Milei enfrenta greve geral, e plano econômico é adiado

Milhares de argentinos fizeram uma greve geral de 12 horas ontem e saíram às ruas contra as medidas econômicas do presidente Javier Milei. Enquanto o governo avança no Congresso com as negociações para aprovar a chamada Lei Ônibus, que impõe centenas de mudanças, sindicatos, organizações sociais, políticos da oposição e vários grupos autoconvocados se manifestaram contra as medidas para desregulamentar a economia. A primeira paralisação geral contra o libertário começou ao meio-dia, terminando à meia noite. Horas antes, o megaprojeto de lei passou por três comissões, mas o próprio Milei anunciou que a votação em plenário foi adiada para a próxima terça-feira.  “O país não está à venda” foi a palavra de ordem diante do Congresso, onde a Confederação Geral do Trabalho (CGT), maior central sindical, convocou uma marcha para acompanhar a paralisação. Os sindicalistas esperam que esses atos convençam os deputados da oposição a não apoiar a lei do presidente, que tem minoria no Congresso. “Não traiam os trabalhadores, os aposentados, os que têm menos”, defendeu o sindicalista Pablo Moyano. Segundo os sindicatos, serviços como hospitais e limpeza urbana funcionaram em nível mínimo. Os transportes públicos só pararam às 19h para “facilitar a concentração e desconcentração” dos manifestantes. Os aeroportos funcionaram, mas a Aerolíneas Argentinas deixou mais de 20 mil passageiros em terra. A CGT estimou a adesão à greve em 80%, com 600 mil manifestantes em Buenos Aires e 1,5 milhão em todo o país. Já o governo reduziu o alcance. A ministra da Segurança, Patricia Bullrich, que acompanhou a aplicação do protocolo de segurança que impede o fechamento de ruas, considerou que o impacto foi “mínimo”. “Ninguém nos encurrala, especialmente uma marcha de 40 mil pessoas. São 0,5% de 8 milhões de trabalhadores, não existem.” (El País e Valor)

PUBLICIDADE

Um avião militar russo, transportando 74 pessoas, incluindo 65 prisioneiros de guerra ucranianos, caiu ontem em Belgorod, próximo à fronteira com a Ucrânia, sem deixar sobreviventes. O Ministério da Defesa da Rússia indicou que os prisioneiros ucranianos estavam destinados a uma troca por russos, como parte de uma operação de resgate. A causa do acidente não está clara. Segundo o ministério russo, o avião, um modelo Il-76 utilizado para transporte militar, foi destruído por um sistema de mísseis antiaéreos implantado na área de Liptsy, na região ucraniana de Kharkiv, a cerca de 80 quilômetros do local da queda. Em resposta, o comando militar da Ucrânia disse que considera aeronaves militares russas que se aproximam de Belgorod como alvos legítimos, mas não reconheceu ter feito os disparos (CNN)

Para ler com calma. Ideias e propaganda também são ferramentas de guerra. E ajudam a explicar por que os gatos viraram elementos importantes no front ucraniano. As redes sociais do país estão cheias de postagens mostrando como os felinos ajudam os soldados. Os animais são usados como apoio emocional aos combatentes, atraem doações para os militares com sua ternura e também lutam contra invasores que infestam as trincheiras — os ratos. A Rússia já está reagindo, exibindo seus próprios gatos. (Politico)

No Meio Político desta semana, Pedro Doria analisa como teorias conspiratórias aparecem para dar falso sentido a momentos de caos. Estamos habituados a olhar para as da direita, mas a esquerda também as tem. Nesse rastro, o antissemitismo, que envolve a ideia de que judeus sempre representam interesses externos ao país, está crescente. O Meio Político circula às quartas-feiras e é exclusivo para assinantes premium. Assine!

O novo ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, convidou o delegado Andrei Rodrigues — nome de confiança do presidente Lula — a permanecer na direção da Polícia Federal. O convite, segundo o Blog da Andréia Sadi, foi feito após a primeira reunião de transição, nesta última terça-feira, no Ministério da Justiça. Rodrigues, que concordou em permanecer no posto, é considerado um nome de consenso entre atual gestão e a equipe que está sendo formada. Ele liderou a PF nas investigações sobre os atos golpistas e a crise nos territórios indígenas. Lewandowski também já confirmou Ana Maria Alvarenga Mamede como chefe de Gabinete; Mario Sarrubbo como Secretário Nacional de Segurança Pública; e Manoel Carlos de Almeida Neto como secretário-executivo. (g1)

O ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes autorizou na terça-feira o compartilhamento com a Controladoria-Geral da União de informações e documentos de investigações envolvendo o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A autorização se deve à possibilidade de envolvimento de agentes públicos nos casos investigados. As informações se referem aos inquéritos sobre as milícias digitais e sobre as fake news; investigação sobre vazamento de dados de operações sigilosas da Polícia Federal; apuração sobre os atos golpistas; suposta interferência na Polícia Rodoviária Federal; adulteração de cartões de vacinação; joias da Arábia Saudita e uso indevido de ferramenta da Abin. O ministro não autorizou o compartilhamento de uma delação premiada solicitada pela CGU. (UOL)

Já a Polícia Federal realizou, na manhã de ontem, três mandados de busca e apreensão com o objetivo de identificar indivíduos envolvidos no 8 de Janeiro. Os alvos são dois empresários de Barueri (SP) e os mandados fazem parte da 23ª fase da Operação Lesa Pátria. (Globo)

Meio em vídeo. Domingos Brazão é aliado de Lula! É de esquerda! Domingos Brazão fez campanha para Bolsonaro! É de direita! Você sabe quem, politicamente, realmente é o conselheiro hoje suspeito de ter mandado matar a vereadora Marielle Franco? Assista o Ponto de Partida, com Pedro Doria. (YouTube)

“Ao fazer escolhas informadas, podemos evitar os piores resultados”, disse recentemente o historiador Yuval Noah Harari. Essa é a função principal deste Meio, informar melhor pessoas que estão cansadas de tanta desinformação. Quer uma sociedade que toma boas decisões? Então apoie o Meio.

Viver

As mudanças climáticas causadas pela atividade humana foram a principal responsável pela seca histórica que atingiu a Amazônia em 2023. Essa é a conclusão de um estudo do World Weather Attribution (WWA), com participação de universidades e agências meteorológicas de Brasil, Holanda, Reino Unido e Estados Unidos. Apesar dos efeitos negativos do El Niño, o fenômeno teve uma influência muito menor na falta de chuvas na Bacia Amazônica, que provocou uma estiagem prolongada, do que a mudança do clima. De acordo com a pesquisa, a alteração climática está reduzindo as precipitações e aumentando as temperaturas no bioma, tornando a seca 30 vezes mais provável do que se tivesse apenas a atuação do El Niño. (g1)

PUBLICIDADE

Ao contrário do que se pensava, a bactéria causadora da sífilis já estava no Brasil quando os portugueses chegaram, segundo um estudo publicado na revista Nature. A pesquisa, liderada por cientistas europeus com participação de um grupo da USP, mostra que o DNA da bactéria foi encontrado em ossos com mais de 2 mil anos em um sítio arqueológico de Santa Catarina. Como os primeiros registros da sífilis na Europa datam do fim do século 15, o trabalho reforça a hipótese de que o patógeno foi levado do Novo para o Velho Mundo. A descoberta ainda não resolve o enigma, pois a variante encontrada não é a mesma sexualmente transmissível. (Globo)

Meio em vídeo. O transtorno do espectro autista começou a ser notado em mais pessoas nos últimos anos. E o avanço dos diagnósticos impressiona. Para falar abertamente sobre o autismo, o Conversas com o Meio desta semana recebe Isabel Ferrari e Gabriela Lian, duas jornalistas que são referência em temas enfrentados diariamente pelas famílias atípicas. Assista! (YouTube)

Panelinha no Meio. Quer um doce, mas não quer trabalho? A solução para seu dilema é o doce de leite na pressão, que só tem um ingrediente e requer apenas 20 minutos no fogo. Duro é esperar as duas horas para que ele esfrie.

Cultura

Com a Palma de Ouro, o Globo de Ouro de filme estrangeiro e a indicação ao Oscar de melhor filme, o grande destaque das estreias de hoje nos cinemas é o francês Anatomia de Uma Queda (trailer), de Justine Triet. Na trama, uma escritora de sucesso é suspeita de matar o marido fracassado. Também concorrendo ao Oscar de melhor filme, Vidas Passadas (trailer), de Celine Song, conta a história de um casal de amigos sul-coreanos que se reencontra em Nova York 20 anos após ela deixar seu país com a família. Com a missão de repetir o sucesso de seu antecessor, de 2010, Nosso Lar 2 - Os Mensageiros (trailer), de Wagner de Assis, mergulha no universo dos livros do médium Chico Xavier. Quem quer algo mais mundano tem a comédia romântica Todos Menos Você (trailer), com Sydney Sweeney, da série Euphoria. E envolvendo seis países em sua produção, Os Colonos (trailer) mostra o massacre de indígenas na Terra do Fogo na virada dos séculos 19 e 20, a mando de senhores de terras.

Confira a programação completa nos cinemas da sua cidade. (Adoro Cinema)

Uma mulher que não quer segurar sua voz. Esse é o fio condutor do novo documentário sobre Frida Khalo, que estreou no Festival de Sundance, nos Estados Unidos, e chega ao Prime Video a partir de março. Baseado em diário, cartas e entrevistas da pintora mexicana, Frida relembra a história de uma das principais personalidades do século 20 em um tom mais íntimo. A diretora peruana Claudia Gutiérrez diz que foi guiada pelo material coletado para a construção do longa. (Estadão)

Conhecida apenas pelo primeiro nome, a cantora folk Melanie Safka, que morreu na terça-feira, aos 76 anos, foi um dos maiores símbolos do festival de Woodstock, em 1969. Até então virtualmente desconhecida, a jovem de 22 anos se tornou fenômeno mundial quando um trecho de sua Beautiful People (Spotify) foi incluído no documentário sobre o festival. Seguiram-se sucessos como Brand New Key e Lay Down (Candles in the Rain), homenagem ao público de Woodstock, prêmios e milhões de discos vendidos. Mesmo reduzindo o ritmo da carreira a partir do fim dos anos 1970 para se dedicar à família, ela nunca abandonou os palcos e estava gravando atualmente um disco de covers de rock. A causa da morte não foi divulgada. (Deadline)

Cotidiano Digital

O Kwai tem falhado na moderação de vídeos, comentários e perfis que sexualizam crianças e adolescentes. Uma investigação do Núcleo mostra que a negligência faz com que a rede social seja utilizada para divulgar vídeos de abuso sexual de menores e espaço para compartilhamento de links para outros sites de mesmo teor. Mesmo sem digitar qualquer palavra no campo de pesquisa, a própria plataforma sugeriu buscas por material abusivo na aba “Você pode se interessar”, como “menina da garrafa pepsi link atualizado”, mostrando como acessar o vídeo de uma adolescente de 13 anos “sentando” em uma garrafa. O Kwai disse que verifica “regularmente a segurança da ferramenta de buscas, para prevenir a presença de conteúdos que violem as políticas do aplicativo”. (Núcleo)

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) ordenou que a Meta, proprietária do WhatsApp, interrompa o compartilhamento de um áudio denunciado pelo pré-candidato do PP à prefeitura de Maringá, Silvio Barros, que foi alvo de informações inverídicas. No arquivo digital, uma voz com o tom e timbres característicos do político líder nas pesquisas locais anuncia sua desistência da candidatura e declara apoio a um oponente. O juiz Nicola Frascati Junior determinou que a Meta identifique os IPs dos dispositivos responsáveis pela divulgação do áudio em 24 horas, sob pena de multa de R$ 100 mil por cada hora de descumprimento. O caso representa um dos primeiros exemplos relevantes de deep fake com impacto jurídico nas pré-campanhas deste ano. (Globo)

O eBay anunciou que vai demitir cerca de mil funcionários, 9% de sua força de trabalho. Um dos maiores sites varejistas de comércio eletrônico do mundo também disse em nota que vai reduzir o número de contratações nos próximos meses. No ano passado, a empresa demitiu 500 funcionários. Os cortes de pessoal seguem uma onda de demissões em massa no setor de tecnologia nos Estados Unidos, inclusive entre gigantes como Amazon e Google. (Forbes)

Quer aumentar seus conhecimentos sobre política brasileira e internacional? Aproveite a promoção dos Cursos do Meio e faça três cursos pelo preço de um. Nosso Intensivão de Política reúne os cursos Israel e PalestinaIdeologias Brasileiras e O Fim da Nova República em um pacote com 18 aulas e 5 encontros gravados por um preço superespecial. Além de ganhar 20% de desconto, assinantes premium do Meio podem assistir às três aulas inaugurais dos cursos gratuitamente antes de adquiri-los.

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.