Milei assume a Argentina avisando: ‘No hay plata’

“O fim da noite populista.” Assim Javier Milei se referiu na tarde de ontem, em discurso do balcão da Casa Rosada, a sua posse como presidente da Argentina. Além do tom combativo, seu governo começou com uma quebra de protocolo. Após assinar o termo de posse e receber a faixa presidencial de Alberto Fernández na manhã deste domingo, Milei não discursou no Congresso, como é de praxe. Em vez disso, deixou para falar do lado de fora da sede do Legislativo, onde milhares de apoiadores o aguardavam. Ali, não poupou críticas ao antecessor, dizendo que “nenhum governo recebeu uma gerência tão ruim” quanto a que Fernández lhe estava entregando. “O kirchnerismo, que em seu começo se gabava dos superávits, hoje nos deixa um déficit de 17% do PIB”, afirmou. Ele disse não haver alternativa a um choque econômico e repetiu: “No hay plata” (não há dinheiro). Entretando, Milei procurou dar tom otimista a sua fala. “Hoje começa uma nova era para a Argentina, hoje termina uma longa era de decadência e começamos a reconstrução do país”, disse. Confira os principais pontos do discurso. (Clarín)

A cerimônia teve momentos inusitados. Junto de sua assinatura, Milei escreveu no livro de presença do Congresso “Viva la libertad, carajo”, seu lema de campanha. Mesmo que na Argentina o termo seja menos forte que no Brasil, equivalendo a “caramba”, ainda foi algo inédito. Assim como o gesto obsceno com o qual a ex-vice-presidente Cristina Kirchner reagiu às vaias ao chegar ao Congresso para a posse do adversário político. (g1)

O aperto econômico vai ser anunciado às 8h de hoje pelo novo ministro da Economia, Luis Caputom. A julgar pelo que disse Javier Milei ao longo da campanha, a principal delas será a dolarização da economia como forma de enfrentar a inflação. O novo governo também pretende um reordenamento do Estado e uma redução de 15% nos gastos públicos, além de cortes de impostos e uma reforma trabalhista. (La Nacion)

Em seu primeiro ato como presidente, Milei reduziu de 18 para nove o número de ministérios, extinguindo pastas como Educação, Trabalho, Cultura e Meio Ambiente, que serão absorvidos por outros setores. (Globo)

O presidente Lula não compareceu à posse de Milei, mandando o chanceler Mauro Vieira representá-lo. Evitou uma saia justa. Convidado do novo presidente, Jair Bolsonaro foi ovacionado pelos apoiadores de Milei ao chegar à cerimônia. Em compensação, foi barrado, como conta o Painel, ao tentar se infiltrar na foto com chefes de Estado. (Metrópoles e Folha)

PUBLICIDADE

Os presidentes da Venezuela, Nicolás Maduro, e da Guiana, Irfaan Ali, vão se encontrar na próxima quinta-feira, com a participação do presidente Lula, para discutir a crise sobre a região de Essequibo, que corresponde a 70% do território guianês e é reivindicada por Caracas. O encontro acontecerá na ilha caribenha de São Vicente e Granadinas, cujo primeiro-ministro, Ralph Gonsalves, também tem atuado como mediador da crise entre os dois países. Na manhã de sábado, Maduro conversou por telefone com Lula, que se disse preocupado com a situação e defendeu o diálogo. Horas depois, o venezuelano usou sua conta no X para suavizar o discurso e dizer que a Guiana deveria “sentar e conversar” sobre Essequibo. (g1)

Enquanto isso, o ministro da Defesa, José Múcio, afirmou que o reforço de tropas brasileiras em Roraima, que faz fronteira com os dois países, não é uma questão de “se meter em confusão com ninguém”, mas de preservar a segurança da fronteira. “Nosso papel na Defesa é ficar preparado para um incidente diplomático. Cuidamos das nossas fronteiras”, afirmou. (Poder360)

Por conta dos combates entre Israel e o grupo terrorista Hamas e da quantidade insuficiente de ajuda humanitária, metade da população da Faixa de Gaza está passando fome. O alerta foi feito pelo vice-diretor do Programa Mundial de Alimentos (PMA) da ONU, Carl Skau, acrescentando que nove em cada dez habitantes do território palestino não tem garantido o acesso diário a alimentação. Já Israel diz que o esforço para eliminar o Hamas e resgatar todos os reféns tomados nos ataques de 7 de outubro vai continuar. (BBC)

Um porta-voz do Hamas fez ameaças neste fim de semana, dizendo em transmissão de TV que Israel “não receberá seus prisioneiros com vida sem uma troca” e sem atender às exigências da ‘resistência’, como o grupo terrorista se classifica. Estima-se que 137 israelenses ainda estejam em poder do Hamas. (Guardian)

Para ler com calma. Em setembro, semanas antes de os ataques do Hamas matarem 1.200 pessoas em Israel, David Barnea, chefe do Mossad, esteve no Catar, principal financiador do grupo islâmico, e deu sinal verde em nome do governo israelense para que o país árabe continuasse a mandar dinheiro para Gaza. A aposta de Tel Aviv era que o Hamas preferiria governar a lutar e ainda enfraqueceria a Autoridade Palestina na Cisjordânia. Erro fatal. (New York Times)

O PT realizou neste sábado em Brasília sua conferência eleitoral e deixou explícitas as divergências entre a presidente da legenda, a deputada Gleisi Hoffmann (PR), e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Os dois participaram de um debate no qual ela defendeu o aumento de gastos públicos para aquecer a economia, mesmo com um déficit de até 2% do PIB. Haddad, que defende um déficit zero no ano que vem, respondeu que um rombo nas contas públicas não significa necessariamente uma economia aquecida. Mas Gleisi não está sozinha. O partido aprovou no evento uma resolução condenando “a ditadura do Banco Central independente” e o que chamou de “austericídio fiscal”. Mais cedo, a deputada já havia defendido o aumento de gastos como forma de manter a popularidade do presidente Lula. “Se a gente baixar a popularidade do presidente, esse Congresso engole a gente. Foi o que aconteceu com a Dilma”, afirmou. (Poder360)

Um grupo de bolsonaristas protestou na tarde de ontem na Avenida Paulista contra a indicação do ministro da Justiça, Flávio Dino, ao Supremo Tribunal Federal (STF). O protesto, que ocupou um quarteirão, teve faixas contra o ministro do Supremo Alexandre de Moraes e xingamentos à primeira-dama Janja. Um ato aconteceu também em Brasília, mas com adesão ainda menor, especialmente por conta do calor de 30º C. Dino e Paulo Gonet, indicado à Procuradoria-Geral da República, serão sabatinados na quarta-feira pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado. (Folha)

Procura-se um relacionamento maduro

Spacca

Este Meio cresceu e se tornou um veículo de certa importância no cenário da mídia digital, como atestam os políticos, ativistas e cientistas que já passaram por nossas entrevistas e lives. Só conseguimos este feito porque 70% de nosso faturamento vem de nossos assinantes premium, garantindo nossa independência editorial. Assine. Por R$ 15, você ganha descontos em cursos e produtos, prioridade na entrega, conteúdo exclusivo e nos ajuda a fazer um Meio ainda melhor.

Viver

A mina 18 da Braskem rompeu em Maceió (AL) neste domingo, confirmou a prefeitura. O desabamento aconteceu sob a lagoa Mundaú, numa área já desocupada (veja imagens de antes e depois). A empresa, por meio de monitoramento, identificou movimentos atípicos de água na lagoa e acionou autoridades. Não há informações sobre danos nem sobre o diâmetro da cratera. O afundamento do solo sobre as minas de sal-gema da Braskem, que já afeta cinco bairros da capital alagoana, acelerou, chegando a 0,54 cm por hora. Maceió está em estado de emergência. (Folha)

E o Senado vai instalar nesta terça-feira a CPI da Braskem. A sessão inaugural, que definirá a presidência dos trabalhos, e nomeará relator e vice-presidente, será dirigida pelo senador Renan Calheiros (MDB-AL), autor do pedido de abertura. A CPI vai investigar os impactos da extração de sal-gema pela companhia na capital alagoana. Por enquanto, nove dos 11 integrantes já foram indicados. (Terra)

PUBLICIDADE

O presidente Lula enviou o ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, e o presidente do Incra, César Aldrighi, a Parauapebas (PA) a fim de acompanharem as investigações sobre um incêndio que matou nove pessoas e deixou 37 feridos em um assentamento do MST. Segundo os próprios integrantes do movimento, técnicos trabalhavam numa rede de internet perto do assentamento quando houve uma explosão, que atingiu dois barracos. As autoridades locais, porém, acreditam que pode haver mais vítimas. (g1)

Os alertas de desmatamento no Cerrado bateram recorde em novembro, segundo dados do Inpe. Foram 572 km² afetados no mês passado, a pior marca para o mês desde que o sistema Deter começou a fazer as medições, em 2017. Já na Amazônia, os resultados são positivos, com 201 km² no último mês, o menor índice de alertas do Inpe desde 2015. (g1)

Cultura

Morreu nos EUA, aos 82 anos, Ryan O'Neal, um dos mais populares atores americanos dos anos 1970 graças a seu papel como Oliver no clássico água-com-açúcar Love Story - Uma História de Amor (trailer). A notícia foi confirmada por seu filho Patrick no Instagram. Pugilista amador, O’Neal era um rosto conhecido das séries de TV nos EUA, mas explodiu com o papel principal de Love Story, fazendo par com Ali MacGraw. A química do casal, a história dramática e a música-tema antológica de Francis Lai (YouTube) fizeram do longa a maior bilheteria do ano. Dali em diante colecionou sucessos, como a comédia Essa Pequena é uma Parada (trailer), com Barba Streisand, e Lua de Papel (trailer), onde contracenou com a filha Tatum, então com dez anos. Seu último trabalho foi a série Bones. (Variety)

Celebrada por seu talento em obras como Quarto de Despejo, de 1960, Carolina Maria de Jesus também queria ser reconhecida como escritora de ficção. Mas só agora seus livros além da faceta memorialista devem ser publicados, com o lançamento do romance inédito O Escravo, pela editora Companhia das Letras, no dia 11 de dezembro. O conselho responsável por publicar os textos inéditos da autora é formado em grande parte por mulheres negras, incluindo a escritora Conceição Evaristo, que assume a coordenação, e a filha de Carolina, Vera Eunice de Jesus. (Folha)

Mais importante banda de heavy metal brasileira, o Sepultura vai acabar. A turnê de despedida, que marca também os 40 anos do grupo, começa no dia 1º de março de 2024 em Belo Horizonte e segue pelo Brasil, Europa e EUA. Segundo o guitarrista Andreas Kisser, as conversas sobre a dissolução do Sepultura se estenderam pelos últimos dois anos. “A carreira do Sepultura teve várias finitudes. Não queria ver a banda com briga ou por ficarmos velhos demais”, disse. Chamada Celebrating Life Through Death, a turnê vai render um álbum com faixas gravadas ao vivo. (Billboard Brasil)

Cotidiano Digital

Então... Um vídeo divulgado na semana passada pelo Google mostrou as capacidades do novo modelo de inteligência artificial da companhia, o Gemini. Com mais de 1,9 milhão de visualizações no YouTube, o vídeo também levantou preocupações sobre a veracidade do que aparece na demonstração. Agora, a empresa admitiu que as imagens foram manipuladas e que as respostas vistas não correspondem exatamente às capacidades do Gemini. De acordo com a Bloomberg, o vídeo publicado não teria sido gravado em tempo real. Além disso, a interação de voz implícita entre o usuário humano e a IA do Google era praticamente inexistente. Em seu blog, o Google explicou que a demonstração real que aparece o vídeo foi criada através do “uso de quadros de imagens estáticas de fotos e sugestões via texto”. (Bloomberg)

O Fortnite, originalmente um popular jogo de batalha online está sendo transformado pela Epic Games numa plataforma multijogos com três novos títulos. O Lego Fortnite, semelhante ao Minecraft, o Rocket Racing, com mecânicas de gravidade num jogo de corrida, e o Fortnite Festival, da Harmonix (criadora de Guitar Hero, adquirida pela Epic em 2021), um jogo musical sem a necessidade de instrumentos físicos. (The Verge)

Meses após seu lançamento, o Threads finalmente chegará à União Europeia. A Meta, dona do aplicativo, ainda não divulgou um anúncio final, mas atualizou o site da plataforma com um cronômetro de contagem regressiva para os países sem o aplicativo. De acordo com o The Verge, o Threads deve chegar à UE ainda neste mês de dezembro e com uma série de novidades para atrair novos usuários. O principal deles é a possibilidade de acessar perfis sem login na rede social. Além disso, o Threads seria desvinculado do perfil do Instagram. As novidades fariam parte de um pacote de recursos em desenvolvimento para atender às legislações de privacidade do continente. A expectativa é alcançar mais de 40 milhões de novos usuários nos países da Europa. (The Verge e Olhar Digital)

Vocês querem games? Novidades, cobertura do The Game Awards, Baldur's Gate 3, o polêmico trailer de GTA VI e muito mais estão no Popcorner desta semana. Pegue seu joystick e venha assistir conosco.

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.