêmicos sobre o tema. (Folha)

PUBLICIDADE

Celso Sabino (União-PA), finalmente, tomou posse ontem como ministro do Turismo. A cerimônia ocorreu na manhã de ontem, com a participação do presidente Lula e, entre outros, dos deputados André Fufuca (PP-AL) e Silvio Costa Filho (Republicanos-PE), cotados para assumir ministérios – ainda não definidos – na reforma que será feita para conquistar o apoio do Centrão no Congresso. A demora nessa definição levou ao adiamento por tempo indeterminado da votação do arcabouço fiscal, um dos principais projetos do governo. A nomeação de Sabino ocorreu em 14 de julho, depois de quase dois meses de negociação. Uma ausência, porém, foi notada, conta Gerson Camarotti: o vice-presidente Geraldo Alckmin. Seu cargo como ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior estaria na roda para acomodar o Centrão, e seu não comparecimento alarmou até mesmo os petistas. (g1)

O presidente do União Brasil, deputado Luciano Bivar (PB), afirmou que a entrada de Sabino no governo reforça o empenho do partido na governabilidade, mas não assegura apoio integral ao Planalto. “Eu acho que a posse do Celso Sabino é muito emblemática, com o apoio do União Brasil ao governo, mas isso não significa que dogmaticamente a gente esteja com o governo. A qualificação de Sabino vai fazer com que haja mais apoio às pautas que dizem respeito ao governo.” (Poder360)

A CPMI do 8 de Janeiro aprovou a quebra dos sigilos bancário, fiscal e telefônico do ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro (PL), tenente-coronel Mauro Cid, devido a mensagens de celular com o coronel Jean Lawand Júnior sobre um golpe de Estado e a elaboração de um roteiro para tal, encontradas pela Polícia Federal. Os parlamentares também aprovaram a quebra de sigilo telefônico do ex-ministro da Justiça Anderson Torres, que vai depor na terça-feira. Os deputados e senadores aprovaram ainda a convocação do hacker Walter Delgatti Neto, preso anteontem em operação da PF, para ser interrogado sobre a possibilidade de invasão das urnas eletrônicas. O fotógrafo Adriano Machado, da agência Reuters, que estava no Palácio do Planalto a trabalho registrando a invasão, também foi convocado - o que foi criticado por entidades jornalísticas como constrangimento e intimidação. A sessão teve vários desentendimentos entre base e oposição. (UOL)

Já a sessão de ontem da CPI do MST foi marcada por um episódio de gordofobia e machismo. Enquanto o líder da Frente Nacional de Lutas (FNL), José Rainha, reconhecia que “tem relações políticas e fraternas” com a deputada Sâmia Bomfim (PSOL-SP), ela se pronunciou com o microfone desligado, não respeitando seu momento de fala. Em seguida, o presidente da CPI do MST, Coronel Zucco (Republicanos-RS), com o microfone ligado, perguntou a ela se queria “um remédio ou um hambúrguer para se acalmar”. Sâmia afirmou que denunciará o caso à Procuradoria Geral da República (PGR) por “violência de gênero”. Zucco pediu para sua fala fosse retirada das notas taquigráficas e lembrou ataques anteriores de Sâmia. Mais tarde, em nota, se desculpou “por entender que o respeito deve imperar em qualquer relação”. (Globo)

O fazendeiro André Luiz Teixeira foi preso ontem pela Polícia Federal em Santarém, no Pará, sob suspeita de ter ameaçado “dar um tiro” no presidente Lula, que visitará o estado nos próximos dias. A PF afirmou que, enquanto fazia compras em loja de bebidas, o homem disse que daria um tiro na barriga de Lula e perguntou onde ele vai se hospedar na cidade, segundo o Blog da Daniela Lima. A PF chegou a Teixeira graças a denúncias de testemunhas. Ele responderá por ameaça e incitação de atentado contra autoridade por motivação política. (g1)

O ex-presidente dos EUA Donald Trump compareceu ontem a um tribunal em Washington para ouvir as acusações de conspiração para mudar ilegalmente o resultado das eleições de 2020. Ele se declarou inocente e foi liberado para responder ao processo em liberdade, sob a condição de não ter contato com testemunhas do caso. É o terceiro processo contra Trump em quatro meses — um por mau uso de documentos secretos e outro por fraude contábil —, que não o impede de liderar com folga a corrida para disputar a Casa Branca ano que vem pelo Partido Republicano. (CNN)

Maiores juros reais do mundo

Tony de Marco

Queda-nos-juros

Viver

Dono de uma empresa de decoração, um casal de Ontário, no Canadá, comprou uma igreja de 135 anos inutilizada há mais de uma década e a transformou em uma bela casa de 333 m², com três quartos e três banheiros. Durante a reforma, muitas das características originais foram preservadas, como alguns bancos, que foram recuperados e utilizados na decoração. A nova residência foi vendida por R$ 5,7 milhões. (Casa Vogue)

O governo federal publicou ontem, no Diário Oficial da União, uma lei sancionada pelo presidente Lula que cria um sistema nacional para monitoramento de violência escolar e um disque denúncia para essas ocorrências. O Sistema Nacional de Acompanhamento e Combate à Violência nas Escolas (SNAVE) será responsável por mapear casos de violência nas unidades de ensino, prestar apoio psicossocial às vítimas e criar programas educacionais para a formação de cultura da paz. (g1)

O Cerrado teve 6.359 km² de área derrubada entre agosto de 2022 e julho deste ano, contra 5.458 km² nos 12 meses anteriores. Esse é o pior resultado no bioma desde que começaram as medições do sistema Deter, do Inpe, em 2017. Já a Amazônia registrou o menor nível de desflorestamento dos últimos quatro anos, com 7.952 km² de áreas em alerta de agosto de 2022 a julho de 2023, uma redução de 7% em relação ao levantamento anterior. (g1)

Em operação contra grilagem de terras e desmatamento na Amazônia, a Polícia Federal prendeu ontem, em Novo Progresso (PA), Bruno Heller, considerado “o maior devastador do bioma amazônico”. A Justiça determinou o confisco de R$ 116 milhões de Heller e do grupo do qual ele é suspeito de liderar, além de 16 fazendas e 10 mil cabeças de gado. O grupo é investigado por se apossar de 21 mil hectares de terras da União. (CNN Brasil)

Cultura

Meio em vídeo. Ator José Loreto passou dos limites? É o que indaga Mariliz Pereira Jorge na coluna De Tédio a Gente Não Morre. Não deveria ser difícil entender a diferença entre paquera e assédio. O problema é que a barreira que separa uma relação consensual de uma situação forçada ou constrangedora parece que ficou um pouco turva. Tem gente que não sabe diferenciar assédio sexual de um encontro desastroso ou de uma simples paquera. (YouTube)

PUBLICIDADE

Os fãs do Iron Maiden (Spotify) foram pegos de surpresa ontem, quando o baterista Nicko McBrain, de 71 anos, anunciou ter sofrido em janeiro um AVC que o deixou com o lado direito do corpo paralisado. Bem-humorado como sempre, ele divulgou um vídeo explicando que, graças ao acompanhamento médico, está se sentido 100% recuperado, mas ainda sem poder fazer uma performance 100%. A banda está escalada para tocar em outubro no festival Power Trip, na Califórnia. (Whiplash!)

Em homenagem a Nicko, a versão “só banda” do vídeo de Two Minutes to Midnight. (YouTube)

Um dos mais importantes eventos do cinema mundial, o Festival de San Sebastián, na Espanha, vai contar com dois longas brasileiros. Pedágio, de Carolina Markowicz, conta a história de uma mulher que comete crimes para pagar a “cura gay” do filho em uma igreja. Já Estranho Caminho, de Guto Parente, que levou três prêmios no Festival de Tribeca, nos EUA, mostra a reconexão forçada de pai e filho na pandemia. Os dois integram a mostra Horizontes Latinos, que inclui ainda filmes de Argentina, Chile, El Salvador e México. (Globo)

João Lee, filho de Rita (Spotify), anunciou ter recriado a voz da mãe com um modelo de inteligência artificial. Para tanto, o produtor isolou a voz de 50 músicas que ela gravou ao longo da carreira, dividiu em partes e subiu os arquivos para a ferramenta, que emulou a voz da cantora. “Foram semanas de trabalho. Ainda precisa de ajustes, mas o resultado é impressionante. Incrível como a tecnologia para áudio e música avança”, escreveu no Threads. João, porém, garantiu que não pretende usar o material em uma nova música. “Eu nunca faria um AI da voz da minha mãe para lançar música com ela cantando de mentira. Isso nunca vai acontecer, gente.” (Rolling Stone)

Cotidiano Digital

A temporada de balanços continua, com mais gigantes de tecnologia divulgando seus resultados. A Apple registrou lucro líquido de US$ 19,8 bilhões no terceiro trimestre fiscal, que terminou em 1º de julho, com alta de 2,33% frente aos US$ 19,4 bilhões de igual período do ano passado Já a receita da empresa caiu 1,4%, a US$ 81,797 bilhões. Esse é o terceiro trimestre consecutivo de queda na receita da big tech, maior sequência desde 2016. A receita com a venda de iPhones também recuou, com queda anual de 2,4%. A Apple destacou, porém, que a receita em serviços bateu novo recorde, US$ 21 bilhões, impulsionada por mais de 1 bilhão de assinaturas de produtos e plataformas de streaming. (E-Investidor)

Enquanto isso, a Amazon deixou o prejuízo para trás e registrou lucro líquido de US$ 6,7 bilhões no seu segundo trimestre fiscal, encerrado em 30 de junho. Um ano antes, a empresa de tecnologia e varejo apresentou um prejuízo de US$ 2 bilhões. A receita líquida da companhia somou US$ 134,4 bilhões, alta de 11% em relação ao reportado um ano antes. Os resultados da companhia refletem os efeitos dos cortes de custos e da retomada de gastos das empresas com serviços de computação em nuvem e publicidade online. Em março, vale lembrar, a companhia demitiu mais de 9 mil pessoas, numa rodada de demissões que começou em novembro. Ao todo, as demissões chegaram a 27 mil. (Valor Investe)

E a Câmara dos Deputados está reunindo propostas para um projeto de lei de regulamentação das profissões de influencer e criador de conteúdo digital no Brasil. Reconhecidas na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) desde fevereiro do ano passado, as duas profissões ainda não têm regulamentação específica por lei. O projeto de Lei 1282/2022, de autoria do deputado Mario Negromonte Jr. (PP-BA), foi apensado em maio de 2022 a outro projeto, o PL 929/2020, que está parado na Comissão de Trabalho da Câmara desde março deste ano. No total, há até agora sete projetos de lei para regular essas profissões. (Núcleo Jornalismo)

202300804-exclusiva-para-news-v1

Assinantes premium recebem amanhã, na Edição de Sábado, o link para a entrevista exclusiva em vídeo.

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.