Prezadas leitoras, caros leitores —

Em virtude do feriado pela Proclamação da República, este Meio não vai circular nesta quarta-feira, 15 de novembro. Estaremos de volta na quinta-feira.

Já os assinantes premium recebem neste dia 15, às 11h, a edição do Meio Político. Tem gente séria sugerindo que o TikTok possa ter se tornado uma arma de distribuição de propaganda política chinesa orientada aos mais jovens. O objetivo seria minar a confiança na democracia. O quanto disso pode realmente ser verdade — ou paranoia? A resposta é menos trivial do que possa parecer, até porque Rússia e China fazem propaganda de seus regimes. Democracias abdicaram de fazer este tipo de campanha. É nisto que mergulha o editor Pedro Doria.

O que está esperando? Assine e receba também editoria diária de Economia e a Edição de Sábado.

— Os Editores.

Ao receber brasileiros de Gaza, Lula volta a criticar Israel

O grupo de 32 brasileiros, familiares e migrantes que estava retido na Faixa de Gaza desembarcou em Brasília no fim da noite de ontem e foi recebido ainda na Base Aérea pelo presidente Lula, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e outras autoridades. Três crianças e uma mulher grávida do grupo estavam em estado de desnutrição e foram atendidas imediatamente no hospital que funciona dentro da base. Os brasileiros vão passar pelo menos um dia em alojamentos na base para receber atendimento médico e regularizar a documentação, antes de serem distribuídos por quatro estados e no DF. (g1)

Ao receber os repatriados, Lula voltou a criticar a ação militar de Israel em Gaza, comparando-a aos ataques terroristas do Hamas em 7 de outubro, que deixaram 1.400 mortos em solo israelense. “Aos 78 anos, eu já vi muita brutalidade. Já vi muita violência e irracionalidade. Mas eu nunca vi uma violência tão bruta e desumana contra inocentes. Porque, se o Hamas cometeu um ato de terrorismo e fez o que fez, o Estado de Israel também está cometendo terrorismo”, afirmou, repetindo declaração que fizera mais cedo. (Poder360)

A Confederação Israelita do Brasil (Conib) chamou de “equivocada e perigosa” a fala de Lula. “Desde o começo dessa trágica guerra, provocada pelo mais terrível massacre contra judeus desde o Holocausto, Israel vem fazendo esforços visíveis e comprovados para poupar civis palestinos, pedindo que eles se desloquem para áreas mais seguras, criando corredores humanitários, avisando a população da iminência de ataques”, disse em nota a instituição. (CNN Brasil)

PUBLICIDADE

O Hamas perdeu o controle na Faixa de Gaza. A afirmação foi feita ontem pelo ministro da Defesa de Israel, Yoav Gallant. “Os terroristas estão fugindo para o Sul, os civis estão saqueando suas bases. Eles não confiam no governo”, disse. O grupo, responsável pelos ataques de 7 de outubro, que matou 1.400 pessoas e fez 240 reféns, controla a Faixa de Gaza desde 2007. (Times of Israel)

O chanceler de Israel, Eli Cohen, disse ontem que o seu país tem “de duas a três semanas” para agir antes de uma intensificação da pressão internacional por um cessar-fogo. A reação israelense tem provocado incômodo entre aliados, particularmente os Estados Unidos. “Do ponto de vista político, nós reconhecemos que Israel está sob maior pressão. Ela não é muito alta, mas está crescendo. Nas conversas que tenho com ministros estrangeiros, eles enfatizam a questão humanitária [em Gaza], o aspecto da identificação deles com o choque do massacre de 7 de outubro está menor.” (Folha)

Milhares de civis conseguiram fugir nos últimos dias do hospital al-Shifa, o maior da Faixa de Gaza, mas centenas, incluindo bebês prematuros, seguem retidos no prédio, enquanto combates acontecem praticamente na porta. Um dos médicos, Ahmed al-Mokhallalati, disse que os tanques israelenses já estão nos portões do hospital e que todos os reservatórios de água foram destruídos. (AP e Guardian)

Israel afirma que a base de comando e controle militar do Hamas foi erguida estrategicamente abaixo do hospital. O Hamas nega — mas, ao menos por enquanto, seus soldados lutam por cada palmo de terreno para impedir o avanço militar israelense ao prédio. (Guardian)

Sem combinar com o governo, o deputado Lindbergh Faria (PT) apresentou duas emendas ao projeto de Lei Orçamentária Anual para mudar a meta de resultado primário prevista para o próximo ano. Uma das emendas prevê 0,75% de déficit e a outra, 1%. O deputado defende que, se na hora da votação os parlamentares não toparem a de 1%, teria a de 0,75% para garantir uma folga fiscal em ano eleitoral. As duas emendas atropelam o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que defende deixar essa discussão para março, quando o governo já terá o resultado da arrecadação do primeiro trimestre e poderia apresentar uma proposta ao Congresso, flexibilizando a meta. As propostas também são vistas como desgaste para a articulação do governo, que ainda precisa negociar na Câmara e no Senado a conclusão da votação da pauta econômica. (Meio)

O ministro da Justiça, Flávio Dino, negou ontem ter recebido em seu gabinete Luciane Barbosa Farias, condenada por associação com uma facção do tráfico de drogas e conhecida como “dama do tráfico no Amazonas”. Reportagem do Estadão mostrou que ela esteve duas vezes no Ministério da Justiça neste ano, integrando grupos que se reuniram com secretários e diretores da pasta. Luciane é casada há 11 anos com Clemilson dos Santos Farias, o Tio Patinhas, que está preso. “Nunca recebi, em audiência no Ministério da Justiça, líder de facção criminosa, ou esposa, ou parente, ou vizinho”, escreveu Dino no X. “De modo absurdo, simplesmente inventam a minha presença em uma audiência que não se realizou em meu gabinete.” Parlamentares da oposição pediram uma investigação e até o impeachment do ministro. (Estadão)

O Ministério da Justiça alterou as normas de acesso à sede da pasta, conta Andréia Sadi. Foram adicionados três novos itens às regras: nome e CPF dos visitantes devem ser comunicados com antecedência mínima de 48 horas por e-mail; o pedido de reunião ou audiência deve ser enviado por e-mail “para fins de avaliação”; e a pessoa interessada em compromisso público no ministério será atendida na recepção do Palácio da Justiça ou dos anexos para ser identificada e orientada. A mudança será oficializada hoje no Diário Oficial da União. (g1)

Numa derrota para o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e a ex-primeira-dama Michelle, a Procuradoria-Geral da República (PGR) mudou o entendimento de que o STF não é o foro indicado para julgar as acusações de contrabando de joias pela Arábia Saudita e a falsificação das carteiras de vacinação de parte da família, conta Malu Gaspar. Adotada pelo ex-procurador-geral Augusto Aras, a tese foi usada pelo casal para permanecer em silêncio durante depoimento à PF em agosto. (Globo)

Enquanto isso... Auxiliares têm aconselhado Lula a buscar um nome de sua confiança para substituir Aras fora da cúpula da PGR. Tradicionalmente, o procurador-geral é escolhido entre os 78 subprocuradores-gerais, mas, pela lei, basta que o indicado seja membro da carreira e tenha mais de 35 anos de idade. Por enquanto, Elizeta Ramos segue como procuradora-geral interina. (g1)

Meio em vídeo. O PDT teve de expulsar um grupo de dentro de seu partido após uma puxada de orelha do governo americano. Agora, os irmãos Ciro e Cid estão em guerra civil. Depois do PSDB, periga o PDT ser outro partido legítimo derretendo na política brasileira. Quer entender? Assista Pedro Doria no Ponto de Partida. (YouTube)

Existem vários motivos para assinar o Meio Premium: receber a newsletter mais cedo, conteúdo exclusivo, descontos em cursos e produtos, entre eles. Mas o principal, segundo nossos próprios assinantes, é a oportunidade de apoiar um projeto jornalístico realmente plural, independente, que combate diariamente a desinformação. Tudo isso por apenas R$ 15 mensais. Quer assinar? É só clicar.

Viver

E o calor não dá trégua. O Instituto Nacional de Meteorologia ampliou para 15 estados e o Distrito Federal o alerta de calor extremo ao longo desta semana, com temperaturas até 5ºC acima da média esperada para novembro. O alerta agora abrange todo o Centro-Oeste e o Sudeste, além de Amazonas, Bahia, Pará, Paraná e Rondônia. Na manhã de ontem, o Rio de Janeiro registrou sensação térmica de 52,7°C, às 8h, na Zona Oeste. Nos próximos dias, a temperatura no Mato Grosso e no Mato Grosso do Sul pode chegar a 44ºC, agravada pela baixa umidade do ar. Veja a previsão do tempo em sua cidade. (g1 e CNN Brasil)

PUBLICIDADE

O presidente Lula sancionou ontem a nova Lei de Cotas, aprovada pelo Senado em 24 de outubro. Em cerimônia no Planalto, ele afirmou que a política afirmativa possibilitou que o ensino superior seja acessível a quem não tem como pagar. O novo texto substitui a revisão do programa a cada dez anos por uma avaliação no mesmo período. A renda per capita do candidato que cursou o Ensino Médio em escola pública caiu de 1,5 salário mínimo para um salário mínimo. Entre outras medidas, a nova legislação inclui quilombolas em cotas de instituições federais de ensino e amplia as políticas afirmativas para a pós-graduação. (g1)

A Agência Nacional de Mineração (ANM) determinou a interdição de três depósitos de rejeitos no povoado de Santa Rita Durão, em Mariana (MG), e aconselhou a retirada da população. A decisão foi tomada após a Vale não conseguir comprovar a estabilidade das estruturas da mina de Fábrica Nova, localizadas acima de uma barragem. Segundo documento da ANM, 295 pessoas estariam na Zona de Autossalvamento, que poderiam não ser resgatadas pelos órgãos públicos em caso de rompimento.  (Metrópoles)

Panelinha no Meio. Salada assada? Sim, por que não? O injustiçado rabanete sai da assadeira macio e amanteigado, ganha a doçura do molho de mel, alho e limão e a crocância das castanhas-de-caju. Acompanhamento perfeito e rápido de fazer.

Cultura

A primeira atração principal do Rock in Rio 2024 foi anunciada ontem: o britânico Ed Sheeran. A edição de 40 anos do festival também já tem a confirmação de NE-YO, Joss Stone e Ludmilla. O palco Mundo será reformulado, o Sunset será maior e haverá uma nova área chamada Global Village. O festival está marcado para 13, 14, 15, 19, 20, 21 e 22 de setembro. As vendas do Rock in Rio Card para o público geral começam em 7 de dezembro, às 19h. O valor será de R$ 755 (inteira) e R$ 377,50 (meia-entrada) e não haverá cobrança de taxa de serviço. (Globo)

Executivos da Warner Bros. Discovery decidiram oferecer o filme Coyote Vs. Acme a outros estúdios que possam se interessar, após críticas pelo anúncio de seu cancelamento. A produção, que teria John Cena, Will Forte e Lana Condor no elenco, foi engavetada depois de ter sido completamente concluída, o que gerou reclamações dos fãs do desenho e da própria equipe. Em comunicado, a diretoria afirma que a suspensão faz parte de uma estratégia de reposicionamento do estúdio, focada em lançamentos cinematográficos. A ação lembra o cancelamento de Batgirl, filme da DC estrelado por Leslie Grace, em agosto de 2022. (Omelete)

Terminou na semana passada a segunda e última temporada da série Loki, do Disney+, mas o episódio Propósito Glorioso representa mais para o ator Tom Hiddleston, que interpreta a divindade protagonista. “É o fechamento de um círculo”, disse ele no programa de Jimmy Fallon. “É a conclusão de seis filmes, 12 episódios e 14 anos da minha vida. Eu tinha 29 quando fui escalado, agora tenho 42. Foi uma jornada.” Eric Martin, principal roteirista da série também indicou a despedida do personagem ao confirmar que a dupla Loki e Mobious (Owen Wilson) não voltará a se reunir – o que dá um toque melancólico à última cena dos dois. (Games Radar)

Cotidiano Digital

A SpaceX prepara sua segunda tentativa de lançar o maior e mais poderoso foguete do mundo: o Startship. A previsão é que o lançamento seja nesta sexta-feira, mas a empresa ainda aguarda aprovação regulatória. O Starship decolou pela primeira vez em abril, no Texas. Após falhas nos motores, a SpaceX fez o foguete explodir após alguns minutos de voo. Caso tenha sucesso no novo lançamento, a companhia usará a nave para transportar carga pesada e missões no espaço profundo. A Nasa também planeja usá-la para pousar astronautas da missão Artemis 3 na Lua. (Folha)

O WhatsApp lançou ontem o recurso de chats por voz. A ferramenta sinaliza com um balão de notificação na conversa, bastando que o usuário clique no ícone para entrar. Os participantes do grupo que não estiverem disponíveis não serão surpreendidos com o toque de uma ligação no telefone. Por enquanto, a novidade estará disponível apenas em grupos com ao menos 33 membros. Os controles de chamada vão permitir o envio de mensagens sem precisar sair da conversa. (g1)

E o Threads lançou um controle sobre o cruzamento de conteúdo no Instagram e Facebook. A novidade chega após a reclamações dos próprios usuários de que a Meta estava forçando a visualização das publicações do Threads em outras plataformas. Com o novo recurso, é possível evitar que postagens do Threads apareçam em outras plataformas da Meta. A nova função está sendo liberada gradativamente nas configurações de privacidade. (Olhar Digital)

Mais de 1,5 milhão de brasileiros trabalham por meio de plataformas digitais. O No Detalhe desta semana conversou com especialistas sobre a falta de regulação e de direitos trabalhistas desses profissionais. Assista!

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.