Lula demite número 2 da Abin

A suposta espionagem ilegal na Agência Brasileira de Inteligência (Abin) levou a uma sacudida na cúpula do órgão. O diretor adjunto Alessandro Moretti foi exonerado ontem pelo presidente Lula. Ele será substituído pelo cientista político Marco Cepik, que hoje está à frente da Escola de Inteligência da Abin. Mais cedo, o petista já havia dito que não havia clima para Moretti continuar, pois estava sendo “provado” que ele mantinha relação com integrantes do governo passado, como o deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ), ex-diretor da agência investigado pela Polícia Federal. No inquérito sobre a chamada “Abin paralela”, a PF cita um suposto conluio entre a atual gestão da agência e a anterior para dificultar as investigações sobre o monitoramento ilegal de autoridades e adversários do então presidente Jair Bolsonaro (PL). A mudança foi decidida em reunião ontem com os ministros Rui Costa (Casa Civil) e Alexandre Padilha (Relações Institucionais). No ano passado, a Abin deixou o Gabinete de Segurança Institucional (GSI), passando para o guarda-chuva da Casa Civil, com o objetivo de diminuir a bolsonarização do órgão. Apesar de Moretti ser visto como bolsonarista, Lula o manteve por indicação do atual chefe da Abin, Luiz Fernando Corrêa, cuja demissão chegou a ser debatida, mas não será efetivada — ao menos por ora. Além da demissão do número dois, todos os departamentos passarão por mudanças e sete diretorias serão trocadas — quatro delas devem ser assumidas por mulheres. (UOL e g1)

O general Augusto Heleno, ministro-chefe do GSI no governo Bolsonaro, foi intimado pela PF a prestar esclarecimento na próxima terça-feira sobre a suposta prática de espionagem ilegal na Abin. O objetivo é investigar se Heleno tinha conhecimento das supostas ações ilegais de Ramagem. (Poder360)

Já a conversa usada pela PF para apontar o uso de estrutura paralela na Abin pelo vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ) tem data posterior à saída de Ramagem do órgão. Em 11 de outubro de 2022, data da mensagem com pedido de ajuda, seguida de solicitação de informações sobre inquéritos “envolvendo PR e 3 filhos”, Ramagem já tinha deixado a Abin para disputar a eleição a deputado federal. Investigadores da PF afirmam que a peça policial não cita Ramagem como “então diretor-geral da Abin”, tratando-o apenas como “delegado”. (Folha)

Os militares projetam, sob Lula III, uma “subordinação dissimulada”. Ou melhor, desde 1988. Estrutural e culturalmente, as Forças Armadas atuam e pensam politicamente e isso transcende o bolsonarismo que, na verdade, é produto desse modo de pensar militarista. Essa é a análise de Rodrigo Lentz, advogado, cientista político, professor da UnB e pesquisador do Instituto Tricontinental. Ele é o entrevistado do Meio Político desta semana, que chega com exclusividade aos assinantes premium a partir das 11h. Assine!

Meio em vídeo. Bolsonaro jamais escondeu o que queria fazer no governo. Proteger a si mesmo e a sua família sempre foi o objetivo central de seu projeto de poder. Militares endossaram esse projeto, trabalharam por ele. PGR e presidentes da Câmara aquiesceram. Acuado, Bolsonaro diz que é perseguido. E sem punir militares e ao permitir que seu governo tire sarro do ex-presidente, Lula alimenta essa vitimização e impede que as instituições se reformem para evitar que a extrema direita volte a ascender ao poder. Confira o Cá Entre Nós, com Flávia Tavares. (YouTube)

PUBLICIDADE

O julgamento de duas ações que podem levar à cassação do mandato do senador Sergio Moro (União-PR) acontecerá no próximo dia 19, conta Malu Gaspar. A data foi marcada após o relator das ações, desembargador Luciano Carrasco Falavinha Souza, liberar os casos para análise dos colegas na tarde de ontem e pedir a inclusão dos processos “na primeira data possível”. Em dezembro, o Ministério Público Eleitoral pediu a cassação de Moro e sua inelegibilidade por oito anos por prática de abuso do poder econômico nas eleições de 2022. (Globo)

A Polícia Federal pediu ao ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorização para quebrar os sigilos fiscal e bancário do deputado federal André Janones (Avante-MG) no inquérito que apura suposta prática de “rachadinha” no gabinete do parlamentar. A medida, que pode atingir seis assessores do deputado, é considerada pela PF “essencial para o esclarecimento do caso”. O objetivo é conhecer o fluxo financeiro dos envolvidos. A investigação foi aberta em dezembro e se baseia em áudio em que Janones supostamente pede a assessores o repasse de parte de seus salários. (UOL)

A sensação de que há corrupção no Brasil aumentou, na visão de especialistas e empresários, segundo o Índice de Percepção da Corrupção (IPC) de 2023, divulgado ontem pela ONG Transparência Internacional. O país caiu dez posições e hoje ocupa, com 36 pontos, o 104º lugar entre 180 nações – quanto maior a pontuação de zero a 100, menor a percepção de corrupção. Na apresentação do relatório, a Transparência Internacional afirma que houve “um retrocesso no combate a corrupção” no Brasil durante a gestão Bolsonaro e que o governo Lula “falhou na reconstrução do pilar político de controle da corrupção”. O país visto como menos corrupto, segundo o IPC, é a Dinamarca, com 90 pontos. No fim da lista, com apenas 11 pontos, está a Somália. (g1)

Respondendo a rumores de um acordo de paz em vias de ser fechado com o Hamas, o premiê de Israel, Benjamin Netanyahu, descartou ontem a retirada de suas tropas da Faixa de Gaza e a ampla troca de prisioneiros palestinos por sequestrados em 7 de outubro. “Não vou encerrar esta guerra sem cumprir nossos objetivos: eliminar o Hamas, resgatar os reféns e garantir que Gaza não seja mais uma ameaça a Israel”, disse em entrevista à TV. (Guardian)

Disfarçados como médicos, enfermeiras e civis, agentes israelenses invadiram um hospital em Jenin, na Cisjordânia, e mataram três palestinos, apontados como terroristas. Segundo Israel, o trio havia se abrigado no prédio e planejava ataques na região. Imagens das câmeras de segurança mostram os agentes correndo no hospital armados com fuzis. O Hamas confirmou que um dos mortos era seu integrante; os outros dois pertenceriam à Jihad Islâmica. (BBC)

Após a Justiça da Venezuela, controlada pelo presidente Nicolás Maduro, vetar as candidatura de líderes antichavistas às eleições presidenciais, a Casa Branca anunciou ontem a retomada de sanções ao país sul-americano. Empresas dos EUA tem até o próximo dia 13 para encerrar qualquer negócios com a estatal venezuelana de exploração de metais preciosos, por exemplo. A realização de eleições livres era a condição para o relaxamento das sanções, decretado no ano passado. (Estadão)

Abin ou A Mim?

Spacca

A internet criou nas pessoas o hábito de não pagar por informação e não somos nós que vamos mudar isso. Aqui no Meio, a informação é livre e gratuita (ou, como se diz em inglês, free and free). Para sustentar esse modelo de negócio baseado em distribuir textos, áudios e vídeos de altíssima qualidade na faixa, contamos com nossos assinantes premium. Apoie o Meio e ajude a mudar o mundo, um leitor de cada vez.

Viver

O Ministério da Saúde divulgou ontem novos números da dengue e informou ontem que mais de 217 mil ocorrências foram registradas apenas nas quatro primeiras semanas do ano, quase o quíntuplo dos 65.366 casos do mesmo período do ano passado. Foram confirmadas 15 mortes até agora, mas outros 149 óbitos seguem em análise. De acordo com a pasta, o aumento no número de casos se deve a uma combinação de calor intenso e chuvas fortes, que contribuem para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, e ao ressurgimento recente dos sorotipos 3 e 4 do vírus da dengue no Brasil. O ministério vai iniciar em fevereiro a imunização em mais de 500 cidades, mas, como o estoque de vacinas é baixo, será dada prioridade a crianças e adolescentes. (g1)

PUBLICIDADE

A Conferência Nacional de Educação (Conae) aprovou ontem um texto que propõe a revogação da Reforma do Ensino Médio e da Base Nacional Comum Curricular. O documento serve de base para o projeto de lei que o Ministério da Educação enviará ao Congresso para o novo Plano Nacional de Educação (PNE), com validade de dez anos. Entre outras medidas, a proposta prevê escola em tempo integral para ao menos 50% dos estudantes e investimento de 10% do PIB em educação. Grupos de diferentes campos políticos, como professores, sindicatos e institutos empresariais, devem fazer pressão para incluir as próprias pautas no texto final. (UOL)

Pesquisadores da University College London, no Reino Unido, descobriram que um estudo com hormônios de crescimento humano pode ter sido responsável por transmitir Alzheimer a ao menos cinco pessoas entre 1959 e 1985. O experimento, realizado com 1.848 crianças de baixa estatura que receberam o hormônio extraído do cérebro de cadáveres, foi interrompido quando 200 voluntários foram diagnosticados com uma condição cerebral degenerativa mortal causada pela proteína príon, transmitida nas injeções. Em artigo publicado na revista Nature Medicine, os cientistas verificaram que cinco de oito daqueles participantes desenvolveram sintomas de demência que só podem ser explicados pelas aplicações contaminadas com a proteína beta-amiloide, considerada causadora do Alzheimer. (Metrópoles)

Cultura

O Prêmio Jabuti, o mais tradicional da literatura brasileira, terá uma nova edição focada em obras científicas, técnicas e profissionais. A Câmara Brasileira do Livro (CBL) apresentou mais detalhes sobre o Prêmio Jabuti Acadêmico, anunciado em outubro, que vai ter 29 categorias divididas em dois eixos: Ciência e Cultura e Prêmios Especiais. Os vencedores receberão a mesma estatueta tradicional e R$ 5 mil. As inscrições de trabalhos publicados em 2023 vão até 19 de março e as listas de semifinalistas e finalistas serão divulgadas em julho. A cerimônia de entrega acontece no mês seguinte. (Globo)

Morreu ontem, aos 78 anos, a atriz e roteirista Jandira Martini, vítima de um câncer de pulmão. A informação foi confirmada nas redes sociais pelo ator Marcos Caruso, um de seus amigos mais próximos. “Jandira Martini, minha maior amiga. Minha mestra. Sabe quando você passa pela escola na qual você estudou e vê que o prédio foi demolido? Assim me sinto com a sua partida”, escreveu. Paulista de Santos, Jandira era formada em letras e artes dramáticas e estreou na TV em 1966, mas se tornou querida do grande público como a empresária enfezada Teodora em Sassaricando, de 1987. Fez diversas novelas na Globo, SBT e Manchete, além de atuar no cinema e no teatro. (Metrópoles)

Um conjunto de desenhos da década de 1920 atribuídos à pintora modernista Tarsila do Amaral (1886-1973) está sendo vendido na forma de NFTs – arte digital com certificado de autenticidade. É mais um capítulo da polêmica envolvendo a autora dessas obras, que hoje pertencem ao tradutor Alípio Neto. Ele quer que os desenhos tenham a autoria confirmada e entrem no catálogo oficial de Tarsila, cuja última edição é de 2008, mas o material não foi aprovado por unanimidade pela comissão de especialistas nem reconhecido por Tarsilinha, sobrinha-neta e herdeira da artista. Agora, dois outros herdeiros assinaram as autorizações para a produção das NFTs, autenticando tacitamente os desenhos. (Folha)

Cotidiano Digital

Disponível em Curitiba desde o fim de 2023, a Uber expandiu ontem a modalidade Pet para São Paulo e Rio de Janeiro. A viagem para cães e gatos deve ser agendada com pelo menos 30 minutos de antecedência pelo Uber Reserve e só poderá ser realizada com a presença do responsável. A companhia recomenda que os animais estejam em bolsas ou caixas, com coleiras e focinheiras. O Uber Pet é opcional para os motoristas, e não altera a política de cão-guia, permitindo que os usuários solicitem uma corrida em qualquer modalidade. (Mobile Time)

O TikTok está experimentando um novo recurso que vai permitir a compra de todos os produtos postados na rede social, segundo a Bloomberg. A novidade faz parte da estratégia de transformar a TikTok Shop em um negócio de até US$ 17,5 bilhões nos Estados Unidos neste ano. A ferramenta identifica automaticamente os objetos nos vídeos e direciona os usuários a encontrar itens semelhantes na loja da plataforma. Até então, somente influenciadores e marcas aprovados tinham a capacidade de etiquetar produtos. O objetivo é atrair não apenas gigantes do comércio americano, como a Amazon, mas também empresas chinesas, como Shein e Temu, que se tornaram populares por lá. (TechCrunch)

Meio em vídeo. Pedro Doria e Cora Rónai falam sobre descobertas de perfis incríveis no Instagram. Isso inclui um ferreiro canadense que produz armaduras para ratos (Cora comprou), e um intelectual PHD em estudos bíblicos. (YouTube)

Existem os leitores do Meio, os fãs do Meio e os Pioneiros do Meio. Estes últimos não foram os primeiros a chegar, mas têm um lugar especial no nosso coração. É um grupo com o qual conversamos por Zap, que se reúne periodicamente com membros ilustres da nossa redação e do qual já saíram muitas ideias que viraram projetos. Além da nossa gratidão, eles também ganham brindes exclusivos: adesivos, canecas, camisetas, moletons e muito mais. Quer fazer parte dos Pioneiros? É mais fácil do que você pensa.

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.